Franciscanos no Chile lamentam incêndio em igreja: Afeta toda a sociedade

Incêndio da Igreja de São Francisco de Assis, Curicó. Crédito: Diocese de Talca.

 

Buenos Aires, 29 Nov. 19 / 12:00 pm (ACI).- A Ordem Franciscana no Chile lamentou “profundamente" o voraz incêndio que consumiu a igreja de São Francisco de Assis de Curicó, em 27 de novembro, e indicou que sua destruição "afeta a sociedade em seu conjunto, memória e projeção".

O incêndio começou por volta das 7h de 27 de novembro e, embora o incidente tenha sido controlado, horas depois houve um ressurgimento do fogo.

Através de um comunicado emitido em 27 de novembro, a Ordem Franciscana se juntou à "dor de todos os cidadãos de Curicó, que veem que parte de seu patrimônio histórico e espiritual foi perdido".

"A igreja e monumento histórico 'São Francisco de Curicó' faz parte do patrimônio cultural do Chile e da comunidade franciscana. Portanto, é um bem comum que é importante para nós como sociedade e pertence a todos, por isso, esta destruição afeta a sociedade em seu conjunto, memória e projeção”, destacaram.

 

“Essa situação vivida hoje nos chama urgentemente a pensar no Chile que queremos, sonhamos e desejamos. Hoje, mais do que nunca, precisamos ser construtores de fraternidades e, juntos, dizer ‘basta’ aos danos e à violência que só prejudicam o coração do Chile”, acrescentaram.

“Este templo de São Francisco testemunhou a construção da cidade de Curicó e abrigou tantos homens e mulheres que o visitavam com o desejo de que suas orações e súplicas fossem escutadas, e agora foi consumido quase inteiramente, gerando não apenas uma perda material, mas também espiritual”.

Embora ainda estejam sendo investigadas as causas deste incidente, os Irmãos Franciscanos no Chile renovaram seu “compromisso de serem instrumentos de paz e justiça, reconhecendo as legítimas demandas sociais, mas, ao mesmo tempo, denunciando que o dano e a violência não são caminhos de diálogo e encontro para a construção de um Chile mais justo e fraterno, capaz de satisfazer os desejos e esperanças de cada habitante de nossa pátria”.

A Ordem Franciscana chegou a Curicó em 1731, doze anos antes da fundação da cidade. O templo de estilo neogótico foi construído entre 1880 e 1889 e foi afetado pelos terremotos de 1906, 1928 e 1985.

Em 1986, o templo foi declarado monumento histórico e foi atendido espiritual e pastoralmente pelos franciscanos até 1987, quando a comunidade entregou a igreja ao clero diocesano.

O terremoto de 2010 derrubou a fachada e danificou severamente suas paredes internas. Desde então, permaneceu sem uso, aguardando para ser reparado através de um projeto que planejava uma reconstrução antissísmica e a criação de um museu.

Fonte - https://www.acidigital.com/noticias/franciscanos-no-chile-lamentam-incendio-em-igreja-afeta-toda-a-sociedade-48532

Compartilhar

Imprimir PDF

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.