Notícias

Papa Francisco não terá perfil no Facebook, pelo menos por enquanto.

Imprimir PDF

PapaFrancisco107

No Vaticano, por enquanto, decidiram arquivar a hipótese principalmente pelas dificuldades com relação ao controle de materiais impróprios.

O Papa Francisco não terá um perfil próprio no Facebook, pelo menos por enquanto. Foi o que explicaram fontes oficiais da Santa Sé à agência Ansa, depois que rumores da imprensa davam como iminente o desembarque do pontífice na conhecida rede social digital.

O Vaticano estava estudando a possibilidade de criar um perfil para o papa, como fizera com o Twitter mas, depois de uma atenta análise por parte da Cúria Romana e dos especialistas encarregados, chegou-se à conclusão de não fazer nada por enquanto.

Durante a operação dos escritórios técnicos do Vaticano, teriam surgido muitas dificuldades práticas, especialmente com relação ao controle de materiais impróprios. A equipe de cientistas da computação encarregados de seguir o procedimento teria evidenciado que seria muito difícil impedir uma eventual tentativa de publicação no perfil de mensagens e conteúdos ofensivos ou impróprios pelos usuários da rede.

Impulso ao perfil do Twitter

Por razões de oportunidade, portanto, os órgãos de comunicação do Vaticano, por enquanto, decidiram arquivar a hipótese do papa no Facebook. A comunicação online do Papa Francisco, porém, continuará se centrando no perfil do Twitter, @Pontifex, que, nas várias línguas, conta com mais de 12 milhões de seguidores.

Além disso, a rede ama o Papa Francisco, que, além do grande número de seguidores registrado no Twitter, também foi o personagem do ano para a internet e é quem tem o maior número de buscas mensais no Google.

Compartilhar

Primeiro grande desafio de João Paulo II foi a Teologia da Libertação, afirma Bento XVI

Imprimir PDF

ppsratzingerjphh2014O site ACI informou na última sexta-feira (07/03/14), que em uma entrevista concedida ao jornalista polonês Wlodzimierz Redzioch, a primeira após a sua renúncia ao ministério petrino, o Papa Emérito fala sobre sua amizade e trabalho com o Papa polonês, e assinala que “desmascarar uma falsa ideia de libertação” contida na Teologia marxista da Libertação foi o primeiro grande desafio do beato ao ser eleito Sumo Pontífice. A entrevista será publicada em abril no livro “Ao lado de João Paulo II”, de autoria de Redzioch, por ocasião da canonização do Papa Peregrino.

Na extensa conversa com Wlodzimierz Redzioch, colaborador da revista Inside the Vatican, o Papa Emérito afirma que o primeiro grande desafio foi a Teologia da Libertação e recorda a postura de Karol Wojtyla: “João Paulo II nos guiou, por um lado a desmascarar uma falsa ideia de libertação, e por outro, a expor a autêntica vocação da Igreja na libertação do homem”.

O Papa Ratzinger afirmou ainda que “Somente a partir de sua relação com Deus podemos entender Karol Wojtyla”.Bento XVI recorda ainda que a amizade com  Karol Wojtyla teve início em 1978 no Conclave que elegeu o Papa polonês. Embora os dois já se conhecessem desde o tempo do Concílio Vaticano II, o contato frequente ocorreu depois que Wojtyla tornou-se Papa.

“Percebi (na época do Concílio) o fascínio humano que dele emanava, e da maneira como ele pregava, pude ver o quanto era profundamente unido a Deus”, conta o bispo emérito de Roma.

Ao trabalhar com João Paulo II como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Ratzinger conta que o trabalho com o Papa sempre foi marcado pelo afeto e colaboração.
“(…) Me sustentava com uma fidelidade e uma bondade absolutamente incompreensíveis”, relatou.

No final da entrevista, assinala a nota divulgada por Canção Nova Notícias com Rádio Vaticano, o Papa Emérito afirma que sempre conta com a intercessão do futuro santo.

“Eu não podia e não deveria tentar imitá-lo, mas eu tentei continuar a sua herança e o seu trabalho, o melhor que pude. Estou certo de que ainda hoje a sua bondade me acompanha e ele me protege com a  sua bênção”, conclui.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=26804

Compartilhar

Influente e famoso pastor protestante sueco converte-se ao catolicismo e deixa sua igreja depois de 30 anos de pastoreio

Imprimir PDF

ht_30_03_ue

Um influente pastor protestante na Suécia anunciou no domingo que se vai converter ao Catolicismo, juntamente com a sua mulher. 

Ulf Ekman fundou e liderou, durante mais de 30 anos, uma igreja de grandes dimensões na Suécia. Ao longo desse tempo enviou missionários para dezenas de países, fundou a maior escola bíblica e construiu a maior igreja da Escandinávia, fundou um programa de media com estações de televisão nos cinco continentes e publicou livros em mais de 60 línguas. 

A sua Igreja, Palavra da Vida, tem mais de 3000 membros permanentes, uma escola com mais de mil alunos e pelo menos 12 pastores ao serviço. 

Ekman, que era conhecido também como “pastor de pastores”, pela influência que tinha sobre ministros protestantes, chocou grande parte dos seus seguidores durante uma homilia no passado domingo, ao anunciar que depois de longa reflexão tinha decidido entrar para a Igreja Católica. 

Num comunicado publicado no site do seu ministério, Ekman escreve que nos seus contatos com a Igreja Católica: “Encontramos um grande amor por Jesus e uma teologia sã, fundada na Bíblia em dogma clássico. Experienciamos a riqueza da vida sacramental. Vimos a lógica de ter uma estrutura sólida de sacerdócio, que mantém a fé da Igreja e a passa de uma geração para a seguinte. Encontramos uma força moral e ética consistente que que se atreve a enfrentar a opinião pública, e uma simpatia para com os pobres e fracos.” 

Ekman conclui dizendo que um dos passos decisivos foi ter entrado em contato com representante de movimentos carismáticos católicos, grupos que no seu estilo de celebração estão próximos dos protestantes, mas que se encontram em comunhão com Roma

O casal deixa claro que a decisão diz respeito unicamente a eles e que “nem faria sentido” terem tentado fazer uma integração de toda a “Palavra de Vida” na Igreja Católica.

A entrada de Ekman para a Igreja Católica é um fato muito significativo num país muito descristianizado. Embora a maioria dos suecos pertença, nominalmente, à Igreja da Suécia, que é de tradição luterana, sondagens revelam que apenas 18% da população acredita em Deus de uma forma compatível com o Cristianismo. Apenas 2% da população é católica.

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=141573

Compartilhar

Igreja protestante promove culto em que os participantes não precisam sair de seus carros.

Imprimir PDF

drive-in-church

Os antigos cinemas “drive in” fizeram sucesso exibindo filmes em telões que as pessoas poderiam acompanhar no conforto e privacidade de seus carros.

Recentemente, a Christian Church de Daytona Beach, na Flórida, tem atraído muitas pessoas para os cultos dominicais no estilo drive-in. Ela adquiriu o espaço de um desses antigos cinemas e o adaptou para que os interessados pudessem acompanhar o culto estacionados. Basta sintonizar o rádio na frequência certa e acompanhar as músicas e o sermão.

O pastor Bob Kemp-Baird comemora a receptividade da iniciativa que completa agora dois anos.

Obviamente a ideia vem sendo criticada pois afastaria os fiéis da chamada “comunhão cristã”, mas pessoa como Shirley Oenbrink aprovam. Ela lutou durante mais de um ano contra um câncer e, devido à fraqueza que sentia por causa da quimioterapia, mal conseguia sair da cama, muito menos ficar em um banco da igreja. Foi nos cultos drive-in que ela buscou apoio espiritual.

Para Russell e Teresa Fry, que são cegos, a maioria das igrejas não levava em conta suas limitações. Agora, eles simplesmente pedem que alguém dirija o carro deles até a igreja. Para eles, a Igreja é um lugar seguro para as pessoas que precisam de maior privacidade.

Outros membros dizem que a abordagem é perfeita para aqueles que têm dificuldade para andar ou para os que têm crianças agitadas, que podem correr no campo enquanto os pais ouvem o sermão. Outros dizem que a experiência de se ouvir a voz de Deus enquanto sentem a brisa do oceano e sol da Flórida é incomparável. Há quem goste da igreja pois podem levar os cães de estimação para o culto.

Durante os cultos, existe um espaço interno mais tradicional para quem deseja ver o andamento do culto. Os que ficam do lado de fora são convidados a ter uma maior interação humana reunindo-se no salão social, que fica em um prédio anexo.

 Com informações NPR.

Compartilhar

Qumran: anunciada a descoberta RECENTE de mais nove rolos dos chamados ‘Manuscritos do Mar Morto’

Imprimir PDF

manuscrito

Durante o seminário “A história das grutas de Qumran”, (próximas ao Mar Morto, em Israel) organizado pela Faculdade de Teologia de Lugano, na Suíça, foi anunciada a descoberta recente de mais nove rolos dos chamados Manuscritos do Mar Morto, guardados em 3 recipientes. Os Manuscritos do Mar Morto são fragmentos de textos da Torah, ou pedaços da literatura judaica, de cerca de 2 mil anos de idade. Os rolos foram encontrados em recipientes mantidos no Museu de Israel, na seção artefatos de Qumran.

Os recipientes já haviam sido retirados das grutas de Qumran na época das escavações de 1952 – realizadas pelo arqueólogo dominicano Roland de Vaux -, mas não tinham sido abertos ainda. Eles foram examinados pela Autoridade de Antiguidades de Israel usando uma técnica fotográfica especial, indicando que em cada recipiente se encontravam 3 rolos. O material encontrado é extremamente frágil, por isso se requer uma grande perícia para removê-lo dos recipientes, processo que certamente levará algum tempo.

Independentemente das especulações fantasiosas, espera-se que os manuscritos contenham os textos tradicionais da Torá (o primeiro conjunto dos cinco livros da Bíblia), provavelmente alguns versos do Deuteronômio. 

Compartilhar

Filme “Son of God”, que narra a história de Jesus Cristo, já é um dos mais assistidos do ano nos EUA.

Imprimir PDF

SonofGod

Em cartaz há apenas uma semana, o filme Son of God  (Filho de Deus) dos diretores Mark Burnett e Roma Downey sobre a vida de Jesus Cristo, no qual o renomeado ator mexicano, Eduardo Verástegui, é produtor e dublador da voz de Jesus na versão em espanhol do filme, já alcançou os 26.5 milhões de dólares, sendo um dos mais assistidos deste ano até o momento.

Burnett disse ao canal Fox News que “nas últimas semanas, cerca de 500 mil entradas para Son of God  foram compradas por adiantado, por igrejas, empresas e cidadãos vários”.

Movieguide, um dos sites mais acessados de qualificação de filmes, assinalou que a produção cativa “o amor e a Graça de Deus ao dar a seu único filho: Jesus!. A mensagem do filme muda vidas”.

Son of God foi estreada nos Estados Unidos na sexta-feira passada, 28 de fevereiro, em 3260 salas de Cinemas do país, tanto em inglês como em espanhol.

Em fevereiro deste ano o Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gómez, recomendou aos que fiéis vejam o filme e disse ainda que, através da Arquidiocese, nove mil entradas foram doadas anonimamente.

Verástegui assinalou em um entrevista concedida ao canal Univisión que “o filme é uma grande historia de um homem que mudou o tempo, o calendário e a história. Não houve um homem na história da humanidade que tenha tido tanto impacto e tanta influência como Jesus Cristo”.

Para saber quando a produção será exibida em uma sala de cinema de seu país, ingresse em: http://sharesonofgod.com/es/Individual

Compartilhar

Siria: Formalizadas restrições aos cristãos em Raqqah. “Conversão ao islã ou inimigos a serem combatidos”

Imprimir PDF

bskyb_image_211604_v1_261212_world_map_of_syria_raqqa_province_online_1_400x240

Os cristãos sírios pedem nossa intercessão contínua e constante pelo seu país após a formalização de regras de submissão por um grupo extremista no controle da cidade de Raqqah.

As medidas incluem que os cristãos devem pagar um imposto especial, conhecido como jizya, devem conduzir seus ritos religiosos a portas fechadas somente em locais de culto e de maneira não visíveis nem audíveis para os muçulmanos. Além disso, símbolos cristãos não podem estar visíveis. Em público, os cristãos têm de respeitar o horário comercial, os códigos de vestimenta e regulamentos de alimentação islâmicos. Os cristãos também não terão permissão para restaurar ou reparar os prédios de igrejas ou mosteiros que foram danificados – seja por danos colaterais na guerra civil ou mesmo por atos deliberados de profanação.

As regras foram emitidas pelo Estado Islâmico do Iraque e ash-Sham (ISIS) e redigidas como um contrato e tiveram que ser assinadas por líderes da comunidade cristã. Posteriormente, o contrato foi publicado em sites extremistas.

As regras formalizaram o sistema que tem funcionado informalmente desde que o ISIS assumiu o controle da cidade. O contrato dá aos cristãos a opção de se converter ao islamismo, cumprir as estipulações do contrato ou se colocarem na posição de inimigos do Islã que precisam ser combatidos. 

No início de 2011 Raqqah tinha uma população de aproximadamente 300.000 habitantes, dos quais estima-se que 3000 (ou seja, 1%) era de cristãos.

A crise síria continua a desafiar as classificações simplistas. Um desenvolvimento dentro da complexidade é a recente intensificação dos conflitos entre elementos extremistas contra os numerosos grupos armados de oposição ao governo do presidente Assad. No início desta semana, após um ataque suicida atribuído ao ISIS que matou um líder islâmico, a Frente Al-Nusra emitiu um ultimato de cinco dias contra ISIS. A Frente al-Nusra exigiu que o ISIS parasse seus ataques contra outros grupos de oposição e aceitasse a mediação de um grupo de clérigos. O ultimato reflete a preocupação profunda que as posições extremistas do ISIS estejam prejudicando o esforço global para derrotar o governo. Algumas fontes reportam que as forças do ISIS enfrentaram ataque direto de outros grupos de oposição nas últimas semanas.

Ps. ISIS é como é chamado o o Estado Islâmico no Iraque e na Síria e ISIL o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, em algumas fontes, a diferença é devida ao fato de que em árabe ash-Sham pode significar tanto a Síria como o Levante em geral.

________________________
FONTE: Middle East Concern

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.