Notícias

“Testemunho de amor até o martírio” de família polonesa

Imprimir PDF

Os Ulma esconderam 8 judeus e foram assassinados junto a eles

 "O testemunho de amor até o martírio" é o título da conferência realizada na última quinta-feira, no auditório do Instituto Pontifício João Paulo II de Roma, dentro do ciclo de encontros dedicados ao tema "Perfis de santidade conjugal".

O historiador polonês Mateusz Szpytma recordou o martírio, durante a 2ª Guerra Mundial, dos cônjuges poloneses Wiktoria e Józef Ulma, que, ao tentar salvar os judeus que haviam escondido em sua casa, foram assassinados pelos nazistas.

Compartilhar

Leia mais...

‘L’Osservatore Romano’ lança seu novo site

Imprimir PDF

Aventura-se “com confiança na rede global”

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 18 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Por ocasião do início do sétimo ano do pontificado de Bento XVI, que se celebra nesta quarta-feira, ‘L’Osservatore Romano’ inaugura seu novo site, “aventurando-se com confiança na rede global”.

“Apoiado eficazmente pelo Serviço de Internet Vaticano e pela sociedade informática Everett, o jornal da Santa Sé será assim acessível em suas diversas edições (além do diário, os semanários em italiano, inglês, alemão, francês, espanhol, português e o mensal em polonês)”, destaca a edição de hoje.

Compartilhar

Leia mais...

homilias da semana Santa

Imprimir PDF

DOMINGO DE RAMOS: HOMILIA DO PAPA NA MISSA DOS RAMOS

QUINTA FEIRA SANTA: HOMILIA DO PAPA NA MISSA DO CRISMA

                                         HOMILIA DO PAPA NA  MISSA DA CEIA DO SENHOR

SEXTA FEIRA SANTA: HOMILIA NA BASILICA DE SÃO PEDRO

SABADO SANTO: HOMILIA DE BENTO XVI NA VIGÍLIA PÁSCAL

Compartilhar

Programa das celebrações do Papa na Semana Santa

Imprimir PDF

 Quinta-feira Santa terá coleta pelas vítimas do tsunami no Japão

  A Santa Sé divulgou o calendário das celebrações que Bento XVI presidirá na Semana Santa.

A primeira acontece dia 17 de abril, Domingo de Ramos, XXVI Dia Mundial da Juventude, sobre o tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf. Col 2, 7).

Às 9h30, na Praça de São Pedro, o Papa abençoará os ramos. Ao final da procissão, celebrará a Santa Missa da Paixão do Senhor.

No dia 21 de abril, Quinta-feira Santa, o Santo Padre presidirá às 9h30, na Basílica de São Pedro, à concelebração da Santa Missa Crismal com os cardeais, bispos e presbíteros (diocesanos e religiosos) presentes em Roma, como “sinal da estreita comunhão entre os pastores da Igreja universal e seus irmãos no sacerdócio ministerial”, recorda a nota vaticana.

No mesmo dia, o bispo de Roma iniciará as celebrações do Tríduo Pascal. Às 17h30, na Basílica de São João de Latrão, presidirá à concelebração da Santa Missa e fará o lava-pés de 12 sacerdotes.

Durante o rito – explica o comunicado –, “os presentes serão convidados a realizar um ato de caridade em favor das vítimas do terremoto e do tsunami no Japão. A soma recolhida será confiada ao Santo Padre no momento da apresentação das ofertas”.

No dia 22 de abril, Sexta-feira Santa, às 17h, na Basílica de São Pedro, o Santo Padre presidirá à Liturgia da Palavra, à Adoração da Cruz e ao Rito da Comunhão.

Às 21h15, no Coliseu, ele presidirá à Via Sacra; ao final da mesma se dirigirá aos fiéis e dará a bênção apostólica.

No sábado, 23 de abril, às 12h, o Papa abençoará o fogo novo no átrio da Basílica de São Pedro. Depois da entrada em procissão na Basílica com o círio pascal e o canto do ‘Exultet’, presidirá à Liturgia da Palavra, à Liturgia Batismal e à Liturgia Eucarística, que será concelebrada pelos cardeais.

No domingo de Páscoa, 24 de abril, Bento XVI celebrará a missa do dia às 10h15, na Basílica de São Pedro, e do balcão central da Basílica dará a bênção “Urbi et Orbi”, “à cidade e ao mundo”

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 14 de abril de 2011 (ZENIT.org) -

Compartilhar

Santa Sé na ONU: não ter medo de ter filhos

Imprimir PDF

Dom Chullikatt aborda políticas errôneas de controle da população

 

O observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas se opõe a que a fertilidade humana e o crescimento da população sejam algo a temer.

Dom Francis Chullikatt fez uma declaração na última terça-feira, com um discurso na 44ª Sessão da Comissão sobre População e Desenvolvimento, sobre "Fecundidade, Saúde Reprodutiva e Desenvolvimento".

Ele ressaltou que, "infelizmente, muitos dos debates de hoje ainda se deixam levar por um falso conceito segundo o qual, no contexto do crescimento da população, o próprio ato de dar a vida é mais temido que desejado".

Compartilhar

Leia mais...

Reconhecer incompetência pessoal é começar a aprender

Imprimir PDF

Entrevista com o professor Gabriel Ginebra

 Nesta entrevista, o professor Gabriel Ginebra, doutor em administração de empresas, fala da sua obra "Gestión de Incompetentes: un enfoque innovador de la gestión de personas", http://www.librosdecabecera.com/gestion-de-incompetentes, um livro que está causando impacto nos ambientes do management.

ZENIT: O reconhecimento da incompetência, a sua própria e a dos outros, é o princípio da aprendizagem, segundo o seu livro. É verdade?

Gabriel Ginebra: É o princípio socrático da sabedoria do "Só sei que nada sei", e a cada dia verificamos o oposto em empresários, intelectuais e políticos que, cegados por suas realizações, recusam-se a admitir erros e a aprender. O atual ambiente de crise tem deixado muito exposto, mas muitos ainda têm de cair do cavalo.

Compartilhar

Leia mais...

A verdadeira simplicidade e grandeza da santidade:Receita do Papa para ser santo

Imprimir PDF

Receita do Papa para ser santo: Eucaristia, oração, caridade

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 13 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O Papa Bento XVI disse hoje, diante dos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para a audiência geral, que a santidade é algo simples e acessível a todos: viver a vida cristã.

Concretamente, ele salientou que o essencial é ir à Missa aos domingos, rezar todos os dias e tentar viver de acordo com a vontade de Deus, isto é, amando os outros.

Compartilhar

Leia mais...