Notícias

Arqueólogo italiano poderia ter encontrado a tumba de São Felipe Apóstolo na Turquia

Imprimir PDF

Lisboa, 28 Jul. 11 / 03:15 pm (ACI)

O arqueólogo Francesco d’Andria afirmou esta quarta-feira ter encontrado na Turquia o túmulo de São Felipe, um dos doze apóstolos de Jesus, após anos de escavações em Pamukkale, na zona oeste do país.
O jornal vaticano L’Osservatore Romano, considera «provável» esta descoberta.

“Há 12 anos que tentamos encontrar o túmulo de São Felipe. Finalmente a encontramos entre os escombros de uma igreja que escavávamos há cerca de um mês”, disse Francesco d’Andria, professor de arqueologia e história da arte grega e romana na Universidade de Salento, na Itália em declarações reunidas pela agência Ecclesia do episcopado português.

Compartilhar

Leia mais...

Liquefação do sangue de São Pantaleão atrai milhares de fiéis à Espanha

Imprimir PDF

MADRI, 28 Jul. 11 / 02:45 pm (ACI)

Milhares de fiéis foram nesta quarta-feira ao Mosteiro da Encarnação em Madri (Espanha), para presenciar a liquefação do sangue de São Pantaleão, contida em uma ampola, para venerar assim o relicário que contém uma parte do osso do santo.

São Pantaleão, oriundo de Nicomedia (Turquia), foi um médico cristão assassinado por causa da fé em 27 de julho do 305 por ordem do imperador romano Dioclesiano. A ampola maior que contém seu sangue se encontra em Ravello (Itália), da qual foi extraída a porção que se conserva no mosteiro espanhol.

Compartilhar

Leia mais...

Bento XVI retomará as audiências gerais das quarta-feiras

Imprimir PDF

Vaticano, 28 Jul. 11 / 11:02 am (ACI)

Ainda durante seu período de repouso na residência pontifícia de Castel Gandolfo, Bento XVI anunciou que as Audiências Gerais das quartas-feiras serão retomadas a partir de 3 de agosto.

Segundo assinala hoje (28) a rádio Vaticano, “rurante esses encontros semanais, Bento XVI deu início, em 4 de maio, a um novo ciclo de catequese sobre a oração, convidando os fiéis a rezarem sempre, pois esse ato não pode ser banalizado”.

Compartilhar

Leia mais...

JMJ Madrid 2011 já é a jornada dos recordes, afirmam em Portugal

Imprimir PDF

Lisboa, 26 Jul. 11 / 03:19 pm (ACI)

A última edição do semanário da Agência Ecclesia do episcopado publicada hoje (26), destaca algumas cifras que fazem da JMJ Madrid 2011 a Jornada dos recordes, começando pelo número recorde de participantes nesta edição.

Segundo Ecclesia, o mais alto número de inscrições já registrado (mais de 400 mil jovens), a presença inédita na internet e redes sociais e a repetição da Espanha como país sede do evento, são algumas das cifras que marcam esta edição das Jornadas Mundiais da Juventude criadas pelo Beato João Paulo II na década de 80.

Compartilhar

Leia mais...

Bento XVI nomeia dois novos bispos para o Brasil

Imprimir PDF
 

Vaticano, 27 Jul. 11 / 03:16 pm (ACI)

Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 27, Dom Manoel dos Reis de Farias como novo bispo da diocese de Petrolina (PE), até então o prelado era bispo de Patos, na Paraíba. O Papa nomeou também o monsenhor Gilson Andrade da Silva, 44, até agora reitor do Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, na diocese de Petrópolis como bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador, na Bahia.

Segundo informou a CNBB, o novo bispo de Petrolina, Dom Manoel dos Reis de Farias, nasceu no dia 23 de abril de 1946, em Orobó (PE). Foi ordenado padre em 6 de janeiro de 1983. Em agosto de 2001, foi nomeado bispo da diocese de Patos e recebeu a ordenação episcopal no dia 10 de novembro do mesmo ano.

Dom Manoel tem uma especialização em Direito Canônico e seu lema episcopal é “Servir na unidade”. Ele sucede a Dom Paulo Cardoso da Silva, de 76 anos, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa, por atingir o limite de idade de 75 anos estabelecido pelo Código de Direito Canônico.

O Mons. Gilson de Andrade nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro de 1966 e foi ordenado sacerdote no dia 4 de agosto de 1991. Cursou filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, e teologia na Universidade de Navarra, na Espanha, tendo sido aluno do Colégio Eclesiástico Internacional Bidasoa (em Pamplona, Espanha).

Com mestrado em teologia pela Pontifícia Universidade della Santa Croce, em Roma, mons. Gilson foi vice-reitor do Seminário Nossa Senhora do Divino Amor, de Petrópolis; vigário paroquial da paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Petrópolis; professor no Seminário e na Universidade Católica de Petrópolis; diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Petrópolis, informou também a CNBB.

Atualmente, mons. Gilson é reitor do Seminário, membro do Conselho Pastoral Diocesano, coordenador diocesano da Pastoral da Juventude e presidente da Associação Mantenedora das Faculdades Católicas Petropolitanas (UCP).

Segundo a assessoria de comunicação da arquidiocese de Salvador, mons. Gilson será ordenado bispo no dia 24 de setembro, às 10h, na catedral de Petrópolis e chegará a Salvador no dia 8 de outubro.

fonte: ACI

Compartilhar

CNBB recebe representante da cismática Associação Patriótica Chinesa

Imprimir PDF
 

   

BRASILIA, 19 Jul. 11 / 01:49 pm (ACI)

No mesmo dia em que a Associação Patriótica Católica Chinesa (APC), um órgão subordinado ao governo comunista que rejeita a autoridade do Vaticano, ordenava um bispo sem a permissão do Papa, o Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner recebeu na sede da entidade uma delegação de funcionários do governo chinês encabeçada pelo Sr. Jiang Jianyong, vice-ministro para Assuntos Religiosos do governo da China, o órgão estatal encarregado de supervisionar as atividades da APC.

Segundo a nota preparada pela CNBB (e logo retirada do seu site e blog oficiais) na sexta-feira 15 de julho, o objetivo da visita do vice-ministro e outros 11 funcionários do governo chinês foi o de “conhecer o trabalho realizado pela Igreja Católica no Brasil” e “propor um intercâmbio entre as duas Conferências Episcopais”.

Compartilhar

Leia mais...

Pequim prepara nova ordenação episcopal ilícita

Imprimir PDF

Para a diocese de Harbin

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 19 de julho de 2011 (ZENIT.org) – As autoridades chinesas anunciaram que continuarão as ordenações ilícitas de bispos, sem mandato do Papa, apesar de a Santa Sé ter confirmado a excomunhão do último bispo ordenado nestas circunstâncias.

Depois das três ordenações ilegais dos últimos 3 meses, um novo bispo ilegítimo “oficial” - ou seja, reconhecido pela Associação Patriótica dos católicos chineses – deveria ser ordenado nos próximos dias na diocese de Harbin, cujo território cobre a província de Heilongjiang, no norte do país, segundo informou Églises d'Asie.

Nesta província, já existe um bispo “não-oficial”, Dom Wei Jingyi, pastor da diocese de Qiqihar, figura conhecida entre a comunidade “clandestina” pelos seus esforços de reconciliação com os bispos “oficiais”, continua informando a agência das Missões Estrangeiras de Paris.

O candidato eleito para a ordenação ilícita parece ser, segundo esta fonte, o Pe. Yue Fusheng, de 47 anos, “administrador” da diocese há vários anos.

Em dezembro passado, na reunião realizada em Pequim, ele foi eleito como um dos vice-presidentes da Associação Patriótica e recentemente havia sido eleito bispo de Harbin, em uma dessas eleições cujos resultados são conhecidos com antecipação pelas autoridades comunistas. Roma lhe comunicou que sua candidatura ao episcopado não é aprovada pelo Papa.

“Segundo diferentes observadores, esta nova ordenação ilícita será a oportunidade para ver até onde estão dispostas a chegar as autoridades chinesas para obrigar os bispos que contam tanto com o reconhecimento de Roma como com o de Pequim a participar da cerimônia”, escreve Églises d'Asie.

A última ordenação em Shantou, de 14 de julho, havia dado lugar a cenas nas quais se havia visto a polícia buscar, usando a força das armas, bispos que haviam se escondido para escapar das autoridades.

No documento da Santa Sé, declarando excomungado o bispo ilegítimo, são reconhecidos como “meritórios diante de Deus” estes atos de resistência, que merecem o “apreço de toda a Igreja”. “A mesma consideração se aplica também aos sacerdotes, pessoas consagradas e cristãos que defenderam seus pastores, acompanhando-os nestes difíceis momentos, mediante a oração, e compartilhando seu íntimo sofrimento”, afirmava o comunicado vaticano.

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.