Notícias

Mensagem do Papa para a quaresma

Imprimir PDF

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE 
PAPA BENTO XVI
 
PARA A QUARESMA DE 2011
 
«Sepultados com Ele no batismo, 
foi também com Ele que ressuscitastes» (cf. 
Cl 2, 12)

 

Amados irmãos e irmãs!
A Quaresma, que nos conduz à celebração da Santa Páscoa, é para a Igreja um tempo litúrgico muito precioso e importante, em vista do qual me sinto feliz por dirigir uma palavra específica para que seja vivido com o devido empenho. Enquanto olha para o encontro definitivo com o seu Esposo na Páscoa eterna, a Comunidade eclesial, assídua na oração e na caridade laboriosa, intensifica o seu caminho de purificação no espírito, para haurir com mais abundância do Mistério da redenção a vida nova em Cristo Senhor (cf. Prefácio I de Quaresma).
Homiliana Festa do Baptismo do Senhor, 10 de Janeiro de 2010). São Paulo, nas suas Cartas, insiste repetidas vezes sobre a singular comunhão com o Filho de Deus realizada neste lavacro. O fato que na maioria dos casos o Batismo se recebe quando somos crianças põe em evidência que se trata de um dom de Deus: ninguém merece a vida eterna com as próprias forças. A misericórdia de Deus, que lava do pecado e permite viver na própria existência «os mesmos sentimentos de Jesus Cristo» (Fl 2, 5), é comunicada gratuitamente ao homem.
O Apóstolo dos gentios, na Carta aos Filipenses, expressa o sentido da transformação que se realiza com a participação na morte e ressurreição de Cristo, indicando a meta: que assim eu possa «conhecê-Lo, a Ele, à força da sua Ressurreição e à comunhão nos Seus sofrimentos, configurando-me à Sua morte, para ver se posso chegar à ressurreição dos mortos» (Fl 3, 1011). O Batismo, portanto, não é um rito do passado, mas o encontro com Cristo que informa toda a existência do batizado, doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela Graça, que o leve a alcançar a estatura adulta de Cristo.

Compartilhar

Leia mais...

Campanha da Fraternidade 2011

Imprimir PDF

 

Aquecimento global e mudanças climáticas são colocados em debate pela CF-2011

cartazcf2011 “Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.

Este é o objetivo da Campanha da Fraternidade 2011 (CF), que será aberta, em nível nacional, na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março, na sede da CNBB.

Com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”, a CF chama a atenção especialmente para as questões do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Motivada pela fé

Segundo o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, é a fé que motiva a Igreja a discutir temas como o proposto pela CF-2011. “A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano”, explica.

Dom Dimas destacou ainda que a ecologia humana é de “suma importância” para as discussões porque trata a vida como um todo e não distingue a vida do planeta da vida dos seres humanos. “A ecologia humana é um tema fundamental trazido pelo papa João Paulo II e, depois, por Bento XVI. De acordo com o papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres”.

A partir de março, o debate do tema proposto pela Campanha ganha as paróquias, comunidades e os mais diversos espaços.“A temática é uma preocupação social da Igreja que quer despertar as pessoas para a educação ambiental porque, a partir do nosso dia-a-dia, precisamos diminuir o consumo e tomar algumas medidas que impliquem em menos gasto e mais educação para a vida do nosso planeta”, sublinhou o secretário executivo da CF, padre Luiz Carlos Dias.

Compartilhar

Leia mais...

"Youcat" - Novo catecismo para Jovens

Imprimir PDF

 

Em abril, será lançado o ¨Youcat¨, um novo Catecismo em preparação para o JMJ em Madri

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 04-02-2011, (Gaudium Press) - Em virtude da próxima Jornada Mundial da Juventude em Madri, será lançado em abril "Youcat", um subsídio para ajudar os jovens a conhecer e se aprofundar na fé cristã. O Santo Padre observa no prefácio do livro-cartilha que o novo catecismo para os jovens pretendem explicar os fundamentos do Cristianismo para que eles o conheçam "com a mesma precisão com que um especialista de informática conhece o sistema operacional de um computador"."Youcat", que é uma abreviação de "Youth Catechism"(catecismo para os jovens), se apresenta em forma de perguntas e respostas cuja base é o Catecismo da Igreja Católica de 1992 e seu Compêndio de 2005. O catecismo para a JMJ conta com 300 páginas com uma linguagem ágil para os jovens, é dividida em quatro capítulos e será difundido em várias línguas, inclusive o português e o espanhol. Todo participante do encontro em Madri receberá um exemplar no kit do peregrino.

Compartilhar

Leia mais...

Notícias sobre a JMJ

Imprimir PDF

300 mil jovens conhecerão Igreja espanhola por dentro

Na JMJ, conviverão com coetâneos, famílias e visitarão dioceses

MADRI, domingo, 27 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - Os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011 continuam em bom ritmo. Já se sabe que pelo menos 300 mil jovens, de todo o mundo, estarão em Espanha nos dias anteriores à chegada de Bento XVI, convivendo com outros jovens e suas famílias, e conhecendo por dentro a Igreja do país que sedia o evento, em várias dioceses.

De 11 a 15 de agosto de 2011, 63 dioceses espanholas oferecerão aos jovens do exterior, participantes do encontro, a oportunidade de passar um tempo de convivência com outros jovens, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude.


 

Estima-se que participarão do programa "Dias na Diocese" (DED -www.dedmadrid11.com) cerca de 300 mil jovens espalhados por toda a geografia espanhola. Já se inscreveram mais de 150 mil participantes, de 137 países. Doze das 63 dioceses previstas já ofereceram todos os lugares cobertos.

                O programa para esses dias varia de lugar para lugar: atividades culturais, visitas históricas, momentos de festa, tempos de oração e celebração nos locais sagrados que compõem a identidade religiosa local, e muito mais.

Os jovens provenientes de países com maiores dificuldades econômicas participarão gratuitamente deste programa. Este é o caso de Ciudad Real, diocese à qual chegarão 260 haitianos que fazem parte dos 2 mil estudantes estrangeiros que participarão do programa em La Mancha.

Além desta iniciativa, os organizadores da JMJ anunciaram um novo concurso online para a JMJ. "En vídeo Madrid" pretende recolher propostas de jovens do mundo inteiro, que são convidados a enviar vídeos curtos para animar os tempos de espera dos principais eventos da JMJ. Os vídeos enviados para o concurso serão submetidos à votação popular em www.envideomadrid.org.

Para saber mais: www.dedmadrid1.com.

Para fazer downloads de vídeos: http://madrid11.com/es/oficina-de-prensa/descargas.




 

 

 

Compartilhar

João Paulo II será beatificado em 1º de maio

Imprimir PDF

João Paulo II foi Papa durante mais de 25 anos, entre 16 de outubro de 1978 e 2 de abril de 2005

O Papa João Paulo II será beatificado em 1º de maio de 2011. A data foi oficializada  com a assinatura do decreto de beatificação pelo Papa Bento XVI, que recebeu em audiência o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato.

A cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre Normand do Mal de Parkinson foi o milagre reconhecido para a Beatificação. 

Compartilhar

Leia mais...

Nelson Arns é novo coordenador internacional da Pastoral da Criança

Imprimir PDF

O doutor Nelson Arns, filho da fundadora da Pastoral da Criança, é o novo coordenador internacional da Pastoral.  A indicação do nome de Nelson foi ratificada pelo arcebispo de Salvador (BA) e fundador/membro do conselho diretor da Pastoral da Criança Internacional, Cardeal Geraldo Majella Agnelo, conforme preveem os Estatutos da instituição.

Compartilhar

Leia mais...

Vídeo: Cidade do Vaticano

Imprimir PDF

O Vaticano é uma cidade-estado e o menor Estado independente do mundo, encravado na zona norte de Roma. Deve a sua existência ao fato de ser a residência oficial do Papa e de ser a sede da Igreja. A Santa Sé (latim: Sancta Sedes), ou Sé Apostólica, do ponto de vista legal, é distinta do Vaticano, ou mais precisamente do Estado da Cidade do Vaticano.

Trazemos até você um vídeo cedido pela H2ONews que mostra "um pouco" sobre a realidade do Vaticano. Um vídeo muito interessante.

Compartilhar

Leia mais...

Copyright © Comunidade Sião 2017

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.