Lectio Divina - Ano C - 2018/2019

3º Domingo do Tempo Comum - 27 de janeiro de 2019

| Imprimir | PDF 

TEXTO BÍBLICO - Evangelho segundo São Lucas 1,1-4; 4, 14-21

 Muitos empreenderam contar os acontecimentos havidos entre nós, como nos transmitiram os que foram desde o princípio testemunhas que se tornaram ministros da palavra.  Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti, ilustre Teófilo, para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido.

4, 14-21: Jesus, cheio da força do Espírito, foi à Galileia. Sua fama divulgou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos. Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, e levantou-se para ler. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem (61,1s.): O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor. Enrolando o documento, deu-o ao ministro e sentou-se. Todos na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta profecia que vocês acabam de ouvir.

 1 – L e i t u r a:

São Lucas, discípulo de Paulo, tendo em mãos vários escritos sobre Jesus, e  conhecendo o evangelho de Marcos e Mateus, foi inspirado por Deus para  escrever sobre Jesus.  Parece que escrevia para um amigo, Teó-filo = amigo de Deus. Além da inspiração de Deus, ele pesquisou também. Talvez sobre a infância de Cristo, tenha ouvido de Maria, Mãe de Jesus. Jesus começa sua missão, já adulto, talvez com 30 anos, na região mais conhecida por ele, a Galileia, e na cidade de Nazaré, onde tinha vivido com Maria e José. Todo sábado, como de costume, os judeus se reuniam na sinagoga de sua cidade. Liam um trecho da Escritura, oravam cantando os salmos. E nesse dia Jesus leu a passagem do Profeta Isaías que falava sobre o Messias que seria enviado ao povo judeu. Ele haveria de realizar coisas admiráveis como está descrito. E Jesus depois de ler a passagem, declarou solenemente que esta profecia estava se realizando ali, naquele momento. Só faltou dizer claramente: Eu sou este Messias que vocês estão esperando...

• Como foi que São Lucas fez para escrever o seu evangelho? Por quê?

• Que região e que cidade Jesus foi visitar?

• Qual era já a fama de Jesus? Que é que o povo já pensava dele?

• Onde Jesus foi encontrar com as pessoas e em que dia e por quê?

• O que fez Jesus? Terminada a leitura, o que disse Jesus?

• O que podem significar as palavras que Jesus pronunciou?

2 – M E D I T A Ç Ã O:

• Qual é meu interesse na Palavra de Deus? Preparo-me para ouvi-la com atenção?

• Tenho deixado a luz de Cristo me iluminar em cada passagem que leio?

• O que significa para mim neste Ano da Fé procurar conhecer melhor o Cristo?

• O povo seguia Jesus encantado e como são meus sentimentos como cristão?

• Que pedidos faço a Cristo para minha vida religiosa?

• De que curas estou precisando em minha vida hoje ?

• A que missão Jesus está me chamando hoje?

3 – O R A Ç Ã O:

Façamos nossa a oração lendo ou cantando devagar o salmo 120(121): Para os montes do Senhor levanto meus olhos: é de lá que vem o meu socorro...O meu socorro é certo, vem do meu Senhor, Criador do céu e da terra. Ele não vai deixar que meus pés se desviem. Ele que toma conta de minha vida não dorme, está sempre vigilante. É Ele, o meu Senhor que vela carinhoso sobre mim. Em seus braços estou seguro. De dia, o sol não me fará mal, nem a lua durante a noite. O Senhor me protegerá de todo mal. Como Pai vela à minha cabeceira. Este meu Senhor guia e dirige meus passos agora e para sempre.

4 - CONTEMPLAÇÃO:

Imaginemos que estamos na sinagoga de Nazaré no meio do povo que está atento ouvindo Jesus. Olho bem o rosto iluminado de Jesus lendo com calma o profeta Isaías, falando sobre Ele. Diz com certeza: o Espírito do Senhor me ilumina com sua unção divina. Vim para falar aos pobres, aos abandonados da sociedade. Quero libertar os que estão presos em suas preocupações exageradas, aos cegos por suas escolhas para que enxerguem a luz da verdade e do bem. Recebamos agora o livro da Palavra de Cristo para lê-lo com mais vagar...

5 - A Ç Ã O:

Propostas pessoais:

• Ter o Livro Sagrado da Palavra de Deus mais à mão para ler com calma aquelas passagens que podem iluminar todo o meu dia.

• Guardar para cada dia uma frase da Bíblia que possa dar melhor sentido a tudo o que eu fizer. Trazê-la por escrito e repeti-la muitas vezes.

Propostas comunitárias:

• Com os membros da minha comunidade, quando nos reunirmos para algum trabalho pastoral, começar sempre com uma leitura e meditação da Palavra de Deus, pode ser a do dia ou escolher uma apropriada para o momento.

 Fonte – Diocese de Petrópolis

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.