São Sérgio - 25 de setembro.

Hoje contemplamos a vida e a santidade de um homem que a frase "Contemplando a santíssima trindade, vencer a odiosa divisão deste mundo " reflete a sua alma contemplativa.

São Sérgio, considerado o são Bento da Rússia cristã. Na antiga Rússia o cristianismo penetrou por volta do século IX, sendo Vlademiro o primeiro príncipe a se converter ao cristianismo, isto em 1010. 

A religião do Cristo esteve sempre na Rússia, ligada mais ao Oriente do que a Roma. Monge, Sérgio tornou-se o grande evangelizador so século XIV, pois através de numerosos mosteiros irradiava a cultura e a verdadeira fé. 

Após deixar o declínio da vida monástica na Rússia, Sergio experimentou, com seu irmão, a construção numa floresta virgem de uma capela dedicada a Santíssima Trindade, devoção desconhecida naquele povo. 

O irmão não aguentou, mas com firmeza e santidade, o santo de hoje atraiu a muitos, até que edificaram um mosteiro em louvor a Santíssima Trindade. 

Ordenado sacerdote para melhor exercício e vocação de formar os monges na fundamental, regra da oração e trabalho, viveu são Sergio os "filhos", a pobreza, mansidão e total confiança na divina providência. 

São Sérgio escreveu tanto que é considerado o grande educador nacional do povo russo. Faleceu com quase 80 anos em 25 de setembro de 1392 no mosteiro da Santíssima Trindade.

 

São Sérgio ... rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.