Notícias

Capela que acolherá corpo de João Paulo II é preparada

Imprimir PDF

Túmulo do Papa Inocêncio XI foi trasladado

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 11 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Na noite de 7 de abril, na Basílica de São Pedro, realizou-se o traslado do corpo do Papa Inocêncio XI (falecido em 1689) da capela de São Sebastião, que acolherá o corpo de João Paulo II após a beatificação.

Compartilhar

Leia mais...

Papa adverte contra morte espiritual que ameaça o homem

Imprimir PDF

Nosso coração "olha além desse muro”

CIDADE DO VATICANO, domingo, 10 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Bento XVI advertiu neste domingo que não existe apenas a morte física, mas também uma "morte espiritual", que corre o risco de acabar com a vida do ser humano.

Esta foi a explicação do Pontífice antes de rezar o Ângelus ao meio-dia de hoje, com milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, sob um céu coberto pelas nuvens, meditando sobre o Evangelho da liturgia deste domingo, o último antes da Semana Santa: a ressurreição de Lázaro.

Compartilhar

Leia mais...

As pregações do Pe. Raniero Cantalamessa para a Quaresma

Imprimir PDF

Desde o final de 1980 Frei Raniero Cantalamessa, da Província das Marcas, é Pregador Apostólico. Como tal, todas as sextas-feiras do Advento e da Quaresma, ele propõe uma meditação na presença do Papa, dos cardeais, bispos, prelados e superiores gerais de ordens religiosas.

O título e o serviço do Pregador Apostólico remontam a Paulo IV (1555-1559). Até aquele tempo os Procuradores Gerais das quatro ordens mendicantes (Pregadores ou Dominicanos, Menores ou Franciscanos, Eremitas de Santo Agostinho e Carmelitas) pregavam por turno nos domingos do Advento e da Quaresma.

De Paulo IV em diante, os pregadores apostólicos foram estáveis, escolhidos das diversas ordens religiosas. E, em 1743, o Sumo Pontífice Bento XIV, com o breve Inclytum Fratrum Minorum, reservou esse encargo exclusivamente à Ordem dos Frades Menores Capuchinho.

Pregações da Quaresma à Cúria Romana, em presença do Papa, pelo padre Raniero Cantalamessa.

Terceira Pregação: A Caridade sem Fingimento

Segunda Pregação: Deus é Amor

Primeira Pregação: As duas faces do amor: 'eros' e 'ágape'

Compartilhar

Papa expressa solidariedade às vítimas do atentado no Rio

Imprimir PDF

Bento XVI afirma estar “profundamente consternado”

O Papa enviou nesta sexta-feira uma mensagem ao arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, em que afirma estar “profundamente consternado” pelo atentado desta quinta-feira em uma escola da zona oeste da cidade. O episódio de violência deixou 12 crianças mortas e outras 12 feridas, quando um atirador abriu fogo contra alunos e depois se matou.

Compartilhar

Leia mais...

25 de abril: Ângelus do Papa em nome das crianças

Imprimir PDF

No dia contra as vítimas da pedofilia

Todos os que protegem e educam as crianças estão convidados ao Ângelus com o Papa no dia 25 de abril. Esta é uma iniciativa lançada pelo Pe. Fortunato Di Noto, fundador da Associação ‘Méter Onlus' (www.associazionemeter.org), da qual participarão voluntários, trabalhadores e famílias da instituição que, durante 20 anos, fez da luta contra a pedofilia sua batalha cotidiana.

Compartilhar

Leia mais...

Papa elogia expansão da “lectio divina” na América Latina

Imprimir PDF

Meditação orante da Palavra de Deus

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 8 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Bento XVI percebe que há sinais encorajadores para a nova evangelização na América Latina, relançada pela Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe em Aparecida (Brasil, maio de 2007), como evidenciado pela redescoberta da meditação da Palavra de Deus em paróquias e comunidades, a assim chamada "lectio divina".

Compartilhar

Leia mais...

Mensagem da CNBB por ocasião da beatificação do Papa João Paulo II.

Imprimir PDF

“Deus nos chamou à santidade” (1 Ts 4,7)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirige-se aos católicos e a todas as pessoas de boa vontade para manifestar sua alegria e gratidão a Deus pela beatificação do Servo de Deus, João Paulo II, no próximo dia primeiro de maio. O Papa João Paulo II amava muito o Brasil e visitou nosso País por três vezes. Entre nós, ele foi carinhosamente acolhido e aclamado como “João de Deus”.

Compartilhar

Leia mais...