Notícias

Igreja Episcopal dos EUA aprova “bênção” a união gay e reforça ainda mais sua divisão interna.

Imprimir PDF

 

Com quase 2 milhões de membros nos Estados Unidos, a Igreja Episcopal se tornou a primeira importante instituição religiosa americana a abençoar a união homossexual.

Em convenção nacional em Indianápolis, a Câmara de Bispos da igreja apoiou, por 111 votos contra 41, a união entre pessoas do mesmo sexo em todo o país.

A decisão também passou com folga na câmara que reúne clérigos e leigos.

A igreja, no entanto, destacou que o movimento não autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, já que isso vai além da decisão religiosa, envolvendo autoridades civis.

A grande maioria dos Estados americanos ainda não aprovou esse tipo de união.

“Uma bênção é diferente de um casamento. Uma bênção é uma resposta teológica a uma relação de compromisso, monogâmica”, disse Nancy Davidge, representante da instituição. A cúpula episcopal discute a questão desde 2009.

Entretanto, mesmo com a medida aprovada, os bispos poderão decidir se vão colocá-la em prática. Membros do clero que se opuserem à união homossexual não serão obrigados a dar sua bênção.

Até agora, a principal instituição religiosa a apoiar a união entre pessoas do mesmo sexo em todo o país era a protestante Igreja Unida de Cristo.

Recentemente, as igrejas Presbiteriana e Metodista dos EUA se recusaram a fazer o mesmo movimento.

Ligada à Igreja Anglicana, a Episcopal teve a aprovação de seu primeiro bispo assumidamente gay em 2003. Ontem, também deu seu aval à ordenação de transexuais.

As polêmicas decisões já levaram à criação de um organização episcopal separada.

Compartilhar

Imagem do mês: pomba pousa sobre caixão Dom Eugênio Sales

Imprimir PDF

 

Imagem do G1

Quando o corpo de Dom Eugênio Sales, cardeal do Rio de Janeiro falecido hoje, chegou para ser velado na catedral de São Sebastião no Rio de Janeiro uma pomba, símbolo do Espírito Santo pousou sobre seu caixão.

Compartilhar

Nota oficial de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Eugênio Sales

Imprimir PDF

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga Nota Oficial de pesar pela morte do cardeal dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro. O secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, manifesta solidariedade com o povo e o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro e com os familiares de dom Eugênio, particularmente com seu irmão, dom Heitor de Araújo Sales, arcebispo emérito de Natal (RN).

Leia a Nota:

Nota de condolência pelo falecimento

do Cardeal dom Eugenio de Araújo Sales

A Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) recebe, com profundo pesar, a notícia da morte do Cardeal dom Eugênio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio de Janeiro (RJ), ocorrida no final da noite desta segunda-feira, 9 de julho de 2012.

Dom Eugênio é uma verdadeira página da história da Igreja no Brasil. Seu caminho de vida percorrido como padre e bispo está associado aos marcos do trajeto feito pela comunidade dos discípulos missionários de Cristo neste país. Ordenado padre em 1943, desempenhou trabalho pastoral na então diocese de Natal (RN) onde veio a ser bispo auxiliar da já arquidiocese de Natal, em 1954, por nomeação do Papa Pio XII. Nomeado como arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, em 1968, criado Cardeal no Consistório de 1969, dom Eugênio ficou na Bahia até ser transferido pelo Papa Paulo VI para a arquidiocese do Rio de Janeiro, em 1971, lugar onde exerceu seu pastoreio até a renúncia aceita pelo Papa João Paulo II, em 2001.

Inspirado pelo seu lema episcopal, “Impendam et Superimpendar” (alusão a 2Cor 12, 15: “Quanto a mim, de muito boa vontade gastarei o que for preciso e me gastarei inteiramente por vós”), dom Eugênio foi Padre Conciliar do Vaticano II, criador da Campanha da Fraternidade e também apoiou o Movimento de Educação de Base e as Comunidades Eclesiais de Base. Homem de vasta cultura, sempre teve admiração por parte da sociedade brasileira. Por tudo isso e pela sua expressão de pastor, dom Eugênio foi uma permanente referência da Igreja nos momentos mais significativos da vida social e política no Brasil. Ele jamais se recusou a dar sua palavra firme, ortodoxa, clara a respeito dos mais importantes princípios da vida moral tanto da pessoa quanto da sociedade.

Era um comunicador que chegava, com facilidade, ao entendimento da opinião pública, mesmo depois de se tornar arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugênio manteve publicação regular de seus textos em um blog na internet. Recentemente, por ocasião da Páscoa deste 2012, ele mesmo determinou que seria publicado um último artigo no qual ele escreveu: “Ao passo que a alegria, presságio do transcendente, faz-nos sentir algo superior às experiências comuns, ela, todavia, acorda em nós o mais próprio, o mais íntimo de nós mesmos. Será que não está inscrita na experiência pura e honesta da alegria uma tênue e todavia forte certeza de que a mais profunda realidade de nosso ser é imagem do eterno? Este estado de alma é como uma atmosfera jubilosa de nossa mente, que se reflete em nossos sentimentos e que se irradia em nossos relacionamentos humanos”.

Despedimos-nos de dom Eugênio com este sentimento que ele antevia em sua reflexão, isto é, com “presságio de transcendência”. Agradecemos a Deus pela sua caminhada cheia de frutos para a vida da Igreja e do povo e nos solidarizamos com seus familiares, especialmente com seu irmão dom Heitor Araújo Sales, arcebispo emérito de Natal, com a arquidiocese do Rio de Janeiro e com dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. Nossa oração nos consola na certeza de sua páscoa e na esperança de que esse nosso irmão compartilhava da convicção que nos foi deixada pelo apóstolo de que a “a coroa da justiça” está reservada para ele pelo Senhor, o justo juiz, que dará essa coroa, “não somente a ele, “mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação”( 2 Tm 4,8).

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário Geral da CNBB

Compartilhar

Dom Eugênio Sales foi autêntica testemunha do Evangelho, diz Papa

Imprimir PDF

O Papa Bento XVI expressou seus sentimentos de pesar pela morte do Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Sales, num telegrama enviado nesta terça-feira, 10.

Dom Eugênio faleceu na noite desta segunda-feira, 9, aos 91 anos, vítima de um infarto enquanto dormia em sua casa no bairro do Sumaré, na capital carioca.

No telegrama enviado ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o Pontífice ressaltou que Dom Eugênio revelou-se “autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo”.

“Recebi a triste notícia do falecimento do venerado Cardeal Eugênio de Araújo Sales, depois de uma longa vida de dedicação à Igreja no Brasil”, disse o Papa no telegrama.

Bento XVI disse ainda dar graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor que, nos seus 70 anos de sacerdócio e 58 de episcopado, procurou apontar a todos a senda da verdade na caridade e do serviço à comunidade, em permanente atenção pelos mais desfavorecidos, na fidelidade ao seu lema episcopal: “Impendam et superimpendar”(gastarei e gastar-me-ei por inteiro por vós).

“Enquanto elevo fervorosas preces para que Deus acolha na sua felicidade eterna este seu servo bom e fiel, envio a essa comunidade arquidiocesana, à Igreja no Brasil e a quantos tomam parte nos sufrágios animados pela esperança da ressurreição, uma confortadora bênção apostólica”, concluiu o Papa.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Telegrama de Bento XVI sobre a morte de Dom Eugênio

Compartilhar

Canal Cristão atinge 7 milhões de Muçulmanos no oriente médio.

Imprimir PDF

 

Zenit

A emissora cristã Sat7 foi criada há dezesseis anos para o público da Turquia, do Irã e do mundo árabe. “Temos certeza de que a ignorância leva ao preconceito e à difusão dos conflitos, e que só a informação honesta pode frear este processo”, declara Kurt Johansen, diretor do escritório europeu da Sat7, sediado em Christiansfeld, Dinamarca, em conversa com a Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Naturalmente, as dificuldades são muitas para um pequeno canal voltado a uma minoria, que, além de tudo, está em constante diminuição, como é a dos cristãos no Oriente Médio e no norte da África. “Os cristãos representam hoje cerca de 4% da população do Oriente Médio”, continua o jornalista. “O resto dos habitantes conhece muito pouco dos cristãos e da religião cristã. O cristianismo ainda é associado frequentemente ao Ocidente, do qual, no geral, os arabes desconfiam”.

A missão do pequeno canal por satélite, cuja sede mundial fica em Nicósia, no Chipre,é atingir o público islâmico e difundir os valores da fé cristã. “É uma tarefa difícil numa região vasta e de maioria muçulmana, onde vivem mais de 200 milhões de pessoas e onde já existem outros 300 canais. Até agora, o nosso esforço está dando certo”.

Os telespectadores habituais da Sat7 são cerca de 7 milhões. O número está crescendo. Os responsáveis pela emissora são as igrejas cristãs do Oriente Médio e do norte da África, que levantam em média 12 milhões de dólares por ano em donativos. A AIS mantém regularmente o canal desde 1999.

A programação vai ao ar durante 24 horas diárias em quatro canais nos idiomas árabe e farsi, e durante quatro horas no canal em turco. A grade inclui talkshows sobre assuntos cotidianos e religiosos, aprofundados por especialistas em cada matéria. Mas o ponto forte da programação são os filmes e documentários inspirados em episódios da bíblia. “No Oriente Médio, a tradição de contar histórias é muito antiga e valorizada”.

Em 2007, foi criado um canal infantil, o Sat7 Kids, com programas de cultura geral e reportagens do mundo árabe. “Nunca entramos em temáticas políticas, nem nas questões internas do mundo árabe”, explica Johansen. “Quando temos que abordar assuntos polêmicos, como o papel da mulher, ficamos bem atentos para não ferir a sensibilidade dos telespectadores”.

Mas a sensibilidade não é a única razão do reconhecimento que a emissora conseguiu das autoridades locais. Mais de dois terços dos funcionários da Sat7 são da região e cerca de 80% dos programas são produzidos no Oriente Médio, em especial no Egito e no Líbano. “Mas nem isto nos garante segurança absoluta. Para muitos, uma TV cristã continua sendo um espinho no pé. Principalmente se ela tem milhões de telespectadores”.

Compartilhar

Cartaz da CF 2013 é apresentado na ExpoCatólica

Imprimir PDF

 

Foi apresentado na noite da última sexta-feira, 6, na ExpoCatólica, em São Paulo, o Cartaz da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude”, e lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

Realizada no auditório Cantareira, do Expo Center Norte, a cerimônia contou com a presença de bispos, autoridades civis, sacerdotes, religiosos, jornalistas e empresários.

Para o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, o cartaz faz um apelo ao jovem para um maior envolvimento na CF 2013 e na preparação da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

“O cartaz coloca em evidência a jovialidade e a alegria. Existem muitos problemas no mundo, mas os jovens olham para frente. E eles têm o direito de olhar com esperança para o futuro. Eu acredito que a Campanha da Fraternidade será uma grande contribuição para que os jovens recebam uma resposta aos seus sonhos”, disse o Cardeal.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, o tema da CF 2013 reforça a opção da Igreja pela juventude.

“Tendo como referência a cruz de Jesus Cristo, o cartaz traz, em primeiro plano, uma jovem que demonstra alegria em resp0nder ao chamado que Deus lhe faz. A Igreja acredita nessa disponibilidade da juventude, nessa resposta do jovem que encontra na sua comunidade a abertura, a provocação e a oportunidade para um serviço à Igreja e à sociedade”, afirmou o bispo.

O diretor geral das Edições CNBB, padre Valdeir Goulart disse que o lançamento oficial será realizado em agosto, em Brasília, junto com o texto base e os subsídios. “Como o cartaz já estava pronto, porque os bispos o escolheram no mês passado, decidimos apresentar na ExpoCatólica, especialmente aos meios de comunicação e aos empresários”, explicou.

A Feira acontece até domingo, dia 8. Vários estandes apresentarão suas empresas e produtos no segmento religioso, no ExpoCenter Norte.

A JMJ Rio2013 também está presente no evento, com as novidades para 27ª Jornada Mundial da Juventude. Durante o evento, foram apresentados detalhes da feira em 2013 – que será no Rio de Janeiro, dias antes da JMJ – palco da realização do “Bote Fé Brasil”, evento oficial na JMJ Rio 2013. O “Bote Fé” é realizado pela CNBB todos os meses nas dioceses por onde passam os Símbolos da JMJ – a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora.

Em 2013, os dois eventos juntos, a ExpoCatólica Rio e Bote Fé Brasil ocuparão 200 mil m² do Centro de Exposições Riocentro, tendo início dentro da programação oficial da Semana Missionária e se estendendo para os dias da Jornada.

Compartilhar

Lançado aplicativo com frases de Dom Bosco para Celulares.

Imprimir PDF

 

 

Acessar de seu telefone celular a mil frases e pensamentos de Dom João Bosco: é a nova aplicação lançada na Espanha pela Congregação Salesiana fundada pelo religioso italiano. A ‘app’ já funciona há alguns dias e traz um motor de busca que procura frases de Dom Bosco segundo a palavra inserida.

“Dom Bosco era um homem de vanguarda – explica a Congregação Salesiana. Era um sacerdote que ia aos cárceres e às ruas, era conhecido por promover um sistema educativo ao serviço dos jovens mais carentes”.

A nova aplicação pode ser baixada no site wwwdonbosco2015.es , e a novidade é a penas uma das muitas lançadas pelos salesianos em vista de 2015, ano em que a Congregação vai celebrar o bicentenário de nascimento de seu fundador.

Uma das iniciativas já apresentadas é a peregrinação da urna com as relíquias do Santo: iniciada em abril de 2009, vai se concluir em 31 de janeiro de 2014, depois de atravessar os cinco continentes e todas as nações onde os salesianos atuam. Até hoje, a urna já esteve na América Latina, Ásia, Oceania, África e Madagascar. De setembro a novembro próximos, estará na Europa ocidental, e em 2013 irá ao norte do continente, retornando no início de 2014 à Itália.
(CM)

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.