São Simão e São Judas Tadeu - 28 de outubro.

Hoje a Igreja Universal está em Festa, pois a santidade da vida dos apóstolos Simão e Judas Tadeu se destacam como a lâmpada acesa. "Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão ?" (Mc 6,3).

A Liturgia traz este exemplo de fidelidade ao Cristo, ao contrário de Judas Iscariotes, Judas Tadeu foi quem na última ceia perguntou ao Senhor: "Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22) Com esta pergunta, Jesus pôde revelar a importância do amor à Palavra, a qual o próprio Judas Tadeu, anunciou com ardor e amor depois do derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, isto na Síria, Mesopotâmia e Armênia. Este conhecido Santo morreu mártir em Edersa, deixando para a Igreja um livro inspirado e a garantia de socorrer os desesperados e necessitados.

"Ó Deus, que pela pregação dos Apóstolos nos fizestes chegar ao conhecimento de vosso Evangelho, concedei pelas preces de São Simão e São Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo com novos fiéis".

Parente de Jesus, assim como Judas, Simão Cananeu (cidade) também conhecido como: o Zelote, ou seja, pertencente a um partido rigorista que queria constantemente expulsar os dominadores romanos à força de armas. Mesmo assim, Jesus Cristo o chamou ao apostolado principalmente para nos mostrar o olhar de Deus que vai ao coração e não para nas aparências.

Desconhece-se a vida de Simão, depois da dispersão dos apóstolos na pregação do Evangelho. Conforme uma tradição Simão Zelote, teria sido morto na cruz pelos próprios judeus em 107, com a idade de 120 anos.

 

São Simão e São Judas Tadeu... Roguem por nós!

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.