Lectio Divina - Ano A - 2016/2017

5° Domingo da Páscoa - Ano A - 14 de Maio de 2017

| Imprimir | PDF 

TEXTO BÍBLICO: Evangelho de São João 14, 1-12 

Jesus disse: Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitas moradas, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. Depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também.  E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. Então Tomé perguntou: - Senhor, nós não sabemos aonde o senhor vai. Como podemos saber o caminho? Jesus respondeu: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar ao Pai a não ser por mim. Vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto. Filipe disse a Jesus: - Senhor, mostre-nos o Pai, e não precisaremos de mais nada. Jesus respondeu: - Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê, vê também o Pai. Por que é que você diz: "Mostre-nos o Pai"? Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? Então Jesus disse aos discípulos: - O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome. O Pai, que está em mim, é quem fez o seu trabalho. Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não creem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. Quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. 

l – L E I T U R A - O que diz o texto?

Jesus nos ensina a confiar em Deus e a confiança Nele. Estamos na Ceia Pascal de Jesus. Jesus havia lavado os pés dos seus discípulos, anuncia que Judas o trairá, transmite-lhes o mandamento do amor novo e anuncia que Pedro o negará. É neste momento que Jesus pede confiança em Deus e também n’Ele. Porque os discípulos estavam confusos em seus sentimentos, necessitam do consolo do Senhor. Seu consolo será invocá-los à confiança.

Voltarei e os levarei comigo: como irá? Para onde vai? Isto inquieta os discípulos. O Senhor anuncia a partida, mas pede confiança! Ele voltará para levar consigo os que tiverem confiado n’Ele. Mesmo voltando para buscar seus discípulos, estes devem percorrer um caminho. Aceitar a Jesus é, de fato, todo um caminho, um caminho que se inicia e se continua por toda a vida. Logo virá a Paixão, o escândalo da cruz, a morte, porém também a ressurreição. Tudo isto foi difícil de se entender naquele momento. Somente depois da experiência pascal, os discípulos puderam compreender o que significava. O caminho que Jesus anuncia é Ele mesmo, é a aceitação completa de Cristo; é segui-lo sem medidas. Seguir o Caminho é encontrar toda a verdade. A única verdade é Ele, o filho de Deus que se fez homem para salvar a todos os que o aceitam como caminho rumo ao Pai.

Conhecer Jesus é conhecer o Pai: Jesus deixa claro que conhecê-lo é entrar no mistério de Deus, porque conhecê-lo é conhecer o Pai. O Pai realiza suas obras por meio de Jesus.. Os que creem em Jesus, os que confiam n’Ele, serão aqueles que passando pelo caminho e vivendo na verdade poderão possuir a vida eterna. Confiar em Jesus é fazer o mesmo que Ele e ser como Ele: A Igreja, como corpo de Cristo, continua sua presença através das palavras e obras, que ajudam a fé dos que vão se fazendo parte de seu Corpo Místico. 

Outros textos bíblicos para confrontar: João l, 23 

Perguntas para a leitura:

* Qual a primeira atitude que Jesus pede a seus discípulos? O que Jesus promete?

* Qual é a outra promessa que faz? Qual é o caminho que se deve seguir?

* Como é que se pode chegar até o Pai? Qual é a relação entre Jesus e o Pai?

* Que obras afirmam que Jesus é enviado do Pai? Que obras poderão fazer seus seguidores? 

2 – M E D I T A Ç Ã O: O que me diz o texto? O que nos diz o texto?

* Senhor Jesus, tu me pedes que eu confie em Ti. Até onde vai minha confiança em Jesus? Quais são as coisas que me preocupam?

* Que devo fazer para melhorar minha confiança em Jesus? Que caminho devo tomar para entrar na casa do Pai? Onde estou desviando deste caminho?

* Senhor, tu és o caminho, a verdade e a vida. Posso escrever uma lista dos obstáculos que não me permitem de chegar até Jesus como o caminho?

* Sou consciente que às vezes busco a verdade fora de Jesus? Minha vida moral está próxima do que pede Jesus? Sou consciente de que seguir a Jesus pede renúncias?

* Busco conhecer Jesus sempre mais e ter uma relação pessoal com Ele para assim chegar ao Pai? Quanto tempo dedico à oração e ao encontro pessoal com Jesus todos os dias?    

* Sou movido por estas obras de fé? Mostro aos outros as maravilhas que Deus realiza em minha própria vida? Ou guardo no silêncio o que Deus fez sem mostrá-lo a ninguém? 

3 - O R A Ç Ã O: O que digo a Deus? O que dizemos a Deus?

Senhor Jesus, vejo teus discípulos. Pareço com eles. Quero um sinal e às vezes o sinal está dentro de mim. Quero pedir perdão por não reconhecer-te.

Senhor, tu me pedes que eu confie em Ti. Tu me conheces e conheces o mundo que me rodeia. É difícil confiar hoje em dia... É difícil confiar em tudo, Senhor, porém graças a tua Palavra, a teu testemunho, vou propor-me a confiar em Ti.

Creio Senhor em Ti, como o enviado do Pai para salvar-me. Preciso de tuas forças, para fazer as obras que tu me indicas e que eu faça tua vontade, ainda que não a entenda. Que por meio das ações que me pedes, eu possa testemunhar que creio em ti. Amém 

4 - C O N T E M P L A Ç Ã O: Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?

Obrigado, Senhor, por tua Palavra que me anima e me estimula. Hoje proponho firmemente crer em ti. Quero transformar em vida tua mensagem. Levá-la dentro de mim. Por isso vou repetir algumas frases desta Palavra Santa para que fiquem gravadas no meu coração:

Não me preocuparei, quero confiar em Ti. Tu és o caminho, a verdade e a vida!... Quero chegar ao Pai através de ti! Vou confiar mais em ti Senhor! ...  Escuta minha oração. 

5 - A Ç Ã O - Com o que me comprometo? Com o que nos comprometemos?

Propostas pessoais: Vou fazer uma lista de coisas que me preocupam e colocá-la em minha oração para pedir ao Senhor que me ensine a confiar mais Nele. Vou realizar alguma ação concreta para testemunhar aos outros que creio que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Para que também eles creiam. 

Propostas comunitárias:

* Partilhar com os outros do grupo quais são meus medos para superá-los e propor-me um modo de confiança no Senhor.

* Providenciar um cartaz e colocá-lo em algum lugar visível; apresentar Jesus como o Caminho, a Verdade e a Vida e tudo o que atenta contra isto, buscando afastar-me dos perigos de afastar-se de Jesus.

 

Fonte: Diocese de Petrópolis

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2017

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.