São Venceslau - 28 de setembro.

Hoje celebramos a vida de um santo que nos ensina com sua opção pelo reino de Deus, e vida de constante luta para a santidade, é o príncipe Venceslau, sua história se entrelaça com a vida e fé da família real. 
O pai e sua avó eram cristãos fervorosos, ao passo que sua mãe era uma pagã ambiciosa e inimiga da religião. São Venceslau foi educado pela avó, por isso cresceu religioso e muito caridoso para com os pobres, enquanto seu irmão educado pela mãe tornou-se violento e ambicioso. 
Com a morte do pai, e pouca idade do santo herdeiro, a mãe, má intencionada assumiu o governo, sendo assim tratou de expulsar os missionários católicos. O povo revoltado juntamente com os nobres pressionou o príncipe para assumir o governo, e com o golpe de estado Venceslau assumiu em 925.
Nos oito anos de reinado, Venceslau honrou a fama de "O príncipe Santo". Venceslau governou com tanta justiça e brandura que com pouco tempo conquistou o coração do povo que o amava, e por ele era concretamente amado: Protetor dos pobres, dos doentes, dos encarcerados, e dos órfãos e viúvas, verdadeiro pai.
Este homem que muito se preocupou com a evangelização do povo, a fim de introduzir todos no "sistema de Deus", era de profunda vida espiritual, mas infelizmente, odiado pelo irmão Boleslau e pela Mãe, que além de matar a piedosa sogra - educadora do santo- concordou com a trama contra o filho.
Quando nasceu o primogênito de Boleslau, são Venceslau foi convidado para um solene banquete, pensando na reconciliação da família. Tendo saído para estar em oração, na capela real, foi apunhalado pelo irmão e capangas. Antes de cair morto, são Venceslau pronunciou: "Em tuas mãos, ó Senhor, entrego o meu espírito".
 

São Venceslau...rogai por nós!

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.