Notícias

Próxima Jornada da Juventude será em 2013 no Rio de Janeiro

Imprimir PDF

 A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será realizada no Rio de Janeiro dentro de dois anos, em 2013, e não no prazo de três, como vinha ocorrendo nas últimas edições, confirmaram à Agência Efe fontes Vaticanas.

O anúncio do Rio de Janeiro como sede do próximo encontro mundial dos jovens católicos será feito pelo papa Bento XVI em 21 de agosto em Madri, ao fim da Jornada Mundial da Juventude deste ano que ocorre na capital espanhola.

Desde a JMJ de Toronto (Canadá) em 2002, os encontros de Colônia, Sydney e Madri realizaram-se a cada três anos. Agora volta ao intervalo de dois anos, devido neste caso, segundo as mesmas fontes, ao fato de em 2014 o Brasil ser sede da Copa do Mundo de Futebol, para não coincidir dois eventos.

A Jornada Mundial da Juventude foi criada em 1984, quando ao fim do Ano Santo da Redenção, o papa João Paulo II entregou uma cruz de madeira de quatro metros de altura aos jovens convidando-os a levá-la por todo o mundo.

Cidade do Vaticano, (EFE).

Desde então, os encontros ocorreram em Roma (1985), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (Espanha) em 1989; Czestochowa (Polônia) em 1991; Denver (Colorado, Estados Unidos) em 1993; Manila em 1995, Paris em 1997; Roma novamente durante o Jubileu 2000, e Toronto em 2002.

Colônia (Alemanha) recebeu o evento em 2005, Sydney (Austrália) em 2008 e Madri, será sede em 2011.  

Compartilhar

Santa Sé: pais têm direito a ensinar sexualidade

Imprimir PDF

Diz que as famílias não podem esquivar de suas responsabilidades

A política da ONU sobre a juventude deverá respeitar o direito dos pais de educar seus filhos, incluindo a questão da sexualidade humana e "saúde reprodutiva", afirma um representante da Santa Sé.

Dom Francis Chullikatt, observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, disse isso em seu discurso na recente reunião de alto nível das Nações Unidas sobre a juventude.

"Todos os jovens devem ser educados no ambiente em que podem crescer e aprender, isto é, numa comunidade e sociedade caracterizada pela paz e a harmonia, livre de violência e discórdia. Cada um dos filhos, para desfrutar de um desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade, deve crescer num ambiente familiar, em uma atmosfera de felicidade, amor e compreensão”, disse o arcebispo.

O representante da Santa Sé explicou que esse tipo de ambiente "promoverá o bem e a responsabilidade do cidadão, que é essencial para o bem comum da humanidade".

A responsabilidade e o respeito pelos outros é aprendido em uma família, disse Dom Chullikatt.

"A família desempenha um papel importante na educação das crianças, no desenvolvimento de suas habilidades e na formação e aquisição de valores éticos e espirituais que estejam profundamente enraizados na paz, liberdade e dignidade e igualdade de todos os homens e mulheres”, afirmou.

"A família, fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher, é o grupo de união fundamental da sociedade, e o Estado e a sociedade devem garantir sua proteção."

Educação

O arcebispo, de 58 anos, lembrou à ONU que "os pais – pai e mãe juntos – têm a responsabilidade primeira de educar e ajudar os seus filhos a crescerem, para se tornarem bons cidadãos e líderes."

"Os pais não podem esquivar desta responsabilidade", disse.

E os Estados – acrescentou o prelado – "são chamados, de acordo com instrumentos internacionais, a respeitar essas responsabilidades, direitos e deveres dos pais neste sentido."

"As políticas de juventude, programas, planos de ação e compromissos assumidos pelos Estados membros devem respeitar plenamente o papel dos pais no bem-estar de seus filhos e sua educação", disse o representante da Santa Sé, "incluindo a questão da sexualidade humana e a chamada ‘saúde reprodutiva’, que não deveria incluir o aborto.”

--- --- --- 

Na internet, fala completa do arcebispo (em inglês): www.zenit.org/article-33172?l=english

NOVA YORK, sexta-feira, 29 de julho, 2011 (ZENIT.org

Compartilhar

Parceria entre Vaticano e laboratório incentiva pesquisa com células-tronco adultas

Imprimir PDF

 

Como bem sabemos, a Igreja Católica se opõe à pesquisa com células-tronco embrionárias, e vive sendo criticada por isso, como se os católicos fossem insensíveis ao sofrimento de quem tem alguma doença que poderia ser curada com algum tratamento que empregasse essas células.

Mas, como também sabemos (embora alguns façam questão de ignorar), o Vaticano encoraja as pesquisas com células-tronco adultas, que vêm se mostrando muito mais promissoras que as embrionárias.

Gareth Watkins/Reuters

Gareth Watkins/Reuters / É curioso ver como muitos que criticam a Igreja por sua oposição à pesquisa com embriões fazem questão de ignorar o incentivo que ela dá à pesquisa com células-tronco adultas.É curioso ver como muitos que criticam a Igreja por sua oposição à pesquisa com embriões fazem questão de ignorar o incentivo que ela dá à pesquisa com células-tronco adultas.

Esse encorajamento, no entanto, assume uma forma mais concreta naparceria do Vaticano, por meio do Pontifício Conselho para a Cultura, com o laboratório norte-americano NeoStem, conta Tom Gallagher, do National Catholic Report. Uma

fundação mantida pela NeoStem e o projeto Science, Tecnology and the Ontological Quest (Stoq, parceria do Pontifício Conselho para a Cultura com seis universidades) são os responsáveis por colocar em prática a parceria.

Robin Smith, CEO da NeoStem, explica que a parceria tem quatro objetivos: influenciar a opinião pública a respeito de células-tronco, promover o avanço da pesquisa com células-tronco adultas, criar programas de Bioética em universidades e escolas de ensino médio, e treinar membros do clero e da academia em relação aos temas de bioética envolvendo células-tronco.

Um dos frutos da parceria é o congresso “Adult Stem Cells: Science and the Future of Man and Culture”, que será realizado em Roma, entre 9 e 11 de novembro deste ano.Também ontem, Cathy Lynn Grossman, do USA Today, blogou sobre uma sabatina realizada na terça-feira com o geneticista Francis Collins, autor de A linguagem de Deus e diretor dos National Institutes of Health norte-americano.

Collins defendeu a pesquisa com células-tronco embrionárias, mas, se a descrição da sabatina no blog é precisa, eu considero que Collins partiu de uma premissa falsa: a de que só existem duas opções, destruir os embriões para fazer pesquisa ou jogá-los no lixo. Além de haver outras alternativas (que custam caro aos laboratórios, como manter os embriões congelados), nenhuma das duas opções (destruir para pesquisa ou mandar pelo ralo) é aceitável, e tampouco resolve o problema de fundo, que é a indústria milionária de criação de embriões por atacado.

Compartilhar

Evangélicos usam agora os ” Clowns ” para evangelizar.

Imprimir PDF

Fonte: Christian Post

O evangelização está rompendo os limites das pregações e encontros. Depois das músicas e teatro, os clowns, comuns em orfanatos e hospitais, são a nova ferramenta usada para levar a palavra de Deus a todos os lugares.

Todo mundo se pergunta: Mas clown não significa apenas palhaçoem inglês? Podeaté ser, no entanto, esse estilo de arte difere um pouco.

O palhaço é aquele colorido comum em circos, com roupas folgadas e faz trapalhadas como cair no chão, usando o extremo ridículo para alegrar a platéia.

O clown é divido em dois tipos: o branco, mais intelectual e sério, comanda seu parceiro e dá ordens que costumam colocar o outro em apuros; já o segundo tipo, o augusto, é mais inocente, caracterizado no perdedor que cai na astúcia do branco, mas por fim, sempre sai das situações mostrando o triunfo do bem sobre o mal.

Compartilhar

Leia mais...

Homem em coma por 32 anos “volta” e diz que ouvia tudo ao seu redor.

Imprimir PDF

Já pensou passar 23 anos de sua vida em um quarto de hospital? Esse é o caso de Rom Houben, enquanto médicos pensavam que ele estava em coma, Houben escutava e ouvia tudo à sua volta, mas não conseguia se comunicar com os médicos.

O paciente Rom Houben, internado em um hospital na Bélgica, tinha 23 anos quando sofreu um acidente de carro que o deixou completamente paralisado, foi submetido a vários exames normalmente utilizados para diagnosticar o coma, baseados em respostas motoras, verbais e oculares. Ele, no entanto, escutava e via tudo o que acontecia à sua volta, sem conseguir se comunicar com médicos, familiares e amigos.

Apenas alguns meses atrás, exames com aparelhos de tomografia de última geração mostraram que seu cérebro estava funcionando de maneira praticamente normal.

Compartilhar

Leia mais...

181 mil alemães abandonaram oficialmente o catolicismo em 2010.

Imprimir PDF

Mais de 181 mil alemães abandonaram oficialmente a religião católica em 2010,um ano marcado por vários escândalos de pedofilia envolvendo a Igreja, segundo um relatório da Conferência dos Bispos da Alemanha, divulgado hoje, noticia a AFP.

A conclusão deste relatório baseia-se no número de alemães que deixou de pagar o imposto religioso, cobrado pelo Estado alemão.

Compartilhar

Leia mais...

55% são contra união de homossexuais, aponta Pesquisa nacional

Imprimir PDF

 

O STF reconhece a união entre pessoas do mesmo sexo.Mais da maioria da população brasileira, exatos 55%, é contrária ao casamento gay.

A união entre pessoas de mesmo sexo foi reconhecida pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A mesma parcela é contra a adoção de crianças por casais homossexuais.

A pesquisa do Ibope Inteligência identifica que as pessoas menos incomodadas com o tema são as mulheres, os mais jovens, os mais escolarizados e as classes mais altas.

Compartilhar

Leia mais...

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.