Últimas Notícias

Aprovado 2º milagre do Beato João Paulo II

Imprimir PDF
1003422_687147661300299_1891759118_n

Os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos aprovaram o segundo milagre atribuído ao papa João Paulo II, morto em 2005, segundo informaram fontes do Vaticano nesta terça-feira, 2. Agora, falta a aprovação do papa Francisco, que deverá assinar um decreto após reunião de cardeais, ainda sem data definida, para que ele seja declarado santo.

 

A expectativa é de que a canonização ocorra ainda neste ano, entre outubro e dezembro. Segundo fontes do Vaticano, João Paulo II pode se tornar santo juntamente com o papa João XXIII. A regra canônica prevê a necessidade do reconhecimento de um milagre para que um beato ou um mártir seja declarado santo. Karol Wojtyla havia sido beatificado em 1.º de maio de 2011.

A decisão da Congregação é um dos últimos passos em direção à canonização de João Paulo II. Antes, uma comissão médica e outra teológica haviam examinado o segundo milagre atribuído a Karol Wojtyla, atestando a cura considerada inexplicável e ocorrido efetivamente por meio da intercessão do papa polonês. De acordo com o jornal Corriere della Sera, o milagre atribuído a Wojtyla aconteceu na noite em que ele foi beatificado.

Outras noticias sobre o assunto: 

Reconhecido segundo milagre por intercessão de João Paulo II

Compartilhar

Papa afirma que terminará a Encíclica iniciada por Bento XVI

Imprimir PDF

(ACI/EWTN Noticias).- O Papa recebeu nesta manhã em audiência aos membros do 13º Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos e lhes anunciou que terminará a Encíclica sobre a fé que Bento XVI tinha começado a escrever.

Esta é a primeira vez que o Santo Padre confirma publicamente que concluirá esta encíclica sobre a fé.

Faz uns dias o Bispo de Molfetta-Ruvo-Giovinazzo-Terlizzi (Itália), Dom Luigi Martella, assinalou que o Papa Francisco está preparando esta encíclica e outra mais sobre os pobres que poderia titular-se “Beati pauperes”.

Em seu discurso de hoje, o Papa refletiu com a Secretaria do Sínodo sobre a nova Evangelização para a transmissão da fé. “Entre estes dois elementos -disse o Pontífice- há uma estreita conexão: a transmissão da fé cristã é o objetivo da nova evangelização e de toda a obra evangelizadora da Igreja, que existe, justamente, para isso”.

“A frase ‘nova evangelização’ ressalta, ademais, a certeza cada vez mais clara de que, também nos países de antiga tradição cristã, é necessário um anúncio renovado do Evangelho que volte a levar a um encontro com Cristo que transforme realmente a vida e não seja superficial e rotineiro. E isto repercute na ação pastoral”.

O Santo Padre citou logo as palavras de Paulo VI em seu discurso ao Colégio Cardenalício em 1973: “as condições da sociedade nos obrigam a revisar os métodos, a tentar com todos os meios estudar como levar ao homem de nossos dias a mensagem cristã, pois somente com ela pode encontrar a resposta a suas interrogantes e a força para seu compromisso de solidariedade humana”.

“Quero alentar a toda a comunidade eclesial -acrescentou o Papa Francisco- a que não tenha medo de ‘sair’ dela mesma para anunciar, confiando sobretudo na presença misericordiosa de Deus que nos guia. Efetivamente, as técnicas são importantes mas nem sequer a mais perfeita delas poderia substituir à ação discreta mas eficaz do ator principal da evangelização: o Espírito Santo”.

Francisco ressaltou que “é necessário deixar-se conduzir por Ele, embora nos leve por caminhos novos; é necessário deixar-se transformar por Ele para que nosso anúncio seja sempre o da palavra acompanhada pela simplicidade de vida, do espírito de oração, da caridade para todos, especialmente os pequenos e os pobres; da humildade e do desapego de si mesmo, da santidade de vida.”.

O Sínodo dos Bispos “foi um dos frutos do Concílio Vaticano II” e “graças a Deus, nestes cinquenta anos se sentiram os benefícios desta instituição que, de forma permanente, está a serviço da missão e da comunhão da Igreja, como expressão da colegialidade”.

“Abertos à graça do Espírito Santo, que é a alma da Igreja, confiamos em que o Sínodo melhorará ainda mais para favorecer o diálogo e a colaboração entre os bispos e entre eles com o Bispo de Roma”, concluiu o Santo Padre.

O Papa também respondeu algumas perguntas dos presentes. Ali anunciou que terminará a encíclica iniciada por Bento XVI e se referiu à importância de temas como a família, a dignidade humana e a tecnologia em vistas aos 50 anos (em 2015) do documento Gaudium et Spes do Concílio Vaticano II.

O Santo Padre criticou que muita gente considere atualmente o matrimônio como algo “provisório” e se referiu ao tema da ecologia, em particular a ecologia humana. O Pontífice falou também do laicismo e agradeceu a todos os presentes os esforços por responder a este e outros desafios.

Compartilhar

Acordo entre a Santa Sé e Israel vive progressos significativos

Imprimir PDF

o-clip-art-oficial-bandeira-de-israel_419404O site Zenit.org informou na última sexta-feira (07/06/13) que a Comissão Bilateral Permanente de Trabalho entre a Santa Sé e o Estado de Israel se reuniu neste dia 5 de junho em sessão plenária no Vaticano para continuar as negociações sobre o artigo 10 §2 do “Fundamental Agreement”.

A Comissão deu as boas-vindas aos dois novos chefes de delegação e reconheceu a contribução do embaixador Bafilh Mansour, desejando-lhe sucesso em sua nova missão.

Ainda segundo a notícia, as negociações se desenrolaram “em clima reflexivo e construtivo”. A comissão registrou “progressos significativos” e as partes se comprometeram com a agilização das negociações sobre as questões pendentes. A próxima reunião plenária está marcada para dezembro deste ano, em Jerusalém.

Fonte: http://www.zenit.org/pt/articles/acordo-entre-a-santa-se-e-israel-vive-progressos-significativos

Compartilhar

Brasil: Papa irá saudar fiéis de papamóvel em Aparecida- SP

Imprimir PDF

francisco_praçasaopedroO site Zenit informou que as comitivas pontifícias de liturgia e segurança estiveram em Aparecida-SP, para acertar os detalhes da visita do Papa Francisco.

O Papa Francisco irá percorrer a cidade com o papamóvel por 45 minutos. Sendo assim, uma das solicitações apresentadas pela comitiva, foi a retirada de quebra-molas das ruas e avenidas por onde o papamóvel irá circular.

Segundo o bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida, Dom Darci José Nicioli, todos os fiéis verão o Santo Padre quando ele passar de papamóvel. “Será um trajeto bem lento, para que todos tenham a oportunidade de vê-lo. O público ficará distante alguns metros, devido às barreiras, mas todos verão o Pontífice passar”, garantiu durante coletiva à imprensa.

A coletiva contou ainda com a participação do Cardeal-arcebispo, Dom Raymundo Damasceno, e do reitor do Santuário, padre Domingos Sávio. Ainda segundo os bispos, se a Missa presidida pelo Papa for celebrada no interior da basílica, os fiéis passarão por detectores de metais para garantir a segurança.

Antes da celebração, no entanto, o Sumo Pontífice vai venerar a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida na Capela dos Apóstolos. “O Papa quer que esta visita seja um momento íntimo, como devoto de Nossa Senhora. Vemos nisso uma vontade do Papa em renovar seu pontificado e oferecê-lo à Santa”, disse Dom Damasceno.

Dom Damasceno destacou que a celebração, que seguirá a liturgia da Festa da padroeira do Brasil, será concelebrada pelos bispos que vão acompanhar a visita: “Evidentemente, nós entendemos que o número de concelebrantes não será tão grande, já que a maioria já estará no Rio de Janeiro, em razão da JMJ”.

A comitiva litúrgica do Vaticano, presidida pelo monsenhor Guido Marini, voltará ao santuário dois dias antes da chegada do Papa Francisco para ensaiar a cerimônia com acólitos e diáconos.

“Todos os diáconos, padres e bispos que chegarem perto do Pontífice estarão credenciados, além dos que vão atendê-lo no seminário. Autoridades que participarão, como governador e o prefeito, serão credenciados também”, explicou Dom Damasceno.

Fonte: http://www.zenit.org/pt/articles/papa-vai-saudar-fieis-de-papamovel-em-aparecida

Compartilhar

Sri Lanka: Igreja Católica é atacada, porém Hóstias consagradas permaneceram intactas

Imprimir PDF

santissimosacramentoO site Gaudium Press informou nesta segunda-feira (10/06/13) que o Santuário de St. Francis Xavier Angulana (Arquidiocese de Colombo) sofreu ataques de extremistas no último dia 5 de Junho, no qual tentaram atear em seu interior, onde também se encontravam hóstias consagradas; conseguiram destruir uma imagem de Nossa Senhora.

Segundo a notícia, mesmo ateando fogo em cerca de 30 litros de querosene atirados sobre o tabernáculo que continha hóstias consagradas, o fogo não conseguiu destruí-lo, nem danificar as hóstias nele contidas. Este fato levou os fiéis locais a interpretarem como sendo um milagre e uma mensagem: “ninguém pode destruir o amor de Cristo.”
Há uma crescente intolerância religiosa no Sri Lanka: ataques ocorrem, principalmente, contra as minorias religiosas de cristãos. A polícia ainda não identificou os agressores que realizaram o ataque à Arquidiocese de Colombo. As suspeitas recaem sobre grupos budistas.
Para os fiéis de Sri Lanka o fato extraordinário é um milagre “através do qual Jesus dá uma mensagem para a sociedade e àqueles que realizam esses ataques: ninguém pode destruir a Cristo e seu amor. Ele morreu, ele deu a sua vida para nós e depois ressuscitou. Ninguém pode fazer nada contra ele.”

Fonte: http://www.gaudiumpress.org/content/47449-Igreja-Catolica-atacada-no-Sri-Lanka–Hostias-consagradas-permaneceram-intactas#ixzz2VpwTneVk

Compartilhar

É dever cristão envolver-se com a política embora seja “muito suja”, assegura o Papa

Imprimir PDF

(ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco explicou nesta manhã que é um dever, uma obrigação do cristão, envolver-se com a política embora seja “muito suja”, porque estando nesse âmbito se pode trabalhar pelo bem comum.

Assim o explicou o Santo Padre ao responder uma das perguntas feitas por um dos jovens que recebeu na Sala Paulo VI, no encontro de alunos e ex-alunos dos colégios jesuítas da Itália e Albânia com o Pontífice.

No encontro, Francisco decidiu não ler o discurso que tinha preparado para a ocasião e dialogar espontaneamente com os assistentes o que gerou um clima de maior alegria e festa.

Sobre o tema da participação dos leigos na esfera pública, o Papa explicou que “envolver-se na política é uma obrigação para um cristão. Nós não podemos fazer como Pilatos e lavar as mãos, não podemos”.

“Devemos participar na vida política porque a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum. E os leigos cristãos devem trabalhar na política”, assegurou o Santo Padre ante os milhares de crianças e jovens presentes.

“Alguém me dirá: ‘mas não é fácil’. Tampouco é fácil chegar a ser sacerdote. Não são coisas fáceis porque a vida não é fácil. A política é muito suja, mas eu me pergunto: Por que é suja? Por que os cristãos não estão revestidos do espírito evangélico”.

O Santo Padre assinalou também que “é fácil dizer ‘a culpa é dele’… mas e eu, o que faço? É um dever! Trabalhar pelo bem comum é dever de um cristão! E muitas vezes para trabalhar o caminho a seguir é a política”.

Compartilhar

Bispo de Novo Hamburgo recomenda que Paróquias de sua diocese não vendam bebida alcoólica em suas festas.

Imprimir PDF

Jornal Zero Hora

Uma recomendação dirigida pelo bispo da diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, determinou que as igrejas sob sua jurisdição não devem vender bebida alcoólica nas festas religiosas que promovem.

A decisão, baseada nas estatísticas crescentes de mortes no trânsito por embriaguez e uma lembrança da aparição de Nossa Senhora, em Caravaggio, Itália, no ano de 1432 – segundo a Igreja, uma mulher que era constantemente espancada pelo marido alcoólatra teria visto a santa.

Segundo o bispo Zeno Hastenteufel, a sua recomendação servirá para justamente trazer mais fiéis às paróquias, “mais crianças, pais, a família no geral”.

Dom Jaime Splenger, bispo auxiliar de Porto Alegre, defende a posição do colega de Novo Hamburgo. Conforme Splenger, fechar os olhos para as notícias de abuso de álcool ao trânsito e em casa, com casos de violência doméstica, é uma afronta aos bons costumes.

Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cada diocese tem autonomia para decidir sobre a sua legião de fiéis.

Segundo estudo de 2010 do Centro de Estatística Religiosa e Investigações, atualmente há 10.720 paróquias no Brasil, sendo 4.360 na região sul do país.

“Já temos estatísticas negativas”

Autor do pedido, o bispo quer reduzir acidentes relacionados ao consumo de álcool.

Eis a entrevista.

Por que o veto?

Temos que superar essas festas com bebidas alcoólicas. Muitos fieis vão a essas festas, como a de Nossa Senhora do Caravaggio, e voltam dirigindo embriagados. Não queremos isso. Já temos estatísticas negativas suficientes.

Há alguma simbologia?

Em 1432, em Caravaggio, na Itália, Nossa Senhora apareceu para uma mulher que era constantemente agredida pelo marido bêbado. Pensei na questão da violência doméstica também.

Pode reduzir o público?

Com certeza não. A venda de refrigerantes cresce. As famílias voltam.

Notícia complementar: http://www.jornalnh.com.br/religiao/456287/alcool-pode-ser-abolido-de-festas-nas-paroquias-da-regiao.html

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.