Inaugurado na China primeiro mosteiro contemplativo desde a revolução comunista..

view

A província de Shanxi (China), acolhe desde o dia 1º de maio o primeiro mosteiro contemplativo católico do país desde a chegada do comunismo ao poder em meados do século XX. O mosteiro é feminino e leva por nome “Jardim de Santo Agostinho”.

O projeto de sua fundação foi liderado pela religiosa Sor María Niu Shufen, que foi formada em um mosteiro agostiniano na Inglaterra. “O mosteiro não é fruto de meu trabalho, mas fruto do trabalho de Deus, ele se ocupa de tudo, desde as coisas menores até as maiores”, expressou a religiosa.

Testemunho local e cooperação internacional

O Bispo da Diocese, Dom Giovanni Battista Wang Jis não pôde participar da histórica inauguração por causa de sua avançada idade (90 anos) mas estendeu sua bênção e a do Papa Francisco através de uma mensagem aos presentes. Segundo Sor María Niu, Dom Wang tem um apreço muito grande pela vida contemplativa devido aos 20 anos de seu ministério sacerdotal ter vivido na prisão por causa de sua Fé, e 10 deles em condições de isolamento.

O projeto foi possível graças ao apoio da organização católica Cultural Exchange with China, da Sociedade Missionária de San Columbano na Inglaterra. Seu diretor, Padre Eamonn O’Brien, manifestou sua satisfação pela inauguração. “Foram necessário oito anos para abrir este mosteiro. Me recordo quando neste lugar havia só terra debaixo dos pés e céu sobre a cabeça”, comentou. “Quero agradecer a todos quantos sustentaram isto e nos ajudaram desde o ponto de vista financeiro e também através da oração para a construção deste projeto.”

A cerimônia de inauguração foi presidida pelos Bispos de Taiwan e Yuncheng, Dom Paolo Meng Qinglu e Dom Wu Jinwei, uns 50 sacerdotes e aproximadamente 1.700 pessoas. Ao ato também assistiram representantes das autoridades, que expressaram seus desejos para o sucesso do trabalho, que oficialmente foi listado como um lar para idosos e um centro de conferências devido as limitações à liberdade religiosa. O edifício tem salas equipadas para reuniões e estruturas à atenção de idosos, ainda que se destaquem a capela, o claustro das religiosas e outros ambientes necessários para um mosteiro contemplativo.O sacerdote agradeceu às gerações anteriores de católicos na China, que “viveram sua própria Fé em tempos difíceis, mas que transmitiram igualmente às pessoas de hoje”. Também encomendou a Deus a obra espiritual, de forma que “Ele possa dar seu amor ao futuro desta pequena comunidade e abençoá-la com vocações adequadas, de modo que possa ser auto-suficiente”. Pelo momento a comunidade conta de três religiosas: Sor María Niu, Sor Shi Kemin y Sor Wang Li.

“Estou muito agradecida por todo o apoio que recebi na China e no mundo”, manifestou Sor María Niu. “E em particular estou agradecida ao programa inglês: sem sua ajuda, este projeto não teria se realizado nunca”. (GPE/EPC)

Fonte: gaudiumpress.org

Compartilhar

Imprimir PDF

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.