Educação religiosa passa a ser ensino “obrigatório” nas escolas russas. Pois é..

Após dois anos de experimentações, a Rússia, a partir de setembro, passa a instituir o ensino de religiões como matéria obrigatória em todas as escolas. O Primeiro Ministro Vladimir Putin aprovou o decreto pelo qual fica instituído o ensino de religiões em todo o território nacional, mesmo que o período de prova tenha sido feito somente em algumas cidades.

Os estudantes das escolas elementares e média poderão escolher entre estudar a história de uma entre as quatro religiões ditas tradicionais – cristianismo ortodoxo, islamismo, judaísmo e budismo – ou frequentar cursos mais genéricos sobre os fundamentos da cultura religiosa, ou ainda sobre os fundamentos da ética pública.

Banida durante todo o período soviético a religião voltou às grades escolares a partir de 2010 em 19 regiões, a partir de uma iniciativa do Patriarcado de Moscou, aprovada pelo Kremlin, em uma tentativa de cimentar valores comuns para uma identidade nacional.

Desde o início de fevereiro, o governo deu início a cursos de formação para professores de religião. Em março, os pais decidirão em que tipo de classe inscreverão seus filhos. (ED)

Compartilhar

Imprimir PDF

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.