Coração de Sião

Coração de Sião - Junho de 2014

| Imprimir | PDF 

SOMOS MARCADOS, SELADOS!

Iniciamos o mês de junho com a celebração da Solenidade da Ascensão do Senhor, quarenta dias após a Páscoa.

Logo em seguida, no domingo dia 08 de junho, teremos a Solenidade de Pentecostes. Nesta Solenidade celebramos o cumprimento da promessa de Jesus, que ao subir ao céu para junto do Pai, disse: “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai” (Jo 14, 12), disse ainda, que indo para junto do Pai “não nos deixaria órfãos” (cf. Jo 14, 18), pois, o “Pai enviará em Seu nome o Paráclito, o Espírito Santo” (cf. Jo 14, 26).

São Paulo conclui que “também vós, que escutastes a palavra da verdade, o Evangelho de nossa salvação, no qual crestes, fostes selados com o selo do Espírito Santo prometido. É este o sinal de nossa herança para o pleno resgate de sua propriedade, para o louvor de sua glória”. (cf. Ef 1, 13-14)

Atualmente vemos pessoas, adolescentes, jovens e adultos, filhos de Deus, que receberam este SELO e perderam a noção, o senso de sua filiação, pois, marcam seu corpo com tantos sinais que vão se descaracterizando.

As tatuagens têm sua origem no mundo das magias e do esoterismo. A magia é uma artimanha que pretende forçar poderes superiores ou a própria Divindade a agir segundo a intenção do mago, e só ele, conheceria os meios para tal. É claro que isto ofende a Deus. A magia é uma caricatura da religião, pois coloca o homem (mago, bruxa, feiticeiro, necromante, cartomante, pagé, etc.) acima de Deus, o qual ele quer controlar com os seus encantamentos.

São Paulo diz-nos: "Pelo contrário, quem se une ao Senhor torna-se com ele um só espírito. Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo." (I Cor 6,17-20)

A Sagrada Escritura, no Antigo Testamento também nos apresenta alguns textos esclarecedores: "Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor." (Lv 19,28) - "Os sacerdotes não rasparão a cabeça, nem os lados de sua barba, e não farão incisões em sua carne". (Lv 21, 5) - "Vós sois os filhos do Senhor, vosso Deus. Não vos fareis incisões, e não cortareis o cabelo pela frente em honra de um morto" (Dt 14, 1)

Lembremos que os batizados pertencem para sempre a Cristo, pois ao receber este sacramento são marcados com o selo indelével de Cristo (caráter).



INTENÇÕES DO MÊS

Coloquemos como intenção para este mês, todos os batizados. Que sejam homens e mulheres de oração.

Que todos se lembrem que são templos do Espírito Santo e assim plenos de sua presença, a exemplo dos apóstolos, que a partir do Pentecostes, foram testemunhas de Cristo e do Evangelho. Sejam também os batizados, essas testemunhas fiéis de Cristo e do Evangelho!

Peçamos ainda por toda a Igreja, pelo Santo Padre o Papa, nossos bispos, nossos sacerdotes, paróquias com suas estruturas, movimentos, novas comunidades, religiosos e religiosas, que sejam eficazes, pela ação do Espírito Santo.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!

 


REZEMOS

Rezemos invocando a presença do Espírito, todos os dias:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

E não deixe de rezar: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai. 


Fontes - Bíblia Ave Maria e Vozes, site Editora Cleofas Prof. Felipe Aquino e Pe Paulo Ricardo

Compartilhar

Coração de Sião - Maio de 2014

| Imprimir | PDF 

AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA!

 “Alegra-te (Ave), cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1, 28).

No mês de maio a Igreja sempre se volta para Maria, Nossa Senhora e nossa Mãe, eleita de Deus. Isenta de pecado, Imaculada. Cheia do amor de Deus, Ela pôde se tornar a Mãe do seu Filho. Repleta de Deus e a Ele consagrada, Maria, sempre Virgem. Plena de graça, será eternamente glorificada nos céus. Eis a expressão do dogma da Assunção.

Por este e outros motivos saudamos com o Anjo a Maria com a oração da Ave-Maria, uma das orações mais populares.

Podemos dizer que a Ave-Maria é uma das orações cristãs mais completas. Nela, encontramos descritos o papel e a missão da Santíssima Trindade. Maria é saudada pelo fato de ser a Mãe de Deus, cheia de Graça e do Espírito Santo, escolhida pelo Pai, Sacrário e Templo Vivo de Cristo, Mãe de todos os homens e intercessora sem cessar por todos nós, que somos realmente pecadores e necessitamos permanentemente do seu amparo e proteção.

Composta de duas partes. A primeira é uma transcrição da saudação do anjo a Nossa Senhora: “Alegra-te (Ave Maria), cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28) e da saudação de Isabel, quando recebeu a visita de Nossa Senhora: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! (Lc 1, 42). No século IV, foi introduzido o nome de Jesus. Quem lê na Bíblia os textos acima percebe que os nomes de Maria e Jesus foram acrescentados à oração. As duas frases contêm inúmeros dados de caráter teológico, em que rememoramos dogmas e verdades do cristianismo. Esta primeira parte da Ave-Maria permaneceu até o século XVI, no pontificado do Papa Pio V, um religioso dominicano. E, no século XVI, o mesmo Papa Pio V, em 1570, aprovou a segunda parte da oração, nascida da devoção da Igreja a Maria, mãe de Jesus, Nossa Senhora.

É bom, aqui relembrarmos as Palavras Jesus: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena. Vendo a mãe e, perto dela o discípulo a quem amava, Jesus disse para a mãe: “Mulher, aí está o teu filho”. Depois disse para o discípulo: ‘Aí está a tua mãe’. E desde aquela hora o discípulo tomou-a sob seus cuidados”. (Jo 19, 25-27)

Nesta segunda parte da oração mariana invoca-se Nossa Senhora pelo seu nome: Maria e pedindo sua intercessão. Depois de entender a verdade bíblica – em que se afirma ser Maria cheia de graça, Mãe de Deus e por isso mesmo bendita entre as mulheres e mais bendito ainda o fruto do seu ventre – resta à Igreja invocar esta mulher maravilhosa pedindo: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém


INTENÇÕES DO MÊS

Estamos diante de uma sociedade descrente, afastada dos valores morais, distante do que é mais sagrado, que é a vida humana, pois, cada homem, cada mulher, cada ser humano foi criado por Deus “conforme à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea ele os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei e subjugai a terra! Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre tudo que vive e se move sobre a terra”. (cf. Gn 1, 27-28)

Peçamos neste mês ao Senhor que pela intercessão de sua Mãe a bem-aventurada, sempre virgem Maria a humanidade se converta e se renda á Sua Vontade, para que haja, paz e concórdia entre os homens.

Este ano, é ano de escolhas, então, peçamos também a Nossa Senhora que nos ajude a escolhermos e que assim sejam eleitos aqueles que optaram pela verdade.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!       


REZEMOS

Rezemos durante todo este mês, todos os dias, em honra a Mãe de Jesus e nossa Mãe:

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

E não deixe de rezar: Pai Nosso e o Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém

 

Compartilhar

Coração de Sião - Março de 2014

| Imprimir | PDF 

QUEM TEM OUVIDOS, QUE OUÇA!

São muitas as propostas, que a cada ano, nos querem envolver, em muitos casos com pretensas intenções de unir, de nos valorizar como pessoas, mas é preciso lembrar que “estamos no mundo, mas não somos deste mundo” (cf. Jo 15, 19).

Nossa Senhora sempre está atenta as situações da humanidade, porém, ela está ainda mais atenta aos planos de Deus para esta mesma humanidade. Em Medjugorje, nos dias de hoje, através de suas mensagens continua nos alertando: “Queridos filhos! Vocês vêem, ouvem e sentem que nos corações de muitas pessoas não existe Deus. Elas não O querem, porque estão longe da oração e não têm paz. Vocês, filhinhos, rezem – vivam os Mandamentos de Deus. Sejam oração, vocês que desde o início disseram “sim” ao Meu chamado. Testemunhem Deus e a minha presença e não se esqueçam, filhinhos; Eu estou com vocês e Eu amo vocês. Dia após dia, Eu apresento todos ao Meu Filho Jesus. Obrigado por terem respondido ao Meu chamado”. (Medjugorje – 25 de fevereiro de 2014)

Então, para que o Senhor faça parte em nossas vidas, é preciso que o coração do homem (e da mulher) esteja aberto a Sua vontade, desapegados das coisas do mundo e de suas propostas. Jesus nos fala ainda hoje, como falou para os seus: O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho. Vieram os pássaros e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo germinou porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol se levantou, ficou queimada e, como não tinha raízes, secou. Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa e deu frutos, uma cem, outra sessenta, outra trinta. Quem tiver ouvidos, que ouça”. (cf. Mt 13, 3-9).

Depois de Jesus lhes apresentar a parábola do semeador, lhes foi explicando, “ouvi, portanto, a parábola do semeador. Quando alguém ouve a Palavra de Deus e não a entende, chega o maligno e arranca o que lhe foi semeado no coração: é o que foi semeado junto ao caminho. O que foi semeado em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raízes; é inconstante: surgindo uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo fraqueja. O que foi semeado entre espinhos representa quem ouve a Palavra, mas as preocupações do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e tornam estéril. O que foi semeado em terra boa é quem ouve a Palavra e a entende e dá frutos: uns cem, outros sessenta, outros trinta”. (Mt 9, 18-23)

Nos tempos atuais precisamos atender ao pedido de Nossa Mãe e nos aproximarmos de Jesus, através da oração, da penitência e jejum, ouvindo e aplicando às nossas vidas a sua Palavra. 


INTENÇÕES DO MÊS

            Neste mês de março terá início o Tempo da Quaresma, tempo forte concedido por Deus através da Igreja, para nossa conversão.

            Neste período a Igreja no Brasil lança a Campanha da Fraternidade, para a qual somos motivados com um tema. Neste ano o tema é: “Fraternidade e tráfico humano”. E o seu lema: “Para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1)

Coloquemos como intenção a partir deste mês, o objetivo do tema da Campanha da Fraternidade 2014: “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus".

É preciso que nos unamos em primeiro lugar em oração. Porém não podemos parar por aí, precisamos também nos colocar ao lado daqueles que sofrem e como cristãos termos iniciativas que possam contribuir para a eliminação desta prática que vai contra a liberdade e a vida humana.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!       


REZEMOS

Neste mês e a partir dele, sejamos abertos a vontade de Deus e a todas as suas solicitações, apresentadas a partir da Igreja Católica. Apoiados na Palavra de Deus e nos seus ensinamentos, rezemos com a Igreja pelo bom êxito e pelos bons frutos da Campanha da Fraternidade 2014.

Tudo isto através da oração da Campanha para este ano: “Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados. Fazei que experimentem a libertação da cruz e a ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano. Convertei-nos pela força do vosso Espírito, e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos. Comprometidos na superação deste mal, vivamos como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. AMÉM!”

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

Reze: Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Compartilhar

Coração de Sião - Abril de 2014

| Imprimir | PDF 

MOSTRA-ME O TEU DEUS 

Estamos num tempo especial, de conversão, de revisão de vida, de atitudes... Estamos na quaresma, neste quarto mês de 2014, período de preparação para a Páscoa, momento mais forte e decisivo de nossa fé.

O bispo São Teófilo de Antioquia nos orienta: “Se me disserem: ‘Mostra-me o teu Deus’, dir-te-ei: ‘Mostra-me o homem (a mulher) que és e eu te mostrarei o meu Deus’. Mostra, portanto, como vêem os olhos de tua mente e como ouvem os ouvidos de teu coração.

Os que vêem com os olhos do corpo, percebem o que se passa nesta vida terrena, e observam as diferenças entre a luz e as trevas, o branco e o preto, o feio e o belo, o disforme e o formoso, o que tem proporções e o que é sem medida, o que tem partes a mais e o que é incompleto; o mesmo se pode dizer no que se refere ao sentido do ouvido: sons agudos, graves ou harmoniosos. Assim também acontece com os ouvidos do coração e com os olhos da alma, no que diz respeito à visão de Deus.

Na verdade, Deus é visível para aqueles que são capazes de vê-lo, porque mantêm abertos os olhos da alma. Todos têm olhos, mas alguns os têm obscurecidos e não vêem a luz do sol. E se os cegos não vêem, não é porque a luz do sol deixou de brilhar; a si mesmos e a seus olhos é que devem atribuir a falta de visão. É o que ocorre contigo: tens olhos na alma velados pelos teus pecados e tuas más ações.

O homem (a mulher) deve ter a alma pura, qual um espelho reluzente. Quando o espelho está embaçado, o homem (a mulher) não pode ver nele o seu rosto; assim também, quando há pecado no homem (na mulher), não lhe é possível ver a Deus.

Mas, se quiseres, podes ficar curado. Confia-te ao médico e ele abrirá os olhos de tua alma e de teu coração. Quem é este médico? É Deus, que pelo seu Verbo e Sabedoria dá vida e saúde a todas as coisas. Foi por seu Verbo e Sabedoria que Deus criou o universo: ‘A Palavra do Senhor criou os céus e o sopro de seus lábios, as estrelas’ (Sl 32, 6). Sua Sabedoria é infinita. Com a sua Sabedoria, Deus fundou a terra; com sua inteligência consolidou os céus; com sua ciência foram cavados os abismos e as nuvens derramaram o orvalho.

Se compreenderes tudo isto, ó homem (ó mulher), se tua vida for santa, pura e justa, poderás ver a Deus. Se deres preferência em teu coração à fé e ao temor de Deus, então compreenderas. Quando te libertares da condição mortal e te revestires da imortalidade, então serás digno de ver a Deus. Sim, Deus ressuscitará o teu corpo, tornando-o imortal como a tua alma; e então, feito imortal, tu verás o que é Imortal, se agora acreditares nele”. (cf. Lit. Horas – livro A Autólico, de São Teófilo de Antioquia, bispo)                                            


INTENÇÕES DO MÊS           

Estamos neste início de mês vivendo esse período especial da Quaresma, tempo forte concedido por Deus através da Igreja, para nossa conversão.  

            A Igreja no Brasil neste ano está propondo o tema: “Fraternidade e tráfico humano”, com o lema: “Para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1), para a Campanha da Fraternidade. 

Então, coloquemos também neste mês, como intenção a partir deste tempo de Quaresma, o objetivo do tema da Campanha da Fraternidade 2014: “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus".

É preciso nos unirmos em oração, já neste tempo especial, porém, podemos parar por aí, é preciso nos colocarmos ao lado daqueles que sofrem e como cristãos termos iniciativas que possam contribuir para a eliminação desta prática que vai contra a liberdade e a vida humana.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!       


REZEMOS 

Abertos a vontade de Deus e a todas as suas solicitações, continuemos unidos as intenções que nos são apresentadas a partir da Igreja Católica. Sob a luz da Palavra de Deus e dos seus ensinamentos, rezemos pelo bom êxito e pelos bons frutos da Campanha da Fraternidade 2014.

Assim rezemos, a oração da Campanha para este ano: “Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados. Fazei que experimentem a libertação da cruz e a ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano. Convertei-nos pela força do vosso Espírito, e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos. Comprometidos na superação deste mal, vivamos como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. AMÉM!”

 

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

Reze: Pai Nosso, Ave Maria e Glória. 

Compartilhar

Coração de Sião - Fevereiro de 2014

| Imprimir | PDF 

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Com a celebração da Festa do Batismo do Senhor Jesus no mês de janeiro, encerrou-se o tempo litúrgico do Natal e teve início o tempo comum.

O nosso Santo Padre, o Papa Francisco, na homilia da Celebração da Santa Missa desta Festa, nos disse: “Jesus não tinha necessidade de ser batizado, mas os primeiros teólogos dizem que, com o seu corpo, com a sua divindade, no Batismo abençoou todas as águas, para que as águas tivessem o poder de dar o Batismo. E depois, antes de subir ao Céu, Jesus nos disse ‘para ir a todo o mundo e batizar’ (cf. Mc 16,15). E daquele dia até o dia de hoje, esta foi uma sequência ininterrupta: batizavam-se os filhos e os filhos depois aos filhos, aos filhos… E hoje também esta sequência prossegue. Estas crianças são o elo de uma sequência.

Vocês pais, hoje têm um menino ou uma menina para batizar, mas depois de alguns anos serão eles que terão uma criança para batizar ou um netinho… É assim a sequência da fé!

O que quer dizer isto? Eu gostaria de dizer-vos somente isso: vocês são aqueles que transmitem a fé; vocês têm o dever de transmitir a fé a estas crianças. É a mais bela herança que vocês deixarão para elas: a fé! Somente isto. Hoje levem para casa este pensamento. Nós devemos ser aqueles que transmitem (transmissores) a fé. E pensem nisto. Pensem sempre como transmitir a fé às crianças.

Hoje canta o coro, mas o coro mais belo é este das crianças, que fazem barulho… Algumas choram, porque não estão confortáveis ou porque têm fome: se têm fome, mamães dêem a elas de comer! Tranquilas, hein! Porque elas são aqui as protagonistas. E agora, com esta consciência de ser aqueles que transmitem a fé”. (cf. Homilia do Papa Francisco Festa do Batismo do Senhor Capela Sistina Domingo, 12 de janeiro de 2014).

Quando o Papa fala e repete várias vezes o termo “sequência”, ou seja, continuidade, pais e também padrinhos, devem recordar o dia em que vossos filhos (ou afilhados), (crianças que são o elo de uma sequência) foram batizados, pois neste dia vocês se comprometeram com Deus, a serem transmissores da fé, quando o celebrante (padre, diácono...) perguntou: “Caríssimos pais: pedistes o Batismo para o vosso filho. Deveis educá-los na fé, para que, observando os mandamentos, amem a Deus e ao próximo, como Cristo nos ensinou. Estais conscientes do compromisso que assumis? E vocês Pais responderam: Sim, estamos.

E aos padrinhos, o celebrante também os interrogou: E vós, padrinhos, estais decididos, a serem transmissores da fé, a ajudar os pais desta criança (elo de uma sequência) nesta sua missão? Padrinhos, ao mesmo tempo: Sim, estamos.

Então vocês têm o dever de transmitir a fé a estas crianças que são seus filhos ou afilhados.

Deus os abençoe e os fortaleça, tenham coragem, nesta importantíssima e grande missão que é educar na fé!


INTENÇÕES DO MÊS

Diante de uma sociedade descrente, com muitos desajustes e desequilíbrios, se torna cada vez mais urgente que existam famílias que tenham seu relacionamento fundamentado na fé.

Peçamos então ao Senhor que ajude sempre e de modo especial neste tempo, aos pais e padrinhos a serem verdadeiros testemunhos de fé e assim transmissores desta mesma fé para seus filhos (ou afilhados).

Também peçamos por aqueles que celebram os batizados, e ainda por todos os que preparam os pais e padrinhos para o rito do Batismo, através das pastorais responsáveis por este.

E ainda devemos pedir ao Senhor por todas as crianças que foram e que serão batizadas, para que ao receber a graça do Batismo, possam com a ajuda de seus pais e padrinhos caminhar na fé. 

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!       


REZEMOS

Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, fonte de toda a vida e do amor, que sois glorificado nas alegrias e angústias dos pais e manifestais a novidade das vossas maravilhas no nascimento dos filhos, e que no seu segundo nascimento para a vida eterna, revelais a vossa inefável fecundidade em Jesus Cristo, dignai-Vos atender, benignamente, as súplicas do pais e da Igreja, e envolvei todas crianças no vosso amor. Não permitais que elas continuem sob o domínio do pecado, mas, porque vêm de Vós, acolhei-as com bondade no reino do vosso Filho. Pelo poder do Espírito Santo e pela água que preparastes para purificar e renovar a vida, e que, no Batismo de Cristo, Vos dignastes santificar para o nascimento sobrenatural dos homens, fazei que as crianças, batizadas no mistério da paixão e ressurreição de Cristo, possam tornar-se vossos filhos adotivos e membros da Igreja, e venham a gozar, para sempre, do vosso convívio, com o Filho e o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém! (cf. Ritual Romano - Celebr. Batismo das Crianças)

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

Reze: Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.