Últimas Notícias

Revista ‘Vanity Fair’ elege Papa Francisco o ‘homem do ano’.

Imprimir PDF

A edição italiana da revista ‘Vanity Fair’ elegeu o Papa Francisco como ‘homem do ano’ e o escolheu como capa de seu último número, que estará à venda na próxima quarta-feira, por seus gestos, palavras e ações em seus primeiros cem dias de pontificado, ‘que lhe colocam entre os líderes que fazem história’.

A revista destaca a frase ’sede pastores com cheiro de ovelhas’, dita pelo papa para pedir aos bispos e sacerdotes que estejam sempre junto aos fiéis, e a viagem realizada ontem à ilha italiana de Lampedusa para se reunir com imigrantes ilegais.

A publicação também ressalta a frase ‘São Pedro não tinha uma conta em banco’ e afirma que os seus dizeres ‘pesam como tijolos’.

A ‘Vanity Fair’ publicou a opinião do cantor britânico Elton John, dos escritores italianos Erri De Luca, Dacia Maraini e Giorgio Faletti e do cantor de ópera italiano Andrea Bocelli sobre Francisco, e eles destacaram diferentes aspectos do pontífice.

‘Francisco é um milagre de humildade na era da vaidade. Espero que sua mensagem chegue até os mais marginalizados da sociedade, aqueles que precisam desesperadamente do seu amor. Penso, por exemplo, nos homossexuais’, disse Elton John.

O cantor afirmou que o papa quer aproximar a Igreja ‘dos antigos valores de Cristo e, ao mesmo tempo, do século XXI’.

‘Se ele sabe chegar às crianças, às mulheres e aos homens que convivem com a Aids, muitas vezes sozinhos e em silêncio, seu farol de esperança dará mais luz que qualquer progresso da ciência, porque nenhum remédio tem o poder do amor’, acrescentou Elton John.

Erri De Luca disse que Francisco ‘vai aonde as vidas dos náufragos foram recebidas com arames de espinhos’.

De Luca destacou, além disso, a luta contra a pederastia na Igreja e afirmou que o papa ‘de fato já esvaziou o conteúdo da poderosa Secretaria de Estado, dirigida pelo cardeal (Tarcisio) Bertone’.

Para o cantor Andrea Bocelli, o papa é um ‘presente de Deus para sua Igreja, atormentada e pregada às forças do mal’.

Já a escritora Dacia Maraini declarou que as mulheres esperam ‘muito’ do papa.

‘Como admiradora de São Francisco de Assis, seu modelo e inspirador, quero lembrar ao papa que no primeiro projeto do santo estavam as mulheres, que teriam predicado junto aos homens. Deus é também mulher, não?’, questionou Maraini.

Fonte: EFE

Compartilhar

Nova York tem ‘delivery’ para quem quer ‘fazer’ orações e receber aconselhamento.

Imprimir PDF

The New York Times – UOL

Lucia Mora, de 47 anos, estava nervosa quando entrou no motorhome branco estacionado em Sunset Park, no bairro do Brooklyn, em Nova York.

O interior do veículo se assemelhava a uma confortável – embora um tanto gasta – sala de estar. Victoria Rodriguez, 50 anos, assistente de um pastor da Igreja Pentecostal El Camino, ofereceu o sofá para que Lucia se sentasse. “Para quem ou para o quê você gostaria de orar?”, Victoria perguntou.

“Eu estou com muitos problemas no momento”, disse Lucia calmamente. As filhas dela estão vivendo no México com sua irmã, que está enfrentando dificuldades para cuidar de seus próprios filhos. Recentemente, ela perdeu seu emprego de cozinheira em uma taqueria no bairro do Queens. E ela está preocupada com sua saúde: “eu tenho dores de cabeça e outros tipos de dor”, disse ela. “Mas eu não quero ir ao hospital”.

“Deus vai te dar força”, disse Victoria. “A mão dele está sobre a sua família”.

Observando da porta, Letizia Hernandez, de 64 anos, voluntária da igreja, se aproximou. Enquanto Victoria colocava a mão sobre um dos ombros de Lucia, Letizia tocava o outro ombro da mulher. E elas oraram: “Senhor, por favor, promova a união de Lucia com suas filhas e ajude sua irmã. Deixe que a prosperidade entre na vida de Lucia e permita que a depressão vá embora. Saúde. Obrigada, obrigada pela Lucia”.

Depois de um longo inverno, período durante o qual ficou fora das ruas rua, o motorhome transformado em estação de orações, que existe há quatro anos, voltou para o seu lugar na Quinta Avenida. Algumas tardes, as pessoas que passam apressadas pelas lojas de descontos e pelos pequenos mercados da rua comercial ignoram o motorhome e os pregadores adolescentes que ficam do lado de fora do veículo perguntando: “você gostaria que orássemos por você?”. Em outras tardes, é possível observar um constante fluxo de pessoas, a maior parte delas do próprio bairro, aguardando para entrar no veículo.

Quando um visitante entra no motorhome branco, que é equipado com ar condicionado, a cacofonia da rua desaparece gradualmente. Durante cerca de 10 minutos, os visitantes – muitos deles desempregados e lutando para sobreviver – se abrem sobre seus problemas e recebem aconselhamento espiritual de Victoria, que é chefe de intercessão da Igreja Pentecostal El Camino, igreja predominantemente Dominicana. Para alguns, os problemas passam a parecer menos opressivos; para outros, a fé é renovada. E, embora as pessoas sejam incentivadas a ir à igreja e panfletos sejam distribuídos para propagandear o templo, o clima dentro do veículo tem mais a ver com consolo do que com um esforço de vendas concentrado. Os visitantes dizem que geralmente deixam o local se sentindo um pouco mais leves e mais felizes – e desaparecem na rua.

“Nós ouvimos as pessoas”, disse Victoria, que foi criada na República Dominicana e trabalha em igrejas desde criança. “Nós não obrigamos as pessoas a fornecer muitos detalhes sobre seus problemas. Mas, quando as pessoas falam, elas se sentem melhor”.

O reverendo Juan Castillo, 56, pastor da Igreja Pentecostal El Camino, concebeu a ideia da estação de oração há quatro anos, quando viu um caminhão que realizava o recrutamento de universitários no Bronx.

“Eu pensei, ‘isso é lindo’”, disse Castillo. “Eu posso fazer isso pela minha igreja – e chegar até as pessoas”. Inicialmente, ele alugou dois caminhões, que saíam para a rua três tardes por semana. Neste verão (no hemisfério norte), ele está começando o trabalho lentamente, enviando um único caminhão para a rua às sextas-feiras, das 12h às 14h. “Não é apenas para atrair as pessoas para a minha igreja”, acrescentou Castillo, que há 18 anos lidera sua congregação de 300 membros. “É também para ajudar as pessoas da vizinhança a se curarem”.

A maioria dos visitantes deseja falar sobre problemas familiares. Muitas vezes, segundo Castillo, “o marido abandonou a mulher e ela é uma mãe pobre, que precisa criar seus filhos sozinha”. Mas as pessoas também podem falar sobre outros problemas. “Os jovens muitas vezes têm dificuldades na escola e a saúde deles sofre”. A falta de saúde é sempre um problema de fundo. “As pessoas nos pedem para orar por elas porque elas estão com dor”, disse o pastor. “Mas quando elas começam a falar, nós descobrimos que elas têm muitos outros problemas – como diabetes e doenças do coração”.

Em seguida, os voluntários fazem um acompanhamento telefônico das pessoas atendidas. “Nós nos oferecemos para rezar com elas por telefone e, às vezes, nós fazemos visitas domiciliares”, disse Jahaira Placencia, 24, assistente do pastor. Mas os visitantes raramente viram frequentadores da igreja. Segundo ela, “as pessoas geralmente entram no motorhome uma única vez – quando elas estão em crise”.

Dia desses, quando a temperatura passava dos 32 graus Celsius, Olga Maria Castillo, 29, uma mulher magra, de cabelos longos e escuros, entrou no motorhome.

Quando Victoria perguntou: “qual pedido você quer fazer em sua oração?”, Olga disse, timidamente, que não estava interessada em dinheiro. Olga (nenhuma relação com o pastor da igreja) queria orar por sua saúde e pela saúde de seu marido e sua família. Olga explicou que está sem trabalhar há dois anos devido a uma artrite severa nas mãos. Agora, seu médico disse que ela precisa fazer uma cirurgia. Ela mostrou seus dedos longos e curvados a Victoria.

Fechando os olhos, Victoria orou com ela “para aceitar e reconhecer a Deus, confiar no Senhor para fazê-la melhorar”. Olga também fechou os olhos. Ela disse que, pela primeira vez, sentiu o poder de Deus.

Antes de sair, ela prometeu participar dos cultos da Igreja Pentecostal El Camino.

Então, Olga parou de maneira hesitante na calçada por um momento – ela era alta e trajava um vestido com estampas azuis. Em seguida, ela seguiu para casa.

Compartilhar

Papa Francisco pediu a remoção de estátua que o retrata, em Buenos Aires.

Imprimir PDF

Jornal La Repubblica

O Papa Francisco pediu a remoção da estátua que o retrata, colocada nos jardins da Catedral Metropolitana de Buenos Aires. A escultura, obra do artista Fernando Pugliese, ficou exposta menos de dez dias na cidade onde Bergoglio foi arcebispo.

O Pontífice, segundo o jornal Clarin, pediu a um padre tirar imediatamente a estátua que o retrata sorridente enquanto dá a bênção.

E o seu pedido foi imediatamente atendido. Segundo fontes citadas pelo jornal, Francisco não quis a estátua porque é contra o culto da personalidade.

O arcebispo de Buenos Aires programara para o dia 7 de julho a inauguração de um museu no interior da Catedral com objetos usados por Bergoglio durante o seu sacerdócio e quando era bispo e cardeal. Mas a programação foi suspensa, informa a mesma fonte.

Nota: A fonte da imagem é Ansa

Compartilhar

Papa concede indulgências para fiéis durante a JMJ

Imprimir PDF

JMJ_Geral_27042012135339O site Gaudium Press informou nesta segunda-feira (08/07/13) que o Papa Francisco concederá indulgência aos jovens participarem da Jornada Mundial da Juventude.

Segundo o decreto assinado no último dia 02, os jovens que desejarem a indulgência parcial, terão que orar incessantemente pelas intenções do Santo Padre, finalizando-se com a oração oficial da JMJ. Os fiéis deverão invocar a Santa Virgem Maria, Rainha do Brasil, sob o título de “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”. Os patronos e intercessores da Jornada serão responsáveis em fortalecer os jovens na fé, fazendo com que eles caminhem na santidade.

Os sacerdotes, legitimamente aprovados, deverão ouvir as confissões sacramentais dos jovens, além de propor orações públicas pelo bom êxito da JMJ.

Leia abaixo o decreto na íntegra:

Penitenciária Apostólica

Rio de Janeiro

Decreto

Concede-se o dom das Indulgências por ocasião da “XXVIII Jornada Mundial das Juventude”, que será celebrada no Rio de Janeiro durante o corrente Ano da Fé.

O Santo Padre Francisco, desejando que os jovens, em união com os fins espirituais do Ano da Fé, convocado pelo Papa Bento XVI, possam obter os frutos esperados de santificação da “XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que se celebrará de 22 a 29 do próximo mês de Julho, no Rio de Janeiro, e que terá por tema: ‘Ide e fazei discípulos por todas as nações’ (cfr. Mt 28, 19)”, na Audiência concedida no passado 3 de junho ao subscrito Cardeal Penitenciário-mor, manifestando o coração materno da Igreja, do Tesouro das satisfações de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Beatíssima Virgem Maria e de todos os Santos, estabeleceu que todos os jovens e todos os fiéis devidamente preparados pudessem usufruir do dom das Indulgências como determinado:

a) Concede-se a Indulgência plenária, obtenível uma vez por dia mediante as seguintes condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice) e ainda aplicável a modo de sufrágio pelas almas dos fiéis defuntos, pelos fiéis verdadeiramente arrependidos e contritos, que devotamente participem nos ritos sagrados e exercícios de piedade que terão lugar no Rio de Janeiro.

Os fiéis legitimamente impedidos, poderão obter a Indulgência plenária desde que, cumprindo as comuns condições espirituais, sacramentais e de oração, com o propósito de filial submissão ao Romano Pontífice, participem espiritualmente nas sagradas funções nos dias determinados, desde que sigam estes ritos e exercícios piedosos enquanto se desenrolam, através da televisão e da rádio ou, sempre que com a devida devoção, através dos novos meios de comunicação social;

b) Concede-se a Indulgência parcial aos fiéis, onde quer que se encontrem durante o mencionado encontro, sempre que, pelo menos com alma contrita, elevem fervorosamente orações a Deus, concluindo com a oração oficial da Jornada Mundial da Juventude, e devotas invocações à Santa Virgem Maria, Rainha do Brasil, sob o título de “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”, bem como aos outros Patronos e Intercessores do mesmo encontro, de modo a que estimulem os jovens a se fortalecerem na fé e a caminharem na santidade.

Para que os fiéis possam mais facilmente participarem destes dons celestes, os sacerdotes, legitimamente aprovados para ouvir confissões sacramentais, com ânimo pronto e generoso se prestem a acolhê-las e proponham aos fiéis orações públicas, pelo bom êxito desta “Jornada Mundial da Juventude”.

O presente Decreto tem validade para este encontro. Não obstante qualquer disposição contrária.

Dado em Roma, na Sede da Penitenciaria Apostólica, no dia 24 de Junho do ano do Senhor de 2013, na solenidade de São João Batista

Cardeal Manuel Monteiro de Castro

Penitenciário-mor

Mons. Krzysztof Nykiel

Regente

Fontes:

http://www.gaudiumpress.org/content/48455-Papa-concede-indulgencias-para-fieis-durante-a-JMJ#ixzz2YfJR05Tn

http://pt.radiovaticana.va/news/2013/07/08/papa_concede_indulg%C3%AAncia_para_participantes_da_jmj_rio2013/bra-708708

Compartilhar

Papa Francisco superou os sete milhões de seguidores em sua conta do Twitter.

Imprimir PDF

O papa Francisco superou os sete milhões de seguidores em sua conta do Twitter (@pontifex), informou nesta terça-feira o Vaticano. Desses, mais de 2,7 milhões seguem a página em espanhol, idioma nativo do pontífice e que tem o maior número de seguidores.

A conta @pontifex foi aberta por Bento XVI no dia 12 de dezembro de 2012, para tratar principalmente dos conteúdos dos discursos do pontífice nas missas dominicais, das homílias e de suas reações a temas de projeção internacional. Durante o conclave que elegeu Bergoglio o novo papa, o perfil ficou desativado, sendo retomado posteriormente por Francisco. A página pode ser acompanhada em nove idiomas: inglês, português, alemão, árabe, espanhol, francês, italiano e polonês, além do latim.

Atualmente, o número de seguidores do pontífice que falam espanhol ultrapassa os 2 736 800. O inglês é o segundo idioma com maior número de usuários, 2 637 600, seguido do italiano (859 000), do português (424 400), do francês (153 400), do latim (119 000), do alemão (115 100), do polonês (96 700) e do árabe (68 200). O papa Francisco se comunica quase diariamente com os fiéis através da rede social

Compartilhar

Aparecida (SP): Papa Francisco celebrará Missa no interior da Basílica

Imprimir PDF

aparecidadonorte3Nesta terça-feira (02/07/13) o site ACI informou que a equipe responsável pela segurança do Papa Francisco no Brasil não autorizou a missa campal em Aparecida (SP), sendo assim a Missa acontecerá no interior do Santuário Nacional, com um número restringido de fiéis. Sendo assim, cerca de 20 mil pessoas poderão participar da celebração dentro da Basílica.

Dom Damasceno chegou a se reunir com o Papa Francisco na semana passada, no Vaticano, para expor a expectativa de receber entre 200 a 300 mil pessoas no Santuário, por ocasião da visita do Santo Padre. E o Santo Padre se manifestou aberto a proposta de realizar uma missa no pátio, mas na manhã de ontem o reitor do Santuário, Pe. Domingos Sávio, confirmou que a Missa será realizada no interior da Basílica. A Celebração está marcada para às 10h.

No entanto, a notícia também afirma que os fiéis não devem se desanimar caso não consigam entrar e tenham que acompanhar a Celebração através de telões que estarão espalhados na área externa, ao final da Santa Missa o Papa Francisco prometeu ir até a Tribuna Papa Bento XVI, no lado Sul da Basílica, rezar com os devotos e também passará de papa móvel entre a multidão.

“A Polícia Federal é que fará esse credenciamento na hora, de quem chegar e estiver na fila. Vão contar até chegar ao limite do número de pessoas que cabem no Santuário e depois disso se fecharão as portas e diante de duas que serão abertas, haverá o detector de metais, por requisito de segurança, e também um pequeno credenciamento, com uma fita”.

“Certamente os fiéis terão que entrar no Santuário umas três horas antes da Missa, e se precisar sair por alguma eventualidade, com essa fitinha ele poderá voltar depois”, concluiu o reitor do Santuário, que é um dos maiores pontos de peregrinações religiosas do país e o maior Santuário dedicado à Virgem Maria no mundo.

Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=25640

Compartilhar

200 irmãos carentes participam de jantar nos jardins do Vaticano.

Imprimir PDF

Mais de 200 pobres participaram do jantar organizado na noite desta segunda-feira nos Jardins Vaticanos – diante da Gruta de Lourdes – pelo Círculo de São Pedro, cujos voluntários serviram a refeição.

Uma grande festa para os necessitados em honra ao Papa Francisco, da qual participaram também o presidente do Governatorato da Cidade do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello; e o presidente do Círculo, Duque Leopoldo Torlonia.

Entrevistado pela Rádio Vaticano, o assistente eclesiástico do Círculo de São Pedro, Mons. Franco Camaldo, conta o evento:
Mons. Franco Camaldo:- “Foi um dia de grande serenidade e de grande alegria. O jantar estava muito bom – segundo os comensais – porque foi bem preparado. A refeição foi servida também pelo Cardeal Bertello, pelo Duque Torlonia e também por mim. Via-se a alegria estampada nas expressões faciais dos nossos assistidos. Havia emoção e quase incredulidade: encontrar-se nos Jardins Vaticanos, num entardecer muito bonito, diante da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, ser servido à mesa, mesas bem preparadas… realmente, havia muita emoção e quase não podiam acreditar!
RV: Ao término do jantar, foram presenteados alguns pacotes aos participantes…
Mons. Franco Camaldo:- “Dois pacotes: um com frutas e outro com doces provenientes de Nápoles, que nos foram oferecidos por um sócio do Círculo de São Pedro. Depois, como recordação, oferecemos a todos um porta-chaves do Papa, com uma pequena imagem do Santo Padre. Muitas vezes os comensais gritaram “Viva o Papa-Viva o Papa”. E depois algo muito bonito e singular: muitos deles trouxeram consigo escritos, bilhetes, pensamentos para o Papa, de modo que nós – no máximo até esta quarta-feira – entregaremos ao Santo Padre algumas fotos do jantar, bem como essas cartinhas, porque justamente expressam o reconhecimento deles ao Papa.” 

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.