Últimas Notícias

Papa manda concertar seus sapatos

Imprimir PDF

 

Os sapatos pretos do Papa Francisco. Foto: News.va

(ACI/EWTN Noticias).- Fiel ao seu estilo austero, o Papa Francisco continuará utilizando sapatos pretos, por isso telefonou para o seu sapateiro em Buenos Aires (Argentina), Carlos Samaria (81 anos), que em sua sapataria ortopédica tradicional localizada na periferia da capital se encarrega há 40 anos de confeccionar o calçado do então Cardeal Bergoglio.

“Alô, Samaria? Sou Bergoglio”, foi assim como começou a conversação telefônica, e o sapateiro respondeu surpreso “Mas quem é?”, e o Pontífice respondeu: “Samaria, sou Francisco, o Papa!”.

Conforme informou o programa brasileiro da Rádio Vaticano, durante a conversação o Santo Padre ressaltou “nada de sapatos vermelhos, pretos como sempre”.

Samaria descreveu que os sapatos que do Papa são de “um corte simples, são de couro de vitelo preto, com a parte superior lisa e sem decorações. Se pegas o sapato do Papa parece uma galocha, sem adorno, só tem os cordões”.

“Ele não quer sapatos novos, quer sempre que eu conserte os velhos, mas agora estou preparando para ele um par simples, simples, que levarei a ele quando puder encontra-lo, talvez em maio”, assinalou Samaria.

Compartilhar

Pesquisa confirma volta de Católicos à Igreja na Itália após eleição do Papa Francisco.

Imprimir PDF

 

Uma pesquisa do Centro de Estudos de Novas Religiões (Cesnur), um centro de pesquisas italiano sobre religiões, apresentada hoje em Turim mostra um forte aumento dos fiéis nas igrejas italianas, após a eleição de papa Francisco.

Segundo o centro de pesquisas, o chamado “efeito Francisco” estaria levando muitas pessoas que tinham se afastado da religião de volta às igrejas.

Fonte: Ansa latina

“Entre os 200 sacerdotes e religiosos entrevistados, 53% declararam ter constatado em sua comunidade um aumento de pessoas que se aproximaram novamente da igreja ou que se confessaram”, explicou o diretor do Cesnur, o sociólogo Massimo Introvigne, que revelou como essas pessoas mencionam explicitamente os apelos de papa Francisco como razão da volta à prática religiosa.

A pesquisa mostra que em 43,88% dos casos o aumento dos fiéis é definido como considerável, superior a 25%, e mais de 41% dos laicos percebeu o efeito, que para Introvigne “parece ser claramente visível”.

“Um efeito percebido por mais da metade dos entrevistados é um fenômeno que não só existe, mas é muito relevante. Se fôssemos traduzir os dados em termos de números e em escala nacional, com referência a metade das paróquias e comunidades, deveríamos falar centenas de milhares de pessoas que se aproximaram novamente a Igreja aceitando os convites de papa Francisco”, concluiu introvigne. (ANSA) 

Compartilhar

Papa cria grupo para o aconselhar no governo da Igreja.

Imprimir PDF

 

O Santo Padre Francisco, atendendo a uma sugestão advinda no decorrer das Congregações Gerais antes do Conclave, constituiu um grupo de Cardeais para o aconselhar no governo da Igreja e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bonus, do Papa João Paulo II, sobre a Cúria Romana, refere um comunicado da Secretaria de Estado.

O grupo é formado pelos cardeais:

- Giuseppe Bertello, Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano
- Francisco Javier Errazuriz Ossa, Arcebispo emérito de Santiago do Chile
- Oswald Gracias, Arcebispo de Mumbai (Índia)
- Reinhard Marx, Arcebispo de Munique e Fresinga (Alemanha);
- Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo)
- Sean Patrick O’Malley. O.F.M. Cap., Arcebispo de Boston (EUA);
- George Pell, Arcebispo de Sidney (Austrália)
- Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga S.D.B., Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), com a função de Coordenador

Faz parte também do grupo o Bispo de Albano (Itália), Dom Marcello Semeraro, com a função de secretário.

A primeira reunião coletiva do grupo foi fixada para os dias 1º, 2 e 3 de outubro de 2013. Todavia, desde já, Sua Santidade está em contato com os integrantes do mencionado grupo.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, disse na coletiva realizada neste sábado que o Papa mostrou ter recebido as sugestões que o Colégio Cardinalício manifestou durante as Congregações Gerais em preparação do Conclave.

“Este é um grupo convocado para aconselhar. Quem realmente ajuda o Papa a governar a Igreja todos os dias com suas diferentes competências é a Cúria Romana, ou seja, os colaboradores estáveis e permanentes no governo da Igreja que acompanham o Papa. Parece-me importante ressaltar isso a fim de evitar discursos não pertinentes de colocar em segundo plano o serviço da Cúria ou a diminuição de suas responsabilidades. A Cúria permanece com todas as suas competências e com todas as suas responsabilidades”, destacou Pe. Lombardi.

“Fala-se da primeira reunião em outubro, então não é um grupo que deve se reunir de maneira acelerada, com a sensação de emergência. Faltam ainda muitos meses para a primeira reunião. Provavelmente passarão meses entre uma reunião e outra. No entanto, isso deve ser decidido pelo Papa no primeiro encontro”, frisou ainda o jesuíta.

Pe. Lombardi disse que o Papa, neste momento, está fazendo seu trabalho de conhecimento da Cúria Romama, de seus colaboradores. Estão previstas audiências com os prefeitos das Congregações e vários organismos vaticanos. (MJ/RB)

Compartilhar

Giro de Notícias: Papa, JMJ, Assembléia Geral do Bispos, Bento XVI, Venezuela

Imprimir PDF

Papa Francisco: “O triunfalismo não é cristão”

Durante a Missa celebrada no domingo no Domus Santa Marta, o Papa Francisco recordou que o cristão deve manter-se sempre humilde e afastar-se da tentação do triunfalismo.

“Que o Senhor nos salve das fantasias triunfalistas, porque o triunfalismo não é cristão, não é do Senhor. O caminho do Senhor é o caminho de cada dia, na presença de Deus”, afirmou.

Papa Francisco: 30 dias de papado

Neste sábado, 13 de abril cumpriu-se um mês desde que, em um Conclave de apenas dois dias, oColégio Cardinalício escolhesse como sucessor do hoje Bispo emérito de Roma Bento XVI, o Papa Francisco, anteriormente Arcebispo de Buenos Aires (Argentina), o Cardeal Jorge Mario Bergoglio.

O Papa na favela

O Arcebispo do Rio do Janeiro (Brasil) e presidente do Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude 2013 (JMJ), Dom Orani Tempesta, apresentou ao Pontifício Conselho para os Leigos uma série de novas atividades para que o Papa Francisco realize neste evento juvenil, que inclui a visita a uma favela da cidade.

100 Dias para a JMJ

A noite de sexta-feira, 12 de abril, foi de transformação para muitos jovens no Centro do Rio. Na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, milhares de jovens compareceram à missa de abertura das comemorações para os “100 dias rumo à JMJ”, presidida pelo padre Reginaldo Manzotti.

100DIAS_ESPORTES_noticia_12042013133404
Após a missa, eles saíram em procissão junto com um trio elétrico, conduzido pelo padre Reginaldo e pela Banda Bom Pastor, passando por diversas ruas da Lapa, berço da boemia carioca, em direção à Igreja de Sant’Ana, onde foi realizada a Adoração ao Santíssimo Sacramento. À medida que a procissão andava o número de pessoas aumentava, chegando à marca de 5.000 jovens e ocupando um espaço de quase três quarteirões.

51ª Assembleia Geral do Bispos 

Na manhã do sábado, 13 de abril, os participantes da 51ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), iniciaram a apresentação das contribuições das reflexões sobre os temas prioritários do evento: o diretório de Comunicação e a Questão Agrária.

Durante o final de semana eles fizeram um retiro. As atividades voltaram hoje, segunda-feira, 15/04

Bento XVI faz aniversário amanhã

Amanhã, nosso papa emérito Bento XVI completa mais um ano de vida. Bento XVI, cardeal Joseph Aloisius Ratzinger, nasceu em Marktl am Inn, Alemanha, no dia 16 de abril de 1927. Se tornou Papa Emérito da Igreja Católica. Seu outro título é Romano Pontífice Emérito. Foi papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 19 de abril de 2005  a 28 de fevereiro de 2013, quando oficializou sua abdicação. Desde sua renúncia é Bispo emérito da Diocese de Roma, foi eleito, no conclave de 2005, o 265º Papa, com a idade de 78 anos e três dias, sendo o sucessor de João Paulo II e sendo sucedido por Francisco.

67fb297482de418d951ce80470f705b1-f350aa2bd9d64f16ba4305c551bd318a-0-h

 

Eleição na Venezuela

O sucessor de Hugo Chaves no poder foi eleito com margem mínima de maioria dos votos. Maduro teve 50,66% dos votos. Durante esse processo de eleição os bispos do país emitiram nota.

A Conferência Episcopal da Venezuela sobre as eleições presidenciais no país, realizadas domingo, 14, exortou as comunidades a participarem no escrutínio “de forma consciente, livre e responsável”. O episcopado destacou que “votar é um dever e um ato de amor à pátria, à sua gente e ao seu destino.”

Compartilhar

Outrora comunista e ateia, Rússia aprova projeto de lei que proíbe anúncios de abortos no país.

Imprimir PDF

 


ACI


A câmara baixa do Parlamento russo, a Duma Estatal, aprovou em primeira leitura um projeto de lei do Ministério de Sanidade que promove a proibição de anúncios sobre abortos mediante os serviços médicos ou as práticas tradicionais, conforme informou a Agência Russa de Informação Legal (RAPSI).

O aborto era um método habitual para controlar a natalidade durante a época soviética.

Em 2004, segundo dados das Nações Unidas, Rússia continuava sendo o país com o número mais elevado de abortos por mulher em idade fértil. Esta prática é legal até a 12ª semana de gravidez e, em alguns casos médicos, o aborto pode praticar-se até a 22ª semana de gravidez, segundo uma lei aprovada em 2011.

O Governo fez campanha contra o aborto numa tentativa de aumentar a baixa taxa de natalidade do país, que constitui um dos fatores da crise demográfica que vive a Rússia. A Igreja Ortodoxa é também uma firme defensora da causa pró-vida no país.

O projeto de lei também propõe aumentar a idade na qual os menores já não precisam do consentimento paterno para submeter-se a exames médicos dos 14 para os 15 anos, enquanto que a idade para consentir intervenções médicas, tais como tratamentos com remédios ou provas de detecção de drogas ou álcool, aumenta dos 16 para os 18 anos.

Compartilhar

Estado do Rio de Janeiro se prepara para receber os Símbolos da JMJ

Imprimir PDF

 

Depois de viajar por todo o Brasil, levando fé, emoção e preparando todo o país para a Jornada Mundial da Juventude, os Símbolos da JMJ chegam ao estado do Rio de Janeiro. O Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, em comunhão às dioceses do Regional Leste 1, prefeituras e secretarias de estado e dos municípios se preparam para receberem a Cruz da Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora neste mês de abril

Os Símbolos da JMJ viajarão por todo o Regional Leste 1 por três meses. Chegarão ao estado em 21 de abril e a primeira cidade será Itatiaia, na Diocese de Barra do Piraí, que se privilegiará com a visita das relíquias presenteadas pelo Beato João Paulo II,na ocasião como o Sumo Pontífice e hoje patrono da JMJ, a todos os jovens para evangelização pelo mundo a fora.  

Em todo o estado, a peregrinação da cruz e do ícone ocorrerá até o dia 06 de julho, quando chegarão à cidade sede da JMJ Rio2013. Nesse período, eles visitarão igrejas, universidades, casas de detenções para menores, presídios e lugares onde encontram-se jovens em situação de risco social.

O diretor do COL da JMJ Rio2013, padre Jefferson Merighetti, evidencia que os Símbolos terão acesso às diversas realidades do estado e que irão além dos muros da Igreja Católica.

“É válido destacar que, em todos esses trajetos, haverá um tom teológico do Cristo que vai aos lugares onde estão os mais necessitados. E, dentro dessa realidade, a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora terão a missão de envolver as diversas realidades existentes em nossas dioceses, onde encontrarão os jovens que mais necessitam deste contato com o Cristo Ressuscitado”, exorta padre Jefferson.    

Desde setembro de 2011, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora peregrinam pelo Brasil, fazendo da Jornada Mundial da Juventude uma realidade em nosso país.

O jovem Ruy Lima, da arquidiocese de Manaus, relembra quando os Símbolos da JMJ passaram pelo estado do Amazonas. “A maioria da população nem sabia o quê os Símbolos significavam para nós católicos, mas o efeito que surtiu mesmo foi o impacto em locais visitados, onde se encontram pessoas sem perspectiva de vida e com acesso às drogas, lugares que a própria Igreja não havia alcançado”, disse.

Autoridades civis, religiosas e militares finalizam as agendas da programação dos Símbolos em todo o Estado:

Com o propósito de tramitar os detalhes finais e esclarecer dúvidas, representantes do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto às autoridades governamentais e militares do estado reuniram-se com as dioceses e prefeituras de todo o Regional Leste 1. O encontro foi na tarde dessa quinta-feira, 04 de abril, no auditório do Edifício João Paulo II, prédio da sede do COL, no Rio de Janeiro.

O diretor do Comitê Organizador Local do Setor Pré-Jornada, padre Jefferson Merighetti e coordenador da peregrinação dos Símbolos da JMJ pelo Brasil, padre Antônio Ramos do Prado (padre Toninho) deram início ao encontro atualizando aos presentes informações sobre a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora. Foi feito uma retrospectiva da história e de toda a viagem pelo Brasil, iniciada em 18 de setembro de 2011.

Padre Toninho também certificou  a todos sobre os cuidados necessários com os Símbolos da JMJ por estarem no Brasil como mala consular, destinada a uso oficial a coberto da imunidade diplomática. “Apesar do Papa João Paulo II ter entregado simbolicamente aos jovens como caminho de evangelização pelo mundo a fora, os Símbolos da JMJ são de propriedade do Estado do Vaticano e toda a parte de documentação, teor burocrático e cuidados nos âmbitos de logística, transporte e remanejamento, se faz necessário em todo o processo e nas viagens”, notifica padre Toninho.

Com o objetivo de firmar agendas e esclarecer dúvidas acerca dos eventos oriundos da peregrinação dos Símbolos da JMJ pelas dioceses, houve, também, um fórum entre os representantes das dioceses e prefeituras, juntamente, com as autoridades civis e militares da Secretaria de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros RJ, Polícia Militar RJ, Secretaria de Saúde e de Transporte do estado do Rio de Janeiro, e o presidente da Comissão Especial Governamental da JMJ Rio2013, Luiz Carlos Puggialli.

“Com toda essa movimentação e estreitamento, teremos necessidade de estar com todas as forças do estado para dar os devidos apoios solicitados pelas dioceses para que os eventos relacionados à peregrinação dos Símbolos da JMJ ocorram com equilíbrio”, esclarece Puggialli.

 

 

 

Fonte: http://www.rio2013.com/pt/rumo-a-jmj/detalhes/1616/estado-do-rio-de-janeiro-se-prepara-para-receber-os-simbolos-da-jmj

Compartilhar

Google difundirá grátis conteúdo da revista jesuíta “Civiltà Cattolica” na web.

Imprimir PDF

 

O gigante da internet Google entrou em contato com a Companhia de Jesus para incluir em seu serviço de livros gratuitos todos os números e fascículos publicados desde 1850 até 2007 pela revista “Civiltà Cattolica”, “Civilização Católica”, a revista dos Jesuítas.

Para o Google, a revista jesuíta “contribui com valores à discussão no mundo virtual e na vida real, porque fala de temas de cultura geral a um nível mundial”, disse em uma entrevista concedida ao grupo ACI em 5 de abril, Giorgia Abeltino, a conselheira de Política Pública do Google na Itália.

Abeltino, que é responsável pelas relações institucionais do Google na Itália, entre as que se incluem diversos projetos culturais sem fins lucrativos, assinalou que “é uma honra colaborar com uma revista tão conhecida como Civiltà Cattolica”.

Conforme explica, a ideia de colaborar com uma revista católica nasceu do projeto “Google Livros”, a ferramenta do Google que permite descarregar de maneira gratuita os principais livros – sem direitos autorais-, das bibliotecas mundiais.

Google se deu conta de que a revista dos jesuítas aparecia em um grande número de bibliotecas e esse foi o fator principal para entrar em contato com eles. “Chamou-nos muito a atenção”, afirma.

Para colaborar com o Google, os jesuítas tiveram que eliminar os direitos autorais de muitos dos seus conteúdos, um gesto, que para o Google “foi realmente importante… –a revista católica- sempre manteve sua política de intercâmbio, diálogo, colaboração e de partilha”.

“Compartilhar, a final das contas, é o que caracteriza o mundo virtual, assim que sua contribuição é fantástica para nós”.

Ao falar da presença do conteúdo católico no mundo da Web, a representante do Google, explicou que ficou impressionada com o crescimento particular da circulação no canal de vídeo do Vaticano no YouTube.

“É realmente incrível o número de visualizações que tiveram no último mês, assim como a participação, o intercâmbio e os comentários, significam que o mundo quer estar presente!”, exclamou.

“Como não podem estar fisicamente presente, estão através da rede, e isto levou a um crescimento das buscas”, concluiu.

A revista Civiltà Cattolica se pode encontrar na Web em língua italiana. No futuro se espera sua tradução a outros idiomas. Nela, os jesuítas escrevem de diversos temas como cultura, teologia, filosofia, história, sociologia, economia, política, ciência, literatura, arte e cinema.

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.