Últimas Notícias

Jovem reage e “volta à vida” após morte cerebral diagnosticada por 4 médicos.

Imprimir PDF

 

Um adolescente se recuperou totalmente após ter morte cerebral diagnosticada por quatro médicos em Coventry, no Reino Unido. Os especialistas consideraram o caso de Steven Thorpe “realmente único”.

As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

O caso ocorreu em 2008 e foi divulgado pelo jornal. Thorpe, então com 17 anos, estava com dois amigos em um carro que se envolveu em um acidente. Um dos amigos morreu e o adolescente acabou em coma induzido em um hospital da cidade.

Os médicos afirmaram que o jovem teve morte cerebral e chegaram a perguntar aos pais se queriam doar os órgãos. Foi o pai de Thorpe que insistiu para os médicos refazerem os exames porque acreditava que seu filho sobreviveria.

Ele chegou a contratar uma neurologista para ter uma nova opinião. Foi somente quando a doutora Julia Piper – aquela contratada pelo pai – examinou o adolescente, que foram descobertos sinais muito fracos do cérebro. Os médicos decidiram retirar o paciente do coma induzido para ver se ele se recuperaria.

Cinco semanas depois, Thorpe surpreendeu os médicos e recebeu alta. “Meu pai acreditou que eu ainda estava lá”, diz o jovem, que hoje, com 21 anos, é trainee em uma empresa. Thorpe passou por quatro operações para reconstruir sua face. Além disso, fez fisioterapia para melhorar os movimentos do braço esquerdo.

O hospital afirma ao jornal que “os ferimentos no cérebro de Steven foram extremamente críticos e diversos exames de tomografia computadorizada indicaram que o dano era praticamente irreversível. Contudo, os times de especialistas continuaram a dar suporte apesar do momento crítico e estamos satisfeitos em ver Steven recuperado e fazendo progresso contra todas as probabilidades. Ele é realmente um caso único.”

Compartilhar

CNBB aprova comissão para acompanhar reforma do Código Penal

Imprimir PDF

 

Brasília, segunda-feira 30 de Abril de 2012 (Gaudium Press) - Os bispos brasileiros aprovaram. ao final de sua 50º Assembleia Geral, a criação de uma comissão que acompanhará o trabalho da reforma do Código Penal Brasileiro, que está sendo realizada por um grupo de juristas do Senado Federal desde outubro de 2011.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esta comissão deve se fazer presente, pois alguns juristas que foram designados para revisar o código "não apenas são a favor da descriminalização do aborto, mas também da eutanásia".

A CNBB informou também que, de acordo com alguns membros de diversos grupos pró-vidas, "o que deveria ser uma reforma do Código Penal para solucionar os problemas de segurança do povo brasileiro está se tornando o mais puro ativismo em favor da legalização do aborto.

A respeito disso, o presidente da Comissão Episcopal de Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, declarou que como se trata de tema abrangente e delicado, as questões levantadas por alguns setores preocupam a Igreja: aqueles que defendem a redução da maioridade penal, a pena de morte, a descriminalização do aborto e alguns outros temas que não levam em conta em primeiro lugar a pessoa humana".

Nota da CNBB
A vontade de acompanhar a revisão do Código Penal Brasileiro foi expressa pela CNBB por meio de nota. Nela, os prelados reconhecem a necessidade de se reformar e incorporar elementos novos ao Código, aprovado em 1940, mas afirmam estar preocupados com algumas propostas relativas "aos capítulos que tratam sobre os crimes contra a vida e contra o patrimônio".

Segundo os prelados, a revisão do Código "requer amplo diálogo com a sociedade" e a "efetiva participação dos diversos segmentos sociais em sua elaboração". A CNBB pede também para que os redatores do novo Código, "considerem que toda lei deve ser elaborada, a partir do respeito aos direitos humanos [...]".

"Esperamos que o sentido de justiça, a serviço do bem maior - a pessoa humana - anime a todos nesta tarefa, inspirados na palavra do Beato João Paulo II: "A justiça sozinha não basta; e pode mesmo chegar a negar-se a si própria, se não se abrir àquela força mais profunda que é o amor" (Mensagem para o Dia Mundial da Paz - 2004)", destacaram os bispos na nota.

Por fim, os prelados pediram "que o Espírito Santo ilumine o coração e a mente dos legisladores, Senadores e Deputados Federais, sobre quem invocamos também a proteção de Nossa Senhora Aparecida, para que, em comunhão com todos os brasileiros, busquem realizar o que Jesus Cristo nos indica como promessa e tarefa: "Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundancia" (Jo 10,10)". (BD/JS)

Compartilhar

Dom Gilson presidiu a missa de ordenação dos três novos padres para Diocese de Petrópolis

Imprimir PDF

 

02

Durante a procissão de entrada, os três diáconos que em seguida são ordenados sacerdotes.

A ordenação dos três novos padres da Diocese de Petrópolis – Padre Ludemir Leonardo Teodoro, Padre Luiz Carlos Vitorino e Padre Moisés H. Fragoso de Souza – aconteceu domingo, na Catedral São Pedro de Alcântara, que estava lotada com a presença de amigos e familiares, além de todo clero diocesano e sacerdotes vindos de outras regiões. A missa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva. No inicio da celebração, Dom Gilson manifestou sua alegria, pois acompanhou a formação dos novos padres, quando era reitor do Seminário Diocesano de Petrópolis, lembrando que um de seus últimos atos como reitor, foi apresenta-los para ordenação diaconal.

Uma visão da Catedral de Petrópolis, lotada por amigos e familiares dos novos sacerdotes.

O Administrador Diocesano, Monsenhor Paulo Daher agradeceu a disposição de Dom Gilson, comentando que “esta ordenação tem uma característica toda especial, pois é algo raro um bispo ordenar sacerdote, jovens formados por ele, quando reitor. É um momento de grande alegria”. Monsenhor Paulo Daher agradeceu aos novos sacerdotes a entrega deles ao ministério sacerdotal, frisando que toda a Diocese está feliz ao recebe-los para que possam atuar nas comunidades anunciando Cristo.

Inicio do ato de ordenação presidido por Dom Gilson.

Em sua homilia, Dom Gilson Andrade, fazendo uma referência ao evangelho de domingo, que falava do Bom Pastor, frisou que os novos sacerdotes foram chamados para serem pastores no meio do povo. Ele ainda lembrou que Jesus Cristo é o grande pastor, aquele que permanente está cuidando de toda humanidade e seu maior gesto de cuidador, foi a entrega de sua vida. “Na entrega de suas vidas para o seguimento de Cristo, os homens podem ver as mãos de Deus no meio deles”, frisou o bispo auxiliar de São Salvador.

Padre Luiz Carlos

Padre Ludemir Leonardo

Padre Moisés Fragoso

Compartilhar

Igreja Católica toma medidas contra ladrões de hóstias

Imprimir PDF


Em algumas igrejas o tabernáculo é esvaziado e deixado aberto,
a fim de serem protegidos contra o roubo.

Roma, quinta-feira, 26 de Abril de 2012 (Gaudium Press) - Há vários meses a Igreja Católica na Itália vem sendo atacada por pessoas que agindo de má fé, roubam a Santíssima Eucaristia das mais diversas formas, seja quebrando tabernáculos, furtando cibórios com hóstias consagradas ou ainda aproveitando da facilidade da comunhão na mão.

Os objetivos são ainda discutidos pelas autoridades locais: serão sacrilégios deliberados por alguma religião ou seita, ou os ladrões pretendem utilizar as hóstias em missas negras?

Algumas comunidades católicas se sentiram forçadas a tomar contra-medidas. Em algumas igrejas o tabernáculo é esvaziado e deixado aberto, a fim de serem protegidos contra o roubo.

O Arcebispo de Monreale, Dom Salvatore DiCristina, declarou que o "Santíssimo será mantido em um local mais seguro, por isso será armazenado em um cofre".

Dom Velasio De Paolis, Cardeal e canonista, explicou que os sacrilégios contra a Eucaristia estão entre os mais graves dos delitos e os que os praticam recebem a condenação de excomunhão "latae sententiae", que só pode ser levantada pela Santa Sé.

Dom Paolis sublinha que até mesmo a comunhão na mão oferece um risco maior de que hóstias consagradas possam ser roubadas, profanadas ou mantidas para fins sacrílegos. (EPC)

Com informações de Una Voce Brasil.

Compartilhar

Encontrados no Santo Sudário restos de unguentos de 2 mil anos atrás

Imprimir PDF

 

Valência, 01 de maio de 2012 (ACIDIGITAL) - A investigadora italiana Marzia Boi assegurou nesta segunda-feira, 30 de abril, em Valência que os restos de pólen encontrados no Santo Sudário de Turim não só correspondem com os que foram se depositando fortuitamente no tecido ao longo da história, mas também guardam uma correspondência "com os dos unguentos e flores que se utilizavam para ritos funerários há 2.000 anos", informou a Arquidiocese de Valência em um comunicado.

O trabalho da pesquisadora, exposto no Congresso Internacional sobre o Santo Sudário que se celebra em Valência, se acrescenta a outros estudos apresentados neste simpósio que mostram a compatibilidade entre o corpo envolvido com a Síndone e o de Jesus Cristo.

Em sua exposição, Marzia Boi, que trabalha no laboratório de Botânica do departamento de Biologia da Universidade das Ilhas Balear, argumentou também que no Evangelho se descreve que a sepultura de Jesus foi realizada com honras de reis, "o que implicava a preparação do cadáver com bálsamos e óleos".

Ao analisar no microscópio as fotos dos polens extraídos em anteriores investigações sobre o Santo Sudário, a investigadora identificou tipos de plantas que "conforme está documentado desde antigo", eram usualmente utilizadas para os enterros.

Entre elas, no Santo Sudário há polens principalmente de Helichrysum, segundo sua observação, assim como láudano, terebinto, gálbano aromático ou lentisco.

A identificação dessas plantas supõe, segundo a Dra. Boi, "um dado adicional que confirma que o homem do Sudário poderia ser Jesus".

A investigadora indicou que a revisão por parte de especialistas paleólogos de todos os "polens do sudário ajudaria a identificá-los melhor". Do mesmo modo, ela reparou em que os óleos e ungüentos presentes no manto o conservaram por conterem potentes elementos repelentes de insetos e fungos.
Compartilhar

Inscrições para JMJ Rio começam em julho deste ano

Imprimir PDF

 

Sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, o Rio de Janeiro já está se organizando para receber milhares de peregrinos de todas as partes do mundo que desejam participar deste grande encontro com o Papa.

Muitos já estão se perguntando: quando e onde poderei fazer minha inscrição?

As inscrições poderão ser feitas a partir de julho de 2012, um ano antes da Jornada, exclusivamente através do portal oficial – www.rio2013.com.

Segundo Irmã M. Shaiane Machado, diretora do Setor de Inscrições, “todo peregrino que vem a jornada precisa fazer sua inscrição. O Setor de Inscrições é a porta de entrada à JMJ Rio 2013, é a partir dele que a JMJ acolhe a todos e dá as boas vindas”.

Faltando pouco mais de um ano para a Jornada, o Setor de Inscrições já está trabalhando arduamente para que a partir de julho de 2012, os peregrinos de todo o mundo possam inscrever-se.

“Não falamos muito em números, porque toda Jornada é uma surpresa, mas, baseando em dados de outras jornadas, prevemos 800 a 900 mil inscritos através do nosso portal”, ressaltou a religiosa.

Os jovens farão sua inscrição em grupos, tendo no máximo 50 peregrinos. Os grupos maiores que esse número deverão dividir-se em grupos menores (até 50) e no momento da inscrição, fazer a vinculação entre eles.

Os valores para as inscrições ainda não foram definidos. Os pacotes para os peregrinos deverão ser semelhantes aos das jornadas anteriores, com variações de preços para as alternativas que podem incluir: kit peregrino, alimentação, hospedagem e transporte.

Compartilhar

Museu Imperial terá concerto gratuito no domingo

Imprimir PDF

 

No próximo domingo, 06 de maio, o Museu Imperial oferecerá um concerto gratuito de música erudita. Na data, o Conjunto Anima e Cuore da Universidade Católica de Petrópolis irá apresentar o III Concerto da Temporada 2012. O evento será às 16h, na Sala da Batalha de Campo Grande.

 

Apesar da entrada gratuita, o Museu Imperial recomenda a retirada antecipada de ingressos devido ao número de lugares limitados. Os convites já estão disponíveis na bilheteria do Museu, que funciona de terça-feira a domingo, das 11h às 17h30.

O conjunto Anima e Cuore da UCP foi fundado em novembro de 1986 e já realizou centenas de apresentações. Formado por alunos e ex-alunos bolsistas da universidade, possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco. Desde sua fundação, é dirigido pelo maestro Antônio Gastão.

Graduado em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música, o maestro Gastão teve sua formação musical aperfeiçoada sob a orientação de diversos professores: estudou Composição com Geraldo Vespar e Guilherme Bauer, Regência com Gilberto Bittencourt e Carlos Alberto Figueiredo, Técnica Vocal com Eládio Pérez-González e Harmonia da Música Popular com Jan Guest.

O programa

O programa do III Concerto da Temporada 2012 é formado por obras de três dos maiores compositores do período barroco: o inglês Henry Purcell e os alemães Georg Philip Telemann e Johann Sebastian Bach.

Purcell, embora tenha sido um prolífico compositor de música instrumental, alcança suas maiores profundidades expressivas na música vocal, tanto em canções avulsas, como “If music be the food of love”, quanto na música de cena para obras teatrais, como “Music for a while” (para “Édipo”) e “Sweeter than roses” (de “Pausanius”), obras que o conjunto apresentará com a soprano Michele Ramos.

Telemann e Bach, junto com Haendel, formam a “santíssima trindade” do barroco alemão. Telemann, mestre da música instrumental, será representado nesse concerto por duas de suas sonatas: uma para violoncelo e contínuo, e outra para duas flautas. Bach encerra o concerto com uma de suas obras mais conhecidas, o Concerto em Ré menor para dois violinos, BWV 1062, com a participação de Lylian Romero, Rafael Geraets, Rodrigo Dávila e Wally Borghoff.

SERVIÇOS

III Concerto da Temporada 2012 do Conjunto Anima e Cuore
Data: 06 de maio de 2012, domingo, às 16h
Local: Sala da Batalha de Campo Grande – Museu Imperial
Entrada franca, mediante retirada de ingresso na bilheteria do Museu
Informações: (24) 2245-4668 / 2245-8962 / Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.