Coração de Sião

Coração de Sião - Setembro 2011

| Imprimir | PDF 

Queridos Associados, Amigos e Benfeitores de Sião

 

OS VERDADEIROS SEGUIDORES DE CRISTO

 

Quem são os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo?

Os verdadeiros seguidores de Cristo, são os que entenderam que os “pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, e os nossos caminhos não são os de Deus. E que o céu é mais alto que a terra, tanto os caminhos de Deus estão acima dos nossos caminhos e os pensamentos de Deus  acima dos nossos pensamentos”. (cf. Is 55, 8-9).

A Igreja celebra no dia 29 de agosto o martírio de São João Batista. “Foi preso e acorrentado pelo rei Herodes que estava vivendo com Herodíades, mulher de seu irmão Filipe. João dizia a Herodes: 'Não te é permitido viver com a mulher de teu irmão.' Por isso, Herodíades tinha ódio de João e queria matá-lo. Já Herodes, respeitava João sabendo tratar-se de homem justo e santo, e o protegia. Ao ouvir João, sentia-se embaraçado, mesmo assim gostava de ouví-lo. No dia de seu aniversário, Herodes ofereceu um banquete. A filha de Herodíades entrou e se pôs a dançar, agradando ao rei e aos convidados. Herodes disse à moça: 'Pede-me o que quiseres e eu te darei'. E lhe jurou: 'Tudo que me pedires eu te darei, ainda que seja a metade de meu reino.' Ela saiu e foi perguntar à mãe: 'O que é que eu peço?' Esta lhe respondeu: 'A cabeça de João Batista'. Ela voltou apressadamente à presença do rei e fez o pedido: 'Quero que me dês agora mesmo, numa bandeja, a cabeça de João Batista'. O rei ficou triste, mas não quis deixar de atendê-la por causa do juramento e dos convidados. Sem tardar, mandou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi e degolou João na cadeia. Depois trouxe a cabeça numa bandeja e a deu à moça, que a entregou à mãe”. (cf. Mc 6,14-28)

Observemos, porque João Batista foi morto (martirizado). Morreu pela verdade, pois a conhecia. Muitos hoje em dia para defenderem suas ideologias, que na maioria dos casos estão fundamentadas em seus interesses, usam o versículo “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8, 32). Mas o que é a verdade? É o próprio Jesus que responde: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. (cf. Jo 14,6).

Será que o adultério, e outras práticas que certas ideologias aprovam, estão de acordo com a vontade de Jesus? Se tais práticas são contrárias à verdade, estão contra Aquele que é a Verdade, Caminho e Vida.

Precisamos, pois, ter a coragem dos mártires, como João Batista, que perderam a vida pela Verdade, porque crêem que “quem procura a sua vida, há de perdê-la; e quem perde a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la” (Mt 10, 39).

Examinemos nossas atitudes e vejamos se estamos agindo de acordo com a Verdade, de acordo com Jesus, ou se nos achamos os donos da verdade, e estamos agindo de acordo com os nossos interesses. 

De que lado estamos? A quem seguimos?  


INTENÇÕES DO MÊS

Rezemos para que os cristãos de todo mundo se unam em torno da verdade, da justiça e da paz.

Que tenhamos a coragem, de unidos a Cristo que sofreu por nós, lutar contra toda a mentira, que fere a justiça, a paz e é proclamada como verdade, a partir de ideologias utilizadas para oprimir, excluir, discriminar.

Rezemos também por aqueles que hoje sofrem com a miséria e a fome, em virtude do desinteresse daqueles que detém o poder.


PEÇAMOS AO SENHOR

1A ti, Senhor , elevo minha alma.

2 Em ti, meu Deus, confio: que eu não fique decepcionado, nem triunfem sobre mim os inimigos!

3 Na verdade, não ficam decepcionados os que em ti esperam, decepcionados ficarão os que traírem a fé por uma futilidade.

4Indica-me, Senhor , teus caminhos, revela-me tuas sendas!

5 Dirige-me no caminho da verdade e me ensina, porque tu és o Deus, meu salvador, e em ti espero, todos os dias.

6 Lembra-te, Senhor , que tua ternura e teus favores são eternos!

7 Não recordes os pecados de minha juventude nem minhas faltas! Lembra-te de mim segundo tua misericórdia, por causa de tua bondade, Senhor!

8 O Senhor  é bom e justo; por isso mostra o caminho aos pecadores, 9 encaminha os humildes segundo a justiça, ensina aos humildes o caminho.

10 Todas as sendas do Senhor  são amor e fidelidade para os que guardam sua aliança e suas leis.

11 Por causa de teu nome, Senhor , perdoa minha culpa, que é grave!

12 Há alguém que tema o Senhor? Ele lhe mostrará o caminho a escolher.

13 Sua alma descansará na prosperidade, e sua descendência possuirá a terra.

14 O Senhor  se faz íntimo dos que o temem e lhes dá a conhecer sua aliança.

15 Meus olhos estão sempre fixos no Senhor, pois ele livra da rede os meus pés.

16 Volta-te para mim e tem piedade, pois estou só e oprimido.

17 Os infortúnios tomaram conta de meu coração: tira-me das angústias!

18 Vê minha miséria e tribulação e perdoa-me todos os pecados!

19 Vê quantos são meus inimigos e como me odeiam com ódio violento!

20 Guarda minha alma e salva-me! Que eu não fique decepcionado por ter-me refugiado em ti!

21 A honradez e a retidão me sejam de valia, pois em ti ponho minha esperança.

22 Ó Deus, salva Israel de todas as tribulações!

Salmo 25, 1-22

Compartilhar

Coração de Sião - Agosto de 2011

| Imprimir | PDF 

Queridos Associados, Amigos e Benfeitores de Sião,


A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ) EM MADRI - ESPANHA

Neste mês de agosto acontecerá mais uma edição desta grande festa da juventude: a Jornada Mundial da Juventude!

Segundo o Subsídio JDJ - Jornada Diocesana da Juventude- Brasil -Setor juventude, nos anos 1983-1984, durante o Jubileu do Ano Santo da Redenção, em recordação dos 1950 anos da morte de Cristo, houve uma celebração dedicada à juventude na vigília do Domingo de Ramos em Roma. Mais de 300 mil jovens vindos de todas as partes do mundo participaram do Jubileu Internacional da Juventude. Nessa ocasião, o Papa João Paulo II presenteou os/as jovens com a “Cruz do Ano Santo”.

Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o Ano Internacional da Juventude. A Igreja Católica organizou um novo encontro no Domingo de Ramos, contando com a participação de 350 mil jovens presentes na Praça São Pedro. Depois, o Papa João Paulo II instituiu as JMJ, com ocorrência anual, alternando entre celebrações diocesanas e mundiais, e armou convictamente: 'ninguém inventou essas jornadas (...) foram os/as próprios/as jovens que as criaram'”.

“A Jornada Mundial da Juventude foi uma iniciativa profética do Papa João Paulo II que rendeu frutos abundantes, permitindo às novas gerações cristãs encontrarem-se, entrarem em atitude de escuta da Palavra de Deus, de descobrir a beleza da Igreja e de viver experiências fortes de fé que levaram muitos à decisão de entregar-se totalmente a Cristo.”

(Mensagem do Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude 2010)

            Desde então jovens do mundo inteiro se reúnem com o santo padre para celebrar a fé!

            Este ano a JMJ acontecerá na Espanha. A cidade de Madri sediará a parte central da jornada, e a pré-jornada, a semana anterior à jornada, acontecerá em diferentes cidades espanholas. Tais cidades acolherão os jovens, oferecendo além de hospedagem e alimentação, diversas atividades espirituais, culturais e sociais.

Nesta celebração mundial, os jovens recebem catequeses, têm oportunidade de participar da Santa Missa, de momentos de adoração, da Via Sacra, de shows, palestras, festas culturais, dentre tantas trocas de experiência. O santo Padre preside alguns momentos da Jornada inclusive a vigília, que encerra esta semana de bênçãos.

Karina Diniz Rodrigues


INTENÇÕES DO MÊS

 

            Rezemos pelos jovens que participarão desta grande celebração da fé!

Rezemos pelos 13 mil brasileiros inscritos (aproximadamente) na JMJ, especialmente pelos 108 jovens que representarão a diocese de Petrópolis e se unirão a mais de 1 milhão de jovens de todo o mundo!

Peçamos a Nosso Senhor Jesus que estes queridos filhos permitam que o tema desta Jornada se torne realidade em suas vidas, “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”. Que façam uma rica e intensa experiência de Igreja, apresentando o rosto de Cristo ao mundo, sobretudo aos jovens europeus.

Que Maria Santíssima os acompanhe nesta peregrinação ao encontro de seu filho Jesus, para que assim como ela, aprendam a realizar a vontade de Deus em suas vidas, dizendo com coragem “o SIM” que Ele deseja.

Que o beato João Paulo II, um dos patronos da JMJ, interceda por todos os jovens a fim de que um dia eles também mereçam contemplar a face de Cristo por terem sido testemunhas vivas de Nosso Senhor Jesus.

Beato João Paulo II, rogai por nós!


PEÇAMOS AO SENHOR!

 

Rezemos com um trecho do Hino da JMJ 2011: Firmes na fé, firmes na fé, caminhamos em Cristo nosso amigo, nosso Senhor. Glória sempre a Ele, glória sempre a Ele, caminhamos em Cristo firmes na fé. Glória sempre a Ele, glória sempre a Ele, caminhamos em Cristo firmes na fé.

1. Teu amor nos edifica e enraíza, tua cruz nos consolida e fortalece, tua carne nos redime e nos abrasa, teu sangue nos renova e purifica.

Ó Cristo nosso irmão, ó Cristo nosso amigo, nosso Senhor, faz-nos firmes em Ti, faz-nos firmes em Ti!

2. Tuas mãos acariciam nossas chagas, teus olhos purificam o olhar, teus lábios comunicam mil perdões, teus pés nos encaminham para a vida.

Ó Cristo nosso irmão, ó Cristo nosso amigo, nosso Senhor, faz-nos firmes em Ti, faz-nos firmes em Ti!

3. Teu alento é o Sopro do Alto, teu sorriso é sinal da tua graça, tuas chagas são amores bem acesos, tuas dores são o preço da minh'alma.

Ó Cristo nosso irmão, ó Cristo nosso amigo, nosso Senhor, faz-nos firmes em Ti, faz-nos firmes em Ti!

Compartilhar

Coração de Sião - Julho 2011

| Imprimir | PDF 

 Queridos Associados, Amigos e Benfeitores de Sião,

SOBRE O CULTO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

 

Começamos o mês com a festa do Sagrado Coração de Jesus!

            Festa celebrada, sempre na sexta-feira após o 2º Domingo depois da festa de Pentecostes.

            Inumeráveis são as riquezas celestiais que nas almas dos fiéis infunde o culto tributado ao sagrado coração, purificando-os, enchendo-os de consolações sobrenaturais, e excitando-os a alcançar toda sorte de virtudes. Portanto, tendo presentes as palavras do apóstolo são Tiago. "Toda dádiva preciosa e todo dom perfeito vem do alto e desce do Pai das luzes" (Tg 1,17), neste culto, que cada vez mais se incende e se estende por toda parte, com toda razão, podemos considerar o inapreciável dom que o Verbo encarnado e salvador nosso, como único mediador da graça e da verdade entre o Pai celestial e o gênero humano, concedeu à sua mística esposa nestes últimos séculos, em que ela teve de suportar tantos trabalhos e dificuldades. Assim, pois, gozando deste inestimável dom, pode a Igreja manifestar mais amplamente o seu amor ao divino Fundador, e cumprir mais fielmente a exortação que o evangelista são João põe na boca do próprio Jesus Cristo: "No último dia da festa, que é o mais solene, Jesus pôs-se em pé, e em voz alta dizia: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba quem crê em mim. Do seu seio, como diz a Escritura, manarão rios de água viva. Isto o disse pelo Espírito que haveriam de receber os que nele cressem" (Jo 7,37-39).

             A caridade divina tem a sua primeira origem no Espírito Santo, que é o amor pessoal, assim do Pai como do Filho, no seio da Trindade augusta. Com sobradíssima razão, pois, o apóstolo das gentes, como que fazendo-se eco das palavras de Jesus Cristo, atribui a esse Espírito de amor a efusão da caridade nas almas dos crentes: "A caridade de Deus foi derramada nos nossos corações por meio do Espírito Santo, que nos foi dado" (Rm 5,5).

            Este estreito vínculo que segundo a Sagrada Escritura, existe entre o Espírito Santo, que é amor por essência, e a caridade divina, que deve acender-se cada vez mais na alma dos fiéis, demonstra abundantemente a todos nós, veneráveis irmãos, a natureza íntima do culto que se deve tributar ao coração de Jesus Cristo. Com efeito, se lhe considerarmos a natureza particular, manifesto é que este culto é um ato de religião excelentíssimo, visto exigir de nós uma plena e inteira vontade de entrega e consagração ao amor do divino Redentor, do qual é sinal e símbolo vivo o seu coração traspassado. Consta igualmente, e em sentido ainda mais profundo, que este culto aprofunda a correspondência do nosso amor ao amor divino. Pois só em virtude da caridade se obtém que os homens se submetam mais perfeita e inteiramente ao domínio de Deus, já que o nosso amor de tal maneira se apega à divina vontade, que vem a fazer-se uma coisa só com ela, consoante aquelas palavras:

             "Quem está unido ao Senhor é com ele um mesmo espírito" (1Cor 6,17).

 

(Fonte - cf. nº 2 a 4 da Carta Encíclica do Papa Pio XII -  Haurietis Aquas - Sobre o culto do Sagrado Coração de Jesus)

 


 

INTENÇÕES DO MÊS

Precisamos lutar contra toda forma de relativismo

Para você que não sabe, o relativismo é uma linha de pensamento que nega que possa haver uma verdade absoluta e permanente, ficando por conta de cada um, definir a “sua” verdade e aquilo que lhe parece ser o seu bem. Nesta forma de pensar e olhar as coisas como se tudo é relativo ao local, à época ou a outras circunstâncias. É o engano do historicismo. Para seus adeptos, “a pessoa se torna a medida de todas as coisas”, como dizia o filósofo grego Protágoras. 

A Igreja evidentemente rejeita o relativismo, uma vez que há verdades que são permanentes. As verdades da fé e da moral cristã são perenes porque foram dadas por Deus. Cristo afirmou solenemente: “Eu sou a Verdade” (Jo 14,6); “a verdade vos libertará” (Jo 8,32); e disse a Pilatos que veio ao mundo exatamente “para dar testemunho da verdade” (Jo 18,37). São Paulo relatou que “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4) e que “ a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1Tm 3, 15).

Então, se negarmos que existe a verdade objetiva e perene, o Cristianismo fica destruído desde a sua raiz.

Segundo o relativismo, no campo moral não existe “o bem a fazer e o mal a evitar”, pois o bem e o mal são relativos. Isso destrói completamente a moral católica, a qual moldou o Ocidente, e a nossa civilização. Contudo, esse relativismo hoje está penetrando cada vez mais na universidade, na imprensa e até na Igreja. Ele ignora a lei natural, que é a lei de Deus colocada na consciência de todo ser humano  desde que este dispõe do uso da razão.

Peçamos a Deus, que venha neste tempo em socorro da humanidade para que, cada homem e mulher, se deixem inundar por sua graça e assim busquem viver segundo a sua vontade e verdade.

 

Sagrado Coração de Jesus, esperamos e confiamos em Vós!          

Fonte: Prof. Felipe Aquino - portal Canção Nova

 


 

Peçamos ao Senhor!

Senhor, forme nossa consciência para que rejeitemos todas as formas de relativismo, passando a ter uma visão clara, observando as necessidades e os sofrimentos dos nossos irmãos e irmãs. Que o Senhor nos inspire palavras e ações para confortar os desanimados e oprimidos, e que, a exemplo de Cristo, seguindo o seu mandamento, nos empenhemos lealmente no serviço a eles. Que cada vez mais a Igreja seja testemunha viva da verdade e da verdadeira liberdade, de uma justiça que não tenha preconceitos e nem favoritismos, para que assim, a cada dia, o mundo cresça  na paz, e que toda a humanidade se abra a esperança de um mundo novo. Mundo onde os verdadeiros valores morais, éticos sejam implantados segundo os princípios cristãos. (cf. Oração Eucarística VI -D).

Que “nós, porém, de acordo com a sua promessa esperamos novos céus e nova terra em que mora a justiça. Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre imaculados e irrepreensíveis na paz. E crede que a paciência do Senhor é para nossa salvação. Nelas há alguns pontos de difícil inteligência, que homens ignorantes e sem firmeza deturpam, não menos que as demais Escrituras, para sua própria perdição.

Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para não vos deixardes levar pelo erro de homens sem lei e virdes a decair da própria firmeza. Crescei, antes, na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Para ele a glória, tanto agora como até o dia da eternidade. Amém”. (cf. 2 Pd 3, 13-15. 17-18)

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.