Lectio Divina - Ano C - 2018/2019

4º Domingo da Quaresma - 31 de março de 2019

| Imprimir | PDF 
Texto Bíblico: Evangelho de São Lucas 15, 1-3. 11-32

Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus, para O ouvirem. Mas os fariseus e os escribas diziam: Este homem acolhe os pecadores e come com eles. Jesus contou-lhes então a parábola: «Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai repartiu os bens pelos filhos. Dias depois, o filho mais novo, levando seu dinheiro, viajou para longe. E lá perdeu tudo, numa vida de prazeres. Tendo gasto tudo, houve grande fome na região. Ele começou a passar privações. Pegou um serviço: cuidar dos porcos. Desejava matar a fome com o que dava aos porcos, mas ninguém lhe dava. Caindo em si, disse: ‘Os empregados de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome! Vou-me embora, vou ter com meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Nem mereço ser chamado teu filho. Trata-me como um de teus empregados’. Levantou-se e pôs-se a caminho de volta para o pai. Ainda ele estava longe, quando o pai o viu. Encheu-se de compaixão, correu, abraçou-o, cobrindo-o de beijos. Disse-lhe o filho: Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos servos: Tragam depressa a melhor túnica e vesti-o. Ponham um anel no dedo e sandálias nos pés. Tragam o vitelo gordo e matem-no. Comamos e festejemos, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado. E começou a festa. Ora o filho mais velho estava no campo. Quando regressou, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos servos e perguntou o que estava acontecendo. Disse-lhe : O teu irmão voltou e teu pai mandou matar o vitelo gordo, porque chegou são e salvo. Ele ficou aborrecido e não queria entrar. Então o pai veio insistir para que entrasse. Mas ele respondeu ao pai: Há tantos anos que eu te sirvo, sem nunca transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos.  E agora, quando chegou esse teu filho, que consumiu os teus bens com mulheres de má vida, mataste-lhe o vitelo gordo. Disse-lhe o pai: Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado.
 * O que pensavam os fariseus sobre Jesus? De que reclamavam?
* Como Jesus respondeu a eles? Que história contou?
* Que queria o filho mais novo da família? Conseguiu?
* Que fez com o dinheiro recebido? E quando acabou o dinheiro?
* Na situação difícil, que decidiu o rapaz?
* Voltando para a casa, como foi recebido?
* Qual a reação de seu irmão mais velho? Que respondeu o pai?

M E D I T A Ç Ã O:
Jesus sempre ajuda-nos a entender o que é melhor para nós. Diante das faltas, ajuda-nos a recuperar o amor perdido. Como um filho que se feriu brincando onde não devia. O pai chama à atenção, mas socorre o filho. Na História da Salvação, na Bíblia, os profetas chamavam à atenção o povo que se desviava do caminho certo. Mas sempre tinham uma palavra que provocasse neles uma confiança na misericórdia e bondade de Deus.
* O que é que em minha vida de cristão me afasta da casa do Pai?
* No meio de sofrimentos, longe de Deus, que penso?
* Como entendo e aproveito a confissão que a Igreja me oferece?
* Na quaresma, estou atento às leituras bíblicas que sugerem conversão?
* Preocupo-me com os que estão afastados de Deus? Que faço?

O R A Ç Ã O:
O Pai nosso nos sugere: Pai nosso, não só meu, mas de todos sem distinção. Que estás nos céus: onde Deus está é o céu, a paz, o amor. Santificado seja o vosso nome: o nome de Deus é santo, santifica. Meu Deus, socorrei-me. Jesus, transforma, fica conosco. Com fé, chamemos por nosso Pai. Venha a nós o vosso reino. O reino não cai do céu. Tenho eu com os outros de realizar o reino de Deus de amor e perdão no meio de todos. Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. Vossa vontade, Senhor é que acreditemos em vosso amor e aceitemos seguir vossa vontade, como Pai amoroso.

C O N T E M P L A Ç Ã O:
Imaginemos a alegria do filho que se afastou de casa para gozar a vida... Amigos, amigos... de quem mesmo?  ... Acompanhemos a perda do dinheiro, dos amigos e a busca de trabalho... Fome na região. Único trabalho: cuidar de porcos... Fome... Tristeza. Senta-se numa tarde numa pedra e fica a pensar em tudo o que perdeu e no que tem em sua casa, família... Decide... volta.. encontro com seu pai. Abraço...Festa..  O que acontece conosco...

A Ç Ã O:
Proposta pessoal:
O que preciso fazer para valorizar minha presença na casa de meu Pai? Para não esbanjar as riquezas de graças que me oferece como filho.

Proposta comunitária:
Convidar pessoas que estão afastadas da vivência religiosa para que participem da Via Sacra ou de outra devoção da quaresma. Ir a casa delas para rezar...
 

Fonte – Diocese de Petrópolis
Compartilhar

3° Domingo da Quaresma - 24 de março de 2019

| Imprimir | PDF 

TEXTO BÍBLICO: Evangelho de São Lucas 13, 1-9

 

Chegaram pessoas trazendo notícias a Jesus sobre os galileus que Pilatos tinha matado, enquanto ofereciam sacrifícios. Jesus comentou: Vocês acham que esses galileus, por terem sofrido tal sorte, eram mais pecadores do que os outros galileus? De modo algum. Eu lhe digo: se vocês não se converterem, vão morrer do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensam que eram mais culpados que todos os outros moradores de Jerusalém? De modo algum. Mas se vocês não se converterem, vão morrer todos do mesmo modo. Então Jesus contou uma parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada no meio da vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao lavrador: Veja! Faz três anos que venho buscar figos nesta figueira e não encontro um figo. Corte-a. Ela só fica aí esgotando a terra. Mas o lavrador respondeu: Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em torno dela e por adubo. Quem sabe se ela então não dará fruto? Se não der, então a cortarás.

 

Pilatos mandou matar habitantes da Galileia enquanto realizavam uma celebração religiosa oferecendo sacrifícios. Contaram isso a Jesus. Conforme a maneira de pensar de então um fato assim seria interpretado como castigo de Deus por algum pecado deles. O mesmo julgamento seria sobre os que morreram quando a torre de Siloé desabou. Jesus reflete: não devemos nos preocupar com os castigos e sim que são sinais que nos convidam a mudar de vida, a nos convertermos para uma vida melhor. Jesus conta então uma parábola sobre a figueira que fazia três anos que não dava figo. A resposta do lavrador é sábia e corresponde ao que Deus também quer de nós: sempre é tempo para tentar melhorar e mudar de vida para produzir frutos de boas ações.

 

* Que fato da Galileia é apresentado por Jesus?

* Que comentou Jesus sobre isso?

* Que outro fato foi citado e o que disse Jesus?

* Que lição Jesus quis ensinar-nos?

* Que parábola Jesus contou e que solução foi colocada?

 

ME D I T A Ç Ã O:

* Que pensamos sobre os fatos que acontecem conosco ?

* Qual tem sido a resposta de minha fé em relação a isso ?

* Penso que Deus me castiga? Que diz a fé religiosa sobre isso?

* Nesta quaresma que faço por minha conversão, mudança de vida ?

* Tenho recebido muitas graças de Deus ? Apresente algumas.

* As graças que recebo de Deus me levam a pensar mais nos outros?

 

O R A Ç Ã O:

O tempo da quaresma deve levar-me a pensar em meus pecados, no arrependimento deles e a confiar no perdão de Deus, também pela confissão. Rezemos: Tem piedade de mim, Senhor, por tua grande bondade: perdoa minhas faltas. Lava-me, purifica-me de meu pecado. Renova em mim um espírito firme. Não me afaste para longe de ti !(Sl 50/51)... Pois o Senhor ordenou a seus anjos que me guardem em todos os meus caminhos. Eles me levarão em suas mãos !(Sl 90/91)

 

CONTEMPLAÇÃO:

Pensemos devagar no que segue: Nossa mente e sentimentos guardaram uma educação de muitos medos. Nossa fé deve se iluminar para sinceramente reconhecer o que somos, nossos pecados e imitações. Cristo veio para se apresentar a cada um de nós e despertar uma grande confiança em sua bondade e amor. As multidões que acompanhavam Jesus para estar com ele e ouvi-lo, não pensavam se mereciam ou não! Confiavam em sua bondade e misericórdia.

 

A Ç Ã O:

Proposta pessoal:

Cada fim de dia, em nossa oração da noite, lembrar o que aconteceu de bom naquele dia para agradecer a Deus. E de errado para confiar na bondade do Senhor e em seu perdão.

 

Proposta comunitárias

Procurar pessoas que se afastaram de Deus e da Igreja por algum fato, alguma rejeição – e ajudá-las a buscar de novo um padre que possam ouvi-las e compreendê-las.

 

Fonte – Diocese de Petrópolis

Compartilhar

2º Domingo da Quaresma - 17 de março de 2019

| Imprimir | PDF 
TEXTO BÍBLICO: Evangelho de São Lucas 9, 28b-36
 
Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu ao monte para orar. Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e suas vestes tornaram-se resplandecentes como a luz. E eis que falavam com Ele duas pessoas: Moisés e Elias, que apareceram envoltos em glória, e que falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém. Entretanto Pedro e seus companheiros tinham deixado vencer-se pelo sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens em sua companhia. Quando eles se afastaram de Jesus, Pedro disse: Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três  tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias. Ele não sabia o que dizia. Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os encobriu com sua sombra. Os discípulos vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram medo. Então da nuvem saiu uma voz : Este é meu Filho muito amado. Ouvi-o. E enquanto ressoava esta voz, achou-se Jesus sozinho. Os discípulos a ninguém disseram naqueles dias nada do que tinham visto.                 
                 
1 - Leitura: O que diz o texto?  
Indicações para a leitura:
Em meio a seu ministério, hoje, Jesus leva os discípulos para dar-lhes uma "antecipação" de sua glória, última. A tradição identifica como o monte Tabor. A montanha, é no Antigo Testamento, lugar das revelações divinas. Pedro, Tiago e João são os mesmos que Jesus escolheu para estar perto dele na agonia do Jardim da Oliveiras. Em ambos os momentos sentiram medo diante de situações além de seu entendimento.
Transfiguração: é assumir um aspecto diferente. O  rosto de Jesus resplandece e as vestes brancas (Moisés refletia seu rosto brilhante - a luz de Deus - quando desceu do monte com as tábuas da Lei). Aqui Jesus brilha com luz própria, de Deus, que revela o seu ser mais íntimo. Moisés e Elias: representam o Antigo Testamento, a Lei e os profetas. Jesus testemunha que é o Filho único do Pai. Traz Moisés e Elias nesta apresentação para os discípulos.
"Que bom estarmos aqui": Pedro queria prolongar a felicidade deste momento privilegiado.  A Nuvem: luminosa, lembra o Êxodo: Deus acompanhava o povo.  A Voz do Pai: Este é o meu Filho querido. Escutem-no! Como no Batismo de Jesus.  Para os judeus Escutar é Obedecer,  é voltar a pôr no coração. No Deuteronômio Escuta Israel. A voz celestial ordena escutar a Jesus
  
Outros textos para comparar: Ex 3,1-17; Mt 4,8; 5,1-2; 28, 16-20; Mc 9,2-13; Lc 9,28-36)
 
Perguntas para a leitura:
* Quais são os apóstolos que Jesus escolhe nesta passagem?
* O que viram os três apóstolos?
* Quem apareceu a Jesus? Que significa a presença deles do Antigo Testamento?
* Como se sentiu Pedro diante desta situação e o que quis fazer?
* De quem foi a voz que se escutou e o que dizia?
* O que aconteceu com os discípulos ao escutarem a voz? Como se sentiram?
* Que aconteceu quando os discípulos olharam mais uma vez?
              
2 – MEDITAÇÃO:
* Deixo que Jesus me guie, indique o caminho a seguir, onde Ele quer que eu vá? Ou prefiro outros caminhos? Quais?
* Entendo que para seguir Jesus também existem regras que devo conhecer e que grande parte destas são anunciadas no Antigo Testamento?
* Reconheço que Jesus é o Senhor da minha vida? Até onde creio Nele?
* Tenho-o como um amigo ou simplesmente busco cumprir suas "leis"?
* Reconheço-o verdadeiramente como o Messias, meu Salvador?
* Sinto-me feliz com a presença de Deus que me acompanha, ou sua presença a sinto como incômodo, um certo peso  que me  dá leis e mandamentos?
* Sou capaz de ESCUTAR e OBEDECER a Deus?
 
3 – ORAÇÃO:
A oração é resposta a Deus, que se revela por sua Palavra. Jesus nos fala hoje: Como lhe respondemos? Façamos silêncio em nosso coração. E comecemos a responder ao Senhor:
* Senhor, sinto como estes apóstolos, se te manifestas na minha vida,  me confundo?
* Tua presença me causa alegria, mas também um grande medo? Por que?
 
Senhor, sei que me amas, mas não sei quando te obedeço. Abre Senhor meu coração e minha mente para que eu possa decidir-me por seguir-te, obedecer-te e escutar-te a cada dia mais. Que eu entre neste processo de transformação para que um dia eu possa dizer como São Paulo: Já não sou eu quem vive mas é Cristo quem vive em mim. Amém!
 
4 – CONTEMPLAÇÃO:
A Transfiguração do Senhor nos leva a um diálogo com Cristo e com seus discípulos: Senhor, tu te manifestas a mim. Que eu seja capaz de reconhecer-te em todos os sinais da tua presença. Senhor ajuda-me a reconhecer-te e a amar-te a cada dia mais.  Senhor que eu te escute e obedeça. Tenho medo, ajuda-me a levantar-me para que me acompanhes.  Nada temo porque tu estás comigo.
 
5 – AÇÃO:     
Propostas pessoais: Propor-me na Quaresma a ler o evangelho de cada dia, como sinal de querer escutar a Deus, obedecer-lhe em cada momento de minha vida.
 
Propostas comunitárias
* Fazer este exercício com outras pessoas, tranquilamente e sem pressa. Leiamos os textos sugeridos e falar,  juntos, sobre o desenvolvimento do exercício.
* Propor-se alguma forma concreta para mostrar a todos que Jesus é o Senhor.
 
 
Fonte – diocese de Petrópolis
Compartilhar

1° Domingo da Quaresma - 10 de março de 2019

| Imprimir | PDF 

TEXTO BÍBLICO - Evangelho segundo São Lucas 4, 1-13 

Jesus, movido pelo Espírito Santo, voltou do Jordão e estava no deserto durante quarenta dias e era tentado pelo diabo. Não comeu nada naqueles dias e, passado esse tempo, sentiu fome. Ora, o diabo disse: Se tu és Filho de Deus,ordena a esta pedra que se transforme em pão. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem. O diabo o conduziu mais alto, mostrou-lhe todos os reinos da terra, e disse: Eu te darei todo  poder com a glória desses reinos, porque é a mim que ele foi entregue e eu o dou a quem eu quiser. Se me adorares, tudo isso será teu. Jesus respondeu: Está escrito: Adorarás ao Senhor, teu Deus, e a ele só prestarás culto. O diabo o con­duziu a Jerusalém; levou-o ao alto do Templo e disse: Se és Filho de Deus, joga-te daqui para baixo; pois está escrito: Ele dará a teu respeito ordem a seus anjos de te guardarem, e eles te carregarão nas mãos, para que não firas o pé em alguma pedra. Jesus lhe respondeu: Está escrito: Não porás à prova o Senhor, teu Deus.  Tendo então esgotado toda tentação possível, o diabo afastou-se dele até o momento fixado.

Mt 4.1-11; Mc 1,2s/4: Dt 8,3-8; 5,9; 6,13-16; Sl 91.11s 

1. L e i t u r a:

O Espírito conduz Jesus ao deserto. Aí ele foi tentado... Irá ser assim na vida de Jesus: muitas vezes irá ao deserto, à montanha para estar com o Pai. O deserto é lugar do encontro com o Pai. Jesus, o Filho de Deus, sente também a presença do Espírito. Em sua vida, diante de qualquer obstáculo, Jesus está seguro pois está sempre unido ao Pai e a seu Santo Espírito. São tentações que acontecem na vida humana: os bens materiais que tomam conta da vida mais que os espirituais; a presunção que pensa ser ajudado por Deus mesmo que abusando de sua bondade; a ânsia do poder cultural, social, político para dominar sobre as pessoas. Jesus teve resposta a tudo. São Lucas não escreve mas Mateus termina dizendo que os anjos vieram servir-lhe.

Outros textos para comparar: Mt 4, 1-11; Mc 1,12-13; Lc 4,1-13; Hb 2,18; Dt 6, 13.

* De onde vinha Jesus e para onde se dirigiu? E quanto tempo aí ficou?

* Que foi fazer então? Quem apareceu a Jesus?

* Que disse a primeira vez esta pessoa a Jesus e que respondeu Jesus?

* Que mais falou a Jesus na segunda vez e que respondeu o Senhor?

* E na terceira vez que disse a Jesus e qual a sua resposta?

* Que sentido espiritual e moral têm as três tentações?

* Que lições aprendemos com este fato?                                                     

2. M e d i t a ç ã o:

* Que é que mais me tocou neste trecho? Por quê?

* Como tem sido meu diálogo com o Pai do Céu que me dá força para não cair nas tentações da vida?

* Que coisas me tentam mais a me afastar do caminho reto e seguro que Jesus me propõe?

* Como enfrento as tentações comuns? Oro como Jesus?

3. O r a ç ã o:

Procuro imaginar-me com os apóstolos, e ser convidado por Jesus a me afastar um pouco das preocupações comuns do meu dia-a-dia.

No silêncio deste momento peço a Cristo que fale à minha mente, que desperte sentimentos de confiança em meu coração. Que me alerte às tentações mais comuns de minha vida... Que eu seja mais vigilante e não brinque com as tentações...

4 . C o n t e m p l a ç ã o:

Pensemos um pouco como Cristo enfrentou sempre estas tentações durante a sua vida com a certeza de estar sempre com seu Pai e com O Espírito Santo. (Não só de pão, mas da Palavra da boca de Deus... Não tentes o teu Deus... Só a Deus adorarás...)

É possível, no meio de tantas tentações que a vida hoje nos apresenta, estar unido a Deus, sentir sua amorosa presença...

* Obrigado, Senhor, por manter-me longe do pecado...

* Quero contar com teu amor presente em todos os momentos

* Ajuda-me a resistir às tentações, confiando em tua presença amiga.

5. A ç ã o:

Propostas pessoais

* Buscar força na oração para afastar as tentações que me acontecem.

* Avaliar o porquê das tentações que me ocorrem. Até onde eu as provoco? Como evitá-las daqui para a frente?

* Relembrar o que ouvi na missa do domingo na pregação do sacerdote.

Propostas comunitárias:

* Procure estar com outras pessoas para comentar tudo que aproveitamos deste trecho de hoje.

* O que nos programas da televisão, internet, jornais e revistas tem sido ocasião de tentação para as pessoas. Como alertá-las?

 

Fonte – Diocese de Petrópolis

 

 

Compartilhar

5° Domingo do Tempo Comum - 10 de Fevereiro de 2019

| Imprimir | PDF 

TEXTO BÍBLICO - Evangelho segundo São Lucas 5,1-11

 Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. Vendo barcas estacionadas à beira do lago, pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes, subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra. Sentado, ensinava da barca ao povo. Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lancem as redes para pescar. Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede. Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.  O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.  E atracando as barcas a terra, deixaram tudo e o seguiram.

1 – LEITURA:          

Jesus estava na Galileia, às margens do Lago de Genesaré ou Mar da Galileia. Na praia estava falando ao povo. A multidão era tão grande que resolveu subir na barca de Simão Pedro. Os pescadores estavam consertando suas redes. Afastando-se um pouco da praia, dali continuou a falar ao povo. Tendo acabado de falar disse a Pedro que levasse a barco mais adentro do lago e lançasse as redes para a pesca. Pedro disse que eles estiveram a noite inteira tentando pescar e não tinham pego nada. Mas conclui que, a pedido de Jesus, iria lançar as redes. Por sua surpresa, pegou tanto peixe que sozinhos não conseguiriam levá-los. Pediram aos outros pescadores que o ajudassem a carregar os peixes. Era tanto peixe que as barcas quase afundavam. Diante deste fato milagroso, Pedro pediu a Jesus que se afastasse dele, pois ele era um pecador. Todos os pescadores sentiam o mesmo. Jesus então respondeu a Pedro que dali para frente ele seria pescador de pessoas. Chegando à praia, aqueles pescadores deixaram tudo e foram seguir Jesus.

Indicações para a leitura:

* Em que lugar estava Jesus e o que fazia?

* Depois de falar ao povo, pediu a quem, o quê?

* Que apóstolo respondeu a Jesus sobre seu pedido?

* Que aconteceu então quando obedeceram ao pedido de Jesus?

* Que disse o apóstolo a Jesus diante do milagre?   

* Qual foi a resposta de Jesus?  O que decidiram os pescadores?

2 – MEDITAÇÃO: O que me diz o texto? O que nos diz o texto?

* Que lição aprendemos da ação de Cristo? Será que Ele nos fala só na igreja?

* Por que a multidão seguia Jesus assim em lugares tão diversos?

* O que me falta para procurar ouvir mais a Jesus?

* Como preparo minha mente, meu coração, para ouvir a Palavra de Deus?

* O que posso fazer para melhorar?

* Sinto Jesus me chamar para segui-Lo? Para fazer o quê? Que resposta dou?

* Deixo-me iluminar por Jesus para ser, cada dia, seguidor generoso?

3 – ORAÇÃO:

Jesus, te agradeço porque sempre me acompanhas onde eu for. Sinto cada dia que me falas, me convidas para algum trabalho. Teus ensinamentos me fazem entender teus planos sobre minha vida. E sempre me levas a ajudar os outros. Senhor, reconheço que nem sempre me preocupo com os outros. Ajuda-me a melhorar minhas atitudes e conduta.

Sl 24(25): A Ti, Senhor, elevo meu desejo. Em Tua presença sinto-me seguro. Não me enganei na escolha que fiz. Quem espera em Ti, Senhor, jamais se iludirá. Pensa sempre em mim com amor, Tu que és a bondade em pessoa.

4 – CONTEMPLAÇÃO: Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?

Sl 33(34) Meus lábios vivam louvando o Senhor sem parar. A bondade do Senhor realiza maravilhas por toda a parte. Temos de contar a todos o que anda fazendo nosso Deus. Seu nome é lembrado por todos como um nome abençoado e querido. É bom experimentar ser amigo de Deus. É feliz quem espera no Senhor e descansa confiante em sua palavra.

5 - AÇÃO:

Proposta pessoal: Cada dia pela manhã vou preparar meu espírito para esperar e descobrir o que o Senhor irá pedir de mim. Estarei atento para perceber com as pessoas e com os fatos o que é que Jesus me pede a fazer por elas.

Proposta comunitária: Determinar cada dia como ser mensageiro de Jesus para as pessoas com que trabalho, convivo ou encontro. Combinar em grupo isso e depois rever o que fizemos.  

Fonte – Diocese de Petrópolis

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.