Nossa Senhora Rainha - 22 de Agosto

Hoje dia 22 de agosto a Igreja festeja Nossa Senhora Rainha, festividade paralela à de Cristo Rei, instituída pelo papa Pio XII em 1955. Antecedida pela festa da Assunção de Nossa Senhora, celebramos neste dia aquela que é a mãe de Jesus. Cabeça da Igreja, e nossa mãe.

Era celebrada, até a recente reforma do calendário litúrgico, a 31 de maio, como coroação da singular devoção marianado mês a ela dedicado. Para o dia 22 de agosto estava reservada a comemoração do Imaculado Coração de Maria, em cujo lugar entrou a festa de Maria Rainha para aproximar a realeza da virgem a sua gloriosa Assunção ao céu. Este lugar de singularidade e de proeminência, ao lado de Cristo Rei, deriva-lhe dos vários títulos ilustrados por Pio XII na carta encíclica Rainha do Céu. Mãe cabeça e dos membros do Corpo místico, augusta soberana e Rainha da Igreja, que a torna participante não só da dignidade real de Jesus, mas também do seu influxo vital e santificador sobre os membros do Corpo Místico.

Pio XII assim fala de Nossa Senhora Rainha: “Procurem, pois, acercar-se agora com maior confiança do que antes, todos quantos recorrem ao trono de graça e de misericórdia da Rainha e Mãe Nossa para implorar auxílio nas adversidades, luz nas travas, conforto na dor e no pranto...”

Há em muitos países da terra pessoas injustamente perseguidas por causa da sua profissão cristã e privadas dos direitos humanos e divinos da liberdade... A estes filhos atormentados e inocentes volva seus olhos misericordiosos, cuja luz serena as tempestades e dissipa as nuvens, a poderosa Senhora das coisas e dos tempos, que sabe aplacar as violências com o seu pé vriginal; e a todos conceda que em breve possam gozar da merecida liberdade... Todo aquele, pois, que honra a Senhora dos celestes e dos mortais, invoque-a como Rainha sempre presente, Medianeira de paz; respeite e defenda a paz, que não é injustiça impune nem desenfreada licenciosidade, mas sim concórdia bem ordenada sob o sinal e o comando da vontade divina; impelem a fomentar e a crescer essa concórdia as maternais exortações e ordens da Virgem Maria ...  

    

 

Nossa Senhora Rainha – Rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.