Coração de Sião

Coração de Sião - Dezembro de 2018

| Imprimir | PDF 

“O Verbo se fez carne!”

É tempo de acolher a Palavra, ou seja, acolher o próprio Deus. Toda a Escritura divina é um único livro, Cristo, porque a Palavra se cumpre em Jesus. “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e verdade!” (cf. Jo 1, 14)

Ao chegarmos no mês de dezembro, as cidades nos seus mais diversos seguimentos começam a mudar de cor, se enchem de brilho, ficam muito mais  iluminadas.

As pessoas entram em um processo de compras, motivadas pelas cores, pelas luzes, pelos anúncios, pelo final de mais um ano, pelas festas e por tantas outras motivações.

Agora, devemos nos perguntar: ao chegarmos ao último mês do ano civil, qual deve ser a verdadeira motivação para comemorarmos, para celebrarmos? São as cores, as luzes e tantas outras coisas? Alguém ainda pode perguntar: não devemos celebrar, não devemos festejar...?

A resposta é que devemos sim, celebrar, festejar, confraternizar, porém o que nos deve motivar é o que celebramos neste período, pois é um tempo (advento) de preparação para o Natal, o nascimento do Nosso Salvador, Jesus Cristo. “Em todas as circunstâncias, dai graças porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo” (cf. 1 Tes 5, 18).

Podemos ainda pensar que não celebramos no final de cada ano, apenas o nascimento de Jesus, mas também a expectativa do tempo novo, que nos enche de esperança. Sim, porém, precisamos saber que o que esperamos neste tempo novo é o Reino de Deus. E “o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo”. (Rm 14,17)

“Nesta expectativa deste tempo novo, precisamos lembrar que a novidade que esperamos, transforme não apenas o nosso mundinho, a realidade a nossa volta, e sim todas as realidades, porque não dizer de toda a humanidade, pois onde nasce Deus, nasce a esperança; e, onde nasce a esperança, as pessoas reencontram a dignidade. E, todavia, ainda hoje há multidões de homens e mulheres que estão privados da sua dignidade humana e, como o Menino Jesus, sofrem o frio, a pobreza e a rejeição dos homens. Então façamos chegar hoje a nossa solidariedade aos mais indefesos, sobretudo às crianças, às mulheres que sofrem violência, às vítimas do tráfico de seres humanos e do narcotráfico”. (PAPA FRANCISCO)

Vamos concluir essa nossa reflexão lembrando as palavras de Jesus: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!” (Mt 5, 7)   

 


INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês, unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, coloquemos como intenção das nossas orações:

O serviço da transmissão da fé, “para que as pessoas comprometidas com o serviço da transmissão da fé, encontrem uma linguagem adaptada aos nossos dias no diálogo com as culturas”.

Também os cristãos continuem pedindo à Nossa Senhora e a São Miguel que protejam a Igreja do diabo, que busca a divisão.

Coloquemos ainda em nossas intenções os cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro.

Pelos políticos eleitos, que ao assumirem, governem conforme a vontade de Deus. E que o povo brasileiro possa se unir em busca do bem comum e não por interesses próprios que podem gerar corrupção.

Que os cristãos se voltem para o Senhor e o testemunhem, reconhecendo-se filhos de Nossa Senhora e obedientes a ela, busquem a unidade e a paz.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS

Rezemos nas intenções apresentadas para este mês de novembro:

Senhor Jesus, neste caminho para o Teu Natal, pedimos que nos ajude a celebrarmos bem o Teu nascimento, e que cada um de nós possa se aproximar mais de Ti. Que nos renovemos em Tua Palavra, que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos, que o Senhor nos dê a graça de deixarmos tudo aquilo que nos separa de Ti, que tenhamos o valor de reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para nos convertermos, para que Tu nos transformes com Tua graça. Derrama Senhor em nós a Tua graça e Teu amor para que saibamos corresponder ao Teu amor e cheguemos a Ti com um coração sincero. Senhor, ajuda-nos a voltar a Ti. Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos dá a verdadeira felicidade. Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de Tua presença e do Teu amor.

 Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Compartilhar

Coração de Sião - Novembro de 2018

| Imprimir | PDF 

“Coragem! Levanta-te, ele te chama!”

Estamos chegando ao final de 2018! Começamos a pensar no próximo ano e a planejá-lo!

Um planejamento contém compromissos, coisas a fazer, a realizar, porém um planejamento cristão deve ainda conter ações que nos ajudem no processo de conversão.

“Jesus ao chegar a Jericó, com seus discípulos e numerosa multidão, encontrou sentado à beira do caminho, mendigando, Bartimeu, que era cego, filho de Timeu. Sabendo que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: 'Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!' Muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele gritava ainda mais alto: 'Filho de Davi, tem compaixão de mim!' Jesus parou e disse: 'Chamai-o'! Chamaram o cego, dizendo-lhe: 'Coragem! Levanta-te, ele te chama'. Lançando fora a capa, o cego ergueu-se dum salto e foi ter com ele. Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: 'Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja! Jesus disse-lhe: Vai, a tua fé te salvou'. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho”. (cf. Mc 10, 47-52)

Observando o trecho do Evangelho, podemos aplicar ao nossos dias, nos quais vivemos num mundo obcecados por uma cegueira, incapacitados de refletir e olhar mais adiante. Mas para olharmos adiante precisamos olhar para dentro de nós, reconhecer em nós aquilo que nos leva a tomar decisões, fazer escolhas, manifestar nossas opiniões a partir dos nossos impulsos, dos nossos sentimentos ou do nosso racionalismo, muitas vezes vazio, onde nos obcecamos em um ponto de vista, e o que vale é só isso.

Bartimeu, o cego, reconheceu a profundidade da sua miséria, reconheceu que a luz é Jesus, pois somente Ele é a luz da humanidade.

Por isso, precisamos em nosso planejamento, programar momentos durante o novo ano para buscarmos essa Luz, que irá iluminar o nosso interior, para sairmos da cegueira, daquilo que não conseguimos enxergar dentro de nós. Ouvirmos de Jesus “Coragem! Levanta-te”. E assim enxergar aquilo que muitas vezes, nos impede de melhorar, não permite nossa conversão, e assim não sermos cristãos melhores. Precisamos parar diante de Jesus, pedir a Ele que tenha compaixão de nós! Permita-nos enxergar aquilo que não conseguimos ver, não nos deixe morrer na cegueira, obstinados em nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas ideias e convicções. Jesus, luz do mundo, ilumina todas as trevas de nosso coração.  

Fonte - https://homilia.cancaonova.com/homilia/jesus-permite-nos-enxergar-o-que-esta-dentro-de-nos/?sDia=28&sMes=10&sAno=2018

INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês, unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, coloquemos como intenção das nossas orações:

A pedido do Santo Padre o Papa Francisco, que no mundo inteiro seja praticada a linguagem do coração e do diálogo e essas, prevaleçam sempre sobre a linguagem das armas. Também para que os cristãos peçam à Nossa Senhora e a São Miguel que protejam a Igreja do diabo, que busca a divisão.

Coloquemos ainda em nossas intenções os cristãos perseguidos e martirizados no mundo inteiro.Também pelos políticos eleitos, para que governem conforme a vontade de Deus. Peçamos também pelo povo brasileiro para que possam unir-se em busca do bem comum e não por interesses próprios que podem gerar corrupção.

Que os cristãos se voltem para o Senhor e o testemunhem, reconhecendo-se filhos de Nossa Senhora e obedientes a ela, busquem a unidade e a paz.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!

 

REZEMOS 

Rezemos nas intenções apresentadas para este mês de novembro:

Oremos conforme nos pediu o Papa Francisco:

À Nossa Senhora - “À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas, em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita!”

Oremos também a São Miguel Arcanjo - “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos. E vós, Príncipe da Milícia Celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém!”

 Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Compartilhar

Coração de Sião - Outubro de 2018

| Imprimir | PDF 

“Estarei com vocês todos os dias”

Estamos caminhando para o final de mais um ano litúrgico, ainda em um período, o Tempo Comum, que nos leva reconciliar com o normal e nos ajuda a descobrir o dia-a-dia como tempo de salvação, segundo a promessa do ressuscitado: “Estarei com vocês todos os dias” (cf. Mt 28, 20). O Senhor se revela a nós nos acontecimentos do dia-a-dia, em nossas vivências e cansaços, na convivência, no trabalho... No interior de cada dia, damos prova de nossa fidelidade. É o esforço de buscar, no cotidiano da vida, o mistério do Senhor acontecendo entre experiências de morte e ressurreição.

A Igreja Católica no Brasil, através da CNBB, na sequência dos meses: agosto (vocações), setembro (Bíblia  Sagrada Escritura) e outubro (missões e Rosário), nos propõe, voltarmos o nosso olhar e orações para a questão vocacional, o chamado que Deus faz a cada um. Na continuidade é preciso aprofundarmos a nossa vocação na vivencia diária, através dos livros da Sagrada Escritura, buscando o sentido do nosso viver e toda aplicação na oração e na concretude da missão.

Em outubro concluímos a sequência que nos é proposta anualmente, que não termina, mas sim reaviva, questiona e impulsiona no compromisso missionário que temos como batizados. Estamos em um momento mundial, no qual toda a sociedade está permeada de muitas contrariedades (erros gravíssimos), contra-valores, por isso necessitamos urgentemente de homens e mulheres, jovens e adultos com formação e consciência verdadeiramente cristã, que vivam a partir da fé e não dos seus interesses, como testemunhas dos verdadeiros valores que emanam do verdadeiro Amor de Deus, que “é paciente, é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.(cf. 1 Cor 13, 4-7).

Vamos concluir esta reflexão lembrando que a Nova e Eterna Aliança (Jesus Cristo), veio aos homens através de Nossa Senhora e sua continuidade também acontecerá através dela, por isso, como por especial desígnio da infinita misericórdia de Deus, Maria Santíssima revelou ao grande São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Dominicanos, um meio fácil e seguro de salvação: o santo Rosário.

Sempre que os homens rezam o Rosário, tudo floresce na Igreja, na terra passa a reinar a paz, as famílias vivem em concórdia e os corações são abrasados de amor a Deus e ao próximo. Quando dele se esquecem, as desgraças se multiplicam, implanta-se a discórdia nos lares, o caos se estabelece no mundo…

Nos apliquemos à missão com Maria Santíssima, sejamos testemunhas de Jesus Cristo, rezemos Rosário, para que o mundo creia, se converta e seja pacificado! 


INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês, unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, coloquemos como intenção das nossas orações:

A pedido do Santo Padre o Papa Francisco, pela missão dos consagrados e das consagradas, para que “reavivem o seu fervor missionário e sejam presentes entre os pobres, os marginalizados e aqueles que não têm voz”.

Coloquemos ainda nas nossas intenções, os cristãos do mundo inteiro que estão sendo perseguidos e martirizados.

Coloquemos também em nossas intenções as eleições. Pedindo pelos candidatos, e também pelos eleitores, para que tenham consciência na escolha de seus candidatos.

Que os cristãos se voltem para o Senhor e o testemunhem, reconhecendo-se filhos de Nossa Senhora e obedientes a ela, busquem a unidade e a paz.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!c


REZEMOS 

Rezemos nas intenções apresentadas e neste mês de outubro, de forma especial pelos missionários e as eleições no nosso Brasil.

Oremos - Espírito de Deus dispõe os nossos corações e nossa mente para abraçarmos com alegria e ardor apostólico o Plano Pastoral de nossa Diocese, em união com toda Igreja Católica do Brasil. Queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida, o Filho de Deus que se fez homem para nossa salvação. Queremos acolher e comunicar a presença de Cristo que transforma a nossa vida, que nos toca por meio da comunhão fraterna, e nos envia em missão ao encontro de todos, anunciando a sua presença, fonte de justiça, de solidariedade e de paz. Assim avançaremos para as águas mais profundas da santidade, da comunhão e da missão sustentadas pela força do Espírito e pela presença do Senhor na Eucaristia. Que Maria Santíssima, Estrela da Evangelização, nos ajude e acompanhe em todos os momentos desta caminhada apostólica.(Oração pelo Plano Pastoral Diocese de Petrópolis).por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém!

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.