Coração de Sião

Coração de Sião - Janeiro de 2020

| Imprimir | PDF 

JANEIRO 2020 - ANO DO JUBILEU - 25 ANOS

“O Amor, decifra nossos pensamentos.”

O que vivenciamos na liturgia da Igreja no início do ano litúrgico, nos convida a contemplar, entre outras, a figura de Maria. Nossa Senhora, a Virgem que concebeu, do Espírito Santo, o Verbo que se fez carne entre nós, só se tornou tão fecunda porque “guardava todas as coisas e as meditava no silêncio de seu coração” (cf. Lc 2,51). Então, no início do ano civil, somos convidados a nos esvaziarmos de todo o “barulho” reinante na sociedade moderna (especialista em dispersão) e assim concentrarmos o nosso coração para ouvirmos a voz de Deus, que se manifesta de modo particular no silêncio.

“É preciso nos conscientizarmos, que estamos saturados de palavras, o silêncio é oração. Diante de Deus as palavras perdem sua força. Não é pelas muitas palavras que pronunciamos que Deus vai escutar nossos pedidos. ‘Não rezai como os pagãos que acham que são ouvidos pelas muitas palavras que dizem’ (Mt 6,7). A oração deve ser sóbria, silenciosa. Deus permite que falemos para nosso desabafo, porque, na verdade, antes do nosso falar, Ele nos conhece. O salmista nos recorda: ‘A palavra ainda não chegou à minha garganta e vós a conheceis toda’ (Sl 139).

Estar em silêncio diante de Deus é deixar que Ele, Amor, decifre nossos pensamentos e nosso respirar. São João da Cruz recorda que a eficácia da oração não consiste em pedir mas em mostrar nossas necessidades: Marta e Maria não pedem a Jesus o milagre, mas dizem que o amigo que ele ama está doente... Maria, na festa de Caná, não pede o milagre, mas aponta que está faltando o vinho.

Os grandes mestres do Espírito de todas as religiões, dos profetas do Antigo Testamento a Gandhi, sempre convidaram ao silêncio para ultrapassar o humano e chegar ao divino. Principalmente interessantes são os ‘silêncios de Jesus’. É preciso ler com atenção apenas um dos Evangelhos e iremos perceber que, além das palavras que os evangelistas nos transmitem, existem muitas palavras que nunca foram pronunciadas e fazem parte do silêncio de Jesus.

Não há dúvida, que o ruído é dos homens e que o silêncio pertence a Deus, que por ele se comunica. Nunca diga que não sabe rezar, porque não somos nós que rezamos, é o Espírito Santo que reza em nós. É o silêncio que se faz oração na vida de cada um de nós. Fuja de vez em quando de todo o barulho ou de todas as orações que exigem palavras e permaneça silencioso dentro de você. Permaneça silencioso na escuta da voz de Deus que sobe de seu coração. Levante-se e, de joelhos, espere que o Senhor o visite no silêncio de Seu amor. É no silêncio do deserto, da noite, da montanha, que Deus prepara seus profetas”. 

Fonte: Silêncio, Frei Patrício Sciadini, OCD, Ed.Loyola, págs. 69/70


INTENÇÕES DO MÊS

 Pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco, para o mês de janeiro: pede pela promoção da paz no mundo. Para que os cristãos, que seguem outras religiões e as pessoas de boa vontade promovam a paz e a justiça no mundo.

Que neste novo ano, vivamos momentos de verdadeira confraternização, com muita paz na presença do Senhor!

Rezemos ainda pelos cristãos, que são perseguidos e martirizados em todo o mundo.

Pelo Brasil, que a justiça Divina, prevaleça sobre toda a violência, corrupção, descaso com a vida humana e seus valores.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

“Mãe do Silêncio e da Humildade, tu vives perdida e encontrada no mar sem fundo do Mistério do Senhor. Tu és disponibilidade e receptividade, és fecundidade e plenitude. Resplandecem em ti a maturidade humana e a elegância espiritual. És senhora de ti mesma antes de ser nossa Senhora. Em ti não existe dispersão. Estás dentro de Deus, e Deus dentro de ti. O Mistério total te envolve e te penetra e te possui, ocupa e integra todo o teu ser. Tudo ficou assumido em ti, e divinizado.

Mãe, teu silêncio não é ausência mas presença. Estás imersa no Senhor, ao mesmo tempo atenta aos irmãos, como em Caná. A comunicação nunca é tão profunda como quando não se diz nada; o silêncio nunca é tão eloquente como quando nada se comunica. Faz-nos compreender que o silêncio não é desinteresse pelos irmãos mas fonte de energia e irradiação. Faz que compreendamos que, para derramar, é preciso preencher-se.

Afoga-se o mundo no mar da dispersão, e não é possível amar os irmãos com um coração disperso. Faz-nos compreender que o apostolado, sem silêncio, é alienação, e que o silêncio, sem apostolado, é comodidade. Envolve-nos em teu manto de silêncio e comunica-nos a fortaleza de tua Fé, a altura de tua Esperança e a profundidade do teu Amor, ó Mãe Admirável do Silêncio”. Amém!

Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

Compartilhar

Coração de Sião - Dezembro de 2019

| Imprimir | PDF 

DEZEMBRO 2019 - ANO DO JUBILEU - 25 ANOS

“O Amor nasceu!”

Novamente vamos celebrar o nascimento de Jesus, nosso Salvador.

Quando chegamos neste período, a cada ano, nos são apresentados vários motivos para celebrarmos o Natal, porém, o verdadeiro motivo é o “nascimento do Amor!”

A letra de uma música nos diz: “O Amor nasceu em meio ao frio de uma noite sem um lugar para ficar, desaconchego sim, palhas para deitar e ao seu redor os animais que ali moravam, mesmo sendo Rei, pobre se fez, só por amor” (Simplesmente Amar - Vida Reluz).

A cena que se apresenta, através da letra dessa música, nos dias de hoje continua acontecendo, pois hoje ainda o Amor está sendo rejeitado.

“A verdadeira novidade que a Bíblia nos apresenta através do Novo Testamento não reside em novas ideias, mas na própria figura de Cristo, que dá carne e sangue aos conceitos - um incrível realismo. Já no Antigo Testamento a novidade bíblica não consistia simplesmente em noções abstratas, mas na ação imprevisível e, de certa forma, extraordinária de Deus.

Esta ação de Deus ganha agora a sua forma dramática devido ao fato de que, em Jesus Cristo, o próprio Deus vai atrás da ‘ovelha perdida’, a humanidade sofredora e transviada.

Quando Jesus fala, nas suas parábolas, do pastor que vai atrás da ovelha perdida, da mulher que procura a dracma, do pai que sai ao encontro do filho pródigo e o abraça, não se trata apenas de palavras, mas constituem a explicação do seu próprio ser e agir.

Na morte de Jesus na cruz, cumpre-se aquele virar-se de Deus contra Si próprio, com o qual Ele Se entrega para levantar o homem e salvá-lo o amor na sua forma mais radical. O olhar fixo no lado trespassado de Cristo, de que fala João (cf. 19, 37), compreende o que é o ponto de partida: ‘Deus é amor’ (1 Jo 4, 8). É lá que esta verdade pode ser contemplada. A partir daquele olhar, o cristão encontra o caminho do seu viver e amar”. (cf. Carta Encíclica - Deus Caritas Est - Papa Bento XVI - n° 12) 

 

INTENÇÕES DO MÊS

Pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco, para o mês de dezembro: pede pelo futuro dos mais jovens. Para que cada país tome as medidas necessárias para fazer do futuro dos mais jovens uma prioridade, sobretudo daqueles que estão a sofrer.

Pelas festas de final de ano, para que sejam momentos de verdadeira confraternização, com muita paz na presença do Senhor!

Que Santa Maria, Mãe de Deus e São Miguel, protejam a Igreja de toda ação do diabo, que quer sempre semear a divisão.

Lembremos também e rezemos pelos nossos irmãos, os cristãos, que são perseguidos e martirizados em todo o mundo.

Pelo Brasil, que a justiça Divina, prevaleça sobre toda a violência, corrupção, descaso com a vida humana e seus valores.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

“Pai de Bondade, o Natal do teu Filho Jesus abre ao mundo um tempo novo, tempo de esperança e de paz. Nós Te pedimos pelos jovens, especialmente os que vivem desanimados nas suas dificuldades e sofrimentos, que não encontram entusiasmo no futuro, nem o apoio que necessitam para terem uma vida digna. Ajuda-nos a apostar no futuro, abraçando com amor os jovens de hoje, para que possam transformar o mundo que criaste num espaço de vida e fraternidade entre todos Amém!

Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

Reze: Pai nosso, Ave Maria, Glória.

Fonte - https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2019/12 

 


Compartilhar

Coração de Sião - Outubro de 2019

| Imprimir | PDF 

OUTUBRO 2019 - ANO DO JUBILEU - 25 ANOS

“O amor é de Deus!”

Os meses de agosto, setembro e outubro, conforme orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), são temáticos: agosto Vocações, setembro Bíblia e outubro Missões. O objetivo é conscientizar, mostrando que esses temas são indispensáveis para a vida da Igreja e de cada fiel.

Quando o tema é missão, precisamos recordar que o mandato de missão é do Senhor. Após a sua ressurreição apareceu primeiro a Maria Madalena, que logo foi anunciar que havia visto o Senhor. Em seguida apareceu aos dois discípulos de Emaús e por fim apareceu aos onze que estavam reunidos. Jesus em primeiro momento os exortou por sua incredulidade e dureza de coração, pois não acreditavam que Ele havia ressuscitado. Logo em seguida disse-lhes: “Ide por todo mundo e a todos pregai o Evangelho”. (cf. Mc 16,15).

A determinação de Jesus também é para cada um de nós batizados!

Muitos nos dias de hoje, sem ter feito uma verdadeira experiência com o Senhor, trazem no coração a dúvida do que devem anunciar.

Como primeira atitude para irmos anunciar é preciso clamar o Espírito Santo sobre nossa vida, coração e ação.

São Paulo nos diz: “todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada". (cf. Rm 8,14-17)

São João diz: “amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; todo aquele que ama, é de Deus, e conhece a Deus. Quem não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor”. (cf. 1 Jo 4, 8)

É isso, sob a ação do Espírito Santo, devemos anunciar o Amor de Deus por cada um de nós. Tenhamos a certeza que somos amados, por isso, chamados a amar e anunciar o Amor de Deus!

Neste tempo necessário de missão, de anúncio e experiência desse mesmo  Amor, lembremos o que disse Nossa Senhora, nossa mãe, nas bodas de Caná: “fazei tudo o que Ele vos disser” (cf. Jo 2,5) 



INTENÇÕES DO MÊS

Vamos interceder pedindo ao Senhor pelas intenções do Papa Francisco: Que neste mês nos pede que rezemos “pela evangelização: para que o sopro do Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária na Igreja”.

Pedimos a São Miguel Arcanjo, que interceda pela Igreja protegendo-a de toda ação do inimigo de Deus que semea constantemente a discórdia. Não esqueçamos que "são frutos do Espírito: amor, alegria, paz”. (cf.Tg 5, 22).

Não esqueçamos de pedir a Nosso Senhor pelos nossos irmãos, os cristãos perseguidos e martirizados em todo o mundo.

E ainda neste mês especial que celebramos nossa padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, coloquemos sob seu manto e intercessão o nosso Brasil. Que a justiça Divina, prevaleça sobre toda a violência, corrupção, descaso com a vida humana e seus valores.

Que todos os cristãos, assumam o compromisso missionário de anunciar Jesus Cristo como Senhor e Salvador, em todos os lugares de sua convivência.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS

Coloquemos neste mês as nossas intenções aos pés de Nossa Senhora da Conceição Aparecida para que interceda.

Rezemos a Oração para o mês Missionário Extraordinário: Pai Nosso, o Teu filho unigênito Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, confiou aos seus discípulos: "Ide e fazei discípulos todos os povos". Recorda-nos que, pelo batismo, tornamo-nos participantes da missão da Igreja. Pelos dons do Espírito Santo, concedei-nos a Graça de sermos testemunhas do Evangelho, corajosos e vigilantes, para que a missão confiada à Igreja, ainda longe de estar realizada, encontre novas e eficazes expressões que levem vida e luz ao mundo. Ajudai-nos, Pai Santo, a fazer com que todos os povos possam encontrar-se com o amor e a misericórdia de Jesus Cristo, Ele que é Deus convosco, e vive e reina na unidade do Espírito Santo, agora e para sempre. Amém!

Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.               

Compartilhar

Coração de Sião - Novembro de 2019

| Imprimir | PDF 

NOVEMBRO 2019 - ANO DO JUBILEU - 25 ANOS

“O cristão não deve se desesperar diante da morte”

Vamos nos aproximando de mais um final de ano, como sempre envolvidos em tantos afazeres que consomem todo o nosso tempo.

Charles Chaplin faleceu aos 88 anos, deixou quatro declarações. A primeira “nada é para sempre neste mundo, nem mesmo os nossos problemas”. Na segunda ele diz que “gosta de andar na chuva, para ninguém ver as suas lágrimas. Já na terceira, ele diz que “o dia mais desperdiçado na vida é o dia em que não rimos”. Na quarta e ultima diz que “os Seis Melhores Médicos do Mundo são: a luz do sol, o descanso, o exercício, a dieta, a auto-estima, os amigos. Ele continua, dizendo para mantê-los em todas as fases da vida e então vamos desfrutar de uma vida saudável. Diz ainda se você ver a Lua; você verá a beleza de Deus… se ver o Sol; verá o poder de Deus … se ver o espelho, você verá a Melhor Criação de Deus. Então, ACREDITE NELE. Somos todos turistas, Deus é o nosso Agente de Viagens que já  fixou as nossas rotas, reservas e destinos … Confie Nele e desfrute da “Viagem” chamada VIDA… A vida é apenas uma VIAGEM! Viva hoje!!!!

São Paulo nos exorta a vivermos essa viagem que é a vida, dizendo "que nos conjura na presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino, pregando a palavra, de forma insistente, oportuna e inoportunamente, repreendendo, amea­çando, exortando com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério. Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima. Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.


INTENÇÕES DO MÊS

Intercedamos pedindo ao Senhor, com toda a Igreja, pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco: Neste mês vocacional ele nos pede que rezemos, “para que as famílias, graças a uma vida de oração e de amor, se tornem cada vez mais 'laboratórios de humanização'”.

Peçamos também a intercessão de Nossa Senhora e São Miguel, para que protejam a Igreja de toda ação do diabo, que constantemente semea a divisão.

Tudo seja segundo o querer do Senhor, pois precisamos: “buscar o Senhor enquanto se pode achar, invocá-lo enquanto está perto” (cf. Is 55,6).

Lembremos também e rezemos pelos nossos irmãos, os cristãos, que são perseguidos e martirizados em todo o mundo.

Por nosso país, o Brasil, que a justiça Divina, prevaleça sobre toda a violência, corrupção, descaso com a vida humana e seus valores.

Que todos voltem o coração para o Senhor e ouçam sua voz, seu chamado, para que melhor se realize o Seu plano de amor em nossa vida, através de nossa vocação.

E rezemos pela Comunidade Sião, que seja constante fonte do “Amor do Pai” e realize sempre sua missão, “Viver o Amor onde se fizer necessário”.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS

Coloquemos neste mês as nossas intenções aos pés de Nossa Senhora da Conceição Aparecida para que interceda.

Rezemos a Oração para o mês Missionário Extraordinário: Pai Nosso, o Teu filho unigênito Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, confiou aos seus discípulos: "Ide e fazei discípulos todos os povos". Recorda-nos que, pelo batismo, tornamo-nos participantes da missão da Igreja. Pelos dons do Espírito Santo, concedei-nos a Graça de sermos testemunhas do Evangelho, corajosos e vigilantes, para que a missão confiada à Igreja, ainda longe de estar realizada, encontre novas e eficazes expressões que levem vida e luz ao mundo. Ajudai-nos, Pai Santo, a fazer com que todos os povos possam encontrar-se com o amor e a misericórdia de Jesus Cristo, Ele que é Deus convosco, e vive e reina na unidade do Espírito Santo, agora e para sempre. Amém!

Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.



 

Compartilhar

Coração de Sião - Setembro de 2019

| Imprimir | PDF 

SETEMBRO 2019 - ANO DO JUBILEU - 25 ANOS

"O Amor de Deus é incondicional!" 

Neste mês, todo povo católico é convidado a se aproximar mais da Palavra de Deus e assim, ler, meditar, conhecer e aprofundar os seus conhecimentos bíblicos, pois celebramos em setembro no Brasil, a Bíblia.

Com toda a razão São Pedro ensinou: “antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus” (2Pd 1,20-21). A Carta aos Hebreus nos recorda que “a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12).

Nos dias de hoje existem muitas dúvidas relativas a Deus. Dúvidas como: “Deus é uma força? É uma natureza? É cada um de nós? Quem é Deus?”. Deparamo-nos com caricaturas d’Ele criadas pelo próprio homem; com isso, muitos caminham acompanhados por falsos deuses e se afastam da esplêndida experiência de conhecer profundamente o verdadeiro Deus e Seu Amor. Ele nos ensina por meio das palavras do profeta Oséias: “eu quero conhecimento de Deus e não holocausto”. É exatamente na Palavra o lugar por excelência para conhecer melhor o Senhor.

A Bíblia, livro Sagrado, nos revela os anseios do coração de Deus (cf. Pr 23, 26), os mandamentos d’Ele (cf. Mc 12, 30-31), Suas promessas para nós (cf. Mc 9,37). E São João define Deus da maneira mais perfeita: “Deus é amor” (1 Jo 4,8).

O Amor de Deus é incondicional e eterno (cf. Jr 31,3). Um amor concreto, que se manifesta no dia a dia, que nos conduz nos momentos de trevas e nos auxilia nas tribulações. A grande ausência que se manifesta na atualidade, é a ausência do amor de Deus; não porque Ele parou de nos amar, mas porque nós não encaramos a aventura de conhecer esse território do amor.

O Senhor nos criou para o amor e Seu desejo é nos conduzir pelas vias do amor. Diante de tantos discursos de ódio, divisões, brigas pelo poder e destruição da dignidade do homem, Ele quer que Seus filhos experimentem com mais e mais clareza o amor, que nos leva adiante, mesmo com diferenças; é a ponte que liga as pessoas, mesmo com discordâncias.

O Senhor nos convida, constantemente, a irmos adiante nesse caminho de conhecimento do Seu amor. É um caminho em direção a Ele, em direção ao nosso próximo e a nós mesmos. Se conhecermos profundamente o amor do Pai, conheceremos Deus, conheceremos a nós mesmos e, enfim, contribuiremos para uma sociedade justa e unida. Abra-se o Amor! 

FONTE – www.formacao.cancaonova.com


INTENÇÕES DO MÊS

Vamos interceder pedindo ao Senhor, como Igreja, pelas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco:

Neste mês de setembro ele nos pede que rezemos, “pela proteção dos oceanos, para que políticos, cientistas e economistas trabalhem juntos pela proteção dos mares e dos oceanos”.

Peçamos também a intercessão de Nossa Senhora das Dores e São Miguel, que celebramos este mês, que protejam a Igreja de toda ação do inimigo de Deus que tenta semear a discórdia. Não esqueçamos que "o fruto da justiça semeia-se na paz para aqueles que praticam a paz”. (cf.Tg 3, 18).

Coloquemos como intenção nossos irmãos, os cristãos perseguidos e martirizados em todo o mundo.

Pelo nosso Brasil, que a justiça Divina, prevaleça sobre toda a violência, corrupção, descaso com a vida humana e seus valores.

Que o coração de todos se volte para ler, meditar e ouvir a Palavra do Senhor, e que a apliquem à sua vida.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS

Coloquemos neste mês as nossas intenções aos pés de Nossa Senhora das Dores e de São Miguel Arcanjo para que intercedam. Rezemos:

"Narram os céus a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. O dia ao outro transmite essa mensagem, e uma noite à outra a repete. Não é uma língua nem são palavras, cujo sentido não se perceba, porque por toda a terra se espalha o seu ruído, e até os confins do mundo a sua voz; aí armou Deus para o sol uma tenda. E este, qual esposo que sai do seu casamento, exulta, como um gigante, a percorrer seu caminho. Sai de um extremo do céu, e no outro termina o seu curso; nada se furta ao seu calor. A Lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma; a ordem do Senhor é segura, instrui o simples. Os preceitos do Senhor são retos, deleitam o coração; o mandamento do Senhor é luminoso, esclarece os olhos. O temor do Senhor é puro, subsiste eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros, todos igualmente justos. Mais desejáveis que o ouro, que uma barra de ouro fino; mais doces que o mel, que o puro mel dos favos. Aceitai as palavras de meus lábios e os pensamentos de meu coração, na vossa presença, Senhor, minha rocha e meu redentor." (Sl 18, 2-11.15)

Jesus manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.