Lectio Divina - Ano A - 2016/2017

3° Domingo do Tempo Comum - Ano A - 22 de Janeiro de 2017

| Imprimir | PDF 

TEXTO BÍBLICO: Evangelho de São Mateus 4, 12-23

 Jesus começa o seu trabalho na Galileia: (Mc 1.14-15; Lc 4.14-15)

Quando Jesus soube que João tinha sido preso, foi para a região da Galileia. Não ficou em Nazaré.Foi morar em Cafarnaum, na beira do lago da Galileia, nas regiões de Zabulom e Neftali. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito: "Terra de Zabulom e de Neftali, do outro lado do rio Jordão, Galileia, terra dos pagãos! O povo que vive na escuridão verá forte luz! A luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte!" Jesus começou a anunciar a sua mensagem: Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto! Jesus chama quatro pescadores: (Mc 1.16-20; Lc 5.1-11) Jesus, andando pela beira do lago da Galileia, viu dois irmãos pescadores: Simão, também chamado de Pedro, e André. Estavam no lago, pescando com redes. Jesus disse: Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente. Eles largaram logo as redes e foram com Jesus. Adiante Jesus viu mais dois irmãos. Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam no barco junto com o pai, consertando as redes. Jesus chamou os dois. Eles deixaram o pai, o barco e foram com ele. Jesus ensina e cura muita gente (Lucas 6.17-19). Jesus andou pela Galileia, ensinando nas sinagogas, anunciando a boa notícia do Reino e curando as enfermidades e doenças graves do povo.

1 – Leitura: Indicações para a leitura. O que diz  texto:   

Nossa leitura do Evangelho de São Mateus, nos conduz à reflexão sobre o cumprimento das Escrituras na pessoa de Jesus Cristo. Já no início do texto, quando João Batista é preso por Herodes, Jesus vai para a Galiléia e se instala ali, isso para cumprir a profecia de Isaias no cap. nove: as regiões da Galiléia que viviam na escuridão agora verão forte luz.

O tema da luz que brilha em meio às trevas é bastante expressiva, destaca o ministério de Jesus. Um exemplo seria a luz da estrela que orienta os reis magos. A todos os que vivem nas trevas, Deus envia sua luz por meio de seu Filho.

O discurso de Jesus é muito simples: "Voltem-se a Deus". Voltar-se a Deus é o convite a uma mudança radical de vida. Deixar os maus costumes e viver de acordo com os seus mandamentos. Em grego se usa a expressão "metanoia", que significa: transformação, conversão, mudança de mentalidade.

Na 2ª. parte do texto, é a chamada dos primeiros discípulos. Chama-nos a atenção eles  "deixam suas redes... deixam o pai com as barcas..." e seguem o Senhor. Mateus nos convida a uma radical conversão. O processo de conversão é seguir a Jesus, mudar de vida, deixar tudo e tomar novo caminho., que é anuncia a Boa Nova, o Evangelho.

Curiosidade: Mateus recorda que as profecias do Antigo Testamento se cumprem em Jesus. Não há diferença entre o que Deus oferece no principio (AT) e o que nos oferece em Jesus. Ele que é o cumprimento de tudo o que havia sido anunciado anteriormente.

Outros textos bíblicos para confrontar: Lc 5,1-11; Mc l, 16-20 e Jo l, 1-15

Perguntas para a leitura:  

§  Qual foi a reação de Jesus ao saber da prisão de João Batista? Para onde se dirigiu?

§  Por que decide ir a Galiléia?

§  Qual o significado da luz? Que anúncio fez Jesus na terra de Zabulom e terra de Neftali?

§  Os pescadores vêm ao encontro de Jesus ou é  Jesus quem vai ao encontro deles?

§  O que estavam fazendo João e André?     

§  O que Jesus disse aos pescadores?

§  Qual foi a resposta dos pescadores ao chamado de Jesus?

2 – MEDITAÇÃO: O que me diz o texto? O que nos diz o texto?

Perguntas para a meditação.  Diante de texto tão importante como este, devo perguntar-me:

§  Quais são hoje as prisões da minha vida? Que me impedem de viver na liberdade?

§  Tenho deixado a luz de Cristo me iluminar?

§  O que significa na minha vida hoje voltar-me para Deus?

§  Minha conversão é clara diante da comunidade? Estes podem descobrir que estou verdadeiramente no caminho do Senhor? Como?

§  Anuncio a Boa Nova de Jesus ou me fecho em minha timidez?

§  A que Jesus está me chamando hoje?

§  Os discípulos deixaram suas redes e sua família para seguir a Jesus: quais são as coisas que hoje me impedem de seguir Jesus? Como posso superá-las?

§  Jesus está me chamando a alguma missão? Qual? 

3 – ORAÇÃO: O que digo a Deus? O que dizemos a Deus?

Façamos nossa a oração do profeta Isaías  no c. 9:  O povo que andava na escuridão viu forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas. Tu, ó Deus, aumentaste esse povo e lhe deste muita felicidade. Eles se alegram pelo que tens feito, como se alegram os que fazem as colheitas ou como os que repartem as riquezas tomadas na guerra. Tu quebraste suas correntes de escravos, e  o bastão com que eram castigados; acabaste com o inimigo que os dominava. As botas dos soldados e suas roupas sujas de sangue serão destruídas pelo fogo. Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de "Conselheiro Maravilhoso", "Deus Poderoso", "Pai Eterno", "Príncipe da Paz".     

4 – CONTEMPLAÇÃO: Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?

Para interiorizarmos este evangelho podemos repetir muitas vezes em nosso interior:

Senhor dá-me tua luz para iluminar meus irmãos! Senhor quero ser teu discípulo.

Senhor quero ser teu missionário! Senhor quero anunciar a Boa Nova!

5-AÇÃO: com o que me comprometo? Com o que nos comprometemos?

Propostas pessoais:

§  Onde em mim vejo trevas e pedir ao Senhor sua luz para que Ele brilhe em minha vida;

§  Ser testemunha do amor e cuidado de Deus por cada um de nós, onde quer que eu seja..

 

Propostas comunitárias :

§  Com os membros da minha comunidade, reconhecer sinais de trevas existentes em nosso ambiente e fazer uma dramatização mostrando como Jesus, por meio do seu evangelho, ilumina hoje estas situações e nos ajuda a sermos melhores;

§  Apoiar a todos aqueles que sentem o chamado a vocação sacerdotal ou religiosa e  para que em nossas comunidades estejamos abertos ao chamado do Senhor. Sem esquecer que Ele nos chama a sermos missionários no lugar onde estamos.

 

Fonte – Diocese de Petrópolis

 

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2017

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.