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Rede católica de ensino promove relativismo religioso em material didático

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Segundo o grupo ACI divulgou no dia 14 de agosto de 2012, escolas como Colégio Liceu Santista, parceiro da Rede Salesiana de Educação vem utilizando material didático que promove o relativismo religioso e conteúdo inadequado pra crianças.

Segundo a notícia, o que mais deixou os pais surpresos foi a constatação de que as apostilas didáticas utilizadas ao longo do 1ºano do Ensino Fundamental, além de trazer elementos referentes a "criação do mundo" próprios da mitologia africana, não faz uma única menção ao nome de Jesus Cristo ou o uso da palavra Cristianismo.

Na mencionada apostila, destinada a crianças de idades entre seis e sete anos, uma seção descreve como se deu a criação do mundo e da humanidade por deuses da Umbanda. "...Antes de criar o mundo, Oxalá deveria fazer certas oferendas a Exu, o Mensageiro, pois Exu é o orixá que comanda o movimento e a transformação", afirma um trecho do material.

Em outro trecho do texto sobre a criação, o material ensina como o homem e a mulher tornaram-se mortais: "Oxalá estava cansado da arrogância, do descaso e da total falta de respeito dos humanos. Afinal, ele os criara na origem do mundo. Oxalá imaginou que seria melhor que os homens não vivessem mais para sempre, pois, assim, não pensariam que eram deuses. Então Oxalá criou a Morte. Quando o momento de cada um chegasse, caberia à Morte fazer cessar a vida. Era missão da morte fazer morrer todos os humanos. O homem não era mais imortal."

Após a leitura do texto, um exercício pede aos alunos que desenhem as "entidades" de acordo com as descrições apresentadas.

Um dos pais ressalta a ACI Digital que, ao fundar os Salesianos, Dom Bosco buscou tornar possível uma obra que levasse as crianças e jovens do mundo inteiro a um maior conhecimento e amor a Jesus Cristo, através da educação cristã.  Os pais lamentam que a RSE tenha se afastado tão francamente do ideal promovido pelo santo educador italiano, São João Bosco.

Leia a notícia na íntegra: Rede católica de ensino promove relativismo religioso em material didático

Fonte: ACIDIGITAL

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Inscrições abertas para o Congresso de Jovens Shalom na Arquidiocese do Rio

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A Comunidade Católica Shalom, em preparação para Jornada Mundial da Juventude Rio2013, realizará de 21 a 23 de setembro, no América Football Club, na Tijuca, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, o CONGRESSO DE JOVENS SHALOM (CJS).

Aberto a jovens com idades entre 13 e 28 anos, que participem ou não de grupos e movimentos eclesiais, o encontro terá como tema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fil 4, 4a), o mesmo que o Papa Bento XVI sugeriu para as Jornadas Diocesanas da Juventude 2012. Com realização anual, em cada edição, o CJS acontece numa cidade diferente e recebe jovens de todas as regiões do país.

O congresso visa levar o jovem a refletir e experimentar a alegria de se ter a pessoa de Jesus Cristo como referencial primeiro dos projetos e da vida. Tem o objetivo de favorecer a experiência pessoal com Deus e o crescimento humano dos jovens, através dos direcionamentos dados pela Igreja, que tem com frequência convidado os jovens a se tornarem novos apóstolos da juventude, caminhado com Jesus, “O Jovem”, sendo assim, autênticas testemunhas da esperança e da verdadeira alegria.

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Criador do jogo “Viagem de Jesus”: “Facebook é uma ótima ferramenta para evangelizar”

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ACI

Brent Dusing, criador dos jogos bíblicos para o Lightside Games, “Viagem de Moisés” e “Viagem de Jesus : O Chamado”,(foto acima) afirmou que Facebook é uma estupenda ferramenta para responder ao desejo que muitas pessoas no mundo têm de conhecer a Cristo.

“Estou convencido de que muita gente, em todo mundo, tem vontade de conhecer a Jesus; inclusive, aqueles que não professam uma crença cristã, mas escutaram sobre Ele”, afirmou Dusing ao jornal católico Desde la Fe ao dialogar sobre o jogo “Viagem de Jesus: O chamado” (Journey of Jesus: The Calling), que já tem mais de 900.000 usuários no Facebook.

De visita no México, o criador destes jogos disse que é “importante que as pessoas tenham a oportunidade de aprender mais e experimentar a Jesus nos espaços e circunstâncias que sejam divertidas e que estejam próximos a eles”.

“Há pinturas, filmes e livros inteiros sobre Jesus; isto me levou a me perguntar, por que não um jogo? E Facebook me pareceu uma ótima ferramenta, pois há 300 milhões de pessoas jogando ali”, afirmou.

Disse que algo surpreendente é que a cidade com maior registro de usuários “que jogaram Joruney of Jesus é Cairo, no Egito”. “recebemos comentários de usuários e jogadores que nos explicavam que não tinham conhecimento Dele ou que, ao jogar, reconheceram que podiam aprender muito mais da Bíblia, de Deus e de situações que não poderiam compreender bem antes”, assinalou.

Dusing, pertence a uma denominação evangélica, disse que o jogo, atualmente em inglês, castelhano, português, alemão e francês; nos próximos dias terá suas versões em indonésio, turco e russo. “Estamos trabalhando para que possa jogar-se em árabe, chinês, tagalo e alguns mais”, acrescentou.

Conforme informou Desde la Fe, o primeiro jogo que saiu foi “Viagem do Moisés”. Já funciona há dois anos e “foi bem recebido pela comunidade internauta, com mais ou menos dois milhões de jogadores em linha. Este jogo narra os principais fatos da vida de Moisés”.

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Rússia, ex matriz do comunismo ateu mundial, volta a implantar ensino religioso nas escolas públicas.

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Jornal La Vanguardia

Vinte anos depois que a União Soviética foi fendida, a religião volta a ser ensinada nos colégios da Rússia.

Nestas duas décadas, a Igreja ortodoxa vem ganhando proximidade com as instituições e presença entre uma população que durante quase todo o século XX foi oficialmente ateia. Sendo uma religião majoritária entre os russos, um de seus objetivos tem sido entrar nas escolas.


No próximo período escolar, que começa no dia primeiro de setembro, todos os colégios russos contarão com uma disciplina a mais: “Fundamentos das culturas religiosas e da ética laica”. Um chamativo nome pelo qual o Kremlinencontrou uma solução salomônica para acomodar as principais religiões do país.

A disciplina será de caráter trimestral, nos quartos e quintos anos (10 e 11 anos). Além disso, é obrigatória, desta forma, ninguém poderá ficar sem cursá-la se não quiser ficar sem o diploma escolar. No entanto, os pais têm a possibilidade de escolher um dos seis módulos pelos quais a disciplina está dividida.

Estes módulos foram programados a partir do mapa religioso da Rússia, o país mais extenso do mundo, com uma população de 142,9 milhões de habitantes. Os alunos podem escolher a história de uma das quatro religiões tradicionais da Rússia (cristianismo ortodoxo, islamismo, judaísmo e budismo) ou um módulo mais geral: “fundamentos das culturas religiosas” ou “fundamentos da ética laica”.

Tudo começou em 2009, quando o então presidente russo, Dimitri Medvédev, criou um programa piloto para introduzir nas escolas o ensino da moral depois do colapso da URSS. O Ministério da Educação introduziu a disciplina como optativa e, entre 2009 e 2012, foi ensinada em 19 das 83 regiões do país.

Segundo as autoridades educativas russas, o experimento obteve êxito. Porém, as vozes críticas não estão ausentes nesta questão de devolver a religião às escolas. Essas vozes não estão de acordo com a decisão por diversas razões. Sob um ponto de vista educativo, o especialista em religiões, Ivar Maksúrov acredita que seja “errôneo dividir a crianças, numa idade tão jovem, por crenças”. “Não sou contra introduzir estas disciplinas nas escolas, mas não desta forma”, acrescenta.

Outros críticos são mais contundentes e qualificam a iniciativa de “prejudicial e perigosa”. Alguns temem que a aula seja utilizada como espaço de pregação ou, inclusive, de proselitismo. E outros que o ensino careça de caráter científico.

Precisamente, um dos problemas que será enfrentado pela nova disciplina de religião, nas escolas russas, é a falta de professores preparados e de manuais. Para resolver isso, são preparados milhares de tutores, em nível estadual, que depois vão preparando os professores nas regiões. A disciplina se centra mais na história do que em questões de fé.

O protodiácono Andréi Kuráiev, professor da Universidade Estatal de Moscou (MGU) e da Academia Espiritual de Moscou, se encarregou de redigir o manual sobre cristianismo ortodoxo. “Não existe lugar para propaganda religiosa nestas lições, nem tampouco para fazer convites para participar em determinados ritos religiosos ou aceitar dogmas particulares. Os livros não devem incluir críticas a outras religiões, e não tem que ter somente uma linha que possa ser usada como argumento no debate sobre a superioridade de uma religião em relação à outra. A disciplina deve ser abordada a partir de um ponto de vista laico”.

Depois de duas guerras na Chechênia, e com o Cáucaso ainda quente, o enfrentamento entre grupos étnicos ou religiosos é uma questão muito sensível na Rússia. Além disso, na última década, tornou-se evidente que a crescente imigração do Cáucaso e da Ásia Central (mulçumanos, em sua maioria) não é muito bem vista pelos russos étnicos. Surtos esporádicos de violência têm feito as autoridades temerem pela estabilidade do país.

“Os bons manuais são, evidentemente, necessários, mas o mais necessário são bons professores. Com um bom professor, uma lição sobre fundamentos religiosos pode se tornar uma boa lição de tolerância religiosa. Durante anos, introduzir a religião nas escolas tem sido um objetivo da Igreja ortodoxa russa. De fato, em 2006, as regiões de Bélgorod, Briansk, Kaluga e Smolensk incluíram em seus planos de estudo a história da religião ortodoxa como uma disciplina optativa. Isso levantou protestos por parte de outras crenças, especialmente das autoridades religiosas mulçumanas. O islã é a maior das religiões minoritárias da Rússia.

Num tempo de aproximação entre o Kremlin e o Patriarcado ortodoxo de Moscou, o projeto de Medvédec levantou temores entre as outras comunidades religiosas. No entanto, a possibilidade de escolher a disciplina favorece as outras confissões nas regiões onde são majoritárias. Na república de Tuvá, no sul da Sibéria, fronteira com a Mongólia, a maioria de seus habitantes é budista da escola tibetana, desta forma, a maioria dos pais (mais de 70%, segundo o governo local) escolheu o módulo fundamentos da cultura budista.

O ateísmo da época soviética também continua tendo peso (ateísmo de Estado), quando a religião era o “ópio do povo”, como classificou Karl Marx, e quando o Estado confiscava e destruía as propriedades da Igreja. No conjunto do Estado, a maioria dos pais (41%) já escolheu fundamentos da ética laica.

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Você tem filhos ou sobrinhos pequenos? Conheça os ‘Anjinhos do Brasil’.

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Folha de São Paulo

Com o objetivo de explicar valores cristãos de forma lúdica e simples para crianças de 2 a 8 anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lança oficialmente hoje o projeto Anjinhos do Brasil.

O site anjinhosdobrasil.com.br apresenta personagens de forma interativa, com músicas e jogos. A turma Anjinhos do Brasil tem ainda livros, adesivos e cartões.

Os primeiros personagens receberam nomes de virtudes –Coragem, Generosidade, Gentileza, Modéstia, Paciência, Presteza e Simplicidade– e vão contar histórias da Bíblia e da vida dos santos.

“Pais e padrinhos hoje têm pouco tempo para ficar com as crianças. Por isso aproveitamos esse momento pré-catequese”, afirma o padre Valdeir Goulart, diretor-geral das Edições CNBB.

Para Sergio Valente, criador do projeto e presidente da agência DM9DDB, ele vai além dos muros da igreja: “Os valores são importantes para qualquer um, independentemente de fé”.

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Abertas inscrições para o Seminário Nacional Juventude e Missão

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A partir do dia 6 de agosto, forão abertas as inscrições para o Seminário Nacional Juventude e Missão, que será promovido em Brasília (DF) pelas Comissões Episcopais para Juventude e para Dimensão Missionária da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM). O evento será de 28 a 30 de setembro.


O tema do Seminário será “A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo”, e terá como objetivo impulsionar na missão permanente da Igreja as lideranças jovens das dioceses envolvidas em atividades missionárias e nas diversas expressões do Setor Juventude. O evento pretende, a partir do encontro pessoal com Jesus, estimular os jovens a serem profetas e agentes de transformação na sociedade, inspirados nos valores evangélicos.

As inscrições podem ser feitas no site Jovens Conectados até o dia 5 de setembro. A taxa de participação custa R$ 150,00 e dá direito à alimentação e a materiais do evento. Como ocorreu nos dois seminários anteriores, será oferecida hospedagem em casa de família de Brasília, com custo zero, o que deverá ser informado no ato da inscrição.

Os organizadores lembram que as vagas são limitadas (300) e por isso os inscritos passarão por uma seleção que será feita pela coordenação do Seminário. Após esta análise, os selecionados receberão a confirmação por e-mail. A programação será divulgada oportunamente.

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Virgem Maria "cruzou a linha de chegada" com a atleta que ganhou ouro em Londres 2012

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 A atleta etíope Meseret Defar protagonizou um dos momentos mais emotivos das Olimpíadas de Londres 2012 quando ao cruzar a linha de chegada na final feminina dos 5000 metros planos e ganhar a medalha de ouro, tirou de seu peito uma imagem da Virgem Maria, mostrou-a às câmaras e a pôs no rosto em um momento de intensa oração.

Defar, cristã ortodoxa, encomendou sua carreira a Deus com um sinal da cruz  e completou a distância em 15:04:25, vencendo sua compatriota e tradicional rival Tirunesh Dibaba, quem chegou como favorita da prova.

Com lágrimas de emoção, Defar mostrou ao mundo a imagem da Virgem com o Menino Jesus nos braços que a acompanhou em todo o percurso.

Durante toda a corrida, três corredoras etíopes e três do Quênia disputavam os primeiros lugares, Defar acelerou no último trecho e conseguiu separar-se do grupo.

A medalha de prata foi para Vivian Cheruiyot do Quênia e a de bronze para Dibaba.

Meseret Defar nasceu em 19 de novembro de 1983 no Addis Abeba, Etiópia. Foi vice-campeã no Mundial de atletismo do Helsinki 2005, onde foi vencida por Dibaba.

A corredora cristã nas Olimpíadas de Atenas 2004 ganhou a medalha de ouro na prova dos 5000 metros e em Beijing 2008 obteve a medalha de bronze na mesma prova.

No dia 3 de junho de 2006 bateu  o recorde mundial dos 5.000 metros com o tempo de 14:24,53 em Nova Iorque, superando em 15 centésimos o anterior recorde da atleta turca Elvan Abeylegesse.

LONDRES, 11 Ago. 12 / 03:28 pm (ACI/EWTN Noticias)

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