Bem-Aventurada Albertina Berkenbrock - 15 de Junho

Hoje celebramos a vida da Patrona da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.

A primeira mártir brasileira nasceu no dia 11 de abril de 1919, no povoado de São Luís, município de Imaruí, em Santa Catarina.

Filha de agricultores - Henrique Berkenbrock e Josefa Boeing – católicos fervorosos, de famílias alemães. Tinha especial devoção a Virgem Maria e a São Luiz Gonzaga. Rezava diariamente o rosário com sua família. Foi batizada no dia 25 de maio de 1919, crismou-se em 9 de março de 1925 e sua Primeira Eucaristia aconteceu no dia 16 de agosto de 1928. 

Também se unia ao crucificado por meio de penitências. Jovem, mas centrada no mistério da Eucaristia, tinha vida sacramental, penitencial e de oração.

Sua caridade era grande. Gostava de acompanhar as meninas mais pobres, de jogar com elas e com elas dividir o pão que trazia de casa para comer no intervalo das aulas.

No dia 15 de junho de 1931, quando tinha 12 anos de idade, Albertina cuidava do rebanho de seu pai que deu a seguinte ordem: ela devia procurar um boi que se extraviou. No caminho, encontrou um homem de apelido 'Maneco Palhoça', que trabalhava para a família. Ela perguntou a ele se sabia onde estaria o boi perdido. Ele indicou um lugar distante, e a surpreendeu lá, tentando estuprá-la, porém, não teve o êxito.

A jovem resistiu, pois não queria pecar. Por não conseguir nada, ele pegou-a pelo cabelo, jogou-a ao chão e cortou seu pescoço, matando-a imediatamente. Seu corpo ficou manchado de sangue... Sua pureza e virgindade, porém, ficaram intactas. 

Maneco acusou outra pessoa, que foi presa imediatamente. Ele fingia que velava a menina, e ao se aproximar do corpo, o corte vertia sangue. Ele fugiu, mas foi preso e confessou o crime. Maneco deixou claro que ela não cedeu porque não queria pecar.

Foi beatificada no dia 20 de outubro de 2007. A cerimônia de beatificação de Albertina foi realizada em Tubarão - Santa Catarina . Contou com a presença do bispo local, Dom Jacinto Bergman; presidiu a cerimônia o cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Estavam presentes cerca de 20 mil pessoas, na praça da Catedral de Tubarão, além de dezenas de bispos e sacerdotes. 

 

 

Bem-aventurada Albertina Berkenbrock, rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.