Os animais possuem almas como os seres humanos?

 

Os animais – e também as plantas – possuem almas. Esta resposta parece provir de algum movimento Nova Era? Não se preocupe, pois não é. Asseguramos que os animais e as plantas não possuem almas como as nossas.

A alma é o princípio da vida. Já que os animais e as plantas são seres vivos, então possuem almas, mas não no mesmo sentido das almas dos seres humanos. As nossas almas são racionais, as almas deles não são; e as nossas almas são racionais porque elas são espirituais e não materiais.

Os animais e as plantas não podem fazer nada que transceda os limites da matéria. Embora alguns animais pareçam “inteligentes”, eles realmente não possuem inteligência conceitual. Eles não podem, por exemplo, conceber a noção abstrata de justiça.

Os animais e as plantas também não têm senso moral. Quando você repreende o seu cachorro por ele ter mastigado o tapete e ainda diz a ele que “está errado”, é certo que você não pode atribuir-lhe culpa de pecado, já que ele não pode cometer pecados.

As almas dos animais e das plantas dependem inteiramente da matéria para o seu ser e suas operações. Tais almas deixam de existir com a morte (não existe um “céu para cachorros)”.

As almas humanas, ao contrário, não são materiais. Elas são espirituais. Apenas um espírito pode conhecer e amar; as duas faculdades principais do espírito são o intelecto (que conhece) e a vontade (que ama). Nós sabemos que as almas humanas são espirituais porque podem conhecer e amar.

Também sabemos que as almas humanas são imortais porque os espíritos não podem se decompor. Eles também são indivisíveis: apenas uma coisa divisível pode ser separada em partes. O espírito é uma unidade: não tem parte superior nem inferior; não tem esquerda ou direita; não tem lado de dentro nem lado de fora.

Toda matéria, por menor que seja ela, possui partes [logo é divisível]. O corpo humano pode se decompor – eis que feito de matéria – mas a alma humana não – e por isso dizemos que é imortal.

Uma boa discussão sobre as diferenças entre os seres humanos e os animais encontra-se no livro “The Difference of Man and the Difference it Makes” (=A Diferença do Homem e a Diferença que Ela Faz), de Mortimer Adler. 

  

Fonte: https://www.veritatis.com.br/os-animais-possuem-almas-como-os-seres-humanos/ 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2018

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.