26 de março - Santa Lúcia Filippini

Hoje alegremente comemoramos a luta e vitória da jovem Lúcia Filippini que de tudo fez para ser Santa e instrumento de santidade para muitos, inclusive as jovens. Nasceu em Tarquínia, perto de Roma, em 1672, de pai comerciante e logo órfã de mãe.
Fundadora das Mestras Pias De Santa Lúcia Filippini, junto com o Cardeal Marcantonio Barbarigo.
Santa Lúcia recebeu ótima educação com as irmãs Beneditinas e começou a se despontar com o seu talento de catequista, já que conseguia transmitir a beleza dos santos mistérios da nossa fé Católica principalmente às crianças. A experiência com a catequese das crianças era mais do que um desenvolver do dom, mas um despontar de um carisma que marcou profundamente a história de Lúcia. 
Nos finais de 1600 o Cardeal Marcantonio Barbarigo teve a inspiração de fundar escolas católicas em toda diocese, enviou Lúcia para formação intelectual e religiosa com as Irmãs Clarissas, e por fim deu-lhe a missão de realizar este projeto. Santa Lúcia aceitou o desafio e a cruz por amor ao Senhor e pela formação de catequistas e professoras. Aconteceu então uma ampla ação de apoio humano e espiritual dos jovens, dedicando-se também ao melhoramento da condição feminina e ao restabelecimento moral e cultural do clero e do povo. Precisamente para esta finalidade foram constituídas, por volta de 1692, as "Escolas da Doutrina Cristã" para as jovens do povo, na perspectiva do saneamento da família e da sociedade. Desta forma, surgiu um corpo de professoras válido e estável, capaz de realizar, com fidelidade e criatividade, aquele projeto de intervenção educativo que o Cardeal Barbarigo e a jovem Lúcia Filippini idealizaram. As suas discípulas estão hoje em vários Países do mundo com amor ao serviço do Evangelho, atentas às necessidades dos pequeninos, dos pobres e dos que sofrem, procurando inspirar no ministério educativo em Jesus Mestre, num estilo de seguimento que faz apelo ao amor esponsal. Continuam por este caminho, cooperando na difusão do Evangelho da caridade nos novos âmbitos de apostolado que o Senhor as confia. A experiência, maturada do instituto durante longos anos  de  serviço  a  Cristo  e  à  Igreja constitui hoje, um feliz preliminar para uma época de vida consagrada e apostólica ainda mais fecunda. Santa Lúcia por 40 anos dedicou-se a este apostolado que não a livrou de calúnias e males morais, que soube enfrentar na força da oração e providentes irmãos, até pegar uma doença que a levou com 60 anos para a Casa do Pai.

Santa Lúcia Filippini... Rogai por nós!

 

Fontes: Canção Nova e Vaticano: Discurso Às Participantes No Capítulo Geral Das Mestras Pias De Santa Lúcia Filippini 29 de Janeiro de 2001

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.