São Ricardo Chichester, Bispo - 3 de Abril

Hoje temos a alegria de contemplar a santidade de vida de fé São Ricardo.
Nascido em 1197, pobre, teve dificuldade de estudar, pois perdeu muito cedo seus pais.
Seus pais eram camponeses pobres e morreram muito cedo. Órfão, Ricardo teve que lutar com grandes dificuldades para concluir, com grande brilho, os estudos superiores.
Em seu tempo, Ricardo começou a ver a ignorância e superstição; ambição dos nobres; luxo do clero; regalismo do trono e decadência da vida monástica, porém não se entregou a murmurações ou ao desânimo,  como professor e depois reitor da Universidade de Oxford decidiu-se pela santidade, a fim de ser instrumento de renovação da Igreja na Inglaterra..
Aos 46 anos aceitou ser ordenado sacerdote. Um ano depois foi ordenado bispo de Chichester. O rei da Inglaterra, Ricardo III não aprovou sua nomeação, por este motivo precisou disfarçar-se de mendigo para entrar na diocese. Durante dois anos exerceu as funções episcopais na clandestinidade, visitando pobres, doentes e fazendo de tudo para evangelizar e ajudar na santificação dos mosteiros, clero e nobres ingleses. Uniu-se aos Frades Franciscanos e Dominicanos, como leigo, sacerdote e como bispo, fez de tudo, para reverter à resistência do rei que não queria a sua ordenação e, de toda situação triste que acabava atingindo duramente o povo, até que o rei se dobrou sob ameaça de excomunhão do Papa, o rei, afinal, o aceitou
Assim ficou célebre por sua piedade e pelo zelo com que administrou a diocese.
Quando faleceu, aos 56 anos, estava empenhado na pregação de uma Cruzada.
 

 

 

São Ricardo... Rogai por nós!

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.