Livro: O Irmão de Assis - Inácio Larrañaga

Um dos mais importantes livros de Inácio Larrañaga, O Irmão de Assis é uma obra encantadora, que pretende desvelar o mistério de São Francisco, a profundidade de sua vida e sua mensagem de amor.

O livro apresenta-nos a simpática figura de São Francisco de Assis, a sua profundidade de vida, a sua mensagem de amor, como uma lufada de ar puro, na Igreja, no tempo do Papa Inocêncio III. Apresenta-nos o sentido profundamente inovador (no campo monástico) da Ordem do Irmão de Assis, a fidelidade total à Dama Pobreza, fugindo de toda a posse de bens e instalação no mundo. Esta obra tem o mérito de esquadrinhar o trabalho da graça na alma de Francisco e de revelar como a Providência o levou, a ele e aos seus primeiros irmãos, pelos caminhos da vida comunitária e do apostolado da pregação. É um livro encantador que espelha toda a mística do Poverello de Assis.

Com uma linguagem emotiva e emocionante, o autor acompanha o Pobrezinho de Assis em sua viagem transformadora: de jovem rebelde e inseguro, como tantos outros, ao "homem novo", que se entrega totalmente ao Senhor, proclamando seu amor por toda a criação.

Como em toda transformação, há primeiro um despertar, que faz cair o véu do engano e da ilusão. Não é algo que ocorra de repente, mas pouco a pouco a pessoa se convence de que nada a seu redor é real ou permanente, a não ser Deus, em sua transcendência e plenitude. Com Francisco não foi diferente, e seu desejo de libertar-se de toda limitação humana é um exemplo de sabedoria e busca dos horizontes eternos que respondem aos impulsos mais ancestrais e profundos do coração humano.

Francisco de Assis é um dos santos mais amados da tradição católica, e a sua popularidade contagia crentes de outros credos e muitos não crentes. Dizer que São Francisco foi um herói romântico, um profeta social, um precursor dos ideais humanistas, um protagonista do seu tempo é certamente pouco. Qual é então o seu segredo? Ignacio Larrañaga, um dos grandes autores contemporâneos do campo da literatura espiritual, não podia deixar-nos com uma resposta imprecisa: ele convoca-nos nesta obra para o interior de uma apaixonante viagem.

Para quem não conhece o santo, a leitura certamente levará a uma fiel devoção. Para quem já está familiarizado com a vida deste ícone da humanidade, será um grande e edificante prazer revisitar sua espiritualidade.

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2020

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.