História dos Santos

NOVENA À SÃO JOSÉ

| Imprimir | PDF 

Novena à São José

(Todos os dias:)

Sinal da Cruz

ORAÇÃO INICIAL:

TODOS – Ó gloriosíssimo São José, nosso patrono e protetor muito amado! Vós sois “o servo fiel e prudente a quem Deus confiou a Sua família”. Nós vos suplicamos: enviai com amor, sobre nós e sobre todos os que nos são caros, a vossa proteção generosa e paternal. Enviai-a sobre esta Comunidade e toda a nossa família, vós, cujo poder sobre o Coração de Jesus pode tornar possíveis as coisas impossíveis. Atendei as nossas necessidades urgentes e volvei o vosso olhar de pai sobre os interesses espirituais e materiais de vossos filhos; vinde ajudar-nos em nossos temores e angústias, em nossas dores e enfermidades; afastai para longe de nós os perigos que nos ameaçam, socorrei-nos em nossas dificuldades financeiras e humanas, em nosso apostolado e vocação; tomai sob vosso cuidado amoroso nossos corpos e nossos bens, assim como os assuntos importantes e difíceis que nós vos recomendamos...

(pode-se, aqui, apresentar necessidades e pedidos particulares).

Mostrai, enfim, ó São José, como vós sois bom para aqueles que vos invocam de coração sincero e que querem permanecer sempre vossos devotos, ajudando-nos a nos mantermos fiéis ao chamado de vosso Filho Jesus. Pedimos que vos digneis alcançar-nos, da bondade e Providência divinas, todo o necessário para não interrompermos a obra de Evangelização que vosso Filho confiou a esta Comunidade e a cada um de nós, se o feliz resultado for para a maior glória de Deus e salvação das almas.

DIRIGENTE OREMOS. Ó Deus, que por uma inefável providência vos dignastes escolher o bem aventurado José para esposo de vossa Mãe Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor junto de Vós, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

TODOS – Amém.

(1o Dia - 10 de março)

DIRIGENTE Iniciamos hoje esta novena em honra a vós, São José, nos propondo meditarmos um pouco sobre algumas de vossas virtudes, que são incontáveis. Neste primeiro dia, meditaremos sobre a vossa qualidade de Pai nutrício de Jesus.

1o LEITOR – Amabilíssimo São José, que tivestes a honra de alimentar, acalentar e abraçar o Messias, a Quem tantos profetas e reis desejaram ver e não viram: obtende-me, com o perdão das minhas culpas, a graça da oração humilde e confiante que tudo alcança de Deus. Acolhei com bondade paternal os pedidos que vos fazemos nesta Novena, e apresentai-os a Jesus, que se dignou obedecer-vos na terra, e não menos o fará agora, que estais junto d’Ele na glória do céu.

TODOS – Rogai por nós, Pai amoroso de Jesus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

2o LEITOR – Ó, São José, jamais nos cansamos de contemplar a vós e a Jesus a dormir em vossos braços. Não nos atrevemos a nos aproximar enquanto Ele repousa junto do vosso coração. Abraçai-O em nosso nome e beijai-O, ao nosso último suspiro.

TODOS – São José, pai adotivo do Verbo Encarnado, rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

DIRIGENTE Vimos neste dia, ó bondoso São José, como as vossas humildade e confiança alcançaram de Deus favores muito especiais. Clamamos, também nós, por estas virtudes, para que mereçamos receber de Deus aquilo que pedimos por vossa intercessão. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS – Amém. (Passa-se para a ORAÇÃO FINAL, a ser recitada todos os dias. Na última página.)

(2o Dia - 11 de março)

DIRIGENTE Damos continuidade a esta novena em honra a vós, São José, nos propondo meditarmos ainda sobre mais algumas de vossas virtudes, que são incontáveis. Neste segundo dia, meditaremos sobre a vossa qualidade de Esposo da Mãe de Deus.

1o LEITOR – São José, castíssimo Esposo da Mãe de Deus e guarda fiel de sua virgindade: concedei-nos, por Maria, a pureza do corpo e da alma, e alcançai-nos a vitória em todas as tentações e dificuldades. Recomendamo-vos, também, os esposos cristãos para que, unidos com sincero amor e fortalecidos pela graça, se amparem mutuamente nos sofrimentos e tribulações da vida.

TODOS – Rogai pelos casais, casto Esposo de Maria, para que sejam dignos das promessas de Cristo!

2o LEITOR – Que sentimento agradável, São José, terdes sempre por companheira Aquela que levava a Deus. E que felicidade a vossa, terdes, para vosso consolo nas penas e por conselheira nas dificuldades, a sapientíssima Mãe de Deus. Alegrai-nos convosco pela satisfação imensa que experimentastes no dia feliz em que ajuntastes a vossa sorte à da Virgem Maria.

TODOS – São José, espelho e imagem do Esposo Espírito Santo, rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

DIRIGENTE Vimos neste dia, ó bondoso São José, como as vossas pureza e simplicidade alcançaram de Deus favores muito especiais. Clamamos, também nós, por estas virtudes, para que mereçamos receber de Deus aquilo que pedimos por vossa intercessão. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS – Amém. (Passa-se para a ORAÇÃO FINAL, a ser recitada todos os dias. Na última página.)


(3o Dia - 12 de março)

DIRIGENTE Damos continuidade a esta novena em honra a vós, São José, nos propondo meditarmos ainda sobre mais algumas de vossas virtudes, que são incontáveis. Neste terceiro dia, meditaremos sobre a vossa qualidade de Chefe da Sagrada Família.

1o LEITOR – Glorioso São José, que gozastes durante anos da presença e filial afeição de Jesus, a Quem tivestes a dita de vestir e educar, juntamente com vossa Santíssima Esposa: nós vos suplicamos nos alcanceis o Dom inefável de sempre viver em união com Deus pela graça santificante. Obtende também para os pais cristãos a graça do fiel cumprimento de seus graves deveres de educadores e, aos filhos, o respeito e a obediência, segundo o exemplo do Menino Jesus. 

TODOS – Rogai pela santificação das famílias, Chefe providente da Família de Nazaré, para que sejam dignas das promessas de Cristo!

2o LEITOR – Ó São José, pelas privações a que vistes sujeita a vossa amada Família, na terra de peregrinações, e pelo mesmo desterro tão duro, sobretudo para o Menino Jesus e Sua Mãe Maria, vossa Esposa, nós vos pedimos que nos ensineis a sofrer com paciência e resignação as provas que a divina Providência se dignar enviar-nos para nos purificar.   

TODOS – São José, exemplo sem igual do Pai Eterno, rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

DIRIGENTE Vimos neste dia, ó bondoso São José, como as vossas sabedoria e resignação alcançaram de Deus favores muito especiais. Clamamos também nós, por estas virtudes, para que mereçamos receber de Deus aquilo que pedimos por vossa intercessão. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS – Amém. (Passa-se para a ORAÇÃO FINAL, a ser recitada todos os dias. Na última página.)


(4o Dia - 13 de março)

DIRIGENTE Damos continuidade a esta novena em honra a vós, São José, nos propondo meditarmos ainda sobre mais algumas de vossas virtudes, que são incontáveis. Neste quarto dia, meditaremos sobre a vossa seguinte característica: Exemplo de Fidelidade.

1o LEITOR – Fidelíssimo São José, que nos destes tão belo exemplo no fiel cumprimento de vossos deveres como amparo da Santíssima Virgem e protetor solícito do Redentor: rogamo-vos nos obtenhais a graça de imitarmos a vossa fidelidade em todos os deveres de nosso estado de vida. Ajudai-nos a sermos fiéis nas coisas pequenas para o sermos também nas coisas grandes. Alcançai-nos essa mesma graça para todos os que nos são caros nesta vida, a fim de chegarmos a gozar no céu o prêmio prometido aos que forem perseverantes até a morte.

TODOS – Rogai pelos consagrados, ó fidelíssimo varão, para que sejam dignos das promessas de Cristo!

2o LEITOR – Ardentemente vos suplicamos, São José, que lanceis um olhar benigno sobre a herança que Jesus conquistou com o seu sangue, e nos socorrais com o vosso auxílio e a vossa força. Protegei o povo eleito de Cristo, assistindo-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Deus Menino

TODOS – São José, pelo laço sagrado que vos uniu à Virgem Imaculada, rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

DIRIGENTE Vimos neste dia, ó bondoso São José, como as vossas fidelidade e perseverança alcançaram de Deus favores muito especiais. Clamamos, também nós, por estas virtudes, para que mereçamos receber de Deus aquilo que pedimos por vossa intercessão. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS – Amém. (Passa-se para a ORAÇÃO FINAL, a ser recitada todos os dias. Na última página.)


(5o Dia - 14 de março)

DIRIGENTE Damos continuidade a esta novena em honra a vós, São José, nos propondo meditarmos ainda sobre mais algumas de vossas virtudes, que são incontáveis. Neste quinto dia, meditaremos sobre a vossa seguinte característica: Espelho de Paciência.

1o LEITOR – Bondoso São José, que suportastes com heróica paciência as provações e adversidades na viagem até Belém, na fuga para o Egito e durante a vida oculta em Nazaré, e nos destes o exemplo de admirável conformidade com a vontade de Deus: obtende-nos a virtude da paciência nas dificuldades de cada dia. Alcançai também invencível paciência a todos os que suportam pesadas cruzes, a fim de que se unam sempre mais a Jesus, divino modelo de mansidão e paciência. Amém.

TODOS – Rogai pelos que sofrem, ó pacientíssimo zelador de Cristo, para que sejam dignos das promessas de Cristo!

2o LEITOR – Poderosíssimo São José, pela dor que sentistes devendo fugir para o Egito, e pela alegria que tivestes, vendo cair por terra os ídolos egípcios, dai a nossa alma a mesma alegria que experimentou vosso delicado coração, quando, afinal, depois dos trabalhos da perigosa viagem por desertos e ermos, vistes salvo Jesus e segura em vossa casa a vossa amantíssima Esposa.

TODOS – São José, amparo dos desamparados, rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

DIRIGENTE Vimos neste dia, ó bondoso São José, como as vossas fortaleza e paciência alcançaram de Deus favores muito especiais. Clamamos, também nós, por estas virtudes, para que mereçamos receber de Deus aquilo que pedimos por vossa intercessão. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS – Amém. (Passa-se para a ORAÇÃO FINAL, a ser recitada todos os dias. Na última página.)


(6o Dia - 15 de março)


DIRIGENTE Damos continuidade a esta novena em honra a vós, São José, nos propondo meditarmos ainda sobre mais algumas de vossas virtudes, que são incontáveis. Neste sexto dia, meditaremos sobre a vossa seguinte característica: Modelo dos Operários.

1o LEITOR – Humilde São José, que, vivendo em pobreza, dignificastes a vossa profissão pelo trabalho constante e vos sentistes feliz em servir a Jesus e Maria com o fruto de vossos suores: alcança-nos amor ao trabalho que nos foi confiado como dever de estado, procurando cumprir nisto sempre a vontade de Deus. Obtende-nos a graça de santificarmos o nosso trabalho pela reta intenção, em tudo conformados com os desígnios da divina Providência. Amém.     

TODOS – Rogai pelos operários, ó patrono dos trabalhadores, para que sejam dignos das promessas de Cristo!

2o LEITOR – Tantas coisas vós nos dizeis, ó São José, com o vosso silêncio e a vossa prontidão em executar os desejos de Deus, com aquele seu trabalho cotidiano, que de vós nos aproximamos na esperança de que nos ensineis, a nós e a todos os homens, a dignificarmos o nosso próprio trabalho.

TODOS – São José, incansável operário da Vinha do Senhor, rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

DIRIGENTE Vimos neste dia, ó bondoso São José, como as vossas pobreza e prontidão alcançaram de Deus favores muito especiais. Clamamos, também nós, por estas virtudes, para que mereçamos receber de Deus aquilo que pedimos por vossa intercessão. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS – Amém. (Passa-se para ã ORAÇÃO FINAL, a ser recitada todos os dias. Na última página.)

(7o Dia - 16 de março)

DIRIGENTE Damos continuidade a esta novena em honra a vós, São José, nos propondo meditarmos ainda sobre mais algumas de vossas virtudes, que são incontáveis. Neste sétimo dia, meditaremos sobre a vossa seguinte característica: Protetor da Santa Igreja.

1o LEITOR – Glorioso Patriarca São José, Protetor e Padroeiro da Igreja Universal: obtende-nos a graça de amar a Igreja como Mãe e de a honrar como verdadeiro discípulo de Cristo. Rogamo-vos que veleis sobre o Seu Corpo Místico, como outrora velastes sobre Jesus e Maria. Protegei o Santo Padre e os Bispos, os Sacerdotes e os Religiosos. Alcançai-lhes santidade de vida e eficácia no apostolado. Guardai a inocência da infância, a castidade da juventude, a honestidade do lar, a ordem e a paz da Sociedade. Amém.

TODOS – Rogai pelos vocacionados, ó baluarte da Igreja Católica, para que sejam dignos das promessas de Cristo!

2o LEITOR – A vós, São José, recorremos em nossas tribulações, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente suplicamos que afasteis para longe de nós a peste do erro e do vício, e assim defendais também a Santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda a adversidade.

TODOS – São José, pai amantíssimo dos filhos prediletos de Deus, rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

DIRIGENTE Vimos neste dia, ó bondoso São José, como as vossas docilidade e amabilidade alcançaram de Deus favores muito especiais. Clamamos, também nós, por estas virtudes, para que mereçamos receber de Deus aquilo que pedimos por vossa intercessão. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS – Amém. (Passa-se para a ORAÇÃO FINAL, a ser recitada todos os dias. Na última página.)


(8o Dia - 17 de março)

DIRIGENTE Damos continuidade a esta novena em honra a vós, São José, nos propondo meditarmos ainda sobre mais algumas de vossas virtudes, que são incontáveis. Neste oitavo dia, meditaremos sobre a vossa seguinte característica: Esperança dos Enfermos.

1o LEITOR – Compassivo São José, esperança dos doentes e necessitados: valei-nos em todas as enfermidades e tribulações, alcançando-nos plena conformidade com os desígnios de Deus. Obtende também, para nós e para todos pelos quais rezamos esta novena, a cura das enfermidades espirituais, que são as paixões desordenadas, fraquezas, faltas e pecados, e protegei-nos contra as tentações do inimigo de nossa salvação. Amém.

TODOS – Rogai pelos enfermos e pecadores, ó fortíssimo sustentáculo na dor, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

2o LEITOR – Ajudai, ó São José poderosíssimo, nossa pobreza espiritual e poucas forças que temos, alcançando-nos de Nosso Senhor a graça de nunca sermos, com nossas culpas, a causa das penas de Jesus e das dores de Maria. Fazei que Jesus, nosso Salvador, seja sempre para nós ocasião de ressurreição, e não de queda ou escândalo.

TODOS – São José, amparo amoroso dos desamparados, rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

DIRIGENTE Vimos neste dia, ó bondoso São José, como as vossas conformidade e compaixão alcançaram de Deus favores muito especiais. Clamamos, também nós, por estas virtudes, para que mereçamos receber de Deus aquilo que pedimos por vossa intercessão. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS – Amém. (Passa-se para a ORAÇÃO FINAL, a ser recitada todos os dias. Na última página.)

(9o Dia - 18 de março)

DIRIGENTE Encerramos hoje esta novena em honra a vós, São José, nos propondo meditarmos ainda sobre mais algumas de vossas virtudes, que são incontáveis. Neste nono e último dia, meditaremos sobre a vossa seguinte característica: Padroeiro dos Moribundos.

1o LEITOR – Ditoso São José que, morrendo nos braços de Jesus e Maria, partistes deste mundo ornado de virtudes e enriquecido de méritos: assisti-nos na hora suprema e decisiva de nossa vida contra os ataques do poder infernal. Obtende-nos a graça de morrermos confortados com os Santos Sacramentos, necessários para a nossa salvação. Tende compaixão de todos os agonizantes, alcançando-lhes a graça da salvação por intermédio de Maria, vossa Santíssima Esposa. Amém.

TODOS – Rogai por todos nós, ó Patrono da Boa Morte, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

2o LEITOR – São José, que tivestes a morte mais bela e mais santa, morrendo nos braços de Jesus e Maria, socorrei-nos em todas as necessidades e perigos da vida, mas principalmente na hora extrema, vinde suavizar nossas dores, enxugar nossas lágrimas, fechar suavemente nossos olhos, enquanto pronunciar os dulcíssimos nomes: Jesus, Maria e José, salvai a nossa alma.

TODOS – São José, advogado dos agonizantes, rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

DIRIGENTE Vimos nestes nove dias, ó bondoso São José, como as vossas inúmeras virtudes, dentre elas a humildade, a confiança, a pureza, a simplicidade, a sabedoria, a resignação, a fidelidade, a perseverança, a fortaleza, a paciência, a pobreza, a prontidão, a docilidade, a amabilidade, a conformidade e a compaixão, bem como todo o cabedal de virtudes humanas que possuístes na terra e não caberia enumerarmos aqui, alcançaram de Deus favores muito especiais. Clamamos, também nós, por todas estas virtudes, para que mereçamos receber de Deus aquilo que pedimos por vossa intercessão. Por Cristo, Nosso Senhor.

TODOS – Amém. (Passa-se para a ORAÇÃO FINAL, a ser recitada todos os dias. Abaixo.)

 

 

ORAÇÃO FINAL

 

 

TODOS – Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Eterno Pai, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria: nós louvamos e bendizemos à Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo, e jamais se ouviu dizer que alguém tenha recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos miseráveis e o advogado dos pecadores. Acolhei, pois, com generosidade paternal, a quem vos invoca com filial confiança, e alcançai-nos as graças que vos pedimos nesta Novena. Nós vos escolhemos por nosso especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, nossa consolação nesta terra, nosso refúgio nas desgraças, nosso guia nas incertezas, nosso conforto nas tribulações, nosso pai solícito em todas as necessidades. Obtende-nos, finalmente, como coroa de vossos favores, uma boa e santa morte, na graça de Nosso Senhor. Assim seja.

 

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.