Notícias

Igreja é instituição mais confiável na América Latina, afirma pesquisa.

Imprimir PDF

 

Embora em queda, a igreja é a instituição na qual os latino-americanos mais confiam, mostra pesquisa do Latinobarômetro de 2011. Em 1996, ano da primeira medição, 76% dos latinos confiavam na igreja, índice que este ano ficou em 64%.

A informação é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC).

Os chilenos são os mais desconfiados em relação à igreja e é no Chile onde esse índice apresenta a maior queda percentual. Em 1995, 80% dos chilenos apontaram a igreja como a instituição mais confiável. Em 2009, esse percentual caiu 13% e em 2011 apenas 38% ainda têm a igreja como digna de confiança.

Esse queda abrupta, analisa o Latinobarômetro, está relacionada com escândalos envolvendo sacerdotes em denúncias relacionadas à sexualidade. Paraguaios, com 78%, brasileiros, com 76%, bolivianos, com 74%, são os povos que mais confiam na igreja, bem acima da média regional, que é de 64%.

De modo geral, o Latinobarômetro constata uma queda generalizada da confiança de latinos em relação às instituições. A exceção são os governos, que experimentaram crescimento, de 1995 a 2011 vinculado aos processos de democratização. Em 1998, esse índice era de 28%. Em 2011, subiu para 40%.

O Latinobarômetro ouviu 20,2 mil latino-americanos, em 18 países, de 15 de julho a 16 de agosto, com mostras que podem ter uma margem de erro de 3% por país. O estudo é realizado pela Corporação Latinobarômetro, uma ONG sem fins lucrativos, com sede em Santiago do Chile.

Compartilhar

Paquistão, pais Muçulmano da Ásia, proíbe mensagens de celular com o nome de Jesus Cristo.

Imprimir PDF

Estadão

A agência de Comunicação do Paquistão vai começar a monitorar as mensagens de texto (SMS) via celular, e vai bloquear algumas com conteúdo considerado “obsceno” e entre as palavras proíbidas está o nome de Jesus Cristo.

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 18, pelo porta-voz da operadora Telenor Pakistan, Anjum Nida Rahman, que explicou que a ordem faz parte de uma tentativa da agência reguladora de bloquear mensagens de spam.

Algumas palavras foram bloqueadas por serem termos sexualmente explícitos e outras por serem xingamentos como “idiota”. Na lista de palavras bloqueadas que não há uma razão óbvia está “Jesus Cristo”, “faróis dianteiros” e “absorvente”, segundo informou a Associated Press que teve acesso à lista de 1.500 palavras em inglês e também em urdu.

A carta foi datada no dia 14 de novembro e as empresas têm sete dias para garantir o cumprimento dela, bloqueando todos os SMS que conterem essas palavras. À AP o porta-voz da Telenor disse que sua empresa estava discutindo como proceder. “É uma grande questão, então está sendo examinada com cuidado por todos os pontos de vista”, disse Rahman.

A agência reguladora disse que essa ordem está baseada em uma lei de 1996 que impede que as pessoas enviem informações “falsas, fabricadas, indecentes ou obscenas” por meio de sistemas de telecomunicações. Nessa mesma lei está escrito que a liberdade de expressão pode ser restringida “pelo interesse da glória do Islã”.

Compartilhar

Menino com síndrome de down comove milhares no Facebook falando a favor da vida

Imprimir PDF

 REDAÇÃO CENTRAL, 31 Out. 11 / 01:49 pm (ACI/EWTN Noticias)

Uma fotografia na qual se aprecia um sorridente menino com síndrome de down sustentando um pôster com um breve "resumo" de sua vida comoveu usuários do Facebook por seu tocante testemunho.

Na foto se aprecia ao pequeno sustentando um pôster que, em inglês, diz o seguinte:

"Talvez não seja perfeito
mas sou feliz.
Sou obra das mãos de Deus
Estou feito a sua imagem
E sou abençoado
Faço parte de 10 por cento de meninos
com Síndrome de Down
que sobreviveu o Roe vs.Wade" (decisão que despenalizou o aborto nos EUA).

Desde a sentença favorável ao aborto no caso Roe vs. Wade, 90 por cento das crianças com síndrome de down perecem no ventre materno por causa desta prática anti-vida.

A fotografia faz parte de uma campanha titulada "We can end abortion" (Podemos pôr fim ao aborto) promovida pelo site pró-vida LifeSiteNews.

Para ver a publicação original viste:

http://www.facebook.com/pages/We-cão-end-abortion/165284543530775#!/photo.php?fbid=232331486826080&set=pu.165284543530775&type=1&theater

Compartilhar

Arquidiocese do Rio realiza Festival Halleluya em preparação à JMJ Rio 2013

Imprimir PDF
 
 
 
 

RIO DE JANEIRO, 22 Nov. 11 / 12:31 pm (ACI)

Com a expectativa de reunir um numeroso de grupo de jovens em preparação para a vinda do Papa Bento XVI à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013, a Arquidiocese do Rio traz para a cidade o maior evento nacional de música católica: o Festival Halleluya, que este ano terá por tema “Solte a sua voz”. O Halleluya será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, das 15h às 23h, no Parque Quinta da Boa Vista. A entrada será gratuita.

O Halleluya surgiu na cidade de Fortaleza, em 1997, organizado pela Comunidade Shalom, e já na sua primeira edição atraiu um público de 40 mil pessoas. Este ano o número de participantes vindos de todas as partes do Brasil e também do exterior chegou a 900 mil durante os cinco dias de festa na capital do Ceará. O evento também foi realizado em várias capitais brasileiras e em outros países como Israel, França, Inglaterra, Itália.
 

Compartilhar

Leia mais...

EUA terão Ordinariato para ex-anglicanos que querem ser sacerdotes.

Imprimir PDF


Rádio Vaticano

O Cardeal Donald Wuerl, arcebispo de Washington, anunciou segunda-feira que será erigido nos Estados Unidos um novo Ordinariato para ex-anglicanos. O primeiro foi constituído em janeiro deste ano para o território de Inglaterra e Gales.

Dom Donald Wuerl informou ainda que conforme as disposições da Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus, de Bento XVI, o Ordinariato será estabelecido em 1º de janeiro de 2012, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. No mesmo dia, será nomeado o primeiro ordinário.

O anúncio foi feito no âmbito da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), em andamento esta semana em Baltimore.

Em seu discurso, o arcebispo informou que a Congregação para a Doutrina da Fé recebeu um total de 67 expedientes de clérigos anglicanos que querem ser ordenados sacerdotes na Igreja Católica. Deles, 35 já receberam o ‘nihil obstat’ do dicastério romano, o que lhes permite passar à segunda etapa, que inclui a verificação de antecedentes penais, a avaliação psicológica e a obtenção de um ‘votum’ do bispo católico de onde o candidato reside e de sua autoridade eclesiástica anglicana, se possível.

O Cardeal Wuerl explicou também aos bispos que “se novo o Ordinário for casado, poderá ser ordenado sacerdote, mas não bispo”. E deu outras indicações: a ordenação de sacerdotes do Ordinariato deverá ser realizada por “um de nós” e, portanto, dado que os ex-anglicanos que se converterem em sacerdotes católicos “viverão e servirão em uma de nossas dioceses, apesar de pertencerem ao Ordinariato, espero que cada um de nós se ofereça para ordená-los”.
(CM)

Compartilhar

Ateus americanos: Outdoor põe Jesus ao lado de Netuno e Papai Noel como “mais um mito”.

Imprimir PDF

A

Os ateus americanos devem estar mesmo preocupados com o povo cristão. Só assim se explica a posição da Associação Ateus Americanos que voltou a usar Jesus Cristo para tentar desacreditá-lo. Agora eles colocaram Jesus ao lado de Netuno, Papai Noel e do diabo em um outdoor que será inaugurado no dia 11 de dezembro perto do túnel Lincoln, em Nova Jersey. Pelo local, passam 120 mil carros por dia.

A campanha pergunta “que mitos você vê?”, reproduzindo o dado de uma pesquisa segundo o qual 37 milhões de americanos sabem o que é um mito quando o vê.

Blair Scott, diretor de comunicações da associação, afirmou que o objetivo do outdoor não é ofender ninguém, embora saiba que os cristãos vão se sentir ofendidos.

Fonte: Paulopes, via American Atheists.

Compartilhar

Precisamos evitar dois extremos: de ver o demônio em tudo e de não acreditar nele

Imprimir PDF

Um exorcista fala


Por Thácio Siqueira

SÃO PAULO, quarta-feira, 16 de novembro, 2011 (ZENIT.org) – Dos dias 11 ao 15 de novembro realizou-se na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, São Paulo,  um acampamento de cura e libertação que contou com a participação do fundador da Canção Nova, padre Jonas Abib e de outros sacerdotes missionários da obra. Especialmente esteve presente o padre Rufos Pereira, exorcista indiano, que dirigiu a maioria das palestras e orações.

Nas conferências, de forma simples e serena, por meio de explicações do evangelho e de experiências do seu ministério ensinou como lidar com a força do Mal. “Antes de rezar pedindo a libertação precisamos, acima de tudo, perdoar quem nos feriu, sem isso não acontece a cura, não acontece libertação”, dizia o padre Rufos.

Compartilhar

Leia mais...