Últimas Notícias

CNBB escreve documento sobre pedofilia

Imprimir PDF

Dom Damasceno aguarda aprovação da Congregação para Doutrina da fé para divulgação


 CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 16 de novembro de 2011(ZENIT.org) – Em visita ao Vaticano, o presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, entregou documento à Congregação para Doutrina da Fé com informações e procedimentos em relação aos casos de abuso de menores por parte de membros do clero.

O documento visa dar uma orientação canônica e pastoral, “muito simples e muito prática de como proceder em relação aos casos de abuso de menores”, crianças ou adolescentes disse o Cardeal em entrevista à RV.

“Esperamos que não aconteça, e caso venha a acontecer a igreja tem então as medidas a tomar, seja para dar uma atenção, uma reparação à vitima destes abusos como também medidas a tomar com relação àquele que pratica esse tipo de delito" -continuou Dom Damasceno-.

"Nós sabemos que o Santo Padre atua de maneira muito corajosa, muito clara, muito transparente com relação a essa questão”. E a partir de agora a Igreja no Brasil vai atuar “com muita firmeza nestas questões que realmente não pode acontecer com nenhuma pessoa, menos ainda em relação a crianças e adolescentes e ainda de uma pessoa do clero”.

Após a aprovação da Congregação para Doutrina da fé, o documento será publicado e divulgado especialmente para os bispos no Brasil.

MEM

 

Compartilhar

Esclerodermia curada graças a células-tronco adultas

Imprimir PDF

Testemunho de Sharon Porter e congresso no Vaticano


ROMA, terça-feira, 15 de novembro de 2011 (ZENIT.org) – Sharon Porter, curada graças a células-tronco adultas, deu um depoimento sobre a eficácia desta terapia contra a esclerodermia, em apresentação no Vaticano, durante o congresso “Células-tronco adultas: ciência e futuro do homem e da cultura” (9-11 de novembro), organizado pelo Conselho Pontifício da Cultura, em colaboração com o projeto STOQ, o Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde e a Academia para a Vida.

O congresso foi apresentado pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do dicastério organizador, acompanhado pelo padre Tomasz Trafny, responsável pelo departamento científico do mesmo dicastério, além de Tommy G. Thompson, ex-ministro da Saúde dos Estados Unidos, e Robin L. Smith, administradora delegada da NeoStem e presidente da fundação Stem for Life.

A terapia com células-tronco adultas é considerada eticamente satisfatória, pois não leva à destruição da vida humana como no uso de células-tronco embrionárias, as quais, além da objeção moral, apresentam risco médico de câncer e por isso não são usadas em pacientes, segundo Smith.

Compartilhar

Leia mais...

Arqueólogos encontram relíquia do século VI com “foto” de Jesus Cristo.

Imprimir PDF

Urban Christian News

Arqueólogos israelenses divulgaram no último domingo, 30, uma caixa pequena, primorosamente confeccionada que pode ser um símbolo da fé cristã usado há 1.400 anos. O objeto foi encontrado em uma rua de Jerusalém que foi escavada pelo grupo de estudiosos.

A caixa é feita de osso (pode ser de vaca, cavalo ou camelo) e decorada com uma cruz na tampa. Suas medidas são de apenas 2 cm por 1,5cm. De acordo com Yana Tchekhanovets da Autoridade de Antiquidades de Israel, esse objeto foi feito por um cristão que viveu no século 6 dC

Compartilhar

Leia mais...

Iniciativa popular busca alterar a constituição do estado de São Paulo para defender a vida

Imprimir PDF
 

SÃO PAULO, 02 Nov. 11 / 08:04 am (ACI)

Mais de 49 mil assinaturas em prol da emenda constitucional do Estado de São Paulo que visa explicitar o direito à vida desde a concepção até à morte natural, é o saldo momentâneo da Campanha São Paulo pela Vida e será o tema da última videoconferência da programação prévia ao II Congresso Internacional pela Verdade e pela Vida da Human Life International. A conferência será apresentada neste 2 de novembro, às 21h (horário de Brasilia), pelo coordenador da campanha, Prof. Hermes Rodrigues Nery.

O site especial do Congresso (www.livestream.com/congressoprovida), e o da ACI Digital (www.acidigital.com) serão os canais onde os internautas poderão assistir a videoconferência.

Compartilhar

Leia mais...

Cardeal Scherer: Igreja não reconhece "casamento" homossexual

Imprimir PDF

 

SÃO PAULO, 02 Nov. 11 / 10:15 am (ACI)

Em uma recente entrevista o Arcebispo da capital paulista, Cardeal Odilo Pedro Scherer, afirmou que a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de autorizar casamento de duas mulheres preocupa a Igreja por equiparar união de pessoas do mesmo sexo à família. Para Dom Odilo o casamento e a família têm um papel antropológico e social insubstituível.

Conforme informou ACI Digital, a Quarta Turma do STJ reconheceu, em julgamento concluído na terça-feira, 25, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Quatro dos cinco ministros decidiram autorizar o casamento de um casal de lésbicas gaúchas que vivem juntas há cinco anos e desejam mudar seu estado civil.

Compartilhar

Leia mais...

“Brasil sem aborto” promove abaixo assinado para a aprovação do Estatuto do Nascituro. Assine também.

Imprimir PDF

O Movimento Brasil sem Aborto está recolhendo assinaturas pela diligente tramitação e aprovação do PL 478/07 – Estatuto do Nascituro, um projeto de lei que tem por objetivo a proteção da vida e da integridade do ser humano concebido, mas ainda não-nascido (nascituro).

Segundo a nota enviada pelo Brasil Sem aborto “O projeto também visa proibir a discriminação dos nascituros “em razão do sexo, da idade, da etnia, da origem, de deficiência física ou mental” assim como obrigar os estupradores a pagarem pensão alimentícia aos filhos por eles gerados, cabendo ao Estado arcar com os custos “para cuidar da vida, da saúde[,] do desenvolvimento e da educação da criança” caso o agressor não possa ser intimado e a mãe da criança não disponha de meios econômicos para tanto.

É um projeto de lei que se propõe a conferir proteção legal àquelas pessoas que são as mais frágeis e as mais sujeitas a sofrerem injustiças: os seres humanos ainda não nascidos.

Além de proteger a vida desde a concepção, reforçando o que diz o art. 5º da Constituição Federal, o projeto também visa, no seu art. 13, auxiliar as mulheres vítimas de estupro a terem condições de dar à luz em condições dignas com apoio do Estado.

Compartilhar

Leia mais...

Núncio Apostólico no Brasil lança novo livro

Imprimir PDF
Gaudium Press - 2011/10/26
 
Brasília (Quarta-feira, 26-10-2011, Gaudium Press) O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, lança nesta quarta-feira na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, o seu mais novo livro: "Ação e Missão - Um Itinerário Eclesial no Brasil".

A obra pontua o trabalho do núncio em representar o Santo Padre em inúmeras visitas pastorais, intervenções, reuniões, contatos com autoridades civis e militares, multidões de fiéis, bispos, clero, instituições, homens da cultura e da política.

livronuncioapostolicodomlorenzo.jpg
A obra pontua o trabalho do núncio em representar o Santo Padre em inúmeros eventos
 

Para o Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, "esse testemunho, sem dúvida nenhuma, ajudará a compreender mais a função importante e multiforme de um representante do papa em nosso país".

Dom Raymundo ressalta ainda o trabalho desenvolvido pelo Núncio no Brasil, "pois aqui temos apenas a seleção de alguns textos entre os muitos outros que formam a vasta e valiosa produção teológico-pastoral de dom Lorenzo Baldisseri".

Dom Lorenzo Baldisseri explicou um pouco sobre a seleção de textos que estão incluídos no livro. "Optei por incluir os textos mais significativos de intervenções pronunciadas em diversos momentos da vida da Igreja e da sociedade, a auditórios que pudessem apreciar e compreender a presença do Núncio Apostólico como um revigoramento e um instrumento privilegiado de comunhão eclesial, cujo centro visível é o Sucessor de Pedro".

Na primeira parte, Dom Lorenzo reúne aulas e palestras em faculdades, estudos teológicos e universidades pontifícias e católicas sobre magistério, formação filosófica e teológica e ética política. Já a segunda é reservada aos registros de momentos determinantes do itinerário evangelizador das dioceses.

Trata-se de textos proferidos pelo núncio apostólico por ocasião de eventos civis, a exemplo do cinquentenário da fundação da cidade de Brasília (DF), homilias realizadas por ele em celebrações eclesiais e algumas efemérides de elevada importância para a Igreja, como as que se referem ao falecimento de João Paulo II, beatificado em maio deste ano, e a eleição do Papa Bento XVI.

Por último, o leitor encontrará textos a respeito da ação e da participação do núncio na vida eclesial, a qual tem sua expressão propriamente institucional por conta da criação de novas dioceses, da ordenação e posse de novos bispos. Nesta parte, o autor une as mensagens pronunciadas durante as celebrações da Dedicação de Igrejas Catedrais e de Congressos Eucarísticos Diocesanos. (LB)

Compartilhar