Fé e espiritualidade na era digital.

 

Maria Teresa Pontara Pederiva

O jesuíta e ciberteólogo Antonio Spadaro [diretor da revista Civiltà Catollica] indica que é possível conjugar “espiritualidade cristã” e ambiente digital. Com efeito, são muitos os que afirmam que, uma vez que a rede faz parte da nossa vida (mais, nos encontramos “on line” agora mesmo), devemos colocar mãos à obra para ver o que se está fazendo e o que se poderia fazer no futuro.


O que conta é reunir-se e discutir sobre o assunto. É exatamente esse o objetivo da XVII European Christian Internet Conference [ECIC], que começou em Roma, na Casa La Salle. Pretende-se manter ou colocar em movimento uma rede de cristãos (religiosos, agentes de pastoral, jornalistas, webmasters…) que se ocupam da informação e das novas tecnologias da comunicação, para que possam converter-se em um recurso para as próprias comunidades.


O tema do encontro: Reaching people in the Mobile World. O evento conta com a presença do presidente da ECIC, Barry Hudd, de dom Domenico Pompili (diretor doEscritório de Comunicações Sociais da CEI), do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Claudio Maria Celli, e de Giovani Silvestri, presidente da WECA, a associação católica dewebmasters.

O Pe. Spadaro descreve brevemente em seu blog (Cyberteologia) o tema que abordará: de que forma o cyberespaço reflete o nosso desejo pelo divino, a decodificação de Deus a partir de todas as informações que provêm da rede, escutar a fé que chega a partir dali, a memória e o perdão, os “lugares” que formam comunidades, o dom da open source e do intercâmbio de arquivos, a espiritualidade como uma espécie de “hacker” a partir de dentro…

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.