Notícias

Vaticano rechaça que a ONU apresente a pílula do dia seguinte como “produto salva-vidas”

Imprimir PDF

pppildoraonu230513O site ACIDIGITAL informou nesta sexta-feira (24 de maio de 2013) que Dom Zygmunt Zimowski, chefe da Delegação da Santa Sé para 66º Assembleia Mundial da Saúde, afirmou que a Igreja “compartilha plenamente o objetivo de reduzir a perda de vidas humanas e de prevenir as doenças”, mas não aceita o fato de querem apresentar a pílula do dia seguinte como se fosse um “produto salva-vidas”, uma vez que uma de suas consequências é de abortar um ser concebido.

Dom Zimowski advertiu que o Relatório do Secretariado e a Resolução proposta pelo Comitê Executivo propõem entre os “produtos salva-vidas para as mulheres e as crianças”, a pílula do dia seguinte.

“Enquanto algumas destas recomendações são realmente salva-vidas, aquela da ‘contracepção de emergência’ dificilmente poderia ser considerada tal, já que é bem conhecido que quando a concepção ocorreu, algumas substâncias empregadas na ‘contracepção de emergência’ produzem um efeito abortivo”.

“Para minha delegação, é totalmente inaceitável referir-se a um produto médico que constitui um ataque direto à vida da criança in utero, como se fosse um ‘produto salva-vidas’ e, pior ainda, estimular ‘uma maior utilização destas substâncias em todas as partes do mundo”.

Ressaltou ainda que a prevenção se deve realizar com medidas “respeitosas da vida e da dignidade das mães e das crianças, em todas as fases da vida, desde a concepção até a morte natural”.

O prelado também destacou que se queira “dar prioridade à saúde para a próxima formulação dos objetivos de desenvolvimento global”. Disse que “a Santa Sé está firmemente convencida de que a proposta de uma cobertura universal como objetivo de uma política para a saúde e o desenvolvimento é o modo mais seguro de enfrentar uma ampla série de problemas ligados à saúde”.

Nesse sentido, recordou que saúde e o desenvolvimento estão unidos. Entretanto, esclareceu que o desenvolvimento deve ser integral e não um simples crescimento econômico. “A saúde e o desenvolvimento devem ser integrais a fim de responder plenamente às necessidades de cada ser humano”, afirmou.

“A característica essencial de um desenvolvimento ‘autêntico’ é que deve ser ‘integral’, assim que deve promover o bem de cada pessoa em sua totalidade, quer dizer, em cada uma de suas dimensões; portanto, o cuidado e a assistência em campo sanitário, assim como o desenvolvimento, devem estar orientados ao estado espiritual da pessoa, além dos fatores físicos, emotivos, econômicos e sociais que influem em seu bem-estar”, explicou.

Por fim, indicou que  “a delegação da Santa Sé acolhe favoravelmente a proposta de um Plano de Ação Global para o controle das doenças não transmissíveis 2013-2020″, que reconhece “o papel fundamental da sociedade civil, incluídas as organizações confessionais, na mobilização e na implicação das famílias e da comunidade”.

“Nossa delegação é consciente que as organizações e as instituições de matriz católica, em todo mundo, já se comprometeram para empreender estas ações a nível global, regional e local”..

“Nossa humilde contribuição a esta ação virá também da Conferência Internacional que se realizará no Vaticano de 21 a 23 de novembro de 2013, cujo tema será: ‘A Igreja ao serviço da pessoa idosa doente: o cuidado das pessoas afetadas por patologias neurodegenerativas’”.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25458

Compartilhar

Reconhecido segundo milagre por intercessão de João Paulo II

Imprimir PDF

A comissão teológica da Congregação para a Causa dos Santos aprovou o segundo milagre atribuído à intercessão de João Paulo II. O beato é também um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 por ter sido reconhecidamente um amigo dos jovens e por ter instituído as Jornadas.

O reconhecimento do segundo milagre abre caminho para a canonização do Papa polonês. No entanto, antes é necessário que seja aprovado por uma comissão de Cardeais e Bispos e ter o decreto assinado pelo Papa Francisco. Não foi informada a natureza deste segundo milagre.

A notícia da aprovação do segundo milagre já provocou reações em Cracóvia, onde o Arcebispo Stanislau Dziwisz, ex-secretário de João Paulo II, afirmou “existir muita esperança de que a canonização ocorra no domingo 20 de outubro”, recordando que é a data em que se celebra o 35º aniversário da eleição de Wojtyla. O Arcebispo Dziwisz foi recebido pelo Papa Francisco no Vaticano no último sábado. (JE)

O Cardeal Karol Wojtyla foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978. No dia 22, celebrou a missa de início de pontificado.

Compartilhar

Leia mais...

Vaticano proíbe padre francês “maçom” de exercer sacerdócio.

Imprimir PDF

Padre Pascal Vesin, da paróquia de Santa-Ana de Arly-Montjoie, em Megève, continuará a ser padre “mas sem o direito de exercer”, disse um porta-voz.

De acordo com um comunicado, esta decisão foi tomada “a pedido de Roma”. O padre Vesin “pertence a uma loja do Grande Oriente de França desde 2001″, sublinha o texto.

“Informado em 2010 através de fonte anônima, o bispo questionou o interessado, que negou. Em 2011, foi pedido a Vesin para deixar a maçonaria (…) o interessado escolheu a ‘liberdade absoluta de consciência’ – de acordo com a fórmula consagrada – e afirmou a intenção de manter a dupla escolha”, explica o comunicado.

Em março, a Congregação para a Doutrina da Fé, responsável por estas questões na Cúria Romana, exigiu a saída do padre. Informado sobre esta posição, o padre Vesin reiterou a vontade de continuar a pertencer à maçonaria.

O bispo informou Vesin das consequências da escolha. “Nada é definitivo”, sublinhou a diocese, acrescentando que “a pena, dita ‘medicinal’, pode ser levantada”.

Na ausência do padre Vesin, cabe ao vigário-geral da diocese assegurar os serviços religiosos da paróquia. “Ele estará em Megève durante o fim de semana para explicar a decisão do bispo aos paroquianos”, disse um porta-voz.

Diário Digital

Compartilhar

Papa vai inaugurar polo de atendimento a dependentes químicos

Imprimir PDF

O tratamento da dependência química no Rio de Janeiro terá um novo impulso após a Jornada Mundial da Juventude. Durante o evento, no dia 24 de julho, o papa Francisco vai inaugurar o Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI), que deverá atender os dependentes no período de crise.

O polo é parte integrante das ações de legado social da Jornada Mundial da Juventude, de acordo com o vigário episcopal para a Caridade Social e diretor do setor de Legado Social do COL, cônego Manuel de Oliveira Manangão. “Se houver necessidade de internação, o hospital vai oferecer os leitos para a crise”, explicou.

O PAI funcionará em um dos prédios do Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus (HSF), na Tijuca. O espaço é voltado para o tratamento psiquiátrico, com atenção especial aos dependentes químicos, inclusive do crack.

O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, disse acreditar que o PAI será determinante para o tratamento da dependência química. “O Rio de Janeiro necessitava de um centro integrado de atendimento que oferecesse a oportunidade de recuperação para os dependentes químicos e tratamento aos que sofrem de transtornos psiquiátricos. Quantas famílias estão sendo destruídas, especialmente pelo uso do crack. Tenho a certeza de que o PAI-HSF será o legado social da Jornada Mundial da Juventude”, disse.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e a Arquidiocese do Rio. O polo contará com uma equipe médica especializada para o atendimento. “O PAI terá como pilar o Hospital. O trabalho em conjunto é fundamental para um melhor resultado no tratamento”, explicou o Frei Francisco Belotti, superintendente da Associação, do Hospital e idealizador do Polo.

Segundo ele, o objetivo é dar um tratamento digno a todos que sofram de um transtorno psiquiátrico e recuperar os dependentes químicos. Após o período de internação, que poderá ser entre três e 30 dias, o paciente continuará o tratamento em comunidades terapêuticas. Serão cerca de 70 leitos em uma estrutura de 2 mil m².

Para o diretor do hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus, frei Isaac Prudêncio, o mais importante é a importância social do polo. “Esse é o legado da Jornada. Tem uma importância total. Nós vendo a importância para o Rio de Janeiro nesse quesito. É um dos pontos mais crítico”, complementa.

Legado Social

Está sendo estruturada uma rede de entidades religiosas para atuar na prevenção ao uso de drogas e tratamento de dependentes. Serão quatro frentes de trabalho, de acordo com o cônego Manuel de Oliveira Manangão. De acordo com ele, as comunidades terapêuticas católicas atendem hoje entre 150 e 200 dependentes.

“A rede é construída pelas pastorais e por todas as entidades ligadas à questão da drogadição, todas as comunidades terapêuticas”, destacou Manangão. O grupo já inclui 22 comunidades terapêuticas católicas no Rio de Janeiro. Entre elas, estão a Pastoral da Sobriedade, a Casa do Menor e as comunidades católicas como Shalom, Maranathá, Toca de Assis e Aliança Missionária.

A primeira etapa, segundo ele, é a prevenção, trabalho realizado pelas entidades e pastorais. Os já dependentes são identificados através de uma triagem e encaminhados para um ambulatório no momento da crise ou para acompanhamento à distância. A última fase é o estabelecimento de um ponto de apoio após a saída da crise.

Compartilhar

Cardeal Schoenborn afirma acreditar que “Sinais especiais” levaram Cardeais a elegerem Bergoglio

Imprimir PDF

1_0_693841O site da Radio Vaticano publicou uma notícia na segunda-feira, 20/05/13, informando que o Cardeal Arcebispo de Viena, Christoph Schoenborn, num encontro organizado pela anglicana ‘Holy Trinity Brompton Church’, revelou que ‘sinais’ especiais guiaram os Cardeais reunidos no Conclave na escolha de Bergoglio, segundo o site CatholicCulture.org.

O Cardeal revelou que observou que somente a intercessão do Espírito Santo poderia explicar os rumos que tomaram o conclave, que foi encerrado em tão pouco tempo, e ainda ter elegido o Cardeal de Buenos Aires, cujo nome não era um dos favoritos. Dom Schoenborn, também muito ligado ao Papa emérito Bento XVI, disse acreditar que muitos Cardeais tenham recebido sinais que sugeriram a eles que Bergoglio era o escolhido.

“Nós fomos guiados pelo Espírito Santo em direção àquele homem que estava sentado no último canto da Capela Sistina: este homem é um escolhido” – disse o Cardeal -, indicando, em seguida, dois fortes sinais a nível pessoal que indicavam Bergoglio: “de um dos sinais posso falar – explicou -, do outro não, pois ocorreu no Conclave. Trataram-se de verdadeiros sinais, através os quais o Senhor me indicava: ‘É ele’”.

O prelado ainda contou que uma das ‘indicações’ que recebeu, fora do Conclave, ocorreu após a missa ‘Pro eligendo Pontifice’, celebrada na Basílica de São Pedro na manhã de 12 de março: “encontrei um casal amigo de latino-americanos, fora da Basílica e lhes pedi: ‘Vocês tem o Espírito Santo, poderiam me dar um conselho para o Conclave que iniciará em poucas horas?’ A mulher então me sussurrou no ouvido: ‘Bergoglio’, esta é a indicação do Espírito Santo”.

Fonte: http://pt.radiovaticana.va/news/2013/05/20/card._schoenborn:_sinais_especiais_levaram_cardeais_a_elege/bra-693841

Compartilhar

Holanda: Milagre Eucarístico de Alkmaar

Imprimir PDF

viewO site Gaudium Press publicou um artigo nesta terça-feira (21 de maio de 2013), no qual trazemos a voces nesse dia de Corpus Cristi, para narrar e trazer ao conhecimento das pessoas, o Milagre Eucarístico de Alkmaar, ocorrido no século XV.

Vale a pena conhecer essa história:

Folquert era um jovem rico, que morava na cidade de Alkmaa, na Holanda. Seus pais investiam em seus estudos, mas como era um jovem rebelde, vivia escondido, entregue aos prazeres mundanos, a bebedeiras e jogos de azar.

Contudo, seguindo seu temperamento rebelde, o jovem Folquert ingressa no Exército de Jacobo de Baviera. Chegou a participar da batalha de Hoorn, na qual matou muita gente.

Acredita-se que após esse episódio, traumatizado e atormentado por sua má conduta, o jovem resolve voltar aos estudos, só que desta vez, com o intuito de se tornar sacerdote.

Em 1429, celebrou sua primeira Missa na Igreja de São Lourenço em Alkmaar. Contudo, considerava-se um sacerdote indigno, pois havia escondido de seus superiores o fato de ter matado muita gente; de repente, por achar que não o ordenariam se descobrissem este segredo.

Pois bem, depois da consagração, ao tomar o sangue de Cristo, deixou cair 3 gotas em sua casula, que deixaram-na manchada de sangue. Ao final da Missa, ainda nervoso e apreensivo, resolveu recortar o pedaço de tecido que estava manchado e queimar. Para sua surpresa, milagrosamente, o fogo não conseguia destruí-lo. Com medo, o sacerdote decidiu esconder o tecido manchado atrás do altar.

Passado alguns anos, um capitão de navio enfrentava uma tempestade violenta perto da Costa. Inclusive, sentia que o navio iria afundar, e que a morte estava próxima. Então, em meio a angústia durante a tormenta, um anjo apareceu e contou-lhe o milagre que havia acontecido em 1429 e que se ele prometesse revelar o local onde estava a relíquia, o anjo o livraria da tempestade. E assim foi feito.

O pároco encontrou o tecido, relatou o fato ao bispo de Utrecht o qual declarou a autenticidade do milagre e para que tão preciosa relíquia fosse devidamente venerada mandou forjar um anjo de prata que segura nas mãos o pedaço da casula.
Depois de 1566 as autoridades municipais protestantes proibiram o culto católico das relíquias. Para evitar que fosse profanada, ou destruída, esteve escondida durante muitos anos até que por volta de 1885 o bispo de Haarlem, Mons. Gaspar Bottemanne, retomou a veneração da Santa relíquia Em 1902 foi feito uma nova imagem do anjo, desta vez em prata de melhor qualidade.
A partir de então a relíquia fica exposta todos os domingos aos olhos dos fiéis num altar lateral da igreja, conhecido como o Santo Altar do Sangre Consagrado.

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/46907-O-milagre-Eucaristico-de-Alkmaar#ixzz2Tx6I8T2K

Compartilhar

Papa Francisco concluirá o mês de Maria rezando o terço com os fiéis na Praça de São Pedro

Imprimir PDF

pppaparosario170513O site ACIDIGITAL (17 de maio de 2013) informou que o Papa Francisco quer encerrar o mês que a Igreja dedica a Nossa Senhora, com uma multitudinária oração do Santo Terço com os fiéis em Roma.

Essa atividade terá início às 20h, dia 31 de maio, e durante a oração, uma imagem da Virgem irá percorrer em procissão o lugar para recolher simbolicamente as preces dos fiéis.

“Todos estão convidados a participar… Esperamos a todos na oração conclusiva do mês Mariano”, animou o Vigário Geral da Diocese de Roma, Cardeal Angelo Comastri, através de um comunicado difundido pela Sala de Imprensa da Santa Sé em 13 de maio.

Em seu convite o Cardeal Comastri também recorda algumas figuras importantes da Igreja,  entre eles o Beato João Paulo II, quem assegurava que o Terço era sua oração “predileta e maravilhosa em sua simplicidade e em sua profundidade. Porque por trás das palavras ‘Ave Maria’ passam ante os olhos da alma os principais episódios da vida de Jesus Cristo”.

Além disso, recordou que a Beata Madre Teresa de Calcutá, também estava acostumada a levantar o Terço e repetir sempre “eu sou uma pobre mulher que reza. Rezando Deus põe em meu coração Seu amor, e eu vou e o doo a todos os pobres que encontro em meu caminho. Orem, e também obrará assim em vós”.

Espera-se uma grande participação, e será a segunda ocasião em que Francisco reza o Terço com os fiéis de Roma.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25422

Compartilhar

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.