Últimas Notícias

Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte, em São Paulo. IMPERDÍVEL!

Imprimir PDF

 

Fé e arte reunidas em exposição que poderá ser vista até o mês de dezembro

Mais de 200 obras da coleção do Vaticano chegam pela primeira vez à América Latina e podem ser vistas pelo público na exposição Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte, na Oca do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. A mostra reúne obras-primas de Michelangelo, Guercino, Bernini e está aberta à visitação pública até 23 de dezembro.

Com apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a exposição é composta por obras de arte sacra e objetos históricos, sendo que muitos deles nunca haviam deixado o Vaticano.

São dois mil anos de história contados por obras -primas como o ‘Retrato de Cristo com a Coroa de Espinhos’, de Guercino (1591-1666), além de vestimentas, relicários, mapas e documentos.

As obras da Santa Sé formam um mosaico do legado da Igreja Católica e seu impacto sobre a arte, história e cultura da civilização Ocidental.

Para levar os visitantes a uma viagem através dos tempos de expressão artística e iconografia religiosa, também existem ambientes cenograficamente recriados, como o teto da Capela Sistina, que teve seus afrescos pintados por Michelangelo, dentre outros artistas.

Galerias

O acervo está dividido em 11 galerias organizadas em seções temáticas, ilustrando a evolução da Igreja e o início do papado com o primeiro Papa, São Pedro, até o Papa Bento XVI, com ênfase na arte e nos objetos históricos que refletem os eventos e períodos significativos relacionados ao Cristianismo.

Uma das galerias é dedicada ao Papa João Paulo II e apresenta um molde em bronze de sua mão. O Papa João Paulo II foi o segundo Papa com mais tempo de serviço e o primeiro Papa não italiano desde 1523.

“O poder dos objetos preciosos da exposição nos colocam em contato direto com a história e o esplendor do Vaticano. A admiração coletiva da beleza que experimentamos encoraja-nos e promove um senso de união entre cada um de nós. A história que partilhamos, como refletimos sobre esses objetos e as histórias que eles contam é a história de nossa humanidade comum”, afirma o curador, Monsenhor Roberto Zagnoli – padre italiano que trabalhou por 15 anos como diretor do Departamento de Etnologia dos Museus do Vaticano.

A exposição Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte foi aberta ao público dia 21. A abertura para convidados, realizada no dia 20, contou com a presença do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Henilton Menezes.

As obras podem ser vistas de segunda-feira a domingo, das 10h às 20h, sendo a última entrada até 19h.

Saiba mais

Compartilhar

Diocese de Roma cria canal no Youtube para responder às crianças. Veja!

Imprimir PDF

 

“Como faz Jesus a me ouvir se o Céu é tão distante?”, “Deus sabe o meu nome?”. São algumas das interrogações que animam “As grandes perguntas das crianças”, no canal YouTube ativado pelo setor catequético da Diocese de Roma e que pode ser acessado no endereço www.ucroma.it . “A iniciativa – explica Mons. Andrea Lonardo, Diretor do Setor catequético – é um fruto do encontro diocesano desde o mês de junho deste ano, dedicado à pastoral batismal, e foi pensada para dar um apoio às famílias na educação das crianças neste Ano da Fé. Mas é também um convite a tomar seriamente as perguntas das crianças, que pedem respostas simples, mas não simplórias”.

 

O novo “meio pastoral”, como o define Mons. Lonardo, toda sexta-feira, colocará à disposição dos pais e educadores um vídeo de três minutos no qual Padre Maurizio Botta, sacerdote da Congregação do Oratório de São Filipe Neri e Vigário paroquial em Santa Maria in Vallicella (Chiesa Nuova), responderá a algumas questões realmente feitas pelos filhos aos pais. “A linguagem escolhida – informa o Setor de informação do Vicariato – é pensada para os pequeninos: visa os conceitos profundos da fé cristã como um estilo sóbrio e essencial”.

 

Compartilhar

Consagrada Catedral Católica construída sobre antigo campo de concentração soviético.

Imprimir PDF

 

ACI

No dia 9 de setembro foi inaugurada uma bela catedral católica nos terrenos que ocupavam os campos de concentração soviéticos de Karlag. A construção do templo, que constituiu um acontecimento de especial significado para o Cazaquistão, foi realizada em memória as vítimas do comunismo.

A Catedral da Bem-Aventurada Virgem Maria de Fátima – Mãe de todas as Nações, conforme assinalam os Bispos do Cazaquistão em uma declaração, constituirá “um epitáfio em memória de todas as vítimas de Karlag e um lugar de oração e expiação pelos incontáveis crimes perpetrados por um regime totalitário e sem Deus em Karaganda e Cazaquistão, contra Jesus Cristo e contra a dignidade humana”.

Nenhum outro lugar no Cazaquistão “foi tão copiosamente manchado pelo sangue e umedecido pelas lágrimas das vítimas inocentes da repressão comunista”, indicam.

Nesse lugar muitos sacerdotes viveram, trabalharam forçadamente e morreram, dando um testemunho heroico de sua fé. Entre eles, os Bispos destacaram ao beato Nikita Budek, Bispo e mártir; ao beato Alexis Zaritzki, sacerdote e mártir; ao Servo de Deus Alexander Khira, Bispo e mártir; e o Servo de Deus Vladimir Bukovinsky.

Como enviado do Papa Bento XVI, o Cardeal Angelo Sodano presidiu o rito de consagração do templo e presidiu a Missa, acompanhado do Bispo de Karaganda, Dom Janusz Wieslaw Kaleta. Assistiram à celebração uns mil e 500 fiéis.

Depois de agradecer aos fiéis, sacerdotes e prelados que fizeram possível a obra contribuindo de forma material e “com orações e sacrifícios espirituais”, os Bispos explicam que “a consagração de uma catedral é o momento mais favorável para receber abundantes graças para sua própria renovação espiritual”.

“Qualquer igreja materialmente visível é um símbolo do santuário invisível da Santíssima Trindade que está oculta profundamente dentro de cada batizado que vive em estado de graça santificante”.

Por este motivo, os Prelados destacam a beleza exterior do templo, que reflete a beleza interior com a qual cada um deve adornar sua alma. Por este motivo, esta Catedral é “uma profissão visível da fé católica e um instrumento de evangelização”, uma nova evangelização que se faz “através da pedra, através da beleza e através da cultura”.

Seu estilo gótico, inconfundivelmente católico, é testemunho de fé em meio de uma população que é na sua maioria muçulmana, os católicos são apenas dois por cento.

Segundo o Bispo Auxiliar de Karaganda, Dom Athanasius Schneider, o uso dos melhores elementos e a perfeição artística “facilita o cumprimento do primeiro mandamento e o fim último de toda a criação: o culto e a glorificação de Deus”.

A beleza também facilita a relação com os que não são católicos. “A população se sente honrada por ter um edifício de tanta beleza arquitetônica e alto significado cultural em sua localidade”, explica. “As autoridades civis valorizam a nova catedral como um gesto da Igreja Católica na promoção da cultura”.

“Em grandes letras de bronze na entrada da Catedral estão escritas estas palavras da Sagrada Escritura”, descreveu o Prelado: “Esta é a casa de Deus, esta é a porta do céu. Essas santas palavras são um lema muito apropriado para esta Catedral”.

Compartilhar

Conheça a ‘Aleteia’, a mais nova rede social católica em 5 línguas!

Imprimir PDF

 

A Fundação para a Evangelização através da Mídia (FEM) em Roma a rede social católica ‘Aleteia’ (’a verdade’, em grego), com o objetivo de ampliar o diálogo entre cristãos, seguidores de todas as religiões e não crentes, disse seu presidente, Jesús Colina.

O espanhol explicou que atualmente 2 bilhões de pessoas estão conectadas à internet e que, a cada mês, cerca de 55 milhões de buscas no Google se referem a Deus, 25 milhões a Jesus, 37 milhões à Igreja e 17 milhões à palavra ‘amor’.

‘Para oferecer respostas profundas a esses temas, nasce a ‘Aleteia’, a rede social para que os buscadores da verdade possam compartilhar e dialogar sobre temas relativos a fé, vida e sociedade’, definiu.

Colina descreveu que a ‘Aleteia’ oferecerá as melhores publicações de instituições e veículos de comunicação católicos de todo o mundo, e que a rede foi criada ‘como resposta’ à demanda de Bento XVI para uma nova evangelização no mundo digital.

O diretor da ‘Aleteia’ disse que não é um ‘Facebook católico’ e também não pertence ao Vaticano, embora tenha reconhecido que contam com o patrocínio dos Conselhos Pontifícios para as Comunicações Sociais e para a Promoção da Nova Evangelização.

Até o momento, a rede já conta com mais de 1.040 membros, como sites de internet, rádios e televisões católicas de todo o mundo.

Jesús Colina acrescentou que a rede ainda oferece a todos esses sites uma série de serviços que vão desde a criação de conteúdos até a possibilidade de obter benefícios econômicos.

‘Trata-se – ressaltou – de uma ocasião formidável para a Igreja ampliar o diálogo com católicos, cristãos, seguidores de todas as religiões e também não crentes, já que a ‘Aleteia’ oferece recursos a todos os buscadores da verdade’.

O serviço está sendo lançado em cinco idiomas: português, espanhol, italiano, árabe, inglês .

A rede está sendo coordenada por uma equipe de 45 pessoas espalhadas por todo o mundo, entre redatores, tradutores e especialistas, e as sedes operativas ficam em Roma, Washington e Paris.

Colina destacou que a linha editorial será a da ‘objetividade’ e que a imprensa ‘marrom’ não terá vez na rede.

Paralelamente à ‘Aleteia’ foi criada a ‘AdEthic’, que reunirá publicidade específica destinada a sites católicos.

A ‘Aleteia’ conta com um comitê editorial formado, entre outros, por Rafael Navarro Valls, catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, e Jaime Septien, diretor do jornal católico mexicano ‘El Observador en línea’.

Compartilhar

Papiro sobre “esposa de Jesus” não afeta o Cristianismo, destaca perito norte-americano

Imprimir PDF

(ACI/EWTN Noticias).- Dias atrás  meios de comunicação no Brasil e no mundo informaram sobre um papiro que faz referência a uma suposta “esposa de Jesus”, uma afirmação que segundo um destacado perito em Bíblia não afeta em nada o Cristianismo e a fé Católica, nem prova que Jesus esteve casado.

O texto em questão é um fragmento de um papiro escrito em idioma copto no Egito. O escrito tem 4,5 centímetros de altura por 9 centímetros de comprimento e contém as frases “Jesus lhes disse: ‘Minha esposa…” e na seguinte linha supostamente diz “ela poderá ser minha discípula”.

A origem do fragmento é desconhecida, mas foi examinado pela primeira vez em 1980. Parece ser do século IV, seu dono permanece anônimo e tenta vender sua coleção à Universidade de Harvard. A historiadora da Divinty School desta universidade norte-americana, Karen L. King, apresentou o papiro em Roma em um congresso internacional de estudos coptos.

Mark Giszczak, um perito biblista do Augustine Institute de Denver (Estados Unidos) comentou que este tipo de papiros que são usados para tentar gerar controvérsia sobre se Jesus esteve casado ou não “procuram na verdade reviver o fantasma do Código Da Vinci’, o romance de Dan Brown”.

Em declarações ao grupo ACI, o catedrático assinalou que o interesse neste tipo de fontes “nasce da obsessão de tentar ver Jesus como alguém que não foi especial, um simples professor humano em vez do próprio Filho de Deus”.

“Jesus, o Verbo encarnado, confronta cada nova geração com suas radicais afirmações sobre seu ser Deus e ter morrido pelo mundo. A história de suavida não deve ser reescrita, e sim recebida e crida”, ressaltou.

Giszczak explicou ademais que a Igreja Católica desde seus tempos mais remotos jamais ensinou que Jesus esteve casado e que no Novo Testamento inteiro não se afirma uma só vez que Ele teve uma esposa.

“Um texto do século IV que afirma que Jesus disse ‘minha esposa’ não muda o que sabemos sobre Jesus no Novo Testamento. Ao contrário, isto nos mostra que alguns coptos do século IV acreditavam que Jesus esteve casado, uma crença que contradiz os Evangelhos”.

O perito ressaltou que o profeta Jeremias e judeus do século I praticaram o celibato, enquanto que próprio Jesus no capítulo 19 de Mateus alenta sua prática.

Outros peritos coptos também questionaram a autenticidade do fragmento, informou a agência Associated Press. Criticam sua aparência, a gramática, a falta de contexto e sua origem ambígua.

Em declarações ao jornal americano The New York Times, a própria pesquisadora Karen L. King advertiu que o papiro não deveria ser usado como “prova” de que Jesus esteve casado. Entretanto, esse mesmo jornal e outros meios afirmaram que a descoberta poderia “reavivar” o debate sobre se Ele realmente teve esposa ou se teve discípulas.

Mark Giszczak rechaçou esta perspectiva e explicou que o Novo Testamento mostra que Jesus teve seguidoras que estiveram com ele na crucificação, incluindo Santa Maria Madalena, mas não menciona nenhuma esposa.

Giszczak disse que as pessoas devem estar “alertas” ante estas novas descobertas e por isso “devem esperar que todos os fatos sejam esclarecidos”. Novos textos devem “ser examinados à luz do Novo Testamento e dos ensinamentos da Igreja“.

Documentos não canônicos sobre Jesus já foram fonte de sensacionalismo no passado.

Um investigação na National Geographic Society sobre o evangelho de Judas, um texto escrito no século II por uma seita gnóstica hereje, foi exibido noDomingo de Ramos de 2008.

O projeto afirmou que o texto mostrava Judas em uma perspectiva positiva, mas proeminentes estudiosos criticaram o documentário por promover uma tradução errônea, e acusaram a produção de exploração comercial e imperícia acadêmica.

Compartilhar

Os principais compromissos de Bento XVI no mês de outubro: Sínodo, Ano da Fé e canonizações0

Imprimir PDF

papabentoxvicnbb

O Sínodo sobre a Nova Evangelização, a abertura do Ano da Fé e a canonização de sete Beatos: são esses os principais compromissos de Bento XVI para o mês de outubro.

O mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Mons. Guido Marini, publicou nesta sexta-feira, detalhadamente, as próximas datas da agenda papal até o início de novembro.

A celebração do Sínodo e, antes dele, a oração de consagração a fim de que o Sínodo seja um momento de graça e de luz para a Igreja.

O mês de outubro começará para o Papa com duas etapas próximas uma da outra.

Três dias antes de presidir à missa de abertura do encontro sobre a Nova Evangelização, programada para as 9h30 de domingo, dia 7, a ser celebrada na Basílica de São Pedro, Bento XVI irá a Loreto – região italiana das Marcas – ajoelhar-se aos pés da Virgem da Santa Casa e confiar a ela – como fez, cinqüenta anos atrás, o Papa João XXIII na vigília do Concílio – o bom êxito da reunião sinodal.

A missa inaugural de 7 de outubro será também ocasião para o Pontífice proclamar Santa Ildegarda de Bingen e São João d’Avila “Doutores da Igreja”.

O dia 11 de setembro será outra data-evento do mês: durante a liturgia eucarística, que terá início às 10h locais na Basílica vaticana, Bento XVI abrirá o Ano da Fé.

Também o domingo, 21 de outubro, será um dia especial. Em pleno Sínodo sobre a Nova Evangelização, o Papa doará à veneração universal da Igreja sete testemunhas da fé de épocas diferentes.

A missa, presidida a partir das 9h30 locais, terá a canonização dos Beatos Giacomo Berthieu, Pedro Calungsod, Giovanni Battista Piamarta, Maria do Monte Carmelo Sallés y Barangueras, Marianna Cope, Anna Schäffer e Caterina Tekakwitha, a primeira Santa de origem pele-vermelha (designação comum aos povos aborígines dos EUA, ndr).

No domingo sucessivo, 28 de outubro, o Santo Padre presidirá à missa de conclusão do Sínodo. No início de novembro terá, como em todos os anos, dois momentos de intenso recolhimento espiritual: no dia 2, às 18h locais, descerá à Cripta vaticana para rezar diante do túmulo dos Pontífices defuntos, e no dia seguinte, às 11h30, celebrará, na Basílica de São Pedro, a missa em sufrágio pelos bispos, arcebispos e cardeais falecidos nos últimos doze meses.

Compartilhar

Padre Zezinho sofre uma isquemia cerebral, mas passa bem

Imprimir PDF

No dia 19, por volta das 18h o Padre Zezinho sofreu um isquemia cerebral e foi internado. Os shows forma cancelados. Leia a nota da Editora Paulinas sobre a internação do padre.

 

Vamos rezar por sua saúde para que ele se recupere o mais rápido possível.

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.