Coração de Sião - Outubro de 2014

TODO BATIZADO É UM EVANGELIZADOR

A Igreja Católica dedica o mês de Outubro às Missões, e também ao Santo Rosário. Sendo mês das Missões, cada um de nós deve lembrar que todo batizado tem a missão de ser evangelizador. Não é cristão de verdade quem não fala de Cristo e da Igreja. O Batismo nos faz “membros do Corpo de Cristo”, a Igreja, e assim, participantes de Sua Missão de salvar o mundo, levando-o para Deus, por meio da vivência dos ensinamentos de Jesus.

  Embora na liturgia, estejamos no Tempo Comum, outubro é muito rico de sentido, quando falamos em missão, pois durante os seus dias celebramos a memória de vários santos que souberam responder com suas vidas ao mandato missionário de Cristo. Já em seu primeiro dia, celebramos Santa Teresinha do Menino Jesus (Teresa de Lisieux), padroeira das missões.

  Outro fato marcante que percebemos é a presença de Nossa Senhora. No dia sete celebramos a memória de Nossa Senhora do Rosário, instituída pelo Papa Pio V, no aniversário da vitória obtida pelos cristãos na batalha naval de Lepanto, atribuída ao auxilio da Santa Mãe de Deus, invocada com a oração do Santo Rosário em 1571.

  Nossa Senhora é ainda um forte sinal de missão, então, lembremos que o dia doze, no Brasil acontece a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil.

  Para uma melhor compreensão da importância da presença de Nossa Senhora, na vida de cada batizado, recorramos às palavras de São João Paulo II, em sua visita ao Brasil: “Desde que pus os pés em terra brasileira, nos vários pontos por onde passei, ouvi este cântico (Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida...). Ele é, na ingenuidade e singeleza de suas palavras, um grito da alma, uma saudação, uma invocação cheia de filial devoção e confiança para com aquela que, sendo verdadeira Mãe de Deus, nos foi dada por seu Filho Jesus no momento extremo da sua vida para ser nossa Mãe”.

São João Paulo II continua: “Sim, amados irmãos e filhos, Maria, a Mãe de Deus, é modelo para a Igreja, é Mãe para os remidos. A Virgem Santíssima tem uma presença singular na vida e na oração desta Igreja. Por isso mesmo, a Igreja tem os olhos sempre voltados para aquela que, permanecendo virgem, gerou, por obra do Espírito Santo, o Verbo feito carne. Qual é a missão da Igreja senão a de fazer nascer Cristo no coração dos fiéis, pela ação do mesmo Espírito Santo, através da evangelização? Assim, a ‘Estrela da Evangelização’, como chamou o Papa Paulo VI, aponta e ilumina os caminhos do anúncio do Evangelho.

A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escutai a sua voz, segui seus exemplos. Como ouvimos no Evangelho, ela nos orienta para Jesus: Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2,5). E, como outrora em Caná da Galiléia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo dele as graças desejadas”.  

 

Fontes - Prof Felipe Aquino e Lit. das Horas


INTENÇÕES DO MÊS

Outubro mês, de missão e de eleição!

A missão de todo cristão é gerar vida e protegê-la, por isso, rezemos pedindo a  intercessão de Nossa Senhora e a luz do Espírito Santo, para que com sabedoria e discernimento escolhamos de forma consciente os candidatos, nos quais depositaremos a confiança de nosso voto, nas eleições de 05 de outubro.

Não podemos esquecer que os que agora, forem eleitos, nos governarão durante os próximos quatro anos, com plenos poderes, a eles concedidos por nós! Isto deve fazer-nos refletir na nossa corresponsabilidade, diante de Deus, em tudo aquilo que eles vierem a realizar, seja bom ou mau. A responsabilidade é nossa!

Peçamos também ao Sacratíssimo Coração de Jesus que nos livre do espírito de reclamação e acomodação, inflamando-nos, ao contrário, com coragem e decisão para lutarmos pelos nossos direitos e pelo bem comum, engajando-nos nas causas sociais e defendendo nossa pátria do relaxamento moral.

À luta, irmãos! Sagrado Coração de Jesus, esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS

Rezemos com Maria o Magnificat: “ela é sempre a Mãe de Deus e nossa”.

A minha alma engrandece ao Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam; demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos; derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou; saciou de bens os famintos, e despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre”. (Lc 1, 46-55)

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ó Maria concebida sem pecado original! Rogai por nós que recorremos a vós!

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2020

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.