Católicos e muçulmanos debatem sobre valores educacionais

2º colóquio entre a Santa Sé e o RIIFS da Jordânia

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 20 de maio de 2011 (ZENIT.org) – Cristãos e muçulmanos podem conviver em escolas e universidades porque compartilham uma série de valores no campo da educação. Esta foi a questão debatida nestes dias em Roma por uma delegação do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso e outra do Royal Institute for Interfaith Studies (RIIFS), de Ammán (Jordânia).

 

A Santa Sé divulgou hoje um comunicado conjunto após as reuniões (18 e 19 de maio), que acontecem a cada dois anos. Nele, explica-se que ambas as delegações chegaram a uma série de conclusões comuns sobre a importância da escola no diálogo inter-religioso.

A primeira é que cristãos e muçulmanos “compartilham valores humanos básicos, como o caráter sagrado da vida humana, a dignidade humana e os direitos fundamentais inalienáveis que derivam dela”.

Com relação aos valores religiosos, concordam em que alguns são comuns, enquanto outros são específicos de cada comunidade. Por isso, “é importante mostrar o que é comum e identificar as diferenças”.

“O respeito das diferenças é, de fato, uma condição importante para um diálogo autêntico”, acrescenta o comunicado.

Em terceiro lugar, a Santa Sé e o RIIFS coincidem em que a educação – a religiosa, em particular – “não deveria formar identidades em antagonismo, mas, ao contrário, ao mesmo tempo em que ajuda os jovens a estar bem arraigados em sua própria identidade religiosa, deveria favorecer a formação de identidades abertas às outras”.

Neste sentido, coincidem em que as escolas, universidades e instituições educativas constituem um “espaço privilegiado” no qual “crianças e jovens, cristãos e muçulmanos, estudam juntos”.

“Estas experiências devem ser conservadas e incentivadas, pois oferecem também a oportunidade de criar amizades fortes e duradouras”, acrescenta o comunicado.

O encontro foi presidido pelo cardeal Jean-Louis Tauran, presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, e pelo diretor do RIIFS, Kamel Abu Jaber.

Nele, estudaram três temas separadamente, expostos por ambas as delegações, a partir das perspectivas cristã e islâmica: valores humanos educacionais, valores religiosos e educacionais e a ação comum na educação sobre valores humanos e religiosos compartilhados.

As duas delegações concordaram em voltar a reunir-se dentro de dois anos.

Compartilhar

Imprimir PDF

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.