São Narciso - Bispo de Jerusalém - 29 de outubro

Hoje celebramos a vida de São Narciso – Bispo de Jerusalém. A tradição diz que nasceu na Grécia por volta do ano 99 d.C.

Narciso quando tinha pelos menos 80 anos de idade, foi nomeado 15° Bispo de Jerusalém, conforme relato de Eusébio (bispo de Cesareia que é referido como o pai da história da Igreja).

Junto com Teófilo que era o bispo de Cesareia na Síria Palestina, no  ano 195 d.C., presidiu o Concilio de Cesareia. Neste Concílio foi aprovada a determinação de se celebrar a Páscoa sempre no Domingo, diferenciando-a assim da Pessach judaica. Esta decisão foi contra o costume dos bispos da Ásia Menor e dos judeo-cristãos que celebravam a Páscoa no 14 de Nisan.

Ele encabeçou a lista de assinaturas da carta do episcopado da Palestina enviara ao papa Vítor I, na qual os bispos declaravam observar os rito e usos da Igreja romana, conforme descrito por Eusébio de Cesareia.

Narciso ainda realizou inúmeros milagres. Conforme narrou Eusébio em certo dia de festa, faltou o óleo necessário para as unções litúrgicas, Narciso mandou vir água de um poço vizinho, após a sua benção a água se  transformou em óleo.

Três homens o acusaram de certo ato infame, para justificarem um crime. Eles disseram: “me queimem vivo – se estou mentindo” - disse o primeiro; “que me devore a lepra” – assim falou o segundo; “que eu fique cego”, o terceiro. A calunia lhe causou profundo desgosto, despertando em Narciso um antigo desejo de recolhimento. Após perdoar os caluniadores, sem dizer para onde ia, saiu de Jerusalém em direção ao deserto. Foi considerado desaparecido, e então deram-lhe um sucessor de nome Dio, ao qual por sua vez sucederam Germânio e Górdio. Mas os três homens que o caluniaram não tardaram a sofrer os castigos que em má hora tinham invocado, pois o primeiro pereceu num incêndio com todos os seus, o segundo morreu de lepra e o terceiro cegou a força de tanto chorar o seu pecado.

Passados alguns anos, ele reapareceu. Embora tenha desaparecido nunca houve dúvida da santidade do seu procedimento, por isso, foi com muita alegria que Jerusalém recebeu seu antigo pastor. Eusébio, relata que Narciso continuou a governar a diocese até completar 119 anos, com o auxilio de Alexandre seu coadjutor.

São Narciso morreu por volta do ano 222, com aproximadamente 123 anos de idade.

 

São Narciso, rogai por nós!

 

 

Fontes - https://pt.wikipedia.org/wiki/Narciso_de_Jerusal%C3%A9m e http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=santo&id=421#ixzz3pt0sSWkR  -

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.