Coração de Sião - Janeiro de 2019

2019 - ANO DO JUBILEU DA COMUNIDADE SIÃO - 25 ANOS

“Aspirai aos melhores carismas

Estamos começando mais um ano! Os brasileiros estão esperançosos de um tempo novo e melhor. Podemos também dizer, que estamos na expectativa do que irá acontecer!

Agora, é certo para quem fundamenta sua vida em Deus, que todos devemos confiar tudo a Ele, nossa vida, nosso país, nossos governantes. É Nele que devemos colocar toda a nossa esperança, todo nosso viver. Nos diz São Paulo, "para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. (cf. Fl 1, 21).

Então, certo é que tudo o que idealizarmos ou realizarmos deverá ser segundo a vontade e o melhor querer, que é o do Senhor. Para isso, precisamos reconhecer que o que temos e somos, recebemos de Deus, que é Amor.

Nos diz o Papa Francisco: “O amor se realiza na vida cotidiana, nos comportamentos, nas ações; caso contrário é apenas algo ilusório. São palavras, palavras, palavras: isso não é amor. O amor é concreto todos os dias. Diz ainda, o Evangelho  convida os fiéis a permanecerem no amor de Jesus”. ‘Permanecei no meu amor’” (Jo 15, 9). (Cf. Papa Francisco no Regina Coeli - domingo, 6 de maio de 2018).

Continuou o Papa, “para viver no amor de Deus, necessário estabelecer morada neste sentimento: 'é a condição para que o nosso amor não perca pelas ruas o seu ardor e a audácia'. Prosseguiu o pontífice, aconselhando os cristãos, e suscitou a necessidade do acolhimento com gratidão do amor que vem do Pai. De acordo com o Santo Padre, a tentativa de permanecer no amor de Deus, não separando-se Dele com o egoísmo e o pecado, é um programa exigente mas não impossível.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, patrona da Comunidade Sião, nos dizia que “seus imensos desejos eram um autêntico martírio”. Foi então, às cartas de São Paulo ver se encontrava uma resposta. Seus olhos caíram por acaso nos capítulos doze e treze da primeira Carta aos Coríntios. No primeiro destes, leu que todos não podem ser ao mesmo tempo apóstolos, profetas, doutores, e que a Igreja consta de vários membros; os olhos não podem ser mãos ao mesmo tempo. Resposta clara, sem dúvida, mas não capaz de satisfazer seu desejo e lhe dar paz.

Perseverou na leitura sem desanimar e encontrou a frase: “Aspirai aos melhores carismas. E vos indico um caminho ainda mais excelente” (1 Cor 12,31). O Apóstolo Paulo esclarece que os melhores carismas nada são sem a caridade (amor), e esta caridade é o caminho mais excelente que leva com segurança a Deus. Ela assim achou enfim o repouso (sua vocação).

Podemos então compreender a partir das cartas aos coríntios e do discernimento de Santa Teresinha, que os membros da Igreja são impelidos a agir por um único amor, de forma que, extinto este, os apóstolos não mais anunciariam o Evangelho, os mártires não mais derramariam o sangue. Ela percebeu e reconheceu que o amor encerra em si todas as vocações, que o amor é tudo, abraça todos os tempos e lugares, numa palavra, o amor é eterno.

 


INTENÇÕES DO MÊS

Vamos no início e durante todo este ano, permanecer unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, intercedendo e rezando nas suas intenções:

Neste mês de janeiro o Santo Padre pede que rezemos pela evangelização: OS JOVENS NA ESCOLA DE MARIA. Pelos jovens, especialmente os da América Latina, para que, seguindo o exemplo de Maria, respondam ao chamamento do Senhor para comunicar ao mundo a alegria do Evangelho.

Vamos também continuar pedindo à Nossa Senhora e a São Miguel que protejam a Igreja de seu inimigo o diabo, que busca a divisão.

Peçamos ainda pelos cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro.

Pelos políticos que assumiram os seus mandatos, que governem segundo a vontade de Deus. Que o povo brasileiro de forma coerente se una na busca do bem comum, sem buscar próprios interesses.

Que os cristãos se voltem para o Senhor e o testemunhem, reconhecendo-se filhos de Nossa Senhora e obedientes a ela, busquem a unidade e a paz.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS

Rezemos nas intenções apresentadas para este mês de janeiro:

Pai de bondade, eu Te dou graças pelo entusiasmo e alegria dos jovens. Neles encontro a capacidade de sonhar, o idealismo e a força para fazer deste mundo um lugar mais pacífico e justo. Derrama o teu Espírito Santo sobre as nossas comunidades, para que sejam lugares de encontro entre várias gerações, unidas na comunhão Contigo, celebrando a tua presença entre nós. Que o entusiasmo dos jovens seja, na tua Igreja, motivo de um novo fôlego missionário, marcado pela alegria, em particular junto daqueles que mais precisam, os mais pobres, desfavorecidos, os que perderam a esperança. Neste mês, peço-Te em particular pelos jovens que irão participar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá e pelos frutos, para a Igreja, deste grande encontro.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2019

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.