Notícias

Igreja Católica poderá aceitar pastores luteranos como sacerdotes.

Imprimir PDF

 

Perto do adversário de 500 anos da Reforma Protestante, declarações do cardeal Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos: Vaticano analisa a possibilidade de ocorrer com pastores luteranos o mesmo que ocorreu com os pastore anglicanos em 2009.

Desde então, cerca de 100 ex-pastores e 8 ex-bispos anglicanos foram recebidos e re-ordenados para servir as congregações católicas, cuidando de um rebanho de aproximadamente 4000 fieis.

Na época do aceite, o documento papal Anglicanorum coetibus estabeleceu as condições de os sacerdotes da Igreja Anglicana serem reconhecidos pelos católicos. “O santo padre buscou uma solução que, na minha opinião, foi bastante aberta, levando em conta que as tradições eclesiásticas e litúrgicas dos anglicanos foram levadas em consideração. Se desejos semelhantes são expressos pelos luteranos, então precisamos refletir sobre eles. No entanto, a iniciativa cabe aos luteranos”.

Caso seja levado adiante, as comunidades anglicanas que desejarem poderá entrar em plena comunhão com a Santa Sé. O movimento de aproximação ocorre principalmente na Alemanha. O cardeal lembra que a “Declaração conjunta sobre da outrina da justificação”, assinada em Augusta, em 1999, por católicos e luteranos foi um grande passo à frente no diálogo.

“Resta-nos agora a tarefa de discutir o aspecto eclesiológico desta declaração conjunta. Sabemos que os evangélicos têm um entendimento diferente dos católicos sobre a Igreja. Não basta simplesmente reconhecermos uns aos outros como Igreja. Precisamos de um amplo diálogo teológico sério sobre o que constitui a essência da Igreja”, disse Koch.

Koch anunciou que, para 2017, aniversário de quinhentos anos da Reforma, o Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos está preparando um comunicado conjunto com a Federação Luterana Mundial.

O cardeal destacou ainda que há um bom diálogo com os membros das igrejas ortodoxas, que estão bastante envolvidos na preparação de um sínodo pan-ortodoxo. “Pessoalmente, estou convencido que, quando isso ocorrer, será um grande passo à frente no diálogo ecumênico. Por isso nós temos que apoiar os esforços dos ortodoxos e ter paciência. Nas comissões ecumênicas, continuamos o diálogo teológico sobre a relação entre a sinodalidade e o primado”, reafirmou.

Durante a entrevista, comentou o cinqüentenário do Concílio Vaticano II, que trouxe algumas mudanças na compreensão vigente de que a Igreja Católica é a única igreja. “Tento ver o Conselho igualmente como uma ruptura, mesmo que de uma maneira muito diferente. O santo padre tem questionado essa compreensão da hermenêutica conciliar e propôs uma hermenêutica da reforma, que une a continuidade e renovação”.

Traduzido e adaptado de Catholic Culture, Zenit e Anglicanink

Compartilhar

Átrio dos Gentios: Mais um encontro da Igreja entre “crentes e não crentes” em Portugal.

Imprimir PDF

 

Eduardo Lourenço, ensaísta, João Lobo Antunes, neurocirurgião e Gianfranco Ravasi, cardeal presidente do Conselho Pontifício da Cultura, organismo do Vaticano, vão inaugurar a primeira sessão portuguesa do «Átrio dos Gentios». A iniciativa vai decorrer entre os dias 16 e 17 de novembro nas cidades de Guimarães e Braga, as capitais europeias da cultura e da juventude em 2012.

O «Átrio dos Gentios», criado pelo Conselho Pontifício da Cultura (CPC) para promover o diálogo entre crentes e não crentes, tem como tema em Portugal «O Valor da Vida». Entre os oradores convidados, estão Assunção Cristas, ministra da agricultura, Fernando Nobre, antigo candidato presidencial, Isabel Jonet, presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares, os escritores Vasco Graça Moura e Valter Hugo Mãe, a poetisa Ana Luísa Amaral e Tolentino Mendonça, padre, poeta e diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Segundo Isabel Varanda, coordenadora geral do evento no nosso país, a iniciativa «pretende ser lugar de encontro e de diálogo entre crentes, não crentes, agnósticos, gentes de diferentes formações científicas, culturais e políticas, e diferentes sensibilidades e confissões religiosas». «No fundo, o que a todos nos move, pelos caminhos da ciência, da fé, da dúvida e da resistência é a busca incessante do significado científico, teológico, ecológico, político, humano, pessoal e íntimo da vida», refere a professora de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, em comunicado enviado à agência Ecclesia.

 

Depois da sua sessão inaugural em Paris, em março de 2011, o «Átrio dos Gentios» já passou por várias cidades europeias. A iniciativa é organizada pelo Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga, em articulação com o CPC.

 

***

O catolicismo está ativo e quer dialogar com o mundo, afirmam os dois responsáveis pela organização em Portugal do Átrio dos Gentios, estrutura do Vaticano que pretende promover o encontro entre crentes e não crentes.

“A Igreja não quis ficar à margem” das atividades das capitais europeias da cultura e juventude, que em 2012 decorrem em Guimarães e Braga, e por isso encontrou “um modo seu de marcar presença” e “de dizer ao mundo que está viva”, refere o cónego José Paulo Abreu na edição de hoje do Semanário Agência ECCLESIA.

O Átrio dos Gentios que a 16 e 17 de novembro se realiza nas duas cidades minhotas é “sociabilidade, partilha, hipótese de abertura e diálogo, sala de todos e para todos, sem preconceitos, para além de raças, de credos, de idades, de filiações”, observa o vigário geral da Arquidiocese de Braga.

O encontro dedicado ao tema “O Valor da Vida” junta “pensadores dos mais variados quadrantes e proveniências: do Vaticano, das universidades, do mundo da arte, do desporto, da música, da filosofia, da literatura”, realça o sacerdote.

A coordenadora geral do Átrio dos Gentios em Portugal, Isabel Varanda, acentua na mesma edição do semanário que o evento “não é ‘uma coisa da Igreja e dos padres’”: “a representação da Igreja como instituição e da religião, em geral, é discreta e proporcional: uns crentes, outros não crentes ou agnósticos”.

“Todos são convidados a sair dos seus espaços habituais de convicção e de reflexão para se encontrarem num átrio, num lugar neutro e acessível a todos”, salienta a professora de Teologia.

A responsável justifica a ausência de especialistas da saúde, medicina ou bioética “que são referência nacional e internacional em algumas das temáticas em discussão” com o facto de a iniciativa querer “ir mais longe do que as referências comuns e do que os nomes expectáveis”.

Participar no Átrio dos Gentios é “sinal de abertura”, “manifestação de sociabilidade” e “vontade de encontro”, nota o cónego José Paulo Abreu, acrescentando que “a diversidade enriquece” e “o debate é sempre uma mais-valia”, na procura de um “rumo” para a vida pessoal e para Portugal.

“No Átrio dos Gentios há chão para toda a gente poder enraizar a sua palavra e fazer ouvir o seu direito e o seu dever à autodeterminação de um projeto de vida e de um estilo de vida à altura do ser humano”, o que “também é exercício e construção da democracia”, aponta Isabel Varanda.

O ensaísta Eduardo Lourenço, o neurocirurgião João Lobo Antunes e o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, intervêm no primeiro dia do encontro, no Grande Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães.

RJM

Compartilhar

Diocese Paulista vai processar autor de foto de modelo seminu dentro de paróquia.

Imprimir PDF

 

Terra

A Igreja Católica vai anunciar nesta quinta-feira as medidas contra o fotografo Márcio Costa, autor de fotos postadas no Facebook mostrando um modelo seminu, com asas de anjo, dentro da Paróquia São Domingos, uma das principais da cidade de Catanduva, a 385 km da capital paulista.Costa fez as fotos sem autorização da igreja.

O modelo aparece apenas de sunga branca, no corredor central, tendo as laterais e o altar como cenário para a foto. Além da paróquia, o fotógrafo usou o cemitério da cidade como cenário para fazer fotos do mesmo modelo. No cemitério, o rapaz está totalmente nu, com as asas, e flores tapando o sexo. Em entrevistas à imprensa, Costa tem dito que as fotos são artísticas, que não tinha intenção de ofender a igreja e que, se precisar, vai pedir desculpas.

A divulgação das fotos causou revolta em fieis católicos, que pedem punição para seu autor. O bispo dom Otacílio Luciano da Silva vai anunciar as medidas em coletiva na tarde desta quinta-feira, disse o advogado da Diocese de Catanduva, Flávio Thomé. Segundo ele, entre as medidas está o ajuizamento de ações civil e penal. “A primeira, para reparação de danos morais para impedir que outras pessoas façam a mesma coisa”, disse. “A outra, penal, pensamos que as autoridades devem agir de ofício pelo ultraje público ao pudor por fotos que mostram o modelo em posições obscenas”, completou Thomé.

“Essas fotos causaram um problema sério, nossos fieis ligaram, estão mesmo indignados com essas fotos e pedem que façamos algo para impedir isso. Até falamos em proibir a divulgação dessas fotos, mas depois vimos que essa decisão era muito radical”, afirmou Thomé. Segundo ele, apesar de ser aberta ao público, a paróquia pertence à Igreja Católica e por isso o fotógrafo precisava de uma autorização para fazer as fotos. “Achamos até que fossem montagens, mas depois vimos que as fotos foram feitas sem autorização alguma”, disse.

As fotos, que já foram retiradas do Facebook, seriam, segundo Costa, parte do material de uma exposição que ele está montando, intitulada “Anjos Caídos”. Segundo ele, as imagens são baseadas no trabalho de um fotógrafo francês David Lachapelle, que usa temas religiosos para compor seu trabalho. Costa disse que as fotos são artísticas e que jamais tentou ofender a igreja e que, se soubesse da repercussão, jamais faria as fotos. O fotógrafo também disse que pretende pedir desculpas à igreja pelos transtorno

Compartilhar

Referendos aprovam “casamento” gay e maconha em Estados nos EUA.

Imprimir PDF

 

BBC

Eleitores nos Estados americanos de Maine e Maryland aprovaram, em um referendo realizado na terça-feira, o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Já Washington e Colorado votaram pela legalização da maconha, como droga recreativa.

Diversos referendos foram realizados em Estados do país no mesmo dia em que americanos foram às urnas para escolher o presidente americano. Na corrida à Casa Branca, Barack Obama venceu a disputa contra o republicano Mitt Romney.

Tanto o Colorado quanto Washington permitirão posse de até 28 gramas de maconha. No caso do Colorado, o uso da droga em espaços públicos é permitido, mas os cidadãos terão direito de cultivar até seis pés de maconha em casa.O casamento gay já é permitido em seis Estados americanos, mas esta foi a primeira vez que a medida foi aprovada em um referendo, pelo voto popular, e não apenas através do processo legislativo e judiciário.

Já em Washington, os eleitores aprovaram um sistema de licenças estatais que serão emitidas a produtores de maconha. Em Massachusetts, um referendo aprovou o uso medicinal da maconha.

Na terça-feira, foram realizados 176 referendos em 38 dos 50 Estados americanos. Na Califórnia, eleitores votaram uma proposta para por fim à pena de morte, mas o resultado ainda não foi divulgado.

Entre os assuntos que foram votados, estão a obrigatoriedade de indicar nos rótulos de alimentos a presença de ingredientes geneticamente modificados na Califórnia, o direito a decidir pela própria morte em Massachusetts e o uso obrigatório de preservativos por “atores” pornôs em Hollywood.

Compartilhar

Doutrina ao alcance do mouse

Imprimir PDF

 


Proposta de formação online na Doutrina Social da Igreja

ROMA, quarta-feira, 31 de outubro de 2012 (ZENIT.org) - Com base em anos de experiência na organização de cursos presenciais sobre a Doutrina Social da Igreja, realizados em parceria com o Instituto Pastoral Redemptor Hominis, da Pontifícia Universidade Lateranense, será lançado em 5 de novembro de 2012 um novo curso online.

O curso é aberto a empresários, acadêmicos, executivos e profissionais.

Para informações:

Fundação Centesimus Annus - Pro Pontifice

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Site: http://centesimusannus.elearning.e-topia.biz

Fonte: http://www.zenit.org/article-31673?l=portuguese


Compartilhar

Arquidiocese de Miami inicia campanha para vítimas do Sandy em Cuba

Imprimir PDF

 

(ACI/EWTN Noticias).- A Arquidiocese de Miami (Estados Unidos), iniciou uma campanha para recolher doações a favor dos danificados pelo furacão Sandy que deixou devastada a cidade de Santiago de Cuba.

Segundo a imprensa internacional, a Arquidiocese informou que os recursos arrecadados se destinarão a “assistir às vítimas em Santiago de Cuba e outras áreas” afetadas. Recordou que “o último relatório afirma que mais de 330.000 pessoas foram evacuadas e ainda não há cifras definitivas sobre os danos nos setores residenciais, na agricultura e infraestruturas”.

O Arcebispo de Miami, Dom Thomas Wenski, coordenará o envio com o Cáritas dos Estados Unidos.

Por sua parte, o diretor executivo do Catholic Charities de Miami, Richard Turcotte, pediu realizar as doações através do site: www.ccadm.org

Compartilhar

Imagem de Nossa Senhora fica intacta depois da devastadora passagem do furacão Sandy nos EUA

Imprimir PDF

 

Imagem da Virgem Maria em meio aos escombros no bairro Breezy Point of Queens, NY, terça-feira. Fogo destruiu pelo menos 80 casas lá como Sandy atingiu a comunidade à beira-mar.

 

Como não sei falar e muito menos ler o idioma inglês, recorri ao Google. Dá para compreender o quanto o povo americano está sofrendo e as informações da tragédia na tradução.

Hoje o Papa, em Roma, rezou pelas vítimas desse furacão, Sandy, que passou pelo Caribe e vai em direção ao Canadá. Nós também somos chamados a rezar por eles também.

Leia a matéria do jornal The Wall Street Journal

_____________________________

Marcha Megastorm Sandy de destruição ceifou pelo menos 43 vidas em os EUA e deixou mais de oito milhões de pessoas sem energia elétrica na terça-feira tarde, em uma das maiores tempestades já para golpear a costa leste.

Diminuída, mas ainda perigoso, a tempestade agitou todo Pensilvânia na terça-feira em um arco em direção Canadá e os EUA nordeste começou seu lento processo de recuperação. Em Nova York, os mercados financeiros se esperava para retomar a negociação quarta-feira, apesar de grandes pedaços da cidade estão sem eletricidade e sua vasta rede de metrôs permanece ociosas por inundações histórico.

Ao amanhecer terça-feira no rastro da tempestade de destroços, que começou a expor histórias de heroísmo e tragédia, decisões ruins e golpes de sorte.

New Jersey tomou um golpe particularmente grave. Partes do calçadão famoso Atlantic City foram reduzidas a estilhaços, a cidade cassino em si, mas tudo submerso. A Seaside montanha russa Parque estava torcido no Oceano Atlântico. Inúmeras casas foram danificadas ou destruídas.

“O nível de devastação no Jersey Shore é impensável”, o governador Chris Christie disse em uma coletiva de imprensa.

Em Broad Channel, em Nova York, uma mãe de 29 anos de idade, foi forçado a mergulhar e nadar para fora da janela da frente de sua casa com sua filha de 8 anos de idade. Peças de West Virginia foram forçados a cavar a partir de três metros de neve. Em Long Island, um homem acendeu um fogo de artifício que ele confundiu com uma vela, e soprou a mão dele, segundo a polícia. E, em Freeport, NY, Nicole Smith evacuado e depois voltou para casa para encontrar um barco em seu gramado.Ela pediu transeuntes por US $ 5 para tirar uma foto.

O entulho disse a um conto de como a segurança poderia ser evasivo no caminho da tempestade. Uma menina de 13 anos foi encontrado morto, de pijama, um bloco de sua desbotada Staten Island casa, um menino de 11 anos e um amigo dele de 13 anos de idade, foram esmagados debaixo de uma árvore que atingiu um casa no subúrbio de Nova York, Westchester County.

No bairro de Nova York de Queens, uma vez que os ventos tinham acalmado manhã terça-feira, Joe Jordan entrei fora descalço para avaliar o quão mal a tempestade tinha danificado seu bairro de longa data, Breezy Point. Durante a noite, um incêndio tinha nivelado mais de 100 casas, dezenas de outras foram arrancadas de seus alicerces pela tempestade.

Lei mais AQUI

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.