Últimas Notícias

Reação católica nos Estados Unidos contra a imposição do aborto

Imprimir PDF

Quarenta e três organizações católicas dos Estados Unidos processaram a administração do governo do presidente norte-americano Barack Obama contra o seu mandato que obrigaria estas instituições, a partir de agosto de 2013, a comprar planos de saúde que cobrem a anticoncepção, fármacos abortivos, e outros métodos antivida (acidigital.com - 21/5/2012).

O que o aborto mata é uma vida humana; por isso é um crime hediondo, e a Igreja jamais poderá aceitar essa prática em suas instituições. Todo mundo sabe que a pílula do dia seguinte é abortiva, e os bispos americanos já afirmaram isso. 

Os julgamentos visam basicamente que o mandato federal estabelecido pela secretária de Saúde e Serviços Humanos, Kathleen Sebelius, viola a liberdade religiosa. Ksthlenn é uma mulher católica, que em seu estado de Kansas, foi proibida pelo Arcebispo de comungar. Infelizmente há alguns católicos, e até mesmo alguns religiosos -  que não deveriam estar na Igreja - defendem essa prática criminosa e covarde contra o ser humano mais inocente e indefeso. 

O mandato de Obama recebeu uma dura crítica de parte de muitos bispos nos Estados Unidos, que animaram os católicos a estarem preparados "para ir à prisão", recordando que "se conseguimos (como Igreja) sobreviver ante os nazistas, sobreviveremos ante Obama". 

Os processos foram apresentados por várias dioceses, hospitais, universidades e organizações católicas de diversas índoles. Estas 43 organizações apresentaram 12 processos legais ao longo do país. 

O anúncio foi aplaudido pelo Arcebispo de Nova Iorque, Cardeal Timothy Dolan, quem afirmou a respeito que esta é "uma amostra comprometida da unidade da Igreja em defesa da liberdade religiosa".  

"Nós tentamos negociar com a administração e a legislação no Congresso - e continuaremos fazendo - mas ainda não há nada". "O tempo está acabando e nossos valiosos ministérios e direitos fundamentais estão por um fio, assim, agora vamos às cortes", explicou em uma declaração com data de hoje o Cardeal.  

Entre as universidades que se uniram a esta causa estão a diocese de Nova York, a Catholic University of America, a University of Notre Dame e a Franciscan University of Steubenville. O Reitor da Notre Dame, Pe. John Jenkins, disse que o julgamento foi apresentado "nem ligeira nem alegremente, mas com uma sóbria determinação".  

"Não procuramos impor nossas crenças religiosas a outros", explicou o reitor em um correio eletrônico aos trabalhadores da Universidade, "mas simplesmente pedimos ao governo que não imponha seus valores à Universidade quando essas perspectivas estão em conflito com nosso ensinamento religioso".  

Fatos como este mostram que a liberdade religiosa volta a ser altamente ameaçada no Ocidente, como foi na guerra civil espanhola de 1930 e na mexicana (Cristiada) em 1926. A Igreja não se rende diante dos que querem obriga-la a viver aquilo que Cristo condena; é assim desde os Apóstolos. 

 

 

Prof. Felipe Aquino 

Compartilhar

No Laos, cristãos foram proibidos de rezar em casa

Imprimir PDF


Savannakhet (Quarta-feira, 16-05-2012, Gaudium Press) Autoridades do distrito de Phin, na província de Savannakhet, no Laos, incrementaram a repressão aos cristãos de uma forma alarmante.

Informações difundidas pela agencia Fides dão conta que dois cristãos foram detidos por várias horas na última sexta-feira (11) e receberam ordens de cessar a pregação do Evangelho devido ao número de conversões que acontecem no lugar.

Também lhes foi informado os encontros de oração em suas casas não estão autorizados e que deveriam tirar as cruzes que estivessem nas paredes exteriores das casas.

Para se defenderem, os defensa, os cristãos explicaram que os habitantes pedem por vontade própria para conhecer a Nosso Senhor Jesus Cristo e sua doutrina e que, da mesma forma que os praticantes de outras religiões podem mostrar publicamente seus símbolos religiosos, os cristãos têm direito a usar o símbolo que representa a Fé em Cristo.

Depois de várias horas de interrogatório, as autoridades deixaram em liberdade os detidos.

A ONG "Human Rights Watch for Lao Religious Freedom" emitiu uma mensagem de alerta sobre esta situação e exigiu que "o governo do Laos respeite a liberdade dos cristãos laosianos de manifestar sua religião e crença através de atos de culto no distrito de Phin, como garante a Constituição da República Democrática Popular Lao e o Acordo Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, ratificado pelo governo".

Compartilhar

Um ato criminoso contra o Papa

Imprimir PDF

 

Um jornalista italiano, Gianluigi Nuzzi, publicou um livro escandaloso intitulado "Sua Santidade". O livro contém um documentos privados do Papa e que foram adquiridos de maneira fraudulenta. O padre Lombardi, porta-voz do Vaticano disse que foi um ato criminoso que fere a liberdade de correspondência e viola o artigo 15 da Constituição italiana. (fonte: 19-05-2012, Gaudium Press). Disse o porta-voz que: 

"A Santa Sé continuará a aprofundar as diversas implicações destes atos de violação da privacidade e da dignidade do Santo Padre" e "dará os passos oportunos, para que os atores do furto respondam por ele diante da justiça".
 
"A nova publicação de documentos da Santa Sé e de documentos privados do Santo Padre não se apresenta mais como uma discutível - e objetivamente difamatória - iniciativa jornalística, mas assume claramente o caráter de um ato criminoso". "O Santo Padre, mas também diversos de seus colaboradores e dos remetentes de mensagens a ele dirigidas, tiveram violados os seus direitos pessoais de privacidade e de liberdade de correspondência".

Este ato grotesco e criminoso contra o Papa é mais uma tentativa de ganhar dinheiro e de expor o Papa e a Igreja católica ao ridículo; algo que infelizmente tem se tornado comum por parte dos seus inimigos. Pe. Lombardi explica que há alguns meses foi encarregada pelo Papa uma comissão sob a direção de um cardeal espanhol, Julian Herranz, especialista em direito, para esclarecer a fuga de documentos reservados dos escritórios. "Em seguida à recente divulgação em televisão, nos jornais e em outros meios de comunicação de documentos cobertos pelo segredo de escritório, o Santo Padre dispôs a constituição de uma Comissão Cardinalícia, para uma investigação respeitável que faça plena luz sobre tais episódios", lê-se na notificação da Secretaria de Estado divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé no último dia 24 de abril. (AA/JS)

A Igreja não pode mesmo se calar diante desse absurdo e desrespeito com a privacidade do Papa; pois um ato dessa natureza fere não só ao Santo Padre mas a cada um de nós seus filhos espirituais. Felizmente as medidas judiciais já foram tomadas pelo Vaticano; cabe a nós católicos repudiarmos em ato com um desagravo à pessoa do Vigário de Cristo na Terra. Ferir o Papa é ferir Jesus Cristo e toda a Igreja católica.

Prof Felipe Aquino
Compartilhar

CNBB lança subsídio para o mês da Bíblia

Imprimir PDF

 

Mesdabiblia2012A Bíblia, desde sempre, faz parte da caminhada do povo de Deus. “É nela que penduramos todo o nosso trabalho”, conforme nos ensina frei Carlos Mesters. A partir do Concílio Vaticano II, marco fundamental para o florescimento de uma Pastoral Bíblica da Igreja no Brasil, a Bíblia foi conquistando espaço e recuperando sua condição de valor fundamental na vida e na missão da Igreja.

No Brasil, o desejo de conhecimento e de vivência da Palavra fez surgir, com muito sucesso, a prática da leitura e reflexão da Bíblia nas famílias, nos quarteirões, nos círculos bíblicos, em grupos de reflexão, grupos de rua.

O Mês da Bíblia, criado em 1971 com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus e a difusão da Bíblia, também foi fundamental para aproximar a Bíblia do povo de Deus. Propondo um livro – ou parte dele – para ser estudado e refletido a cada ano, o Mês da Bíblia tem contribuído eficazmente para o crescimento da animação bíblica de toda pastoral.

Em continuidade a esta história, a Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-catequética da CNBB definiu que, no Mês da Bíblia dos próximos quatro anos (2012-2105), serão estudados os evangelhos de Marcos (2012), Lucas (2013) e Mateus (2014), conforme a sequência do Ano Litúrgico, completando com o estudo de João em 2015.

Esta sequência repete a experiência feita entre 1997-2000, por ocasião da celebração do Jubileu 2000. O enfoque, agora, é outro. Visa reforçar a formação e a espiritualidade dos agentes e dos féis através do seguimento de Jesus, proposto nos quatro evangelhos. Está tanto na perspectiva de discípulos missionários e da Missão Continental, conforme nos pede a Conferência de Aparecida, quanto no esforço da Nova Evangelização proposta pelo papa Bento XVI.

Cada evangelho será relido na perspectiva da formação e do seguimento, destacando o que é específico de cada evangelista, bem como da comunidade que está por trás de cada evangelho.

No Mês da Bíblia deste ano de 2012, será estudado o evangelho de Marcos a partir do tema “Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos” e do Lema “Coragem! Levanta-te, ele te chama!”  (Mc 10,49).

O material – livro para aprofundamento e círculos bíblicos- já está pronto e poderá ser adquirido nas Edições CNBB:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  .

Compartilhar

Novo jogo para Facebook reproduz a história de Jesus Cristo

Imprimir PDF

Quem não joga no Facebook? Acho que só quem não possui perfil na rede. Se não joga hoje, já jogou alguma vez. Uma das empresas que produzem os jogos online do criou um jogo onde é possível vivenciar os caminhos, a vida de Cristo.

Veja a matéria da Superinteressante

Depois de Mafia WarsFarmville e Apocalipcity, os games de Facebook se voltam para o mundo bíblico: em Journey of Jesus, que está sendo lançado hoje, o jogador participa da história de Jesus Cristo, clicando em itens e realizando tarefas para que ela possa contecer. O game é grátis – basta acessar a página dele no Facebook - , mas há um porém. Como em outros jogos do tipo, é possível comprar créditos (com dinheiro) e usá-los para liberar novos objetos e recursos. Bem ao estilo vendilhões do templo Farmville, o que talvez ofenda algumas pessoas. A criação é da empresa americana Lighthouse, que já havia lançado um game sobre Moisés.

Compartilhar

Pastoral da Juventude lança subsídio sobre Cúpula dos povos

Imprimir PDF

 

Subsídio #PJnaCupulaDosPovos

A Pastoral da Juventude em comunhão com a Igreja e com os mais diversos movimentos sociais juvenis e preocupada com o bem estar dos povos, sua vida plena e o cuidado com a nossa casa mãe, está inserida no processo de construção da Cúpula dos Povos para a Rio+20. Este é um espaço construído pela sociedade civil, onde iremos levar nossas bandeiras de luta, denunciando as falsas soluções para o desenvolvimento sustentável do planeta, e também, pautar nossas reflexões e propostas enquanto juventude para o mundo que queremos.

 

Para que a juventude possa inserir-se neste debate e trazer à luz suas ideias e práticas sustentáveis, a PJ o subsidio para encontros de grupos de jovens “Cúpula dos Povos na Rio+20”. O mesmo é composto por uma carta de apresentação sobre a Cúpula dos Povos e a Rio+20, dois encontros e uma celebração, além de algumas reflexões e musicas em torno do tema.

 
 
Esperamos que este material possa chegar a todos os grupos de jovens, e que estes possam vivenciar esta mística do “Bem Viver”.
 
Autor/Fonte: GT Nacional da Pastoral da Juventude para a Cúpula dos Povos
Compartilhar

Estados Unidos ganham a Copa do Mundo de futebol para seminaristas

Imprimir PDF

clericuscup2012

Pela primeira vez na história, os seminaristas do Pontifício Colégio Norte-Americano em Roma (Itália) ganharam a “Clericus Cup”, a versão da Copa do Mundo de futebol para os seminaristas que estudam na Cidade Eterna.

“Estamos muito felizes. Fizemos tudo o que foi possível e pela graça de Deus chegamos à final na qual conseguimos jogar bem”, comentou o seminarista e capitão da equipe, Nick Nelson, minutos depois de ter levantado a Clericus Cup 2012.

A equipe norte-americana derrotou por 3 a 0 à equipe que representa a Pontifícia Universidade Gregoriana. Scottie Gratton fez dois gols e o terceiro foi feito por John Gibson.

“Começamos um pouco nervosos, mas logo nos acalmamos, jogamos o que sabemos e começamos com um futebol simples e inteligente. Trabalhamos muito duro e acho que ao final jogamos bem”, comenta Gibson.

Nelson, capitão da equipe chamada North American Martyrs, como lembrança dos mártires dos Estados Unidos, disse também ao Grupo ACI que “Nos sacrificamos muito pela equipe, para chegar até aqui. Definitivamente estamos muito agradecidos a Deus e orgulhosos de ter obtido o título”.

A final foi no sábado dia 12 de maio e se realizou no campo dos Cavalheiros de Colón, atrás do Vaticano.

No banco de reservas da equipe norte-americana estava o treinador e reitor do Pontifício Colégio Norte-Americano, Dom James Checchio, e o Arcebispo de Sydney (Austrália), Cardeal George Pell, que assistiu ao jogo para ver o rendimento de um de seus seminaristas, Lewi Barakat, que deu os passes para os três gols.

No meio da celebração pelo título obtido com a torcida da equipe e amigos, John Gibson disse que “nos esforçamos para ser bons cristãos também no campo e tentamos ganhar. Acho que esta vai ser uma boa oportunidade para louvar o Senhor por esta vitória”.

Os torcedores norte-americanos encheram a partida de muito humor, com as máscaras e fantasias dos heróis dos desenhos animados como Capitão América, Superman, e Spiderman o que amenizou o encontro a ritmo de “We will rock you” ou “Born in the USA”.

O campeonato foi organizado pelo Centro Esportivo Italiano com o patrocínio do Pontifício Conselho da Cultura, e o Escritório Nacional para a Pastoral do Tempo Livre, o Turismo, e o Esporte da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

O campeonato 2012 contou com 351 jogadores de futebol que representaram a 71 países. A maioria provém da Itália, Brasil, México, Nigéria, Colômbia, e Estados Unidos.

A Estola Roxa de 2012 dedicada ao melhor treinador do torneio, foi para o treinador do Sede Sapientiae, o espanhol Iñaki Yarza; a Estola Vermelha, dedicada ao melhor goleiro, foi para Mario Buljevic, da Gregoriana; a Estola Verde foi dada ao melhor jogador, Cristian Sieland, meio-campista do Colégio Urbano; e finalmente, a Estola Branca, foi para o melhor atacante, Emanuel Boakye, natural de Gana e jogador também do Colégio Urbano com nove gols.

Da ACI Digital

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.