Coração de Sião - Maio de 2012

POR QUE ACENDEMOS VELAS? 

Muita gente faz promessa de acender velas...

Qual é o significado disto?

O fogo e a luz são símbolos da vida, significam vida.

Quando vemos a fumaça da chaminé ou a janela iluminada, já concluímos que naquela casa existe vida. Porque há fogo e luz.

Jesus disse assim: "Quando acendemos uma vela, colocamo-la, não debaixo da mesa, mas sobre o castiçal, para que ela ilumine a todos que estão em casa. Assim também deve brilhar vossa luz diante dos homens, para que eles vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus" (Mt 5,14).

Jesus falava exatamente da luz da fé. Comparou a fé com uma vela acesa. Aquele que vive sua fé, brilha como a luz. Aquele que evita o mal e procura praticar o bem por amor de Deus, esse ilumina os outros. Quem não se esforça por evitar o mal, vive na escuridão e espalha escuridão.

Em uma sepultura, quando acendemos uma vela sobre ela, significa que a pessoa ali sepultada tinha fé, vivia sua fé, irradiava luz com as boas obras que fazia. Significa também esperança de vida eterna. E, como a fé é vida em Deus, a vela acesa sobre o túmulo de um cristão significa também presença de Deus.

Já se vê que é um absurdo acender vela sobre o túmulo de um ateu ou de uma pessoa sem fé. Se a pessoa não tinha fé e não praticava o bem, a vela acesa sobre seu túmulo é uma mentira, porque está significando uma coisa que não existiu.

Jesus disse: "Onde houver dois ou mais rezando em meu nome, no meio deles estarei eu" (Mt 18,20).

Por isso, toda vez que nos reunimos na igreja, na capela ou em casa para rezar, começamos por acender as velas, para significar a fé daqueles que rezam, para significar a presença de Deus em nossa vida e, sobretudo a presença de Deus naquela oração.

Por isso é que na noite do sábado santo o celebrante acende o círio pascal (aquela vela grande), significa a ressurreição de Jesus, isto é, a nova vida de Cristo e sua presença entre nós.

Quando se batiza uma criança, para significar que o Batismo comunica a vida da fé e para significar também a presença de Deus na alma da criança, acende-se uma vela. Essa vela do Batismo é acesa no círio pascal, mostrando que a vida de fé da criança é a mesma nova vida de Cristo em sua ressurreição.

Enfim, nas celebrações religiosas (seja a Santa Missa, os Sacramentos ou qualquer ato de culto), as velas acesas significam a expressão da vida de fé daqueles que rezam e a presença de Deus entre nós.

Promessa é penitência. Se você faz uma penitência e acende velas como testemunho de sua fé, você está certo. Ao contrário, se uma pessoa não tem religião, não vive sua fé, não dá atenção para as coisas de Deus, mas faz promessa de acender velas, esta pessoa está fazendo algo inútil, pois neste caso, o ato de acender velas, nada exprime.

Concluímos que a vela que se acende por motivo religioso só tem valor se a pessoa que acende tem fé, faz algum esforço para viver sua religião, faz penitência, procura a amizade com o próximo e com Deus.

Há certas pessoas que não vivem sua religião, não vivem sua fé e só se lembram de Deus quando estão em dificuldade. Essas pessoas também fazem promessas de acender velas. Neste caso, quem faz a "penitência" é a vela que está se queimando. Tais pessoas não fazem nada mais do que riscar um fósforo, o que não é lá grande trabalho.

A vela acesa é símbolo de nossa fé, de nossa vida em Deus e da presença de Deus em nós. .

Fonte - Pe. Ximenes Coutinho - Paróquia do Senhor dos Passos e  acidigital.com

 


INTENÇÕES DO MÊS

Vivemos tempos difíceis!

Para os verdadeiros cristãos, é tempo de tirarmos nossas lâmpadas de debaixo da mesa, de sairmos dos nossos esconderijos, do nosso comodismo; tenhamos coragem de lutar, nadar contra a correnteza do indiferentismo, do relativismo e de tantos outros “ismos” que nos são oferecidos por aqueles que detêm o poder e o tomam em suas mãos segundo seus próprios interesses, desprezando assim o interesse e o direito dos excluídos e indefesos. Assistimos a poucos dias um exemplo disto, o poder da justiça dos homens decidindo contra a vida dos fetos anencéfalos.  

Jesus nos diz: “Vós sois a luz do mundo. Não é possível esconder uma cidade situada sobre um monte, nem se acende uma lâmpada para se pôr debaixo da mesa, mas num candelabro, para que ilumine todos os da casa. É assim que deve brilhar vossa luz diante das pessoas, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus”. (cf. Mt 5, 14-16) 

Como intenção para este mês, rezemos por todos, mas de modo muito especial pelos cristãos, para que assumam a postura de batizados e assim, se posicionem contra todas as situações que vão contra a vida, a moral e todo o desrespeito a pessoa humana.          

Que a Graça de Deus e Sua Alegria possam ser plenas em cada ser humano!

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS  

Neste mês em que toda a Igreja volta seu olhar para a Mãe Daquele que é a nossa Luz, peçamos a intercessão de Nossa Senhora da Luz, pelas intenções apresentadas e aquelas que trazemos em nossos corações, rezando: Ó Senhora da Luz, dona de todos as graças, cobre-nos com o teu manto resplandecente, pois vós sois a luz que nos guia pelas trevas e pela vossa imensa misericórdia nos dais força e alento para seguir o nosso rumo, que nos leva até vós, ó Cheia de Graça. Nossa Senhora, pelo Espírito Santo iluminada, Mãe de Nosso Senhor, nossa fonte de Luz, vois sois nossa força e o nosso caminho, e nos protegeis por entre montanhas e vales, pelos desertos e ilhas, no sofrimento e tortura, nas perseguições que sofremos. Ó Nossa Senhora da Luz, Nossa Mãe, cobre-nos com a tua interminável Glória, e continua a iluminar o nosso caminho, com a vossa interminável e Divina Luz, que outra coisa não queremos ver, senão as maravilhas da vossa presença. Ó Nossa Senhora da Luz, Mãe de Deus, ajuda-nos com a tua bondade infinita a enfrentar todos os perigos e tentações, para que com a vossa preciosa ajuda, sigamos nosso caminho com a vossa Luz, e longe da escuridão das trevas. Amém!

                Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

1 Pai Nosso; 1 Ave Maria; 1 Glória.

     Nossa Senhora da Luz... Rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2020

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.