Coração de Sião

Coração de Sião - Agosto de 2017

| Imprimir | PDF 

“FUI EU QUE VOS ESCOLHI …” 

Estamos em agosto, a Comunidade Católica Sião celebra 23 anos de vida e serviço à Igreja, através dos vários apostolados.

Este mês também é dedicado pela Igreja, às vocações. Ela dedica e celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. E nos chama a fazer uma reflexão e rezar pelas vocações e ministérios, de forma a pedirmos a Deus, de modo especial, sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja.

Instituído na 19ª Assembleia Geral da CNBB em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivo conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Presente na maioria das paróquias, a Pastoral Vocacional tem buscado celebrar este mês com animação e criatividade, tendo sempre por fim, suscitar novas vocações.

Neste período, em cada domingo somos chamados a refletir e celebrar uma determinada vocação da seguinte forma: primeiro Domingo: Vocações Sacerdotais – Dia do Padre; segundo Domingo: Vocação Familiar – Dia dos Pais; terceiro Domingo: Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa; quarto Domingo: Vocações Leigas – Dia dos Ministérios Leigos. O Dia do Catequista é celebrado nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos.

A Igreja nos ensina que Deus tem um chamado para cada pessoa, ou seja, uma vocação, que pode ser para a vida religiosa, sacerdotal ou leiga.

Quando falamos em vocação em nossos dias, as pessoas se assustam. Todos procuram a felicidade, porém o homem só se realiza e é feliz, quando vive aquilo para o qual foi criado. Se vivemos ou fazemos muitas coisas e não nos realizamos, é porque estamos fora da nossa vocação, estamos fora do plano de Deus para nós.

"Responder ao chamado de Deus é sempre uma aventura, porém Deus merece este risco". (Edith Stein) 

“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi…” (Jo 15,16). É bom observarmos o que nos diz este versículo do evangelho de São João, pois nele vemos e temos que reconhecer que uma vocação verdadeira não acontece por um acaso, mas sim por um chamado de Deus. Este chamado, quando respondido com sinceridade e responsabilidade, gera felicidade para aquele que responde, quanto para aqueles a quem este for enviado.

Exemplo disto é Maria que ao dizer “Sim” ao anuncio do anjo Gabriel, saiu repleta de felicidade para a casa de Isabel e lá, ao ser saudada, respondeu: "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador..." (cf. Lc 1 46-47) 


INTENÇÕES DO MÊS

 

Neste mês de agosto, unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, coloquemos como intenção das nossas orações:

“Os artistas do nosso tempo, para que, através das obras do seu engenho, ajudem todas as pessoas a descobrir a beleza da criação”.”

E também, “para que, saindo de nós mesmos, saibamos fazer-nos próximos daqueles que se encontram nas periferias das relações humanas e sociais”. 

Peçamos também ao Senhor, neste mês vocacional, que envie operários para sua Messe. Que Ele suscite vocações sacerdotais, religiosas e leigas consagradas.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS

Rezemos pela nossa e todas as vocações:

Meu bom amigo Jesus: eu acredito na Tua divindade.

Sei que tens um chamado, uma VOCAÇÃO especial para mim.

Sei que sou precioso aos Teus olhos e muito amado pelo Pai.

Sei que teu plano para minha vida é algo maravilhoso, que ultrapassa os meus desejos humanos limitados.

Sei que se eu abraçar este Teu Projeto, minha vida ganhará sentido, minha personalidade será restaurada plenamente à Tua imagem e semelhança.

Serei então um instrumento nas tuas mãos.

É o Senhor mesmo que me dá a coragem e a docilidade de que precisarei para abraçar esta vocação e perseverar nela até o fim, sem desanimar.

Desde já, obrigado Senhor.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Façamos nossa profissão de fé rezando o Credo.

1 Pai Nosso; 1 Ave Maria; 1 Glória.

Compartilhar

Coração de Sião - Junho de 2017

| Imprimir | PDF 

“Vinde a mim vós todos que andais em trabalhos e estais sobrecarregados, e eu vos aliviarei!” 

No tempo de Maria e José, talvez não fosse comum tal gesto; mas não é difícil para nós, hoje em dia, imaginarmos um esposo de joelhos diante da esposa grávida, com os ouvidos encostados em sua barriga, buscando ouvir as batidas do coração do filho, que é ali gerado. Através de tão terna imagem, a Mãe de Jesus nos convida a contemplarmos a realidade da Encarnação do Filho de Deus. De fato, desde o puríssimo seio materno da Virgem Maria, Cristo teve um Coração de carne, como verdadeiro homem que Ele é – sem deixar de ser Deus. Um coração pulsante de Vida, cheio de compaixão e misericórdia infinitas.

A Festa do Sagrado Coração de Jesus será comemorada neste ano, no dia 23 de junho. A referência para fixação da data é sempre a oitava (ou seja, o oitavo dia) após a celebração do Corpus Christi (15 de junho), festa móvel que depende da data de Pentecostes. O próprio Jesus determinou o dia da comemoração, em aparições à Santa Margarida Maria Alacoque, grande divulgadora desta rica e tão amada devoção. Foi decerto, esta Sua “confidente” quem dirigiu ao Senhor, pela primeira vez, as palavras que convidamos a cada um fazê-las também suas:

“‘Vinde a mim vós todos que andais em trabalhos e estais sobrecarregados, e eu vos aliviarei’ Quão doces e consoladoras são essas palavras! Eu ouço que Jesus as repete, enquanto prostrada diante de Sua divina imagem, contemplo Seu Coração, transpassado, ardendo de santo amor. Eu ouço que Ele me diz: ‘Vem, ó sim, vem alma débil, órfã, abandonada e atirada de encontro aos escolhos do mar procelado deste mundo. Tu, que sentes o peso das fadigas, que almejas pelo descanso, vem, vem depressa ao meu coração. Ele está aberto para ti, ser-te-á conforto em todas as dificuldades’. E quem pode, oh Jesus, resistir aos encantos de Vosso amor? Quem não correrá ao Vosso convite?

Quanto a mim, eu me prostro diante de Vós, oh Coração divino, Vós que sois a fonte da vida; venho desabafar o que me vai n’alma, procurar aí a paz que não posso encontrar em outro lugar. Ofereço-Vos, pois, um coração que deseja ser Vosso para sempre. Mas, de outro lado, como poderei eu aproximar-me deste Vosso Coração, entrar nesse Santuário da Divindade, eu, tão imunda, tão pecadora? Não deverei, antes, temer ser repelida?... Oh, não temas, alma minha: aquele Coração está aberto para todos; entra, sem receios, que o Justo aí encontra um descanso suave, reacendendo-se-lhe em novas chamas de amor. A alma pecadora encontra aí a paz, aí fica ela ciente de quanto é doce o Senhor.

Naquele lugar, o mundo, os prazeres, tudo desaparece da alma, e um arrependimento salutar toma o lugar dos terríveis remorsos de uma vida de pecado. É naquele lugar que as almas aflitas recebem o conforto, é de lá que aparece a luz nas dúvidas, a força contra os ataques de inimigos, a alegria na dor. Consola-te, alma minha, que Jesus está disposto a perdoar-te e encher-te de graças, nada mais exigindo de ti que um pouco de amor. Amor! Quão doce é esta palavra: amor! Ó meu Jesus, poderei eu deixar de Vos amar, agora que conheço que sois o único Bem que merece amor?”.

Fonte: A Grande Promessa..., Ed.Loyola.


 INTENÇÕES DO MÊS 

Neste mês, queremos agradecer a Deus a grande vitória da Vida sobre a morte.

Coloquemos diante de Nossa Mãe, todos os seus filhos, para que convertam e coloquem os seus corações no Sagrado Coração de Jesus. 

Lembremos de todos os que sofrem com as guerras, com a fome, os encarcerados e os doentes.

Coloquemos ainda, em nossas intenções o nosso Santo Padre, o Papa Francisco, que neste mês pede: pelos responsáveis das nações, para que se empenhem decididamente em pôr fim ao comércio de armas, que provoca tantas vítimas inocentes.

É tempo de orarmos com intensidade, intercedendo pelos parlamentares, para que possam ser justos ao legislar. Peçamos para eles a proteção de Deus e da Virgem Maria, a fim de que possam continuar seu combate em favor da verdade.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS 

Rezemos consagrando tudo e todos, neste tempo ao Sagrado Coração de Jesus :

Ato de Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Ó CORAÇÃO ADORÁVEL DE JESUS, o mais terno, o mais amável, o mais generoso de todos os corações.

Penetrado de gratidão à vista dos vossos benefícios, venho consagrar-me a Vós, sem reserva e para sempre. Quero empregar-me com todas as forças em propagar o vosso culto e em ganhar-Vos, se possível, todos os corações. Recebei hoje o meu, ó JESUS, ou antes, tomai-o Vós mesmo, transformai-o, purificai-o para torná-lo mais digno de Vós; tornai-o humilde, manso paciente, fiel e generoso como o Vosso, abrasando-o de todos os fogos do Vosso amor.

Escondei-o no Vosso divino Coração, com todos os corações que Vos amam e que Vos são consagrados, e não permitais que eu o retome nunca. Ah! Antes morrer do que contristar o Vosso Coração adorável. Sim, Coração de JESUS, sempre amar-Vos, honrar-Vos e servir-Vos, ser sempre todo Vosso: é o voto do meu coração, para a vida e para a morte, e em toda a eternidade. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, Fonte de todo o bem, para nós, na Eucaristia. Eu Vos adoro. Eu creio em Vós. Eu espero em Vós. Eu Vos amo e me arrependo de meus pecados. Sacratíssimo Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós. Dulcíssimo Coração de Maria, sede a nossa salvação.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Façamos nossa profissão de fé rezando o Credo.

 

1 Pai Nosso; 1 Ave Maria; 1 Glória.

Compartilhar

Coração de Sião – Maio de 2017

| Imprimir | PDF 

Coração da Mãe – Coração de Jesus!” 

Há nove anos editamos o primeiro Coração de Sião, iniciamos em maio, mês de Maria.

Nesta edição relembraremos em síntese, o primeiro Coração de Sião, em louvor a Maria, neste ano nacional mariano, ano que comemoramos os cem anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Assim começamos este apostolado: “Neste mês mariano, que antecede as comemorações dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria por toda a Igreja, iniciamos mais esse serviço aos irmãos, e, mantendo-nos fiéis à nossa vocação de amor e oração, apresentamos a todos, unidos ao Coração da Mãe, a imensa riqueza da espiritualidade e devoção ao Coração de Jesus.

O Coração de carne que Deus Filho quis assumir, no seio virginal de Sua Santíssima Mãe Maria; Coração que, traspassado pela lança, na Cruz, tornou-se canal de bênçãos para os homens de todos os tempos, quando de seu interior fez brotar sangue e água (cf. Jo 19,34), antecipação e prefiguração dos sacramentos da Eucaristia e do Batismo; esse Coração, enfim, que para doar-se inteiramente a nós, aceitou esconder-se sob as sagradas espécies do Pão e do Vinho, transubstanciados em Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Cristo, tornados nosso alimento de salvação; o Coração Sacratíssimo de Cristo é revelado a nós, hoje, como o detentor de nosso Carisma, o Amor do Pai, o qual, com a sua infinita misericórdia, quer-se derramar como ‘rio de água viva’ (cf. Jo 7,38) que jorrará até a eternidade, cumprindo as Suas promessas.

O profeta Ezequiel descreve a visão da fonte maravilhosa que jorrava do lado direito do Templo: 'Então o anjo levou-me de novo para a entrada do Templo, onde eu vi água que escorria debaixo da soleira do Templo para o oriente (...). A água escorria de debaixo do lado direito do Templo, ao sul do altar. (...) Era uma torrente que eu não podia atravessar a não ser nadando.(...) 'Estas águas, disse-me o anjo, (...) se lançarão no mar, de maneira que suas águas se tornarão saudáveis. Em todo lugar por onde passar a torrente, todo ser que se move nas águas terá vida, e haverá lá grande quantidade de peixes.(...) Ao longo de suas margens, de um lado e do outro, crescerão árvores frutíferas de toda espécie, e sua folhagem não murchará, e não cessarão jamais de dar frutos: todos os meses frutos novos, porque essas águas vêm do santuário.' (cf. Ez 47, 1-12).

Então a partir de maio de 2008, nos comprometemos 'abrir' as comportas do Coração Amabilíssimo de Nosso Senhor Jesus Cristo: é Ele o Templo da Nova Aliança. Seu Corpo Santo, do qual o Coração é o centro irradiador de vida assim como o altar está para o templo lugar onde se pode apresentar as oferendas agradáveis ao Pai, e é, portanto, fonte principal de toda a abundância de graças, como descrito pelo profeta. Assim também, todo homem e mulher que se compromete com um projeto de vida (como é Sião), não só verão seus bens materiais se multiplicarem, para serem repartidos entre todos que necessitarem, mas também se revitalizarão, abrindo-se cada vez mais para repartirem suas próprias vidas, em clima de fraternidade.

Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!


 

INTENÇÕES DO MÊS

 

Neste mês de maio, em que comemoramos os cem anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima, coloquemos diante de Nossa Mãe, todos os seus filhos, para que convertam e coloquem os seus corações no Sagrado Coração de Jesus. 

Lembremos ainda de todos os que sofrem com as guerras, com a fome, os encarcerados e os doentes.

Coloquemos ainda, em nossas intenções o nosso Santo Padre, o Papa Francisco, que neste mês pede: pelos cristãos da África, para que dêem um testemunho profético de reconciliação, de justiça e de paz, à imagem de Jesus Misericordioso.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

 

Rezemos neste tempo pedindo a intercessão de Nossa Senhora de Fátima:

Senhor Jesus, Príncipe da Paz, Tu nos pedes que sejamos, sempre e em cada momento, instrumentos da tua paz. Em tantos lugares do mundo, as guerras causaram feridas profundas entre os povos, que tardam muito em sarar. Neste mês, pedimos em particular pelos cristãos em África, que viveram e vivem momentos de guerra, para que sejam, nos seus países, as primeiras testemunhas que fazem sonhar com a ideia de que o perdão é possível, de que a paz é duradoura. Também te pedimos que, nas nossas pequenas guerras diárias, não nos deixemos levar pelo ódio e pelo ressentimento, mas abramos o coração à humildade do perdão e da paz.          

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Façamos nossa profissão de fé rezando o Credo.

1 Pai Nosso; 1 Ave Maria; 1 Glória.

Nossa Senhora de Fátima... Rogai por nós!

Jesus eu confio em Vós!

 

 

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.