Lectio Divina - Ano C - 2018/2019

4º Domingo da Páscoa - ANO C - 12 de maio de 2019

| Imprimir | PDF 

TEXTO BÍBLICO: Evangelho de São João 10, 27– 30

Na­quele tempo, disse Jesus: Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz. Eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. Elas jamais hão de perecer. E ninguém as roubará de minhas mãos. Foi meu Pai quem me deu estas ovelhas. Ele é mais poderoso que todos. Ninguém pode arrebatar minhas ovelhas da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.

l – L E I T U R A:

A Igreja apresenta Jesus como o Bom Pastor, que veio trazer vida nova para nós, suas ovelhas. Uma parábola é uma comparação. Em muitos lugares do Antigo Testamento Deus é comparado a um pastor (Sl 80 ou Sl 23). Jesus como o Bom Pastor: Ele está para salvar as ovelhas, comunica-lhes a vida. O Bom Pastor tem relação íntima, pessoal, com cada uma das ovelhas; comparável com a relação que Jesus tem com seu Pai. Para que possam ter vida completa, tal como Deus criou a vida. E esta é a confiança que se vai ganhando entre o pastor e a ovelha. Mas também Ele fez por ganhar a confiança mútua delas. A certeza delas é que tanto Jesus como o Pai cuidam bem delas

Outros textos bíblicos para confrontar: Sl 23; Sl 80 e Ez 34

O que diz o texto? Perguntas para a leitura:

* A quem Jesus se compara? E como mostra ser este personagem?

* Como Jesus se relaciona com seu Pai? Como Jesus cuida de suas ovelhas?

* Por que o Pai ama tanto a Jesus? Como se relacionam?

* Qual é a promessa de Jesus sobre as pessoas, suas ovelhas?   

2 - M E D I T A Ç Ã O:

Jesus, o Cristo, o Bom Pastor, continua guiando nossas vidas através de sua Palavra proclamada e na qual a Igreja crê.

* Estou atento escutando a voz Jesus, meu único Bom Pastor?

* Acredito na segurança que Cristo me dá quando quero ser mesmo sua ovelha?

* Reconheço que quando Jesus fala, devo prestar atenção ao que Ele me pede?

* Quero que o Bom Pastor aja somente conforme meus próprios desejos? E dê as orientações às quais queremos que nossas vidas tenham?

* Confio que Jesus unido a seu Pai tome conta de mim?

* Tenho a consciência de que Jesus tem cuidado especial sobre minha vida?

3 – O R A Ç Ã O:

Rezemos juntos e devagar com o texto do Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva às águas tranqüilas. É Ele que renova minhas forças e me guia por caminhos certos. Mesmo que eu ande por vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Tu, Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges. Preparas um banquete para mim e me recebes como convidado de honra e enches minha vida de felicidade. Tua bondade e teu amor ficarão comigo enquanto eu viver. Em tua casa, Senhor, morarei todos os dias da minha vida. Amém

4 - C O N T E M P L A Ç Ã O:

Pensar sobre Jesus, o Bom Pastor de minha vida é tomar consciência de que estou entregando todo meu ser, as rédeas de tudo que sou ao Bom Pastor. Quero pedir que Ele me guie, que Ele me leve, que Ele cuide de mim.

Meditemos devagar em cada pensamento do Sl 22(23): Senhor, tu és o meu Pastor, por isso nada me falta. Senhor, tu sacias minha sede. Senhor, tu me levas pelo bom caminho. Senhor, contigo nada temo, nada me dá medo. Senhor, estou tranquilo porque tu me acompanharás sempre.

5 – A Ç Ã O:

Propostas pessoais:

* Jesus será o Pastor de minha vida se eu mudar minha mentalidade e atitudes. Ver que atitudes minhas não estão de acordo com o Evangelho e fazer uma proposta de mudança para que possa demonstrar minha conversão.

* Anotar em um caderno de orações todas as mudanças que vão acontecendo em mim, agora que o Senhor é meu Bom Pastor.

Propostas comunitárias:

* No grupo, propor resgatar os amigos e amigas que por algum motivo não mais participam de nossa vida comunitária da Igreja e fazer com eles alguma celebração festiva para convidá-los a participar novamente.

* Colocar uma meta clara para todos perseverarem em nossa comunidade, sabendo que somos o rebanho do Senhor.

 

 

Fonte – Diocese de Petrópolis

 

 

 

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.