Últimas Notícias

Austrália reconhece o gênero neutro

| Imprimir | PDF 

A Corte Suprema australiana estabeleceu que uma pessoa pode ser legalmente reconhecida como gênero “neutro”

A Corte Suprema australiana estabeleceu que uma pessoa pode ser legalmente reconhecida como gênero “neutro”, ou seja, que em sua documentação pode estar escrito “sexo: não definido”, no lugar de uma das opções: masculino ou feminino.

Uma lei fora da lei

“A lei reconhece que uma pessoa pode não ser nem homem nem mulher e por isso permite o registro do sexo como ‘não definido’”, se lê na sentença. O caso se refere a uma pessoa de Sydney, chamada Norrie, que não se define nem homem, nem mulher e que quis introduzir uma nova categoria de gênero. Norrie, que quis ser chamado com este nome, nasceu homem, mas em 1989 foi operado para se tornar uma mulher.

Crise de identidade

A intervenção cirúrgica não resolveu sua ambiguidade sexual e, assim, Norrie quis o reconhecimento de um novo gênero sexual, não tradicional. O cartório da Nova Gales do Sul primeiro aceitou, mas depois rejeitou escrever oficialmente com o sexo não específico. E assim, em 2010, Norrie iniciou uma batalha legal no tribunal que levou a chocante decisão de hoje.

Um drama não enfrentado

Onde está a origem do problema? Somente na sentença? A crise de identidade (não resolvida) que uma pessoa como Norrie está vivendo demonstra como a falta de um percurso educativo e de um caminho de compreensão de si são o verdadeiro nó deste drama. Um drama que ninguém enfrentar de cara, nem mesmo a lei australiana. 

sources: Aleteia

Compartilhar

Míssil atinge uma Igreja na Síria durante a Missa

| Imprimir | PDF 

siriaO site ACI/EWTN Noticias (31/03/14) informou que na última segunda-feira, 24 de março, a igreja armênio-católica da Santíssima Trindade em Aleppo, Síria, foi atingida por um míssil enquanto os fiéis participavam da missa diária.

Ninguém ficou ferido, mas o atentado danificou a cúpula e destroçou os vitrais. Além disso, outros mísseis destruíram várias casas nos arredores.

“Uma série de mísseis caíram no bairro de al-Meydan. Um atingiu e danificou a cúpula da nossa igreja, enquanto dentro estava em andamento a liturgia eucarística. Graças a Deus ninguém ficou ferido”, explicou o pároco de igreja, Padre Joseph Bazuzu, à agência vaticana Fides.

O sacerdote assegurou que o ato não amedrontou os cristãos e no dia seguinte do atentado um número maior ainda de fiéis foi à celebração da Eucaristia.

“Depois de tantos anos de violência, o medo tornou-se um sentimento que nos acompanha a cada dia. As pessoas que vivem com medo”, disse.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticias/missil-atinge-uma-igreja-na-siria-durante-a-missa-71516/

Compartilhar

Redes sociais e internet se preparam para canonização de João Paulo II e João XXIII

| Imprimir | PDF 

VATICANO, 31 Mar. 14 / 04:07 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Vaticano apresentou hoje diversas iniciativas em redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e Google+, assim como sites, que preparam o caminho para a canonização de João Paulo II e João XXIII, que será celebrada no dia 27 de abril deste ano.

O vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Agostini Valini, o responsável pelo Escritório das Comunicações Sociais do Vicariato de Roma, Dom Walter Insiro, e o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, apresentaram hoje estes projetos, que buscam oferecer aos fiéis e peregrinos as notícias e informações relativas às cerimônias assim como uma série de reflexões espirituais sobre a vida e o ensinamento de ambos os Papas.

O site oficial da canonização de João Paulo II e João XXIII é www.2papisanti.org, está sendo terminado e incluirá vídeos, imagens e documentos biográficos, entre outros importantes materiais, e em breve estará disponível em cinco idiomas: italiano, inglês, francês, espanhol e polonês.

Também foi apresentado o aplicativo “Santo Súbito”, que estará disponível para download gratuito tanto em dispositivos com sistema operacional Android como iOS, em italiano, inglês, espanhol e polonês.

Este aplicativo se centra na fama de santidade que rodeou João Paulo II e João XXIII já em vida, e proverá informação logística e acesso a notícias e informações sobre a canonização de abril.

Já existem além disso uma página no Facebook sobre a causa de João Paulo II, https://www.facebook.com/PapaGiovanniPaoloII, uma conta no Twitter,https://twitter.com/santowojtyla, um canal no YouTube,https://www.youtube.com/user/adminkarol, e o site www.karol-wojtyla.org.

Ademais, em colaboração com os estudantes de Ciências da Comunicação da Universidade Italiana LUMSA, criou-se o Projeto #2popesaints, que terá uma página no Facebook intitulada 2popesaints, no Twitter @2popesaints , no Instagram @2popesaints e no YouTube.

Através destas contas, desde 6 de abril até a canonização de João Paulo II e João XXIII, todos os dias será proposto um tema relativo a ambos os Papas nos meios de comunicação; além disso cada acontecimento poderá ser visto ao vivo em cada uma das redes.

Na rede social Google+ se oferecerá a possibilidade de seguir através do “Hangout” (videoconferência), as informações diárias na semana anterior à canonização.

Compartilhar

O Papa Francisco convida Bento XVI para as canonizações de João Paulo II e João XXIII

| Imprimir | PDF 

ROMA, 01 Abr. 14 / 09:35 am (ACI/Europa Press).- O Papa Francisco convidouBento XVI para as canonizações de João Paulo II e João XXIII, que acontecerão no próximo dia 27 de abril em Roma, mas apesar de haver "uma certa expectativa" de que assista, ainda não se sabe "se ele deseja estar presente numa circunstância tão exigente", conforme explicou o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, o padre Federico Lombardi.

"É uma possibilidade. Não há nenhuma certeza", precisou Lombardi durante a apresentação dos detalhes da dupla canonização que acontecerá na Praça de São Pedro.

Para a ocasião, a diocese de Bérgamo, de onde era Angelo Roncalli, Papa João XXIII, colocou a disposição três fundos beneficentes que inclui uma contribuição direta dos sacerdotes. Trata-se das ‘Obras Sinais', uma série de atividades dedicadas à caridade, a promoção humana e a solidariedade.

Entre elas, destaca um projeto de ajuda ao Haiti para garantir três anos de escolarização na escola João XXIII; o convite aos sacerdotes para contribuírem com um mês de seu salário e a comemoração, em 12 de abril, da publicação da encíclica 'Pacem in Terris', para a qual estão convidados os embaixadores dos países nos quais o então núncio apostólico Angelo Roncalli desempenhou sua missão diplomática (Bulgária, Turquia, Grécia e França). A apresentação tem como encarregado Jacques Delors, ex-presidente da Comissão Europeia.

missa de canonização, presidida pelo Papa Francisco, começará às 10h na Praça de São Pedro e será concelebrada por mil cardeais e bispos. Além disso, 700 sacerdotes distribuirão a comunhão na Praça de São Pedro, e centenas de diáconos ao longo da Via da Conciliação.

Depois da missa, os túmulos dos dois novos santos poderão ser venerados. Lombardi precisou que não terá entradas para evitar confusões com as compras e vendas. "Quem chega, assiste, participa, mas não haverá bilhetes", explicou.

Entre 200 mil e 250 mil na Praça de São Pedro e Via da Conciliação

O Pe. Lombardi comentou que "não há previsões" sobre o número de pessoas que assistirão, mas comentou que, segundo sua experiência, "quando a Praça de São Pedro, a Via da Conciliação e as zonas circundantes ficam cheias, chega-se a 200.000 ou 250.000 pessoas".

Por sua parte, o diretor do escritório para as Comunicações Sociais do Vicariato, Walter Insiro, explicou que antes da canonização haverá dois eventos. O primeiro acontecerá na terça-feira 22 de abril às 20h30 na Basílica de São João de Latrão e será um encontro para os jovens presidido pelo cardeal Agostino Valini, com a intervenção dos dois postuladores: Monsenhor Slavomir Oder (do beato João Paulo II) e o Padre Giovangiuseppe Califano (do beato João XXIII).

No sábado, 26 de abril, a partir das 21h, acontecerá uma noite branca de oração. Isnero detalhou que "as Igrejas do centro de Roma permanecerão abertas e será possível rezar e confessar-se".

Por outro lado, o diretor do escritório para as Comunicações sociais do Vicariato explicou que haverá diferentes canais nas redes sociais e nos meios para envolver particularmente os jovens. Assim, foi criado o portal 'www.2papisanti.org'', em diferentes línguas, e uma conta no Twitter '@2popesaints'. As canonizações também estarão presentes no YouTube e Facebook. Do mesmo modo, dentro de alguns dias estará disponível o aplicativo para celulares 'Santo Já', dedicado a Karol Wojtyla.

Compartilhar

Vaticano fará exposição com o manuscrito mais antigo da oração do Pai Nosso

| Imprimir | PDF 

VATICANO, 31 Mar. 14 / 12:58 pm (ACI/EWTN Noticias).- De 2 de abril a 22 de junho, nas galerias do Braço de Carlo Magno do Vaticano, será apresentada a exposição “Verbum Domini II”, que agrupa cerca de 200 manuscritos e documentos bíblicos antigos, entre os quais está o texto do Pai Nosso mais antigo que se conhece.

Na coleção que será exposta, também se encontra o fragmento mais antigo que se conhece do Evangelho de São Lucas, assim como um dos fragmentos mais antigos do Evangelho de João.

A exposição será patrocinada pelo Pontifício Conselho para a Cultura e auspiciada pela coleção privada Green Collection, a maior em seu tipo a nível mundial.

Nesta exposição também se encontram o fascículo duplo do Codex Vaticanus, um dos manuscritos mais antigos que se conservou da Bíblia, assim como parte do Codex Sinaiticus, o primeiro manuscrito integral das Sagradas Escrituras, datado no século IV.

Entre outros valiosos documentos encontram-se três fragmentos dos textos dos profetas Daniel, Ezequiel e Jeremias, encontrados entre os pergaminhos do Mar Morto. Estes são, até a data, os mais antigos que se conhecem dos textos hebreus.

Para mais informação, pode ingressar em: http://www.verbum-domini.com/

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.