Coração de Sião

Coração de Sião - Março de 2012

| Imprimir | PDF 

Queridos Amigos, Associados e Benfeitores de Sião,

ONDE ESTÁ A BELEZA?

A beleza está no coração daqueles que encontraram a Deus, pois é Dele que procede toda a beleza. “As criaturas, todas elas, trazem em si certa semelhança com Deus, muito particularmente o homem criado à imagem e à semelhança de Deus. Por isso as múltiplas perfeições das criaturas (sua verdade, bondade e beleza) refletem a perfeição infinita de Deus. Em razão disso podemos falar de Deus a partir das perfeições de suas criaturas, "pois a grandeza e a beleza das criaturas fazem, por analogia, contemplar seu Autor" (Sb 13,5). (Catecismo da Igreja Católica 41).

Não podemos nos deixar enganar, nem corromper, pelos critérios do mundo, que nos escravizam e são contrários aos de Deus.

Madre Teresa de Calcutá se referindo a beleza segundo os critérios do mundo nos fala: "Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba, não ame por admiração, pois um dia posso me decepcionar. Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação.”

O mundo ao se referir à beleza humana, observa inúmeros fatores que normalmente não se aplicam a objetos ou eventos. A beleza, no mundo, é um conceito social, e frequentemente é resultado da interseção de diversos fatores biológicos, sociais, climáticos, ambientais e históricos. Há alguns anos atrás, aconteceu uma massificação do corpo esbelto, induzindo muitas mulheres à anorexia. Em nossos tempos, tenta-se desmontar o conceito através de normas que variam de país para país. No Brasil existe até lei, em vigor, que regulamenta o peso mínimo das modelos com relação a padrões corporais.

Outro critério utilizado para definir a beleza humana é a simetria. Recentes pesquisas demonstraram que rostos simétricos tendem a ser considerados mais belos que os assimétricos.

Além disso mescla-se ao conceito de beleza corporal humana, a sexualidade, quando a referência é o corpo físico (e não a beleza interior). Nesse caso, a presença de caracteres sexuais secundários mais marcantes elevam o nível de beleza da pessoa que os possui.

Agora, onde está à beleza interior, aquela que vem do Criador? Será que hoje alguém pensa que para o exterior do ser humano ser belo, é preciso que haja saúde, beleza, harmonia, paz, felicidade em seu interior?

Então é preciso que o homem, com sua abertura à verdade e à beleza, com seu senso do bem moral, com sua liberdade e a voz de sua consciência, com sua aspiração ao infinito e à felicidade, se interrogue sobre a existência de Deus. Mediante tudo isso perceba sinais de sua alma espiritual. Como "semente de eternidade que leva dentro de si, irredutível à só matéria" sua alma não pode ter origem senão em Deus. (Catecismo da Igreja Católica 33)


INTENÇÕES DO MÊS

Unidos a Igreja e como membros desta, neste tempo de Quaresma, coloquemos como intenção o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que é a saúde pública.

Precisamos com esta intenção ter consciência, que a saúde é um direito fundamental que não deve e não pode ser negado a ninguém, já que é desejo de Deus a saúde para todos os seus filhos e filhas.  

Então, com coragem e comprometimento intercedamos junto a Deus nestes tempos de incertezas, para que Ele que é fonte de toda a Vida e Saúde nos ajude a encontrarmos respostas e soluções, que resolvam os problemas da saúde pública em nosso Brasil.    

É este o tempo propício para pedir ao Senhor a libertação de todo o sistema de saúde, para que através de seus gestores, cumpra o seu compromisso para com aqueles que sofrem hoje, seja nas filas ou aguardando atendimento, nos hospitais e em todas as situações que envolvam a saúde humana.    

Que a Graça de Deus e Sua Alegria possam ser plenas em cada ser humano!

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

Unidos à Igreja façamos a oração da Campanha da Fraternidade: “Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra”. Amém.

Rezemos também de forma pessoal na intenção de todos os enfermos de sua família e de sua comunidade, confiando-os ao Senhor que é o Médico dos médicos!

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Teu!

1 Pai Nosso; 1Ave Maria; 1Glória. 

Compartilhar

Coração de Sião - Fevereiro de 2012

| Imprimir | PDF 


Queridos Amigos, Associados e Benfeitores de Sião,

ALEGRIA - FRUTO DO ESPÍRITO

“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas não me deixarei dominar por coisa alguma. Os alimentos são para o estômago, e o estômago para os alimentos; porém Deus destruirá tanto aqueles como este. O corpo não é para a impureza (prostituição), mas sim para o Senhor, e o Senhor para o corpo; e Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo poder” (1 Cor 6, 12-14).

Neste mês de fevereiro acontecerá mais um Carnaval, festa popular que segundo a tradição e assim propagada pela mídia, é uma festa, tempo de alegria!

Tradicionalmente acontece durante quatro dias. Poucos dias, em que muita coisa acontece. Acontecimentos que podem alterar totalmente a trajetória de uma vida ou de vidas.

O trecho bíblico citado acima, de uma das cartas de São Paulo, apresenta sérias advertências à cidade de Corinto, uma metrópole cultural e comercial famosa por sua riqueza e luxo. Alerta sobre a imoralidade sexual e as relações sexuais ilícitas que provocaram o relaxamento dos bons costumes.

Em nossos tempos a mídia fala de alegria correlacionando-a ao Carnaval! Que alegria?

Segundo o mesmo São Paulo, a “alegria, assim como: a caridade, a paz, longanimidade, afabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, continência são frutos do Espírito Santo” (cf. Gal 5, 22-23). Será que os promotores desta festa, sabem pelo menos quem é o Espírito Santo?

E aí muitas pessoas motivadas por esses que promovem tal festa pagã, ao verem que a Igreja Católica Apostólica Romana aproveita para promover retiros neste tempo, comentam que para lá só vão os alienados, ou aqueles que desejam fugir de alguma situação.

Na realidade é isso! A grande maioria que aproveita os dias de Carnaval para se retirar, quer fugir das turbulências do mundo, quer se colocar a parte desta festa, aproveitando para se aproximar de Deus, deixando os falsos valores do mundo para encontrar-se com Aquele que pode gerar em seus corações a verdadeira e eterna alegria.

E São Paulo continua: “Os que são de Cristo Jesus, crucificaram a carne com as paixões e concupiscências. Se vivemos do espírito, andemos também segundo o espírito”. (Gal 5, 24-25)

Que alegria você procura? Como e onde a busca?

Para melhor entender, saiba que a verdadeira alegria se encontra na esperança e esta, que a princípio nos parece desconhecida, é verdadeira e é ela que nos estimula e causa as ansiedades como também os ímpetos positivos ou destruidores para o mundo autêntico e o homem verdadeiro.

Podemos pensar que cada instante de nossa existência é a vida em sentido pleno, um incessante mergulhar na vastidão do ser, e assim ficamos simplesmente inundados pela alegria. Assim nos fala Jesus, no Evangelho de São João: “Eu hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria” (Jo 16,22). Devemos olhar nesse sentido, se quisermos entender o que visa à esperança cristã, o que esperamos da fé é estarmos com Cristo. (cf. Spe Salvi 12)

É Ele que nos dá a verdadeira alegria e é Nele que podemos esperar!

É preciso aproveitar o tempo com algo que nos proporcionará uma alegria duradoura (eterna) e não com momentos de alegria que em algumas situações se tornarão tristezas que podem durar eternamente!

 

 

 


INTENÇÕES DO MÊS

 

Vivemos em tempos de falsas alegrias fundamentadas no consumismo, impregnados pela cultura do ter, ser e poder. Em uma sociedade, e até para alguns que se dizem de Cristo, são estas as condições necessárias para sua satisfação. Satisfação que infelizmente produz uma alegria passageira ou por que não dizer, transitória.

O que realmente o ser humano precisa hoje?

A primeira intenção que devemos trazer para este mês, é que o ser humano se aproxime de Deus. Que o seu coração se aproxime do Coração amoroso Dele para que sejam satisfeitas as suas reais necessidades. Que seus corações se encham da Alegria que é verdadeira e não passageira, e assim possam fazer a experiência da palavra que nos diz: “Eu hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria” (Jo 16,22).

E que a partir desta experiência, possam ser testemunhas e intercessores em favor daqueles que hoje sofrem com a depressão, síndrome do pânico e tantas outras doenças; para que também esses se aproximem de Deus, deixem-se tocar por Ele a fim de que o vazio de seus corações seja preenchido.

Que a Graça de Deus e Sua Alegria possam ser plenas em cada ser humano!

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

  Peçamos ao Senhor que nos “ensine o caminho da vida, pois em sua presença há plenitude de alegria e à sua direita delícias eternas” (cf. Sl 16, 11). São “felizes os que temem o Senhor e que em andam em seus caminhos” (cf. Sl 127, 1-2)

Peçamos ainda ao Senhor que “reine em nossa vida, pois é preciso que Ele seja soberano, pois fora Dele não há felicidade” (cf. Sl 16, 2). Como soberano dirija os nossos atos e atitudes, para que cada vez mais nos conformemos com sua vontade. Sejamos santos, verdadeiramente Sua imagem e semelhança.

Tu, Senhor, porção de minha herança e de minha taça, tens na mão a minha sorte. Bendigo o Senhor, que me aconselha; mesmo de noite a consciência me admoesta. Tenho sempre o Senhor na minha presença; com ele à minha direita, não vacilarei. Por isso se alegra meu coração e exulta minha alma; até minha carne descansa serena, porque não abandonarás minha alma ao abismo nem deixarás teu fiel ver o fosso. Tu me ensinarás o caminho da vida; em tua presença há plenitude de alegria, à tua direita delícias eternas” (Sl 16, 6. 8-11).

  Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!


Sergio Luiz de Freitas Rodrigues

Fundador e Moderador Geral

Compartilhar

Coração de Sião - Janeiro de 2012

| Imprimir | PDF 

Queridos Amigos, Associados e Benfeitores de Sião,

HÁ UM TEMPO PARA CADA COISA!

Estamos iniciando um novo ano civil! Vamos recomeçar?

Todo começo ou recomeço trazem apreensão. Como agir diante do novo? O que fazer com os projetos já iniciados e aqueles que devemos iniciar? A expectativa pelo novo pode nos assustar, contudo, para que nossa vida não perca o sentido, precisamos ter coragem e continuar, e ainda, ser ousados para iniciarmos àqueles projetos que trazemos em nosso coração, mas, antes de tudo, precisamos colocar nossa esperança em Deus.

Importante é não termos pressa, não querermos resultados imediatos. Devemos ter consciência que não temos solução para tudo! Nos tempos atuais todos temos pressa. Precisamos lembrar de que sempre precisamos de Deus, e também uns dos outros.

Para melhor compreendermos como proceder diante do novo, nos diz Sagrada Escritura: “Tudo tem seu tempo, há um momento oportuno para cada empreendimento debaixo do céu. Tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de colher a planta. Tempo de matar, e tempo de sarar; tempo de destruir, e tempo de construir. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de gemer, e tempo de dançar. Tempo de atirar pedras, e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar, e tempo de se separar. Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de jogar fora. Tempo de rasgar, e tempo de costurar; tempo de calar, e tempo de falar. Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Que aproveita trabalhar e esforçar-se? Observei as tarefas que Deus impôs aos homens, para com elas se ocuparem. As coisas que ele fez são todas boas no momento oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes, mas sem que o homem chegue a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza. E compreendi que não há outra felicidade para o homem senão alegrar-se e assim alcançar a felicidade durante a vida. Igualmente, o homem comer e beber e, mediante o seu trabalho, desfrutar da felicidade é também dom de Deus. Compreendi que tudo o que Deus fez, permanece para sempre. Nada se pode acrescentar, nada se pode tirar; Deus assim o fez, para que o temam.O que foi, já havia sido; o que será, já foi; Deus recupera o que passou”.(Ecl 3, 1-15)

“A escuta da Palavra de Deus leva-nos em primeiro lugar a prezar a exigência de viver segundo esta lei ‘escrita no coração’ (cf. Rm 2, 15; 7, 23).1  Depois, Jesus Cristo dá aos homens a Lei nova, a Lei do Evangelho, que assume e realiza de modo sublime a lei natural, libertando-nos da lei do pecado, por causa do qual, como diz São Paulo, ‘querer o bem está ao meu alcance, mas realizá-lo não’ (Rm 7, 18), e dá aos homens, por meio da graça, a participação na vida divina e a capacidade de superar o egoísmo.2

Então, para começar e viver bem este ano, tomemos conhecimento de que, no uso do seu tempo, ‘todo o ser humano que atinge a consciência e a responsabilidade experimenta um chamamento interior para realizar o bem’3 e, consequentemente, evitar o mal”. (cf. Verbum Domini 9) 

1 Cf. PONT. COMISSÃO BÍBLICA, Bíblia e moral. Raízes bíblicas do agir cristão (11 de Maio de 2008), Cidade do Vaticano 2008, nn. 13, 32 e 109.

2 Cf. COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL, À procura de uma ética universal: novo olhar sobre a lei natural, Cidade do Vaticano 2009, n. 102.

3 COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL, À procura de uma ética universal: novo olhar sobre a lei natural, Cidade do Vaticano 2009, n. 39.

 

INTENÇÕES DO MÊS

A Igreja, através do Santo Papa, nos indica um ano (outubro 2012 a outubro de 2013) para vivermos de forma preferencial a fé.

Coloquemos desde já como intenção em nossas orações este ano. Não vamos esperar chegar outubro para começar a buscar intensificar nossas atitudes de fé, mas, já agora, rezemos em primeiro lugar para que sejamos pessoas de fé, verdadeiros testemunhos para o mundo e principalmente para os mais próximos, aqueles de nossa casa, a fim de que todo o mundo creia e dê testemunho da presença de Deus!

“Nesta perspectiva, do Ano da Fé, peçamos uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. Em virtude da fé, esta vida nova plasma toda a existência humana segundo a novidade radical da ressurreição. Peçamos também que na medida da sua livre disponibilidade, os pensamentos e os afetos, a mentalidade e o comportamento do homem sejam pouco a pouco purificados e transformados, ao longo de um itinerário jamais completamente terminado nesta vida. A ‘fé, que atua pelo amor’ (Gl 5, 6), torna-se um novo critério de entendimento e de ação, que muda toda a vida do homem (cf. Rm 12, 2; Cl 3, 9-10; Ef 4, 20-29; 2 Cor 5, 17)”. (cf. Porta Fidei)

Que o Senhor nos ajude neste tempo, já partir deste início de ano, a vivermos buscando crescer em nossa fé, e a sermos testemunhos de conversão.

Que este e o próximo ano sejam tempos de muita Graça!

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

    Peçamos ao Senhor que ajude a nós e ao mundo inteiro a crescermos na fé e na esperança, buscando uma conversão profunda e assim possamos aproveitar bem o nosso tempo, em seu serviço, servindo àqueles que tanto precisam de nossa ajuda e testemunho. Então rezemos: “Senhor, tu foste nosso abrigo, de geração em geração. Antes que nascessem os montes e fossem engendrados a terra e o mundo, desde sempre e para sempre tu és Deus. Reduzes o homem ao pó, dizendo: ‘Retornai, filhos dos homens!’ A teus olhos, mil anos são como o dia de ontem, que passou, e como a vigília noturna. Tu os arrebatas; são como um sonho matinal, transitórios como a erva: de manhã floresce e viceja, de tarde murcha e seca. Sim, nós somos consumidos por tua cólera, abalados por teu furor. Puseste nossas culpas diante de ti, nossos segredos à luz de tua face. Assim nossos dias dissipam-se diante de tua cólera, findamos os anos como um pensamento fugaz. Setenta anos é a duração de nossa vida; oitenta anos, se for vigorosa. Mas vangloriar-se disso é fadiga inútil, porque passam depressa, e nós levantamos vôo. Quem chega a compreender que tua ira seja tão veemente, e tua cólera tão terrível? Por isso ensina-nos a dispor de nossos dias, de modo a adquirirmos um coração sensato! Volta-te, Senhor!  Até quando? Tem compaixão de teus servos! Sacie-nos, desde a manhã, tua misericórdia e exultaremos de alegria, todos os dias. Dá-nos alegria pelos dias em que nos humilhaste, pelos anos em que provamos a desgraça! Que tua obra se manifeste a teus servos, e a teus filhos o teu esplendor! Desça sobre nós a bondade do Senhor nosso Deus! Consolida para nós a obra de nossas mãos, sim, consolida a obra de nossas mãos!(cf. Salmo 89)

    Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!

Sergio Luiz de Freitas  Rodrigues

                                                                                                                                                                                      Fundador e Moderador Geral


Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.