Coração de Sião - Setembro 2011

Queridos Associados, Amigos e Benfeitores de Sião

 

OS VERDADEIROS SEGUIDORES DE CRISTO

 

Quem são os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo?

Os verdadeiros seguidores de Cristo, são os que entenderam que os “pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, e os nossos caminhos não são os de Deus. E que o céu é mais alto que a terra, tanto os caminhos de Deus estão acima dos nossos caminhos e os pensamentos de Deus  acima dos nossos pensamentos”. (cf. Is 55, 8-9).

A Igreja celebra no dia 29 de agosto o martírio de São João Batista. “Foi preso e acorrentado pelo rei Herodes que estava vivendo com Herodíades, mulher de seu irmão Filipe. João dizia a Herodes: 'Não te é permitido viver com a mulher de teu irmão.' Por isso, Herodíades tinha ódio de João e queria matá-lo. Já Herodes, respeitava João sabendo tratar-se de homem justo e santo, e o protegia. Ao ouvir João, sentia-se embaraçado, mesmo assim gostava de ouví-lo. No dia de seu aniversário, Herodes ofereceu um banquete. A filha de Herodíades entrou e se pôs a dançar, agradando ao rei e aos convidados. Herodes disse à moça: 'Pede-me o que quiseres e eu te darei'. E lhe jurou: 'Tudo que me pedires eu te darei, ainda que seja a metade de meu reino.' Ela saiu e foi perguntar à mãe: 'O que é que eu peço?' Esta lhe respondeu: 'A cabeça de João Batista'. Ela voltou apressadamente à presença do rei e fez o pedido: 'Quero que me dês agora mesmo, numa bandeja, a cabeça de João Batista'. O rei ficou triste, mas não quis deixar de atendê-la por causa do juramento e dos convidados. Sem tardar, mandou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi e degolou João na cadeia. Depois trouxe a cabeça numa bandeja e a deu à moça, que a entregou à mãe”. (cf. Mc 6,14-28)

Observemos, porque João Batista foi morto (martirizado). Morreu pela verdade, pois a conhecia. Muitos hoje em dia para defenderem suas ideologias, que na maioria dos casos estão fundamentadas em seus interesses, usam o versículo “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8, 32). Mas o que é a verdade? É o próprio Jesus que responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. (cf. Jo 14,6).

Será que o adultério, e outras práticas que certas ideologias aprovam, estão de acordo com a vontade de Jesus? Se tais práticas são contrárias à verdade, estão contra Aquele que é a Verdade, Caminho e Vida.

Precisamos, pois, ter a coragem dos mártires, como João Batista, que perderam a vida pela Verdade, porque crêem que “quem procura a sua vida, há de perdê-la; e quem perde a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la” (Mt 10, 39).

Examinemos nossas atitudes e vejamos se estamos agindo de acordo com a Verdade, de acordo com Jesus, ou se nos achamos os donos da verdade, e estamos agindo de acordo com os nossos interesses. 

De que lado estamos? A quem seguimos?  


INTENÇÕES DO MÊS

Rezemos para que os cristãos de todo mundo se unam em torno da verdade, da justiça e da paz.

Que tenhamos a coragem, de unidos a Cristo que sofreu por nós, lutar contra toda a mentira, que fere a justiça, a paz e é proclamada como verdade, a partir de ideologias utilizadas para oprimir, excluir, discriminar.

Rezemos também por aqueles que hoje sofrem com a miséria e a fome, em virtude do desinteresse daqueles que detém o poder.


PEÇAMOS AO SENHOR

1A ti, Senhor , elevo minha alma.

2 Em ti, meu Deus, confio: que eu não fique decepcionado, nem triunfem sobre mim os inimigos!

3 Na verdade, não ficam decepcionados os que em ti esperam, decepcionados ficarão os que traírem a fé por uma futilidade.

4Indica-me, Senhor , teus caminhos, revela-me tuas sendas!

5 Dirige-me no caminho da verdade e me ensina, porque tu és o Deus, meu salvador, e em ti espero, todos os dias.

6 Lembra-te, Senhor , que tua ternura e teus favores são eternos!

7 Não recordes os pecados de minha juventude nem minhas faltas! Lembra-te de mim segundo tua misericórdia, por causa de tua bondade, Senhor!

8 O Senhor  é bom e justo; por isso mostra o caminho aos pecadores, 9 encaminha os humildes segundo a justiça, ensina aos humildes o caminho.

10 Todas as sendas do Senhor  são amor e fidelidade para os que guardam sua aliança e suas leis.

11 Por causa de teu nome, Senhor , perdoa minha culpa, que é grave!

12 Há alguém que tema o Senhor? Ele lhe mostrará o caminho a escolher.

13 Sua alma descansará na prosperidade, e sua descendência possuirá a terra.

14 O Senhor  se faz íntimo dos que o temem e lhes dá a conhecer sua aliança.

15 Meus olhos estão sempre fixos no Senhor, pois ele livra da rede os meus pés.

16 Volta-te para mim e tem piedade, pois estou só e oprimido.

17 Os infortúnios tomaram conta de meu coração: tira-me das angústias!

18 Vê minha miséria e tribulação e perdoa-me todos os pecados!

19 Vê quantos são meus inimigos e como me odeiam com ódio violento!

20 Guarda minha alma e salva-me! Que eu não fique decepcionado por ter-me refugiado em ti!

21 A honradez e a retidão me sejam de valia, pois em ti ponho minha esperança.

22 Ó Deus, salva Israel de todas as tribulações!

Salmo 25, 1-22

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2022

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.